coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #103 – Zumbis
Sunday 09/12/2012 às 09:00 1873 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Olá, bookaholics! Como estão todos, finalmente de férias? Nós estamos aproveitando as nossas para colocar a leitura em dia e para descansar bastante, sem contar as horas intermináveis que ficamos no computador (pelo menos eu, Fernanda, fico muito, porque estou completamente viciada no Tumblr! Não consigo passar um dia sem entrar! /o\).
Estávamos conversando sobre as colunas esses dias atrás e pensamos: já falamos de alguns assuntos sobrenaturais, como vampiros, anjos e até espíritos, mas nunca falamos em zumbis! Eles estão vindo com tudo e conquistando muito sucesso! Sejam na televisão, vários filmes que estreiam ao longo de 2013… E nos livros também, claro! Por isso, separamos algumas dicas para vocês que adoram esses seres mortos-vivos!
Espero que gostem, aproveitem suas férias e até semana que vem!

The Walking Dead – Robert Kirkman

Comecemos então com este livro, que foi o motivo que nos fez pensar numa coluna com esta temática! Falamos rapidamente sobre ele na coluna sobre Distopias (você pode vê-la aqui!), e é indiscutível o quanto esse mundo dos zumbis ganhou notoriedade após o sucesso estrondoso que a série tem feito – e que nós nem queremos saber o motivo. :21 E assim como dissemos na coluna 94, a história em si surgiu com o lançamento de uma série de quadrinhos em 2003 (há quase 10 anos! OMG!) sobre o Governador, um grande vilão déspota que controla a cidade de Townsville Woodbury, que vive em meio às consequências de um apocalipse zumbi. Mas o que é abordado em si são os motivos que o levarão a ser dessa forma e, para isso passamos a conhecer a história de Phillip Blake, Penny, Brian e mais dois amigos, que estão em busca de salvação nesse mundo dominado por zumbis.
Olhando assim, eu até fico com a impressão de que a história não pode ser tãão assustadora assim – apesar de que, quando eu me lembro dos pedaços da série que eu já vi, mudo completamente de opinião -, mas o importante é que tem MUITA gente empolgada com essa história (tanto os que acompanham os livros e os quadrinhos quanto os milhares que se contentam apenas com a série de tv)! E para os fãs de plantão, nessa semana a Galera divulgou a continuação da Ascensão do Governador, O Caminho para Woodbury, que será lançado no ano que vem!

Louras Zumbis – Brian James

Esse definitivamente não é um dos livros favoritos da Fernanda, mas foi um literatura completamente diferente pra mim. Foi meu primeiro contato com qualquer tipo de zumbis e, ainda que eu estivesse psicologicamente preparada pra não ter medo e tal, eu sofri durante a leitura! hahahahaha Sério! A história é adolescente, as descrições são amenizadas e, ainda assim, minha mente hiperativa foi capaz de me trazer pesadelos e de me assombrar até hoje! Mas apesar da protagonista Hannah Sanders ter em comum comigo o fato de já ter mudado muito de uma cidade para outra (ainda que por motivos diferentes), nós somos bem diferentes. Pra começar, ela foi para uma cidade pequena chamada Maplecrest, onde tudo parecia estar prestes a fechar e muitas casas estavam à venda. Quer dizer, quem quer começar uma vida onde tudo parece estar no seu fim? Mas enfim, ela e seu pai se mudam para essa cidade e, como o novo trabalho de seu pai exige que ele viaje muito, ela praticamente vive sozinha. #medo Ela é uma garota praticamente independente e, com tantas mudanças, ela já acha muito fácil identificar panelinhas e os grupos da escola, principalmente aqueles mais populares, com suas sempre lindas líderes de torcida. Mas aquelas garotas que ela encontra logo no primeiro dia são um tanto quanto… Diferentes. E não entre si, veja bem! Todas as garotas se pareciam absurdamente iguais e, ainda que o gênero “cheerleader” não mude muito de um lugar para o outro, aquilo beirava a aberração: Todas tinham olhos azuis sinistros, todas começavam com a letra M, todas eram louras e excepcionalmente brancas! O único amigo que fizera ali, Lukas, lhe vem com uma história de que aquelas garotas eram, na verdade, zumbis, assim como o resto do time de futebol, conhecido como “O Esquadrão da Norte”.
Acho que não vou comentar sobre as divergências entre a minha opinião e a da Fernanda quanto ao final da história, mas posso garantir a vocês que, depois que a leitura engrena, é quase impossível largar esse livro! Confesso que ele não me deixou tão empolgada a ler muitos livros com zumbis no meio (pelos motivos que só a minha imaginação é capaz de entender), mas eu adoraria ver uma continuação desta história, em particular!

Zumbis x Unicórnios – Vários Autores

É impossível ser fã da Meg Cabot, da Cassandra Claire, do Scott Westerfeld, da Diana Peterfreund e de outros autores e não querer ler uma novidade deles, não é mesmo? Então mesmo que nós não sejamos as fãs nº 1 dessa onda de zumbis, queremos MUITO ler esse livro! Holly Black e Justine Larbalestier editaram uma coletânea de antologias que se dividem entre os contos favoráveis aos zumbis e, do outro lado, os favoráveis aos unicórnios! Um grande debate é proposto para se eleger a criatura responsável por formular as histórias mais interessantes e divertidas e, ao final do livro, ou você vira Team Zumbi ou Team Unicórnio! hahahaha Sem ler o livro, acho que eu já ficaria no time dos unicórnios, apesar de concordar que muita coisa pode ser destrinchada a partir das criaturas mortas e horrorosas que são os zumbis.
E para quem não sabia, o Scott Westerfeld e a Justine Larbalestier vieram ao Brasil para um evento de lançamento de Leviatã, do Scott, e Zumbis x Unicórnios! Vocês podem conferir algumas fotos no facebook da Galera (aqui!) e ainda concorrerem livros e brindes autografados por eles no site da Galera aqui! Mas corram! A promoção termina amanhã!

Orgulho e Preconceito e Zumbis – Jane Austen/Seth Grahame-Smith

Acho que todos sabem que eu, Fernanda, sou completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito. É o meu livro favorito de todos os tempos, e gosto de basicamente tudo relacionado a ele, mas confesso que esse livro não está na minha lista de desejados… Ainda não decidi exatamente se um dia irei ler.
O livro começa já com uma praga que se abateu sobre Meryton, fazendo com que os mortos retornem à vida. Elizabeth Bennet está determinada a eliminá-los, mas ela perde um pouco o foco com a chegada do arrogante Sr. Darcy. A partir daí, além dos embates civilizados entre os dois, ainda tem batalhas violentas que o sangue dá um verdadeiro banho.
Tinha um boato de que sairia um filme, alguns diretores chegaram a assinar um contrato, mas acabaram desistindo, então não dá pra saber se o projeto vai seguir adiante ou não. Pelo menos eu não encontrei nenhuma informação sobre. Agora, se você se interessou pelo livro, a Intrínseca disponibilizou um pedacinho para os leitores, e você pode conferir aqui!

Sangue Quente – Isaac Marion

Acho que todo mundo já ouviu falar desse livro, não só por causa de sua sinopse um tanto quanto bizarra diferente, mas por causa do trailer do filme, que saiu há algumas semanas atrás, que traz toda a esquisitice para a realidade. Não tive a oportunidade de ler ainda, mas depois que vi o trailer, sei que vou ter que passá-lo na frente de alguns livros, porque ele parece louco demais para ficar esperando na estante!
Caso você ainda não conheça a história: ambientada em uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome, R é um zumbi que está passando por uma crise existencial – ele quer mais do que sangue e cérebros. Mesmo só conseguindo pronunciar apenas algumas sílabas, ele é profundo, com pensamentos, saudades e sonhos, mesmo sem recordações e identidade. Logo após devorar o cérebro de um garoto, ele passa a conhecer um pouco sobre a namorada de sua vítima, Julie, que é uma explosão de cores na paisagem triste de sua “vida”. Ele decide que irá protegê-la, e sua decisão pode transformá-lo e a todos seus companheiros, talvez até o mundo inteiro.
Pelo visto o filme parece ter mudado um pouco o livro, mas só assistindo para poder comparar. Só sei que não vou perder o filme por nada!




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


15 Comentários em “Coluna das Gêmeas #103 – Zumbis”


#1 Ariane 10-12-2012 - 08:41 -
Internet Explorer 7.0 Windows XP

Quero muitooo The Walking Dead e Zumbis x Unicórnios!

Não conhecia Louras Zumbis… vou procurar mais sobre o livro eheheh

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 23.0.1271.95 Windows 7

Eu fiquei morrendo de vontade de ler Zumbis X Unicórnios também! E o livro é tão bonito! Achei que ele seria pequeno, mas ficou todo grande e colorido! Ele precisa de um lugarzinho na minha estante! hahahahaha
Louras Zumbis é bem legalzinho e diferente, sabe? E a capa é MUITO linda! Quando eu ganhei esse livro, ficava horas olhando pra ele! E o final é SUPER emocionante! :22

Beeijo, Ariane!

[Responder]

Ariane responde:

Internet Explorer 7.0 Windows XP

Realmente Zumbis x Unicórnios é lindoo ehhehee nunca li nada de Unicórnios ahahha estou curiosa!! ehhehee

Gostei da capa de Loura Zumbis (parece que ela te prende hahaha)

beijo!

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 23.0.1271.95 Windows 7

Eu também nunca li nada sobre unicórnios – a não ser em Harry Potter e a Pedra Filosofal, que a JK fala um pouco deles! Mas acho que isso não conta, né? :14
E a capa de Louras Zumbis prende mesmo! O olhar da boneca/personagem/não-posso-falar-mais é penetrante e, ao mesmo tempo que não transmite nada, depois da leitura você sabe mais ou menos o que pode estar se passando pela cabeça dela! hahahahaha É muito estranho!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Yara Prado 14-12-2012 - 11:10 -
Google Chrome 23.0.1271.97 Windows 7

Só tenho uma coisa para dizer: Não gosto de Zumbis! Acho esses seres nojentos e sem graça. Eca.

Então, imaginem? Não me interessei por nenhum dos livros…rsrs

Mas uma amiga gostou MUITO de THE WALKING DEAD.

Bjs,

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 24.0.1312.56 Windows 7

Também acho os zumbis nojentos! E tipo, qual a graça deles, afinal de contas? Meu irmão, por exemplo, é louco por The Walking Dead, diz que fica com medo na hora, mas depois acha tudo ótimo. Credo.
Mas pelo menos a sua amiga gostou do livro, né? Ela assiste a série também?

Beeijo, Yara!

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 gustavo 14-12-2012 - 14:46 -
Mozilla Firefox 17.0 Windows 7

Eu não curtia muito zumbis, até assistir The Walking Dead.
O seriado foge bastante do zumbi normal, e foca também nos conflitos entre as pessoas.

Além disso, os Caminhantes Brancos das Crônicas de Gelo e Fogo são os mais fodásticos, toda vez que chega um trecho nos livros do Martin que ele fala dos Caminhantes dá uma agonia.

Estou lendo Zumis x Unicórnios é diferente de tudo, os contos são muito engraçados hehehe.

Eu estou querendo muito ler Sangue Quente (tá obvio que é por causa do trailer do filme hehhee).

Beijo :*

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 24.0.1312.56 Windows 7

Oi Gustavo!
Sério que você tem coragem de assistir The Walking Dead? Que meeeedo! :07 Mesmo falando dos conflitos entre as pessoas… Hm… Prefiro não ter que saber de nada. Esses dias vi um trailer da próxima temporada e fiquei arrepiada! (Tá, eu sou extremamente medrosa, mas mesmo assim!)
Você gostou de Zumbis X Unicórnios? Porque ele realmente parece ótimo!
Agora, sobre Sangue Quente… Bom, eu queria ler antes do filme, mas tava com uma preguiça enorme (e ainda estou, btw), mas aí a Tatiana leu, e não achou tããão legal assim, então nem sei mais se vou ler mesmo ou não. :/

Beeijo!

[Responder]

gustavo responde:

Google Chrome 24.0.1312.56 Windows 8

Eu adorei a série, digamos que foi ela que me tirou o medo dos zumbis (apesar de que no primeiro episódio eu suei frio heheh).
A terceira temporada é a mais tensa de todas (até pq nos HQs já dá pra saber o que vai acontecer)

Zumbis x Unicórnios é muito legal, tem histórias que terminam e você fica tipo… “OMG o que vai acontecer depois com esses personagens?” Daí você percebe que não terá continuação. :17 Mas o que também é legal no livro é a “briga” entre a Holly e Justine.

Eu já havia visto o livro Sangue Quente à algum tempo, mas nunca tive vontade de ler. Quando eu vi o trailer, ele chamou muito a minha atenção. Daí a minha amiga Monique me deu ele de presente. :12 Parei tudo e fui ler ele. Eu simplesmente adorei a história, tipo… o Isaac cria um novo tipo de zumbi, com consciência, profundo, sarcástico e romântico (bom… acho que isso acompanha a personalidade do morto-vivo) hehe. Eu recomendo!

Beijos

[Responder]

Você já comentou 12 vezes.

#4 Caio Rozzetti 17-12-2012 - 20:54 -
Google Chrome 23.0.1271.97 Windows 7

Li ‘The Walking Dead’ e adorei o livro… aliás, a série pra TV tb é incrível!
Agora, o que eu ri mesmo foi a versão ‘Orgulho, preconceito… e zumbis’ deve ser mt bom!

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 24.0.1312.56 Windows 7

Sério, eu só vejo pessoas que amam The Walking Dead, mas só de ver propaganda ou trailer da próxima temporada, fico arrepiada e andando rápido pela casa, arrastando a Tatiana junto comigo. Tenho muito medo deles, credo!
Meu irmão assiste, e adora. Tipo, como podemos ser tão opostos?
Orgulho, Preconceito… E Zumbis deve ser legal, apesar dos zumbis. Quer dizer, olha só a sinopse! A Lizzie tem que matar zumbis! Como que isso pode acontecer??

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 16 vezes.

#5 Marcela 12-02-2013 - 18:58 -
Safari 8536.25 iOS 6.1

Totalmente recomendo que leiam Sangue Quente. É um livro engraçado, interessante e fofo, tudo ao mesmo tempo.
Me encantei pelo personagem principal e a maneira com que a escritora conduz a história faz com que seja impossível largar o livro.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Sério que você gostou de sangue Quente?? :08 Foi o último livro que li nas férias e eu não me empolguei, acredita? Achei o romance meio forçado e muita coisa não me desceu – talvez porque elas não foram explicadas, mas isso vai se resolver quando lançarem o prequel! E me diz uma coisa: você ficou meio enjoada nas partes que os zumbis se alimentavam? hahahahahahahaha Eu só lia o livro quando estava com o estômago vazio! :31 Mas apesar de não ter sido um favorito, eu quero ver o filme no cinema!

Beeijo, Marcela!

[Responder]

Marcela responde:

Safari 8536.25 iOS 6.1

:31 É… Essas partes também me deixavam muito enjoada, e talvez seja por isso que eu estou meio receosa a respeito de ir assistir o filme no cinema…
Eu também ouvi falar que vão lançar a prequel… Já sabem qual vai ser o nome do livro? :04

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Eu também estou meio receosa de ver o filme no cinema, mas também estou curiosa! Eu ouvi muuuitas críticas ruins a respeito da adaptação, mas sabe quando você simplesmente quer ver qual é o resultado dessa brincadeira? pois é, é o meu caso.
Sobre a prequel, o nome é The New Hunger e você pode comprá-la aqui (http://zolabooks.com/book/the-new-hunger/overview)! Só não sei se será lançada no Brasil… :38

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.