coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #111 – Faculdade
Sunday 03/02/2013 às 09:00 1969 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Ah, as férias… Infelizmente, elas chegaram ao fim :24 . A partir de amanhã começamos novamente nossa rotina de estudos, trabalhos, provas e mais estudos. Apesar de cansativo e muito estressante (ainda mais no final do semestre :23 ), estamos animadas com o que vem pela frente. Não só porque vamos aprender coisas novas e avançar nos cursos, mas voltaremos ao convívio diário com amigos que tanto gostamos, veremos professores queridos (todos os nossos são!) e, melhor ainda, não ficaremos com aquela sensação de que estamos paradas no tempo.
Por isso, reunimos livros que também se passam em faculdades! Não sei se todos vocês já estão nessa fase de começar a faculdade, estão planejando isso ou até mesmo já passaram por ela, mas todo mundo deve concordar: que é uma mudança boa na nossa vida, isso é, né? Sem contar que é a época que nos transformamos em adultos, vivemos coisas que vão ficar para o resto das nossas vidas e aprendemos aquilo que achamos que vai fazer parte da nossa rotina por muitos e muitos anos!
Aproveitem bastante essa época, e esperamos que gostem dos livros dessa semana! Tenham um ótimo começo de ano letivo (para aqueles que estão nessa fase) e até domingo que vem!

Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo – Diana Peterfreund

SOCIEDADE_SECRETA_ROSA_E_TUMULO_1259166589P Esse livro é muito desejado por nós duas, não só por conta da curiosidade que temos com a história, mas porque ele é simplesmente muito bem avaliado! Ouço muita gente falando sobre o tanto que essa série é boa e como ela deveria ser mais barata, para que mais pessoas pudessem ter a chance de conhecer sua história. Mas se você é um dos muitos que provavelmente ainda não sabem, eis um pequeno resumo do que nos é apresentado: Amy Haskel é uma garota comum na faculdade, que frequenta suas aulas, tem uma vida como a de qualquer outro universitário e não faz parte de nenhuma fraternidade– sabemos que nas universidades brasileiras não temos esse negócio de fraternidades, mas nos Estados Unidos, isso é bem comum! Muita gente deseja se tornar parte desse grupo seleto de jovens que são populares, participam de grandes festas e que, teoricamente, terão sempre seus nomes ligados à história do grupo. Mas Amy Haskel, a editora da revista da faculdade, não quer fazer parte de nenhuma fraternidade. Ela quer se unir à sociedade secreta Pena & Tinta. Com sua posição de destaque, ela imagina que está perto de se unir ao grupo, mas um convite para uma OUTRA sociedade secreta, a Rosa & Túmulo – simplesmente a mais poderosa do país – vai fazer com que sua vida mude completamente. Se você me perguntar o que um grupo como esse faz, eu não saberia te responder com certeza, mas só te digo uma coisa: esse é apenas o começo de uma série de transformações para a vida de Amy.
Quando me falam de faculdade + editora de revista, eu só consigo pensar em Gilmore Girls e na Rory como editora do Yale Daily. Então tenho uma dúvida: isso é normal? Porque mesmo sabendo que as duas histórias são bem diferentes, é impossível não associá-las na minha cabeça! Talvez o meu amor pela série esteja me influenciando para querer TANTO ler esse livro… Mas enfim, se você se interessou por ele, saiba que é apenas o primeiro volume de uma série de 4 livros: Sob a Rosa, Ritos da Primavera e Escolhas de Formatura – esse último volume foi lançado no ano passado! Ah! E apenas uma curiosidade: perceberam que essa é a mesma autora de Uma Manhã Gloriosa?

Irresistível – Daiane Coll

IRRESISTIVEL_1322851671P Muitas vezes, quando queremos muito uma coisa, temos que abrir mão de outras. Foi exatamente o que Laura Schumacher fez: saiu da pequena cidade de Dois Vizinhos para ir estudar Direito na federal do Paraná, em Curitiba, e deixou para trás seus familiares, seus amigos e seu namorado deus-grego Guilherme Villar, estudante de Administração. Ela só não imaginava que iria acabar se apaixonando pelo advogado Alexsander Gheler. Ao mesmo tempo em que fica dividida, aos poucos Guilherme começa a ser muito ciumento, possessivo, meloso, pegajoso… E, mesmo ciente dos perigos de se envolver com Alex e sua misteriosa família, Laura prefere correr todos os riscos para viver esse amor. Mas as consequências da escolha cobram um preço mais cedo do que ela imaginava…
Não lembro quando exatamente vi esse livro, mas me apaixonei pela capa e pela sinopse! Fiquei pensando: como existem pessoas que vem para as grandes cidades estudar! Lógico que eu já tinha me dado conta disso (ainda mais porque boa parte das amigas da faculdade da Tatiana não é daqui), mas mesmo assim, são muitas pessoas. Nós mesmas somos um exemplo – mesmo saindo de uma capital, a impressão que temos é que saímos do interior. E no início, é tudo bem diferente: as pessoas, os costumes, o jeito de falar, tudo!
Outra coisa que me chamou a atenção no livro é o fato da família do Alex ser misteriosa. Como assim? :11 O que eles fazem? Por que pode ser perigoso para a Laura? Curiosidade me consome aqui.

Belo Desastre – Jamie Mcguire

BELO_DESASTRE_1353807710P A onda da nova literatura realmente tomou conta das livrarias do Brasil e do mundo – tanto que é perceptível o crescente número de livros que são lançados todos os meses sob essa fórmula. Chegamos a falar um pouco sobre essa moda na coluna 95 e, entre esses livros, Belo Desastre é um sucesso. Nele somos apresentados a Abby, uma garota que seria facilmente enquadrada no tipo “santinha”: é super correta, educada, responsável e tem uma reputação impecável. Quando ela entra para a faculdade, logo chama a atenção do bad boy pegador Travis Maddox, um rapaz que ganha um bom dinheiro com lutas clandestinas e que é objeto de desejo de muitas garotas – tanto que ele troca de ficante como quem troca de roupa! Ela é inteligente o bastante para não cair na conversa de Travis, e ainda que a atração que ela sente por ele é algo muito diferente de tudo o que ela já viveu, ela resiste bravamente. Entretanto, ele resolve testar a resistência de Abby com uma aposta: se ela resistir aos seus encantos, ele que ficará um mês sem sexo e, no caso dele conseguir, Abby será hóspede por um mês no apartamento do rapaz.
Pra saber se ela vai ou não ceder à tentação, você terá que ler! Mas se ficou mui interessado pelo livro, pode ainda dar uma lida na resenha que a Priscila fez aqui! AH! E vocês sabiam que terá um livro com essa mesma história, mas sob a visão do Travis? Em seu twitter, a autora afirmou que o livro será lançado mundialmente no dia 2 de Abril, o que é bem legal, né? E por falar em boas notícias, ela ainda divulgou que está em negociação para estar na Bienal do Rio desse ano! A Bienal ainda não confirmou a informação, mas deixou no seu twitter uma pequena lista dos autores já confirmados no evento! #VemBienal E mais uma informação: Belo Desastre será adaptado para o cinema! Alguma sugestão de quem poderia interpretar os protagonistas na telona?

O Livro Perdido das Bruxas de Salem – Katherine Howe

O_LIVRO_PERDIDO_DAS_BRUXAS_DE_SALEM_1285856461P Connie Goodwin não é uma estudante de universidade como eu e muitos de vocês. Ela já se formou e agora está prestes a concluir seu doutorado – na COLUNA, eu disse que ela era mestranda, mas acho que me confundi na época. E, sério, se você acha que entregar um trabalho na graduação é algo difícil, a pressão e os riscos que você enfrenta depois disso são ainda maiores. Lembro que, ainda nas primeiras páginas, quando ela está esperando para apresentar seu trabalho para a banca de professores, as inseguranças e o nervosismo da Connie chegam a ser palatáveis. SÉRIO! Eu fiquei super nervosa e aflita com o que aconteceria durante e depois da apresentação, e aquilo fica voltando à minha memória o tempo todo! Mas enfim, temos que procurar viver um dia de cada vez, não é mesmo?
Connie estava num momento muito importante de seu curso quando sua mãe insiste que ela tem que ir para o interior do condado de Essex para cuidar da reforma da casa de sua avó, que não está nos seus melhores dias. Ou seja: além do seu futuro estar sob um fio, ela ainda tem que lidar com uma casa sem energia elétrica e imersa no maior caos! Os dias se passam e as coisas começam a encontrar seus devidos lugares, mas a descoberta de uma chave com o nome “Deliverance Dane” gravado, dentro de uma bíblia antiga vai colocar a vida de Connie sob uma nova perspectiva – a tal mulher da chave tem uma ligação com sua avó!
A história se passa em 1991, uma época em que não havia Google nenhum para auxiliar os estudantes com suas pesquisas – tudo bem que com uma biblioteca como a de Harvard, onde a Connie estuda, não é lá muito desvantajoso não ter internet – então é muito diferente acompanhar a rotina de uma pessoa que, ainda que passe boa parte dos dias estudando como nós, não tem as mesmas facilidades que temos. Então, quando você for reclamar que não aguenta mais ficar procurando algo na internet, lembre-se que a sua situação seria muito pior se o Google não estivesse sempre ao seu lado para dar uma mãozinha!

Com Louvor – Cecily von Ziegesar

COM_LOUVOR_1322494282P Uma mudança de ambiente sempre nos faz pensar em mudança em nós mesmos, como se, com ela, nós também iríamos fazer algo diferente do que somos ou não. Eu, por exemplo, aos poucos fui mudando quando entrei na faculdade – foi a primeira vez que estava sem a Tatiana ao meu lado, então tinha que desenvolver melhor minha habilidade de comunicação (como puxar assunto com completos desconhecidos sem antes trocar uma ideia com ela). Mas, ao mesmo tempo em que procuro ser mais extrovertida, mantenho meu compromisso com os estudos e com os meus objetivos profissionais. Já outras pessoas podem querer fazer o caminho contrário…
Shipley, por exemplo, sempre foi sinônimo de boa moça, do tipo que nunca fez nada errado, tinha uma boa relação com a família, entrou para uma boa faculdade e, além disso tudo, ainda é linda, loura e virgem (não que não ser virgem signifique que não é uma boa moça, aliás :35 ). Mas, para começar a faculdade, ela decide se transformar, e já chega ao campus da Dexter College com um maço de cigarros na bolsa (ECA), um chiclete na boca (Isso é errado? Porque sério, eu adoro chiclete) e, na primeira noite, conhece três calouros que acabam se tornando seus amigos. Aos poucos, eles percebem que a faculdade é mais do que créditos e notas, e para se divertir, será necessário desrespeitar algumas regras.
Hum… Não sou disso. Aliás, ODEIO a frase “regras são feitas para serem quebradas”, porque acho um absurdo. E não faço parte do grupo de pessoas que acha que, desrespeitando as regras, você irá se divertir. Existem formas e formas de diversão! Não precisa fazer nada de errado para isso!
Apesar dessa minha revolta e tudo o mais, quero muito ler o livro, porque fiquei curiosa. Será que a Shipley vai entrar em confusão (provavelmente)? E se entrar, como que ela vai fazer pra se livrar? Honestamente, eu espero que se ela fizer algo errado, que aprenda com os erros, porque de maneira nenhuma acho que isso possa servir de exemplo!




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


5 Comentários em “Coluna das Gêmeas #111 – Faculdade”


#1 Yara Prado 03-02-2013 - 09:21 -
Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Hum, só li Belo desastre da lista de hoje, e sou apaixonada pela história e pelo Travis! Foi o melhor livro que eu li desta onda erótica e nem o achei tão erótico assim. Mas me encantei com a narrativa e com os personagens. Estou doida para ler o livor no ponto de vista do Travis e se a autora vier mesmo na Bienal eu vou ter um colapso nervoso.
Já estou muito brava pelo Nicholas Sparks e pela Emily Giffin, se ela vier também, eu surto, pq até agora minha mãe não está nada feliz com a minha ideia de tentar escapulir para o Rio…haha
Mas enfim… Meninas as aulas de vocês começam amanhã? As minhas começam só dia 14! \o/
É, estou feliz por ter mais alguns dias em casa… Mas é pq vou começar a faculdade agora e estou com um certo medo do que vou encontrar…kkk
Mas boa sorte pra vocês e que este semestre seja ainda melhor do que os outros… *-*
Bjs!

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Thaila Gabriela 03-02-2013 - 09:43 -
Mozilla Firefox 18.0 Windows 7

Infelizmente eu nem tive tempo de ter a sensação de que estava parada, minha escola ficou em greve por quase 3 meses. Então, ainda tenho que terminar o ano letivo de 2012.
Bem, vamos aos livros. Sociedade Secreta e Com Louvor são livros que tenho muita vontade de ler, sempre ouço falarem super bem deles.
Eu li Belo Desastre e gostei muito, mas acho que sinopse sobre Abby não tem nada a ver com ela. Estou ansiosa para ler Walking Disaster e também pelo filme.

Boa sorte e bons estudos!
Bjos.

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#3 Ariane 04-02-2013 - 08:31 -
Internet Explorer 7.0 Windows XP

Boa sorte pra vocês nesse semestre :14
Minhas aulas começam dia 14, estou com saudades mas eu sei que quando começar vou querer férias ahahaha

Não li nenhum livro dessa listinhas… vou procurar mais sobre Com Louvor – Cecily von Ziegesar :15

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 kelry caroline 04-02-2013 - 16:47 -
Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Ah que pena que a facu já vai começar né Tati, mas voce ainda vai ter tempo pra ler um pouquinho rs, eu gostei muito do livro da KATHERINE (:

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.

#5 Luis Gustavo Salmazo 15-02-2013 - 11:17 -
Mozilla Firefox 17.0 Windows 7

Estou nessa epoca de faculdade e estou de ferias ainda mas não vejo a hora de voltar, adoro aquele lugar, acho que vou sentir muita falta quando me formar.
Mas em relação as historias que envolvem faculdade ou escola assim, eu sempre gostei, nao sei explicar muito mas sempre gostei, deve ser por ter sempre uma rotina dentro da escola desde pequinino

[Responder]

Você já comentou 29 vezes.