entrevistas category image
Bate Papo Com Fernanda França
Thursday 15/03/2012 às 18:02 2245 Views Arquivado em: Entrevistas

Olá amigos! Como estão?

Nossa convidade de hoje é a autora Fernanda França que já apareceu aqui no Bookaholic com Nove Minutos com Blanda (confira aqui) e em breve lança seu mais novo livro pela Editora Rai: Malas, Memórias e Marshmallows. Desde que li esta resenha eu virei fã da autora, além disso visitei o site e blog dela e adorei o jeitinho dela de interagir com os leitores.  Agora confira a entrevista e vire mais uma (um) fã dessa autora assim como eu. 😉 

1) Olá Fernanda, você como jornalista deve estar a bastante tempo em contato com mundo literário. Queremos saber então, qual foi o primeiro livro que te encantou realmente? Quando foi?

Oi, pessoal! As minhas primeiras leituras foram os gibis da Turma da Mônica, a partir dos 4 anos. Foram os gibis que me levaram para o mundo mágico da leitura. Eu me lembro de vários livros infantis, mas principalmente da coleção Vagalume. Li todos!

2) Em seu blog, li que você adora entre muitas outras coisas viajar. Qual foi sua melhor viagem? E qual que gostaria de fazer e por que?

Cada viagem tem um brilho especial, uma história diferente para contar, por isso é tão difícil escolher apenas um lugar. Eu sou apaixonada pela Itália (meu segundo país) e adorei a República Tcheca. O Brasil é lindo! Gosto muito de Paraty. E também fiquei encantada com o Uruguai. Gostaria de viajar por tantos lugares ainda… Quero conhecer muita coisa que ainda não conheci, como a Tailândia, a Croácia, a Sérvia e a Islândia. Ahhhh e muito mais! ;o)

3) Você como jornalista, já deve se deparado com a questão do jornalismo impresso versus jornalismo digital. Há pessoas que acreditam que o jornalismo digital (através de sites e blogs de notícias) vá terminar com o jornalismo impresso (revistas, jornais), há quem acredite que os dois podem e vão conviver pacificamente. Qual sua opinião sobre este assunto? Quais são as vantagens e desvantagens da existência destes dois tipos de divulgação de notícias?

Eu não acho que o jornalismo digital vai acabar com o impresso, não. Assim como a TV não acabou com o rádio e nem a internet acabou com a TV. Cada mídia se readapta e passa a ter novo papel na sociedade, mas não acaba. O jornal impresso já está tendo de se adaptar às mudanças.

4) O espaço para novos talentos nacionais no mercado literário cresceu bastante em 2011. Em 2012, o que ainda pode melhorar nessa área? Sobre quais tópicos as editoras,autores e demais profissionais desta área devem prestar mais atenção para auxiliar na continuidade desse crescimento?

Acredito que tudo começa com o leitor. Quando ele deixa o preconceito de lado e passa a consumir mais literatura nacional, as editoras percebem o potencial desse mercado e as livrarias seguem na mesma onda. Os leitores é que fazem a diferença.

5) A cada ano, novos autores estão lançando seus primeiros livros. Quais são os principais cuidados, nesse início de carreira como escritor, você acredita serem mais importantes prestar atenção?

Ler, ler, ler, ler… Ler muito! Livro pronto significa ainda, pelo menos, MUITA revisão (risos).

6) O seu livro, Nove Minutos com Blanda, é de leitura leve e divertida que conquista rapidinho o leitor. A idéia da história, como surgiu?

Comecei a história da Blanda como um conto e quando percebi já era um romance!

7) A personagem Blanda foi inspirada em alguém ou em alguma situação real?

Foi inspirada um pouco em todas nós, mulheres. Na garra de buscar o que nos faz realmente felizes, na luta por descobrir a profissão certa e, claro, no poder do amor, sempre.

8) A personagem Blanda inicialmente está um pouco perdida profissionalmente, fato que acontece com muitas pessoas na vida real. Até que ponto você acha que isso pode ser prejudicial ? Quais seriam suas dicas para essas pessoas tomarem coragem e se encontrarem profissionalmente no sentido de encontrar algo que realmente ama fazer?

O que mais me impressiona com os leitores de Blanda é que muitos me relatam isso: que tomaram coragem para seguir o que gostam. Acho que não podemos deixar os sonhos de lado. Eles não são opcionais, são essenciais!

9) Queremos saber qual será seu próximo livro? Pode nos adiantar um pouquinho sobre ele? Previsão de lançamento?

O próximo livro é Malas, Memórias e Marshmallows, uma comédia romântica com lançamento oficial em 26 de março pela Rai Editora. Deixo abaixo a sinopse para vocês conhecerem um pouco sobre a Mel ;o)

Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro.

Sobre Malas, Memórias e Marshmallows:
Assista ao teaser do livro: http://youtu.be/UOs5qDF1-ik
Livro no Skoob (adicione!): http://www.skoob.com.br/livro/218523
Livro no site da Rai Editora: http://raieditora.com.br/loja/index.php/pre-lancamentos/malas-memorias-e-marshmallows.html
Lançamento oficial: 26 de março

10) Agradecemos a sua atenção e deixamos este espaço para sua mensagem final.

Obrigada a todos pelo carinho e espero vocês nas minhas casas virtuais ;o)

Alegrias!
Fernanda França.

Site: www.fernandafranca.com.br
Blog: www.fernandafranca.com.br/blog
Twitter: @fernandafranca
Facebook: http://www.facebook.com/ferfranca




Sobre o autor do post:

Olá, meu nome é Fernanda, moro no RS, tenho 30 anos e sou bacharel em Sistemas de Informação. Além da tecnologia outras paixões fazem parte de minha vida: filmes, livros, músicas, fotografia. Sempre amei ler e procuro sempre estar lendo algum livro. Escrever é uma de minhas manias, além de escutar música e fotografar (de forma amadora) objetos e paisagens quando sobra tempo livre. Aqui no Bookaholic sou responsável pela seção “Bate Papo Com…”, conto com vocês para prestigiar a coluna!
E-mail: rl.nanda@yahoo.com.br



Posts Relacionados








12 Comentários em “Bate Papo Com Fernanda França”