coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #11 – Passagens Históricas
Sunday 20/02/2011 às 08:02 1411 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Olá, gente! Como vocês estão? Como foi essa semana? As coisas têm estado MUITO corridas! Sério, é trabalho de faculdade, estudo, blogs pra comentar e visitar (mesmo que a vida tenha voltado à ativa, nunca deixaremos isso para trás), e-mails para responder, o pilates – que está nos deixando muito doloridas :05 – e mais mil e uma coisas que só vendo pra crer. Mas, enfim, o que interessa aqui é a coluna, certo?
Pois então, eu estava pensando sobre como o ano mal começou e nós já temos tanto conteúdo, tanta coisa pra estudar e ainda mais para ver. Assim fica difícil manter um ritmo de leitura! E sabe qual foi a minha solução? Conciliar os dois! Se você está na escola e a História já começou a pesar, pense bem: dá pra manter as suas leituras em dia E aprender! :29 É só dar uma olhada nas nossas sugestões e colocar a cara nos livros!

Os Sertões – Euclides da Cunha

Você se lembra da Guerra de Canudos? Claro que não esteve lá, mas alguma coisa já deve ter visto, né? :31 No final do século XIX, a situação no Nordeste brasileiro era precária: fome, miséria, seca, violência a abandono político afetava principalmente a população mais carente e, em conjunto com o fanatismo religioso, um grave problema social se desencadeou na região. Este conflito perdurou por quase um ano e, devido sua força, o governo da Bahia teve que pedir apoio à República para sua contenção.
Esta obra é considerada uma das obras-primas da literatura brasileira, não só pelo conteúdo, mas pela descrição minuciosa das batalhas lideradas por Antonio Conselheiro contra o exército brasileiro, de acordo com a visão de Euclides da Cunha. Aliás, ele ficou tão famoso por ela que, em várias cidades, existe uma rua com seu nome (a rua da minha casa cruza com uma Euclides da Cunha!), como o Rio de Janeiro, Osasco, Santos, Curitiba, Araçatuba, e por aí vai… Eu já tive muita vontade de ler esse livro e acho que ainda o farei… Quando a minha lista diminuir um pouco. :37

O Diário de Anne Frank – Anne Frank

Já repararam no número de livros que tratam da Segunda Guerra Mundial? Eu acho um assunto fascinante e imagino que a minha opinião seja compartilhada com muitos autores. Mas nesse caso, porém, não se trata de apenas uma história fictícia baseada em muitas pesquisas da época e na criação de uma história: o que é contado nesse livro é fato: Ao longo de 12 de junho de 1942 a 1º de agosto de 1944, Anne Frank escreve sobre a tensão que sua família sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, após um longo período de silêncio e medo, eles são descobertos pelos nazistas e levados para campos de concentração.
Vocês já viram fotos disso? Gente, é uma atrocidade! Durante as aulas de História, eu tinha muita vontade de chorar por aquelas pessoas e queria MESMO poder voltar ao tempo e ser capaz de mudar a história daquelas milhares de pessoas… Mas não posso, né? :08
Enfim, se você quer uma visão de quem passou por tudo aquilo, este livro é ótimo! Aliás, tem outro livro que também fala um pouco daquela época e que nós lemos, chamado O Salto para a Vida, da Célia Valente. É muito bom!

Guerra e Paz – Leon Tolstói

Eu tenho uma certa adoração pela Rússia. Não sei se é influência do meu nome (ele é russo e, originalmente, se escreve Tatjana! :23 Um dia, quando eu for pra lá, tudo o que tiver que assinar será com o J! Vai ser ótimo!) ou se é meu mesmo, mas morro de vontade de conhecer a cultura, de falar a língua e de conhecer pessoas que compartilham isso comigo. Enfim, certa vez, quando estava sem sono e vendo televisão, me deparei com uma série muito boa com a Clémence Poésy (que fez a Fleur Delacour em Harry Potter) e que não me deixou pregar os olhos. Quando eu fui ver o que era, se tratava de Guerra e Paz.
A série conta a história das famílias da aristocracia russa durante a época Napoleônica, mais precisamente durante a invasão da Rússia pelas tropas francesas, afetando profundamente a vida, os amores, desejos, vinganças e a busca da felicidade dos membros das famílias Bezukhov, Bolkonski e Rostov. Foi publicado em partes da revista Mensageiro Russo entre 1865 e 1869.
Ou seja, além de ter muita história, tem muitos personagens com os quais torcer pela felicidade! Eu não sei se a série é fiel ao livro (que também é encontrado em quatro partes) ou não, mas eu já vi os quatro capítulos e ainda não consigo acreditar em algumas coisas do final! :10 OMG, eu preciso compartilhar isso com alguém!

A Casa das Sete Mulheres – Letícia Wierzchowski

Não sei vocês, mas há alguns anos passou uma série na TV chamada A Casa das Sete Mulheres. Na época, eu estudava à tarde, e acabava ficando acordada até altas horas só para assistir. Eu adorava! Até porque, claro, tinha o Tiago Lacerda :23 ! E nossa, como eu sofria vendo a Manoela (interpretada pela Camila Morgado) chorando pelos cantos! Já chorei muito por causa dela! Mas enfim, passaram-se alguns anos e descobri que existe um livro! Não dá para explicar a minha felicidade, e desde então eu quero ler. Lógico que ele não tem tanto romance como na série, mas ainda assim, dá para aprender bastante!
Para quem nunca assistiu ou não conhecia ou livro, ele conta a história da Revolução Farroupilha, que durou de 1835 até 1845, tornando-se a guerra civil mais longa da história do continente. O general Bento Gonçalves da Silva isolou as mulheres de sua família em uma estância afastada da área de conflito, com o objetivo de protegê-las, e enquanto a guerra se prolongava, suas vidas eram transformadas. É uma ótima pedida para quem quer conhecer um pouco mais sobre esse conflito! :04

Apátrida – Ana Paula Bergamasco

Quando eu tinha aulas de História, sempre ficava enfurecida quando o assunto era guerra. Tipo, as pessoas não sabem ser civilizadas e resolver tudo conversando? Precisava mesmo destruir famílias, sonhos, cidades, tudo, para impor sua vontade? :06 Ainda fico desse jeito quando vejo por aí conflitos e mais conflitos, mas os que me marcaram foram a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, não só pela quantidade de informações que tínhamos, mas porque sempre me colocava no lugar daqueles que viam tudo ao seu redor desabar. Como fica uma pessoa depois de ver tanta destruição?
Nesse livro, Ana Paula Bergamasco responde essa minha pergunta através da personagem Irena, que vive no período entre as duas grandes guerras. Nós vemos passagens de sua vida na Polônia, na Bielorrússia, nos campos de concentração e no Brasil. Além disso, conhecemos também sua família, seus amigos e seu grande amor, um amigo judeu chamado Jacob. Novamente, dá pra aprender muito sobre a História. Não vejo a hora de ler!




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


36 Comentários em “Coluna das Gêmeas #11 – Passagens Históricas”


#1 Sanzinha 20-02-2011 - 09:20 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows XP

Bom dia, meninas!
Bem, como boa estudante de Letras que fui, tive de ler Os Sertões para um trabalho de faculdade. Pra mim, Euclides da Cunha é um mestre da nossa literatura e perde muito quem ainda não leu nada dele! Leiam mesmo esse livro porque vale muito a pena. É riquíssimo em detalhes históricos.

Sobre O Diário de Anne Frank e Apátrida, só posso dizer que chorei muito! Anne Frank é uma história real e Apátrida é ficção, mas ambos me emocionaram demais. Eu não sei o motivo, mas desde a época da escola eu sempre fui muito interessada sobre a Segunda Guerra. Já vi e li muita coisa a respeito, e nunca deixo de me impressionar com os horrores. Um outro livro, no mesmo estilo de Anne Frank (pq tb é um diário), é A Guerra de Clara, já leram? O livro é lindíssimo e também é uma história real sobre a Segunda Guerra. Tem resenha dele no meu blog, recomendo muito!

Guerra e Paz eu ainda não li e A Casa das Sete Mulheres está aqui na pilha, aguardando pra ser lido. :)

Super beijo pra vcs e ótima semana!

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Pode deixar, que nós vamos ler Euclides da Cunha sim! Não vejo a hora!
Sério que você chorou? Ai minha nossa, então eu vou chorar também… =/ Os livros da segunda guerra sempre me chamam a atenção, o assunto em si já é assim. Acho que é até por termos acesso a tantas informações da época, né?
Não li A Guerra de Clara, vou procurar saber! Obrigada pela indicação!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 84 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Amanda Cristina 20-02-2011 - 09:26 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows XP

De todos estes livros só conheço Apátrida e O Diário de Anne Frank, porém não consegui ler nenhum ainda.
A Casa das Sete Mulheres, quando novela, vi apenas as propagandas, pois não a assistia.
Gostei das indicações, mas esse gênero não “faz meu tipo”, entende?
Mesmo assim procurarei ler algum(ns) deles para formar corretamente minha opinião. :28
Beijinhos! :23

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Eu sei bem como é esse negócio de só assistir as coisas pelas propagandas… Com novelas, eu sou assim! E quando fico muuito curiosa, vou pra internet ver o que vai acontecer e tudo!

Sei bem como é esse negócio de não fazer o gênero… Por exemplo, livros de suspense e terror não fazem em nada o meu gênero, se acontece de eu ler algum assim, nossa, fico estressada! Não pela história, mas geralmente pelo nervoso que eu passo! hauhauahuah

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 120 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Matheus Goulart 20-02-2011 - 10:38 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Já disse o quanto gosto da “Coluna das Gêmeas”? Continuem assim garotas, adorei esta edição.

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Owwn, obrigada pelo carinho, Matheus!
Nós ficamos muito felizes por ver que as pessoas estão gostando!
Volte sempre, aposto que vai gostar das próximas colunas!

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 29 vezes.

#4 Caroline Vieira 20-02-2011 - 10:58 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

De todos esses livros dai sw cima, o que eu mais quero é “Apátrida” e o “Diário de Anne Frank”. Quem quizer me dar tá, aceito de bom coração.

Também tenho muita curiosidade em ler “Guerra e Paz”.

Bjocas!

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

HAHAHAHA Eu também estou aceitando doações! ;D
Mas o que mais eu quero ler é Guerra e Paz, especialmente por causa da série que nós vimos, era tão boa!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Fernanda 20-02-2011 - 11:02 -
Mozilla Firefox 3.6.4 Windows XP

Ei meninas,

Ótimas dicas, o diário de Anne Frank é lindo demais e Os Sertões eu também gostei nunca. Guerra e Paz é um que sempre quis ler e fui deixando. rs

bjoo

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Não vejo a hora de ler Guerra e Paz! Essa série que nós assistimos era mesmo muito boa, não dava vontade de parar!

Quero muito ler os outros livros também, principalmente A Casa das Sete Mulheres e Apátrida.

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Pri Beletato 20-02-2011 - 19:18 -
Mozilla Firefox 3.5.2 Windows XP

Excelentes indicações. Quero muitooooo Apátrida e o livro da Anne Rice.

Beijinhos meninas!

Pri, como sempre seu blog tá lindo.
Saudade de vc!

Pri Beletato

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Apátrida parece ser muito bom mesmo!
É impressionante como os livros que retratam a época da segunda guerra parecem nos chamar, né?

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#7 Wendy 20-02-2011 - 19:45 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Oi (: Gostei das sugestões dos livros, mas cadê a coragem? Ainda não recebi meu prêmio :X Eu sou mega ansiosa e todo dia olho se chegou alguma coisa pra mim no correio HASHUHU’
Beijos :*

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

É que nós terminamos de arrumar as coisas nessa sexta (por causa da correria com a faculdade) e, no sábado, quando fomos ao correio, ele tinha acabado de fechar… :21
Mas vamos tentar colocar na segunda, sem falta! \o/

Beeijo! ;3

[Responder]

Wendy responde:

Internet Explorer 7.0 Windows 7

IUPIII *—–*

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Lis 20-02-2011 - 19:59 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Hoje fui surpreendida pela coluna meninas, realmente adorei, adoro livros voltados para a 2ª Guerra Mundial, comecei a estudar o tema acho que na 8ª série, e minha professora era daquelas que fazia da aula uma experiencia apaixonante, qdo ela mostrou as fotos do holocausto eu chorei, fiquei imaginando a complexidade de viver na época e são fotos que relamente não da pra esquecer.
Os Sertões eu li faz tempo, fiz um um trabalho de escola sobre a Guerra de Canudos e a professora recomendou o livro, mas li faz tempo e a memória não ajuda tanto assim.
Apatrida me parece bem interessante, ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo fazer isso o mais rápido possível.
Parabéns meninas o post ficou ótimo :28
Beijo

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Minha professora da 8ª série também mostrou fotos! E ela tinha vídeos da época, mostrando as pessoas sofrendo, o exército sendo formado… Nossa, fiquei muito mal naquela época, era muita maldade!

Beeijo, Lis!

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Fernanda R. 21-02-2011 - 16:10 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Olá. Fiquei com muita vontade de ler (dos que foram citados): O Diário de Anne Frank (tenho uma leve sensação que vi um film sobre); A Casa das Sete Mulheres (eu sendo gaúcha ameiii a mini série que a Globo fez) e a Apátrida. Concordo que dá pra conciliar estudos e leituras. Precisamos apenas organizar o tempo, dividi-lo em partes reservando uma delas para a leitura de livros diversos. Isso ajuda até na hora da interpretação na escola ou faculdade. Abraços.

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

É verdade, tem que organizar bem o tempo para conseguir conciliar as leituras e as outras obrigações…
Ainda estou no processo de adaptação, veja bem. A faculdade está pesando mais, mas estou me esforçando MESMO! :04

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 119 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Luana 21-02-2011 - 20:24 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

Falando do blog aqui: http://luanarodriguesfarias.blogspot.com/2011/02/blogs-que-gosto-literario-2.html

Bjs

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Eii Luana! Obrigada por citar o blog e a nossa coluna!
Ficamos muito contentes! :12

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 Luana 21-02-2011 - 20:25 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

falando do blog aqui: http://luanarodriguesfarias.blogspot.com/2011/02/blogs-que-gosto-literario-2.html

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#12 Filipe Machado 21-02-2011 - 23:53 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Muito boa essa idéia de conciliar estudos com a vontade de ler livros :D
Só não gosto desse gênero de literatura, mas isso não quer dizer que eu apoie. Se tiver que ler né, fazer o que… mas se puder escolher fico com as minhas boas e velhas (novas também) ficçoes, rs.

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

HAHAHAHAHAHA Eu também!
Adoro quando posso aprender mais com os livros, mas o que eu posso fazer se os romances e chick-lits sempre me chamam mais a atenção?

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#13 Meyre 23-02-2011 - 07:58 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Já li muitas histórias sobre a segunda guerra. Estou doidinha para ler a Pátrida…Já li Os sertões, mas fiquei sem vontade de ler a Casa das & mulheres. Agora Guerra e Paz. Valei-me…só se ler nas férias porque é grosso pra caramba.rsrsrs.Bjksss

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Os livros da segunda guerra sempre são os que mais me chamam a atenção… Apesar de gostar de outros também…
Guerra e Paz é imenso mesmo, só vou ler quando tiver tempo mesmo… ;D

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#14 Nathalia Souza Cabral 24-02-2011 - 02:15 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows Vista

Esse post me fez lembrar de A Moreninha. Eu que vou fazer Letras tenho que ler agora mais do que nunca. To na minha média de 4 livros por mês, mas quero aumentar esse número. Apesar de achar que a faculdade não vai deixar muito, mas acredito que as viagens de onibus vão ser bons momentos de leitura, se eu não dormir…kkk

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

A Moreninha é TÃO BOM! Todo mundo deveria ler!
Sua média é maior que a minha, que são 3 por mês. Eu sempre consegui ler mais que isso, mas agora que a faculdade tem outro ritmo e não quero ir mal no primeiro semestre, acabo não conseguindo ler muito… Esse mês eu consegui ler três, no passado, 5… Tomara que consiga mais!
Viagens de ônibus dão muito sono mesmo!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 121 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#15 Daniela 24-02-2011 - 11:35 -
Google Chrome 9.0.597.94 Ubuntu Linux

Opa, agora falou de um assunto que muito me interessa. Sou professora de História (desempregada, abafa)e acredito que a Literatura é um aliado importante para o ensino e a aprendizagem da História. Parabéns pelo post meninas, e se precisarem de outras sugestões podem contar comigo. Ah, e eu posso emular a ideia no meu blog tbm?

Abraços

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Oi Daniela! Pode sim! É muito importante ler para de distrair, se divertir, e quando conseguimos unir a leitura com a história, é melhor ainda!
Eu adorava as aulas de história na escola, sempre que a professora falava de algum assunto, ela comentava que tinha um livro que falava sobre a época!

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 14 vezes.

#16 RUDYNALVA SOARES 24-02-2011 - 21:55 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Acharam que iriam se livrar de mim só assim? Nã, nã, nim, nã, não…
Demora, mas volto!! I’ll be back!!kkk

Até que enffim dicas de clássicos e livros que já li:
Os Sertões – Euclides da Cunha
O Diário de Anne Frank – Anne Frank(maravilhoso!)
Guerra e Paz – Leon Tolstói(enorme!)
A Casa das Sete Mulheres – Letícia Wierzchowski
Só falta ler esse:
Apátrida – Ana Paula Bergamasco
que estou querendo desde o ano passado.

Adorei a idéia de unir o útil ao agradável! Insight fantástico.
cheirinhos
Ruddy

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Que bom que você gostou! :30
A idéia era essa mesmo, unir o útil ao agradável!

Quero ler todos eles, nossa! Principalmente Guerra e Paz, porque vi uma série baseada na história esses tempos atrás, e amei!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#17 Óticas 25-02-2011 - 17:56 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows 7

Quando falam no livro os Sertões eu lembro das aulas de português…

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#18 Sheylla 02-03-2011 - 14:37 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Tenho vontade de ler todos os livros citados.rsrs
Infelizmente so vi a serie da Casa das 7 mulheres!
Perdi oportunidade de comprar! Aff. =/
Mas um dia ainda leio eles!!! =DD

[Responder]

Já comentou 114 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#19 Óticas 29-03-2011 - 09:46 -
Google Chrome 10.0.648.204 Windows 7

Apátrida é o melhor! =)

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#20 Yara Prado 20-06-2011 - 22:40 -
Google Chrome 12.0.742.100 Windows 7

Quero ler A Casa Das Sete Mulheres…
Assim como voce, eu tambem ficava acordada assistindo, mas eu estudava de manhã…
Não sabia que tinha o livro…
O Diario de Anne Frank eu quero ler tambem, minha professora de portugues disse que é muito bom e eu, assim como voce, sou muito emotiva com relação ao nazismo… Chorei horrores quando li O Menino Do Pijama Listrado…
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!