coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #100 – Nomes e Clássicos
Sunday 18/11/2012 às 08:00 1223 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Oi bookaholics! Como estão todos? Esperando ansiosamente pelas férias? Nós nem sabemos mais o que é ter uma vida normal. Essa semana agora então, vai ser a mais pesada de todas: eu tenho 5 provas e 2 trabalhos para apresentar, e a Tatiana tem 5 provas em DOIS DIAS. Só quero ver como vamos estar no final da semana. :07
Por causa dessa correria, não temos tido tempo para ler nada. Aliás, andamos sim lendo muito, mas somente livros relacionados às matérias que estudamos. Os autores, de tanto falarmos deles, parecem até nossos velhos amigos… Aí, fiquei pensando: existem muitos livros e personagens que são assim: você não precisa falar “ah, fulano, do livro tal, é isso, isso e isso…” porque eles simplesmente fazem parte da sua vida, né? Tipo a Hermione. Quando você ouve o nome, simplesmente sabe qual Hermione que a pessoa se refere!
E isso acontece muito com livros que tem como título os nomes dos protagonistas! Você fala o nome dele e sua memória vai quase que diretamente ao livro! Por isso, separamos pra vocês essa semana cinco livros clássicos que são assim, tem como títulos os nomes do protagonistas. Espero que gostem! Aliás, se lembrarem de mais alguns, deixem nos comentários! Tenham uma ótima semana, e boa sorte nas provas (se tiverem, como a gente)! Fiquem calmos que o ano letivo está acabando!
Ah! E não poderia deixar de falar: chegamos a 100 colunas! :12 Nós queremos agradecer imensamente a cada visita, cada comentário, cada pessoa que só passa no blog e dá uma conferida em quais livros falamos na semana… Sem vocês nós não estaríamos aqui! Muito obrigada mesmo! :26

O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

Já vi muita gente falando desse livro, e até fazer a coluna, não tinha ideia do que realmente se tratava! Ele conta a história de amor entre Jay Gatsby e Daisy, nos anos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. Ela é uma bela jovem de Louisville e ele, um oficial da marinha no início da carreira. Apesar da paixão entre eles, Daisy acaba se casando com um homem extremamente rico, ma insensível, chamado Tom Buchanan. Gatsby, logo após a guerra, decide então que precisa enriquecer para reconquistar Daisy e, já milionário, ele compra uma mansão vizinha à da moça em Long Island. Lá ele promove grandes festas e espera, certo de que um dia ela vai aparecer. :32
A história é narrada por Nick Carraway, um homem que aluga uma modesta casa ao lado da mansão de Gatsby e que não participa propriamente do que acontece, mas tudo o que observa, expõe ao leitor, mesmo sem compreender o mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.
Gente, parece muito bom! Como que eu ainda não conhecia sobre essa história? Esse é mais um livro para a minha incontável lista de livros que preciso ler, na categoria de clássicos.
Agora, preciso expressar aqui a minha indignação com a Daisy, que simplesmente se casou com o cara mais rico. E minha indignação com o Gatsby, que acha que só porque está rico agora, pode ter a mulher de volta. Larga disso, homem!

Emma – Jane Austen

Emma Woodhouse é rica, bonita, inteligente, esnobe e solteira. É mimada por seu pai, adorada pela sociedade e amada por seus amigos e, por isso, acredita que não precisa de um envolvimento amoroso ou um casamento :14 . Porém, elas adora tentar resolver a vida romântica dos outros. Sua “vítima” é sua protegida Harriet Smith, uma jovem pobre e de pais desconhecidos. Mesmo com os avisos de seu vizinho, e amigo, Mr. Knightley :26 , ela ainda assim tenta arranjar um companheiro para a amiga, mas ao mesmo tempo, acaba lançando suspeitas sobre a reputação de Jane Fairfax. Quando seus planos parecem fugir de seu controle, Mr. Knightley intervém.
Emma é muitas vezes considerada a melhor obra de Jane Austen. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o fato da heroína ser imperfeita.
Eu sou apaixonada pelas obras da autora, todas as que eu li eu amei, e espero que esse seja o próximo título a ser lido. Estou louca para comprar a série também, que parece ser ótima!
Ah, e só um lembrete para todas as meninas aqui presentes: todos os protagonistas da Jane Austen já tem dona, e essa dona se chama Fernanda, vulgo, eu. Tá??? :22

Drácula – Bram Stoker

Esse com certeza todo mundo já ouviu falar! É simplesmente o vampiro mais famoso de todos os tempos (sim, mais famoso que o Edward :03 )! Eu fui procurar o filme no Youtube para deixar o link para vocês, e só encontrei esse, sem legenda, e em inglês. Só de ouvir o cara falando, foi me dando arrepios, sério. :08
O livro conta a história de um solicitador, chamado Jonathan Harker, que foi a um castelo na Transilvânia pertencente ao Conde Drácula. Logo, Jonathan se vê não como um hóspede, mas prisioneiro do anfitrião, que não parece ser uma pessoa normal. Aliás, ele não é: é um vampiro, se alimenta de sangue humano e ainda por cima se transforma em um morcego gigante! :23 Não sei bem o que acontece, mas esse homem vai para a Inglaterra, encontra um médico chamado Van Helsing e uma jovem chamada Lucy, que morreu e voltou à vida como vampira… É meio confuso, não entendi direito como tudo se encaixa, mas sei que provavelmente tem muita ação e emoção, e com certeza muita gente que leu, gostou, e quem ainda não leu, provavelmente vai adorar!
Não sei ainda se tenho vontade de ler o livro ou não… Tenho o eBook em inglês, então quem sabe daqui mais uns tempinhos, quando meu inglês melhorar mais e eu tiver um pouco mais de coragem, né? :27

Anna Kariênina – Liev Tolstói

Desde quando eu soube que iriam fazer um filme sobre esse livro, fiquei absolutamente louca para comprá-lo, e até agora, nada. Mas depois que saiu o trailer, sério, o negócio ficou mais intenso ainda. Acho inclusive que vou pegar na biblioteca da faculdade durante as férias, porque PRECISO ler antes do filme ir para os cinemas! Sem contar que é o mesmo diretor de Orgulho e Preconceito e Desejo e Reparação. E tem a Keira Knightley como protagonista, então é lógico que eu não vou perder. Mas de jeito nenhum!
Ele conta a história de Anna na Rússia czarista. Ela é casada e, ao viajar para Moscou para tentar salvar o casamento em crise de seu irmão (o Mr. Darcy no filmeee! :26 :26 ), apaixona-se arrebatadamente por um militar, Liévin. Essa paixão a coloca em um abismo de mentiras e destruição, e, por ele, ela larga o marido e o filho pequeno.
Liévin, por sua vez, é um rico e jovem proprietário de terras rurais, que convive com os conflitos entre seus lavradores e questionamentos existenciais.
No livro, o autor questiona o significado da vida e da justiça social. É o maior romance de adultério da literatura universal! Ele escreveu o livro entre 1873 e 1877 e, em 1875, a revista Mensageiro Russo publicou os primeiros quatorze capítulos do livro.
Se você ainda não conhecia esse livro, não perca tempo e leia antes de sair o filme. Tenho certeza que vai amar (assim como eu acho que eu vou!)
Ah, outra coisa: não sei qual é o nome certo. Já vi Anna Karenina, Anna Karênina e como dessa capa, Anna Kariênina. Alguém sabe qual é o correto? Ou todos estão certos, só muda conforme a tradução? :28

Pollyanna – Eleanor H. Porter

Eu li Pollyanna quando tinha uns 13 ou 14 anos, especialmente porque minha mãe disse que tinha lido e gostado muito. Aí, procurei na biblioteca da escola e encontrei essa edição igual ao da foto que, para mim, é a mais fofa de todos os tempos :16 . Eu amei de paixão a história, e me arrependo até hoje de ainda não ter comprado (nessa edição, lógico) ele e a continuação, Pollyanna Moça. Eu sempre fiquei imaginando como poderia ser um filme baseado no livro, e aí me surpreendi quando encontrei o filme no Youtube! Quem quiser assistir, é dublado, tá?
Mas vamos falar sobre a história: Pollyanna é uma órfã de 11 anos que vai morar com sua tia irascível e angustiada Polly Harrington, na pequena cidade de Beldingsville, na Nova Inglaterra do início do século XX. Ela é uma menina muito especial e otimista incurável, que aos poucos vai encantando todos na cidade com o seu “Jogo do Contente”. Até sua tia começa a se tornar uma pessoa melhor e mais amável. Pollyanna simplesmente não aceita a infelicidade, e começa a ensinar as pessoas o caminho para superar suas tristezas.
É muito fofo, sério! Eu não lembro exatamente como funciona esse jogo dela, até porque fazem anos que eu li, mas mesmo assim, acredito que todos nós precisamos ter um pouco da Pollyanna em nós mesmo e sermos mais otimistas. Quando temos pensamentos negativos, atraímos coisas ruins para a nossa vida, e não queremos isso, certo? Aprendam com ela o verdadeiro modo de ser feliz! :31




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


7 Comentários em “Coluna das Gêmeas #100 – Nomes e Clássicos”


#1 Ariane 18-11-2012 - 17:42 -
Mozilla Firefox 16.0 Windows XP

Parabéns pelas 100 colunas ehhehee e essa é mais uma que não li nada :01

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 24.0.1312.56 Windows 7

Oi Ariane! Desculpa a demora para responder o comentário!
Obrigada, viu? É muito bom saber que você está sempre aqui, participando! :31
Não fique desanimada se não leu os livros, ainda tem tempo! :13 E pensa: boa parte deles tem filme, vai que você assiste e anima de ler, né?

Beeijo!

[Responder]

Ariane responde:

Internet Explorer 7.0 Windows XP

hehehe que isso, adoroo a Coluna das Gêmeas :16
Sempre fico desatualizada em ralação ao filmes eheheh então começei a fazer listinhas!! ehehehe

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 UMOblog 20-11-2012 - 12:46 -
Google Chrome 23.0.1271.64 Windows 7

Ja li Pollyana \o/
Parabéns pelas 100 colunas xD

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 24.0.1312.56 Windows 7

É lindo Pollyana, né? Já leu a continuação?
Obrigada!

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 11 vezes.

#3 Yara Prado 14-12-2012 - 10:29 -
Google Chrome 23.0.1271.97 Windows 7

Ai, eu adoro a Polliana! Li quando eu tinha uns 11 anos, e me apaixonei perdidamente, é muito lindo!
Tenho vontade de ler Emma, pq li dois livros da Austen e me apaixonei, mas não consegui comprar ainda… =(
Também tenho vontade de ler Drácula, mas tenho medo. Acho que me acostumei com os vampiros fofos (Cullens) ou com os um pouco mais brutos, como o Lucius de Como se livrar de um vampiro apaixonado (e também os de DV) e agora tenho medo de conhecer um mais obscuro…rsrsrs

Bjs, e agora eu estou de férias também! \o/

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 24.0.1312.56 Windows 7

Pollyana é lindo demais mesmo! Não lembro exatamente quantos anos eu tinha quando li, devia ser uns 12, 13, 14 anos, por aí… :09
Também estou louca pra ler Emma, é o próximo da Jane Austen que pretendo comprar!
Também fiquei com medo de ver esse lado obscuro dos vampiros com Drácula! Por isso acho que demoro tanto para ir na biblioteca e pegar… Quem sabe um dia eu não tome coragem, né? :27

Beeijo, Yara!

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!