entrevistas category image
Bate Papo Com Paula Pimenta
Thursday 01/03/2012 às 08:00 4159 Views Arquivado em: Entrevistas

Olá pessoal,

Tempinho que a sessão de bate papo não aparece né? Mas ela nunca some, estou sempre nos bastidores atrás de entrevistas legais para vocês. Um exemplo é a entrevista de hoje com a autora Paula Pimenta, autora do livro Minha Vida Fora de Série (resenha aqui) e da série Fazendo Meu Filme, que em breve terá seu quarto e ultimo volume chegando as prateleiras. Espero que gostem da entrevista tanto quanto eu. Abraços a todos.

1) Você é geminiana e dizem que os geminianos sempre são muito agitados, estão sempre pensando e fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Você se reconhece nesse perfil?

Totalmente! Eu não consigo ficar parada, vendo o tempo passar! Consigo fazer umas 15 coisas ao mesmo tempo e provavelmente estarei pensando em outras 15 enquanto isso! 🙂

2) Você é formada em Publicidade. Você trabalha nesta área ainda ou é escritora em tempo integral?

Atualmente sou escritora em tempo integral. Desde o ano passado tive que largar tudo para me dedicar totalmente aos livros. Além de escrevê-los, faço palestras em escolas e sessões de autógrafos pelo Brasil inteiro. Então chegou a um ponto que não deu mais pra conciliar.

3) Você fez intercâmbio, certo?!Para qual país você foi e quais as experiências mais marcantes desse tempo fora do Brasil?

Eu fiz intercâmbio quando tinha 17 anos, nos Estados Unidos, e, pouco tempo atrás, também morei em Londres por um ano. As duas experiências foram muito marcantes, pois longe de casa, cada dia é diferente, tudo é novidade… Longe da família e dos amigos temos que nos virar sozinhos e com isso acabamos nos conhecendo mais. Muito do que eu vivi nas duas viagens, especialmente em relação à adaptação, eu usei para narrar a experiência da Fani em “Fazendo meu filme 2”.

4) Cada profissão possui certos pré-requisitos, qualidades, características, etc. Para ser um escritor você acha que existe algum?

Em primeiro lugar, acho a pessoa tem que gostar muito de ler. Geralmente quem tem o hábito de ler, escreve bem. Tem que ter muita disciplina, pois em alguns momentos dá a maior preguiça, vontade de deixar o livro pra lá… Muitas pessoas começam a escrever um livro, mas são poucas as que terminam. Também acho que é importante ter autocrítica, pra poder analisar friamente se o que escreveu realmente ficou bom. E, além de tudo, ao final é preciso ter persistência, pois publicar um livro pode ser um processo bem demorado… Acho que esses são os “requisitos básicos” pra quem quer ser um escritor.

5) O livro Fazendo Meu Filme acabou virando uma série com 3 livros até o momento. Imaginou que a história da Fani faria tanto sucesso? Como foi o processo de criação desta história? Alguma inspiração?

No começo, tirei muita coisa da minha própria vida para colocar no primeiro livro, a experiência do intercâmbio, a paixão pelo melhor amigo, pelo professor, as duas melhores amigas, os bilhetinhos… tudo isso foi inspirado na minha própria história, embora eu não tenha vivenciado esses acontecimentos da mesma forma que a Fani. Aos poucos, fui dando outro rumo para o livro, fui desvinculando a história da Fani da minha, e, de repente, deixou de ser a minha vida e se transformou na dela.

Quando “Fazendo meu filme 1” foi lançado, eu nem de longe imaginava que ele passaria da 1ª edição. Agora ele já está na 8ª edição, mais de 50 mil livros vendidos, mas ainda hoje eu me alegro com cada elogio, cada e-mail, cada scrap, cada recadinho no twitter… E – como no primeiro livro – ainda fico ansiosa antes do lançamento dos livros novos, com medo de que as pessoas não gostem…

6) Sobre o lançamento de Fazendo Meu Filme 4: acontecerá em quais cidades? Poderia nos passar sua agenda sobre o lançamento?

As datas ainda não foram marcadas, mas a princípio os lançamentos serão em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza.

7) Seu outro livro Minha Vida Fora de Série, fala sobre a vida da personagem Priscila. Inclusive neste livro há personagens de Fazendo Meu Filme. Você quando começou a escrever esta história sempre teve em mente fazer esta ligação com os personagens dos livros?

Antes de começar a escrever o “Fazendo meu filme 3”, eu fiquei pensando que eu ficaria muito triste quando terminasse de escrever a série da Fani (que vai terminar no quarto livro). Então, eu tive essa ideia de pegar uma das personagens secundárias e transformá-la em protagonista de uma nova série, pois assim pelo menos eu continuaria a ter contato com os personagens de FMF, não teria que me despedir deles tão depressa…

8) O tema de Minha Vida Fora de Série pode ser descrito como a adaptação em nova realidade. Assim como a Priscila, muitos jovens enfrentam desafios semelhantes ao dela. Cada jovem tem uma maneira de reagir a estas mudanças. Você acredita que os livros podem ajudar os jovens a enfrentar melhor os desafios quando encontram semelhanças com a história de algum livro?

Sim, pois ao admirar e se identificar com um personagem, a pessoa enxerga nele um exemplo e pode inclusive aprender com os erros e acertos dele durante as páginas do livro.

9) Deixamos este espaço para seu recado final aos leitores de Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série.

Queria agradecer pelo imenso carinho dos meus leitores, isso faz com que eu tenha vontade de escrever cada vez mais livros! Gostaria de avisar que o lançamento de “Fazendo meu filme 4” será em abril e o de “Minha vida fora de série – 2ª temporada” no final do ano. Sempre conto as novidades no meu twitter: @paulapimenta. E, pra quem ainda não conhece, aí estão os links dos sites dos livros: www.fazendomeufilme.com.br e www.minhavidaforadeserie.com.br Não deixem de visitar!

 




Sobre o autor do post:

Olá, meu nome é Fernanda, moro no RS, tenho 30 anos e sou bacharel em Sistemas de Informação. Além da tecnologia outras paixões fazem parte de minha vida: filmes, livros, músicas, fotografia. Sempre amei ler e procuro sempre estar lendo algum livro. Escrever é uma de minhas manias, além de escutar música e fotografar (de forma amadora) objetos e paisagens quando sobra tempo livre. Aqui no Bookaholic sou responsável pela seção “Bate Papo Com…”, conto com vocês para prestigiar a coluna!
E-mail: rl.nanda@yahoo.com.br



Posts Relacionados








23 Comentários em “Bate Papo Com Paula Pimenta”