coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #108 – Praia na capa
Sunday 13/01/2013 às 08:00 1759 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Oi, gente! Como foi a semana de vocês? Estão viajando ou apenas de bobeira em casa? Uma das melhores coisas que se tem pra fazer durante período de férias é poder viajar sem ficar preocupado em perder aulas e recuperar a matéria depois, não é mesmo? E, com o calor que tem feito em muitas regiões do Brasil (aqui a temperatura caiu, acreditam?), uma das melhores opções é a praia! Afinal de contas, quem nunca teve um amigo que viveu um “amor de verão”?
É nesse clima que decidimos dar algumas opções de livros com capas praianas pra, quando estiverem na praia, entrarem no clima da estação! Mil beijos!

Descalças – Elin Hilderbrand

DESCALCAS_1240700308P A história é sobre quatro pessoas, mas o foco é nas irmãs Brenda e Vicki. A segunda está com uma doença grave. Brenda é uma jovem professora universitária que vive um romance com um aluno e está sendo processada por estragar um quadro de um grande pintor. As duas decidem esquecer um pouco os problemas e vão relaxar na cidade de Nantucket. Melanie, a amiga de Vicki, também não fica de fora, afinal ela também precisa relaxar: ela é casada e não conseguia engravidar e, quando recebe a notícia de que está grávida, descobre que o marido tem um amante, então ela resolve fugir deixando apenas um bilhete.
Na ilha, as três mulheres conhecem Josh, um jovem rapaz que vai se tornar babá dos filhos de Vicki. Ele chega meio que para alegrar a vida das três, e a vida dos quatro se entrelaçam, o que gera muitos acontecimentos.
Acho essa capa muito legal. Dá a impressão de que as três estão contentes, né? Que são três pessoas em um momento feliz e que estão aproveitando a vida – para vocês verem como a capa pode enganar, porque pelo visto cada uma vai enfrentar problemas grandes. Além disso, quero saber qual vai ser o papel do Josh na vida de cada uma.

Em Outro Lugar – Gabrielle Zevin

EM_OUTRO_LUGAR_1283977865P Liz morreu atropelada por um táxi às vésperas de completar 16 anos e vai parar em OutroLugar. Lá, ela precisará aprender a lidar com a própria morte, viver uma vida às avessas e rejuvenescer até voltar a ser um bebê e ser enviada de volta a Terra. Ela prefere gastar seus anos de sua “morte” no Convés da Observação, um lugar que é possível espiar a vida na Terra por algumas moedas locais, e saber quem foi ao seu funeral, como vai sua família e o que a melhor amiga está fazendo. Porém, aos poucos ela percebe que as coisas em OutroLugar não são tão diferentes, e começa a aceitar que melhor que lutar por um coisa que nunca mais terá é viver o presente com intensidade e amor – por exemplo, ela começa a conviver com sua avó, que agora já está com 30 anos, tem um “trabalho”, faz alguns amigos e conhece Owen, um rapaz morto aos 26 anos e que agora está próximo dos 19. O amor que ela não conheceu na Terra, ela descobre em OutroLugar.
Esse livro parece muito bom! Estilo Benjamin Button, mas diferente. E essa perspectiva de que vamos para outro lugar (literalmente) e começamos a rejuvenescer até virarmos bebês é bem legal! Será que você vira um bebê maduro? E pensem no tanto de astros que poderíamos encontrar nesses lugares! (Não que eu queira ir pra lá, mas quando eu for, daqui a muitos e muitos e mais muitos anos…)

Nosso Último Verão – Ann Brashares

NOSSO_ULTIMO_VERAO_1232764922P Quando eu leio livros em que as histórias se passam em cidades pequenas, a primeira coisa que penso é que todos se conhecem e que a vida é bem pacata. Mas quando um livro se passa numa pequena cidade praiana, tudo parece ganhar um brilho especial. É como se a praia fosse só daqueles moradores e de alguns turistas, como se aquele fosse o ponto de encontro de todos e a grande fonte da economia local. Neste caso, a vila Waterby, em Fire Island, é onde Riley, Alice e Paul cresceram durante os verões e onde se tornaram grandes amigos. Riley e Paul têm a mesma idade e, com o nascimento de Alice (irmã de Riley), os três crescem juntos como se fossem uma família. O “problema” é que o relacionamento deles é um tanto quanto complicado. Claro que não existe esse negócio de briga e tal, mas Alice sempre fora apaixonada por Paul, que sempre a desafiara e a tratara com certo descaso. Entretanto, Paul também é apaixonado por Alice. Entre tantas indas e vindas, o maior medo deles (além do de perder a amizade entre si) é de transformar o relacionamento entre os três. Todos se veem como uma unidade e, com uma união dessas, o equilíbrio poderia ser perturbado.
Eu tenho medo de falar sobre a sinopse completa e de acabar quebrando um pouquinho da magia desse livro. Foi um dos últimos que eu li no ano passado e, sério, que história bonita. Quer dizer, ao mesmo tempo em que é bonito acompanhar a relação entre eles e o mar, a praia e em como eles classificam os tipos de praias, o relacionamento deles me pareceu, algumas vezes, um pouco doentio. Quer dizer, não chega a ser doentio de verdade, mas sabe quando as pessoas têm muitas coisas a dizer e, no final, não dizem nada por qualquer que seja o motivo? Pois é! E eu tenho muita agonia disso! Mas recomendo esse livro, sem dúvida! É ótimo pra ler durante as férias de verão, ainda que não tenha toda a tranquilidade de uma história de verão!

Aquele Verão – Sarah Dessen

AQUELE_VERAO__1355414760P Muitas vezes, quando nos lembramos do passado, deixamos de lado algumas coisas ruins para pensar só nas boas, não é verdade? Por exemplo, quando eu lembro que esse ano vai completar dez anos que fui ao Hot Park com a escola, na época que eu morava em Goiânia, só lembro-me de ter me divertido horrores, e deixo de lado a parte que fiquei com fome o dia inteiro e que a Tatiana ralou feio a mão em umas pedras. Ou então acabamos mascarando de alguma forma o que nos aconteceu. Não sei se esse foi o caso da Haven, a protagonista do livro, mas acho que, de alguma forma, é isso que pode estar acontecendo com ela.
A menina tem quinze anos e está mudando rapidamente – não só fisicamente (cada vez mais ela está ainda mais alta), mas sua vida também, já que seu pai vai se casar novamente e sua irmã – a sempre perfeita Ashley – está planejando o próprio casamento. Haven queria que as coisas voltassem a ser do jeito que eram antes, mas aí, um antigo namorado entra em foco e, por meio dele, ela vê o passado do jeito que ele era e trata de encarar o futuro.
É Sarah Dessen que estamos falando, nem preciso dizer que preciso ler esse livro, né? Ainda não li nada dela! Quem já leu, conte: você gostou?

Tudo O Que Ela Sempre Quis – Barbara Freethy

TUDO_O_QUE_ELA_SEMPRE_QUIS_1337111439P Acho que, no caso desse livro, posso questionar se a capa dele tem algo realmente a ver com praias, mas o fato é que eu quero MUUUUITO ler esse livro e eu tinha que compartilhar isso com vocês! Faz muito tempo que eu não fico tão empolgada assim com um livro que envolve um mistério! Sim: um livro com uma praia na capa que envolve um mistério! Quão legal é isso?
Mas enfim, no caso desse livro, uma morte ocorre em uma festa. A vítima, Emily, era melhor amiga de Natalie, Laura e Madison, e mesmo após o ocorrido, ela deixa como legado um rastro de culpa e abalo na amizade das três. Dez anos depois, porém, um livro é lançado com uma história muito parecida com a da morte de Emily, o que acaba por mexer com muitos segredos enterrados e por mudar, a partir de então, completamente a vida de todos os envolvidos.
Esse tipo de história tem o poder de me deixar completamente absorta no livro, a ponto de eu me esquecer de comer, de dormir e de pensar em qualquer outra coisa que não envolva o mistério da história. Ainda não o li, mas depois de tantas resenhas positivas a seu respeito, esse livro se tornou uma prioridade na minha lista de desejados! E se você é como eu, que fica totalmente envolvido com o que está lendo, se acontecer de você levar esse livro à praia e acabar se esquecendo de tudo, por favor, faça um esforcinho pra não se esquecer do filtro solar! Aposto que esse livro é capaz de nos deixar virar camarões em plenas férias!




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


11 Comentários em “Coluna das Gêmeas #108 – Praia na capa”


#1 Leeh 13-01-2013 - 22:04 -
Mozilla Firefox 18.0 Windows 7

Oie, Fernanda!
Ah, eu adoro capas de praia *-* Mas senti falta de O que há por trás, da Babi Lorentz. Gosto bastante da história *-*
Desses que você mencionou, me interessei mais por Em Outro Lugar, e o da Sarah Dessen, também tenho bastante vontade de ler algo dela! \o/

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Realmente, faltou o livro da Babi! Ela é uma querida! Mas falamos dele na coluna 74, sobre literatura nacional, caso esteja interessada! :16 Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro!
Eu tenho apenas Just Listen da Sarah Dessen e tinha planejado ler ele durante as férias ainda… Mas os dias passaram, outros livros entraram na frente e até agora… Nada de ler ele. :38 Mas quero ver se leio ainda esse ano, por favor!

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#2 Nanda 14-01-2013 - 11:32 -
Google Chrome 23.0.1271.97 Windows 7

Ei meninas,

Eu me divirto com os temas que vocês escolhes, algum que eu nunca tinha reparado neles,tipo, juntos hehe.
Não li nenhum da lista O.O
O que me deixou mais interessada foi Descalças, que eu nunca tinha ouvido falar. E o da Sarah, porque todo mundo elogia e também não li nada dela ainda.
O último eu tenho, mas não li rs.
bjs

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Eu já vi esse livro Descalças na Leitura de Campo Grande, mas fora isso, nunca mais! :23 Tem livro que é difícil de encontrar, né? E tem muito livro bom que não deveria ficar na surdina! Tipo Just Listen que, aliás, eu ia ler nessas férias e até agora nada! :03
Ri muito com seu comentário sobre os temas das colunas! Eles realmente não seguem ordem alguma! hahahahahahaha

Beeijo, Nanda!

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Juliana 15-01-2013 - 00:03 -
Internet Explorer 9.0 Windows 7

=) Nem me lembro a ultima vez que fui para a praia, apesar de simplesmente adorar aquele cheiro de maresia… ficar torrando na areia sem se preocupar com nada… Tomar uns banho de mar…
Faz muito tempo que não faço isso e esse post me deu uma saudade dos velhos tempos.

Gostaria de ler tudo o que ela sempre quis parece bem interessante.!

Beijos

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Quando eu era pequena, até gostava de ir pra praia, sabe? Quer dizer, nunca gostei de entrar no mar, especificamente (porque eu não sei nadar), nem de passar calor e muito menos da areia que parecia que nunca ia embora de mim, mesmo depois de voltar pro hotel, mas eu sinto falta sim! A última vez que fui foi no ano passado, depois de dez anos da última viagem, e não foi lá uma experiência memorável: eu tive que ir de tênis (porque meus pés estavam todos cortados por causa do sapato que usei no dia anterior! hahahaha) e estava muito quente! Mas sabe? Foi uma viagem bem divertida, no final das contas! Agora quero ir de novo!
Tudo O Que Ela Sempre Quis está na minha lista de ultra desejados! Eu quero muuuito saber o que vai acontecer!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 95 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Fernanda Rocha 15-01-2013 - 17:41 -
Google Chrome 24.0.1312.52 Windows 7

Olá meninas, adorei o tema de hoje, aliás ele pode ser estendido para outros tipos de lugares na capa né? Falando dos livros citados, não sei porque mas a capa de EM OUTRO LUGAR me lembrou a série Revenge, hehehe. Me encantei com a capa de NOSSO ÚLTIMO VERÃO e com o relato sobre o livro, parece muito bom. TUDO O QUE ELA SEMPRE QUIS eu já li e sei não, mas não acho que tenha alguma relação da capa com a história, eu pensaria em várias outras menos em praia. E cadê a descrição da outra mana no final do post? hehehehe.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Eu tenho muita vontade de ver Revenge! Dizem que é muito boa! Mas com o meu tempo contado pra basicamente tudo, fica muito difícil acompanhar qualquer coisa! :38
Eu gostei muito de Nosso Último Verão, porque além de ter as partes bem praianas, é um drama que te deixa muito dividida! Você pensa pensa e pensa mais sobre o que faria no lugar dos personagens, e no final pode nem chegar numa resposta!
Eu já tinha visto que as pessoas comentaram que a capa de Tudo O que Ela Sempre Quis não tem nada a ver com a história, mas eu gostei da capa e quero muito ler a história! Já nem me importo mais, nessa altura do campeonato, se faz sentido! hahahahaha O que eu quero mesmo é ler esse livro! :22
E esse negócio da descrição dos autores é meio complicada mesmo, porque por mais que as duas escrevam suas partes nos posts, o cadastro dele é feito apenas por uma conta, então acaba que no final tudo sai como obra daquela que cadastrou! :10 Triste, né?

Beeeeijos, Nanda! Saudade de você!

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Ariane 16-01-2013 - 07:30 -
Internet Explorer 7.0 Windows XP

Não tenho nenhum livro citado (mas tenho outros livros com praia na capa!! :16 )

Quero muito ler algo da Sarah Dessen! (Mais uma meta para 2013 ahahhaa)

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Se eu não consegui ler Just Listen da Sarah Dessen na minha meta de férias, de 2013 ele não passa!
Livros com capas de praia trazem conforto, você não acha? Eu fico com vontade de estar de férias, de aproveitar meus dias lendo muito, ou vendo tv, ou saindo pra dar uma volta… Sem contar que elas sempre me inspiram, me fazem pensar que a vida é longa e que podemos fazer tudo! #devaneios

Beeijo, Ariane!

[Responder]

Ariane responde:

Internet Explorer 9.0 Windows 7

Eu também tenho quer ler em 2013 ahhahaa é realmente traz um conforto :15 aii férias hahaha já estou com saudades

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!