datas-especiais category image
Blog Day 2010
Tuesday 31/08/2010 às 12:11 1083 Views Arquivado em: Datas Especiais

Blog Day 2010

Pra quem não sabe, no dia 31 de Agosto comemoramos o Dia do Blog, ou melhor #BlogDay (para entender melhor sobre o projeto visite http://www.blogday.org).  Esta é a quinta edição do prejeto e a segunda vez que participo. Engraçado, que da primeira vez que participei foi difícil encontrar 5 blogs realmente bons pelos quais eu me sentia totalmente a vontade de indica-los para meus leitores. Desta vez, indicando apenas blogs literários já que este é o foco do Bookaholic, foi extremamente difícil selecionar apenas 5… Isso me deixou extremamente feliz! Isso é prova, de que a blogosfera ta crescendo não apenas em tamanho, mas em qualidade! Eu usei diversos fatores para escolher meus 5 indicados esta edição, entre eles, a qualidade das resenhas, a qualidade do blog, o conteúdo interessante mas principalmente, acho que me foquei na pessoa por tras do blog! O que é um blog na verdade? Nada mais é do que um espaço na internet, a blogosfera na verdade é viva, é Maria, João, Alice e Pedro. É Priscila.  Sãos os blogueiros. Hoje pra mim pelo menos não é dia do blog, mas é dia dos blogueiros! E falando em termos de blogosfera literária eu sinto muito orgulho de alguns nomes por tras daquele mero endereço digitado na barra do navegador. Blogar, é fazer pesquisa, é ir atras, é localizar o autor, é se aventurar na busca de imagens para ilustrar da melhor forma possível um determinado post. Blogar é ser influencia, e deixar sua opinião, é ser critico. É quase torrar o cérebro tentando formular perguntas para uma entrevista, é ler um livro não simplesmente como um passatempo, mas de forma critica, extraindo o melhor e o pior dele para passar para seus leitores. E é triste ver como alguns blogs hoje em dia simplesmente perderam a “essência” … Tratam as resenhas como uma “tarefa a ser cumprida”… Parceria é legal sim, quem não gosta de receber livros? Mas eu acho que elas são uma conseqüência, e não uma finalidade na existência dos blogs.  Me entristece ver que tem blogueiros por ai que se acham “estrelinhas” do mundo virtual. Como ja disse o poeta, tudo é vaidade…   Mas deixando o desabafo de lado, gostaria de apresentar para vocês 5 blogs de 5 meninas muito especiais. (Fique bem claro que não tenho nada contra os meninos ok? Mas a mulherada domina absurdamente a blogosfera, isso é fato!) Esse ano a Bienal do Livro teve record de publico e de vendas, e uma parte desse sucesso todo com certeza está atrelado aos blogs literarios. Nós ganhamos nossa vós na blogosfera e agora apresento a vocês blogs que realmente valem a pena, ou melhor, BLOGUEIRAS que realmente valem a pena. Um beijo gigante para cada um delas, algumas tenho a honra de chamar de amigas, outras talvez eu não seja tão próxima assim, mas isso é só uma questão de tempo, porque pessoas como elas, são do tipo exatato que quero sempre perto de mim…

Aprendiz de Cinema é o blog da Etiene, uma garota que é só sorrisos e que infelizmente ainda não consegui conhecer pessoalmente mas que já gosto muito! A Eti faz os melhores videos da blogosfera literária, isso é fato! Ela trabalha com edição então as resenhas e comentários dela são geralmente na forma de videos. Com certeza vale a indicação do Bookaholic como blog que vocês PRECISAM conhecer!

A Karlinha com toda sua meiguice  lidera o Coffie and Movies. Delicado como ela, é um dos meus lugares favoritos para me informar sobre lançamentos aqui e la fora já que ela também lê e resenha livros em inglês. Ela é outra fofa que faz videos e  mantem uma coluna chamada All About Here sobre os livros e novidades que ela recebe do correio. Sou fã também das entrevistas e das resenhas dela! Indicadissimo!

A Tati do Eu Sou assim, acabou se tornando uma das minhas amigas mais próximas da blogosfera, parceirona de Bienal e eventos. E não era pra menos né gente? Não tem como não gostar da Tati. Ela é super carismática e tem um carinho absurdo com tudo que faz para o blog. Me diz se não é uma delicia entrar num blog que você sabe que a pessoa realmente se preocupou com cada detalhe dos posts, nas resenhas, da diagramação… Ela fala também um pouquinhos sobre séries, mostra a estante de convidados entre outras sessões muito bacanas que vocês precisam conhecer! Fica ai a minha dica 🙂

Fato, 9 entre 10 blogueiras se inspiraram na Ju para fazer seu blog literário. E não era pra menos, um dos mais antigos, mais atualizados e mais conhecidos da blogosfera literária é o Lost in Chick-Lit. E o que falar da Ju gente? Aaah ela é uma fofa! Se alguem tinha que ter moral pra se sentir a estrela da blogosfera era ela e ainda assim ela é de uma humildade e simpatia que só me faz gostar mais ainda dela e do blog dela! Sem contar que o genero principal do blog dela é um de nossos favoritos, né? Quem não gosta de um bom livro “mulherzinha” ? Sem contar que eu sou fã absoluta das entrevistas dela, gente, ela já entrevistou a Meg!! Tem noção disso? Por ai vocês tem uma idéia da qualidade dos posts do Lost! Ah, e ela é uma super incentivadora da literatura nacional também, por isso, merece com certeza absoluta participar do meu BlogDay de 2010!

E pra fechar com chave de ouro minha ultima indicação é o Redoma de Cristal, da querida Bianca. A Bianca alem de ser uma blogueira super fofa também se tornou uma amiga muito querida pra mim! Ela está prestes a lançar seu primeiro romance e logo logo poderemos ter em mãos a história de Leo e Vivi! Mal posso esperar! Acompanho ha algum tempo o blog delas e o desenvolvimento deste livro e não sei nem explicar o tamanho da alegria que me da de saber que muito em breve ela vai ta realizando este sonho! Querendo ou não me sinto parte dele e quero muito que assim como ela incentiva os autores nacionais (ela é uma das meninas por tras do Desafio Nacional) quero que ela tenha muito sucesso! Visitem o Redoma, comentem e participe de toda a historia por tras do livro dela, tenho certeza que dentro de poucos meses eu terei o maior orgulho do mundo em resenhar e divulgar o livro dela aqui no Bookaholic também 🙂




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio entre outras paixões que compõe o meu mundo. Fã de séries, filmes e outras coisinhas do universo nerd, publico aqui também um pouco do meu dia-a-dia. Designer por formação, corretora por profissão, sou evangélica, fã de super heróis, e de Contos de Fadas, de Friends e Gilmore Girls, para sempre uma apaixonada por literatura, girly stuffs, viagens, filmes, séries e boa música. Mãe de três peludos lindos: Summer, Bridget Jones e Ártemis.
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados








22 Comentários em “Blog Day 2010”