coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #01 – Natal
Sunday 12/12/2010 às 08:00 3488 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

No dia 25 de novembro desse ano, pra nossa incrível surpresa, a Priscila nos convidou para fazer parte da equipe do Bookaholic! Nem preciso dizer o QUANTO ficamos completamente lisonjeadas em fazer parte de um blog que não só é muito admirado por nós duas, mas como é super acolhedor com seus visitantes, com um conteúdo excepcional, repleto de boas resenhas e dicas de livros, além de ser muito lindo e organizado! :31 .

Mas agora, sem mais delongas, sobre a nossa coluna: toda semana faremos algumas listas, bem abrangentes (sobre livros, personagens, situações,autores, etc.), de indicações para vocês. Estamos completamente abertas à sugestões e à participação de vocês nos comentários! :18 .

A dessa semana será especial sobre o Natal, que está quase aí! Já fizeram a lista pro Papai Noel? Já arrumaram suas árvores de Natal (a nossa ficou pronta no dia 15 de novembro. Segundo a mamãe, foi meio cedo. Mas cedo mesmo seria arrumar antes do Halloween, que era o nosso objetivo inicial… :23 Nem somos fanáticas pelo Natal, né?) e penduraram as meias? Aliás, se comportaram direitinho durante o ano?? Olha que o Papai Noel vê tudo!

Esperamos mesmo que vocês gostem! Pra nós, está sendo maravilhoso fazer parte de algo que adoramos! E também não se esqueçam de dar uma olhada no Tagged para conhecer um pouquinho mais sobre a gente!

Série Harry Potter – J.K. Rowling

Harry Potter não é um livro de Natal mas, em todos os seus volumes, a data é sempre lembrada e sempre transmite aquele clima, espírito natalino.

Desde seu primeiro volume, o Natal é retratado como a tradição realmente é: pessoas que se importam umas com as outras, a ceia de Natal, os presentes, tudo. Para Harry, aquilo tudo era novo. Foi a primeira vez que ele recebe presentes, por exemplo, como um suéter da Sra. Weasley (quem nunca quis um suéter feito à mão por ela, com a inicial do seu nome estampada? Sempre quisemos! o/), doces de seus amigos e a Capa da Invisibilidade do seu pai.

Um dos Natais mais marcantes, pra nós, foi o do Cálice de Fogo, com o Baile de Inverno. Pra quem não se lembra, o Baile de Inverno é uma tradição do Torneio Tribruxo, que começa no dia 24 de dezembro e termina à meia-noite de Natal. E baile que é baile sempre tem alguém que não é um pé-de-valsa, alguma garota com o coração partido (coitada da Hermione), um bonitão pra mulherada ficar suspirando (ai, Cedrico…)…

Enfim, vale à pena ler os capítulos que retratam o Natal em todos os livros.

A Garota dos Meus Sonhos – Cheryl Zach

Esse livro faz parte da Coleção Primeiro Amor, da Editora Ática, com 19 livros publicados (todos com histórias independentes) no Brasil. Começamos a ler esses livros ainda bem novas e, graças à muita procura (tanto em livrarias como na Estante Virtual), temos todos eles. São os tesouros da Fernanda, digamos assim. Um dos motivos de gostarmos de ler tanto.

A história já começa na época do Natal, quando Jake, que acabou de perder a namorada, defende Caroline de uma briga com seu namorado, fazendo com que ela também entre para o time dos solteiros. Sentindo-se culpado, Jake se encarrega de encontrar um novo namorado para a garota.

Um dos aspectos que mais chama a atenção na história é a questão da solidariedade. Caroline está engajada em um projeto de “apadrinhamento” de crianças carentes, onde uma pessoa escolhe a carta de uma criança e lhe dá um brinquedo e uma muda de roupas. Aqui no Brasil, os Correios também têm um projeto parecido, chamado Papai Noel dos Correios (link). Ainda dá tempo de participar! =D

Uma História de Natal – Charles Dickens

Sabem aquela adaptação da Disney do ano retrasado, Os Fantasmas de Scrooge? É baseada nessa obra de Charles Dickens, um dos maiores escritores ingleses de todos os tempos.

Como vocês já devem conhecer (ou não), Ebenezer Scrooge é um senhor muito sovina, que não dá importância à generosidade, ao amor e à alegria e, ainda por cima, detesta o Natal. A única coisa que lhe importa é o dinheiro.

Porém, em uma véspera de Natal, Scrooge recebe a visita de três fantasmas (Passado, Presente e Futuro) que poderão (ou não) mudar toda a sua percepção de vida.

O livro é bem curto, mas tem uma mensagem muito bonita. Com certeza ajuda a reforçar o espírito de Natal e nos faz pensar se todo esse consumo faz mesmo parte do espírito natalino.

Papai Noel: Uma Biografia – Gerry Bowler

Não sei vocês, mas a primeira coisa que me vem à mente quando penso em Natal é o Papai Noel (pelo menos na minha, Fernanda). Quem nunca escreveu uma carta e ele? Foi meio traumático quando descobrimos que eram nossos pais quem compravam os presentes – nós estávamos arrumando nossas coisas pra nos mudar para Belo Horizonte quando encontramos rolos de papel de presente que o Papai Noel tinha usado no ano anterior. Eles tentaram nos dizer que aquilo era tudo coincidência, mas vejam bem: nós somos espertas. Não caímos nessa.

Enfim, nada mais gostoso do que ler sobre um dos personagens mais populares do mundo, desde sua descendência de São Nicolau até hoje, como o bom velhinho, e sobre sua influência na criação e educação de milhares de crianças.

Dom de Natal – Nora Roberts

Ah, o romance… Tem como não gostar desse gênero? Nesse livro, de uma das nossas autoras preferidas, são apresentadas duas histórias que se passam nessa época festiva em que estamos.

Em “De Volta, No Natal”, a primeira, conhecemos Jason, um jornalista que resolve voltar à sua cidade natal e reencontra Faith, seu amor de anos atrás. É uma história bem ao estilo “Sessão da Tarde”, que nos dá aquela vontade de passar o Natal em uma cidade do interior, com neve caindo no quintal e você sentada em uma poltrona bem confortável, tomando chocolate quente e lendo um bom livro.

Já a segunda história, “Nosso pedido de Natal”, os gêmeos mega fofos Zach e Zeke queriam muito A mãe de presente (e eles deixam isso bem claro. Não querem apensa uma mãe, mas querem a melhor). Assim, ao conhecerem a professora de música Nell, sabiam que ela seria a escolhida e, agora, só faltavam fazer o pai enxergar isso! Essa história traz a mesma sensação de querer ir ao interior mas, acrescente a todo o clima da história anterior um coro natalino! \o/

No Brasil não vemos muito disso, mas NADA que o improviso não resolva! Por isso, cante Noite Feliz bem alto no chuveiro, reúnam seus amigos e cantem juntos! De preferência na piscina, porque com esse calor… =)




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados








30 Comentários em “Coluna das Gêmeas #01 – Natal”