coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #124 – Outono
Sunday 12/05/2013 às 10:00 1736 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Bom dia, gente! Já deu pra perceber que o outono realmente está com tudo com esse friozinho super gostoso (pelo menos aqui!) que chegou em boa parte do Brasil, não é mesmo? Essa é uma das épocas que eu mais gosto no ano, sinceramente, não só porque é a estação do meu aniversário, mas é porque nem está frio demais como no inverno, e nem quente demais como no resto do ano. O ventinho fresco me deixa com a sensação de estar viva, de ser mais feliz e até me deixa mais otimista! É impressionante, mas é quase que uma terapia! Entretanto, acho que uma das coisas que mais incomodam as coisas é o fatos dos índices de umidade do ar despencarem totalmente – coisa que nós duas aprendemos a conviver, uma vez que em Campo Grande já chegamos a quase 10%! Pelo menos o cabelo fica lindo!
Uma outra reclamação que eu queria fazer sobre essa época e que acho que muita gente vai concordar comigo se resume em uma pergunta: POR QUE não temos as folhas das árvores caindo? Nós não fizemos nada de errado à natureza pra não merecermos a experiência de juntar as folhas todos os anos e depois pular em cima! Tudo bem que o clima e a vegetação do Brasil são bem diferentes dos países do norte (pelo menos daqueles que não estão na zona tropical), mas custava termos mais essa qualidade no nosso país que está precisando de muitas reformas?
Então, pra entrar no clima da minha estação favorita (e espero que seja a da Fernanda também!), os livros dessa semana são todos com o “outono” pelo menos no título!
Boa semana pra todos!

O Outono do Patriarca – Gabriel García Márquez

O_OUTONO_DO_PATRIARCA_1231467244P Esse foi o primeiro romance do autor depois de escrever Cem Anos de Solidão, de 1967, que a Carol, do Clube das Chocólatras, contou a história pra gente e parece… Bacana, talvez. :27 Enfim, O Outono do Patriarca foi publicado em 1975 e representa uma alegoria do autoritarismo na América Latina. Traz a saga de um ditador com idade indefinida entre 107 e 232 anos (só isso… :32 ), que vaga em um universo em que tudo conduz à lembrança do tempo acumulado. No palácio presidencial, onde pastam vacas, o patriarca é solitário e perseguido por um apetite sexual senil, ouvindo harpas ao vento e a subida das marés. As formigas mortais do último capítulo de “Cem Anos de Solidão” compõem uma epígrafe deste outono anunciado. São obras-primas que se completam, se seguem.
Ok, eu achei essa sinopse estranha. Não sei se algum dia leria algo assim, parece tudo muito viajado, de um jeito não legal, sabem? E a “pior” parte nem é a idade indefinida do patriarca: e esse negócio de ser perseguido por um apetite sexual senil? :07 Fiquei sem vontade nenhuma de ler, apesar de ser de um autor consagrado que eu tenho vontade de conhecer mais. Só que falando assim dele, fica parecendo que eu é que não sou culta o suficiente para entender o que ele está querendo dizer? :36 Vocês ficaram com vontade de ler?

Cores de Outono – Keila Gon

CORES_DE_OUTONO_1362006838P Olha que linda essa frase da sinopse: “Quem ama escolhe seus caminhos, vence o medo, ultrapassa a razão, duela com a dúvida entre o certo e o fácil para seguir seu coração”. Amor eterno por ela, só digo isso.
Melissa encontrou em um olhar as revelações de toda uma vida e, longe da lógica, escolheu o caminho confuso e surpreendente do amor. Ela chegou a uma pequena cidade de montanha com o intuito de cuidar de sua irmã caçula Alice, e esperava ter uma vida simples… Até encontrar Vincent :26 , um estranho arrogante, dono de irresistíveis olhos turquesa. Ele vai levá-la através da sombra e da luz para revelar surpresas de um Mundo Mágico perigoso e fascinante. Ele é o típico homem que, a cada encontro, consegue amedrontar e encantar ao mesmo tempo, e além de despertar sentimentos, ainda te faz duvidar de sua coragem. Antes que Melissa seja arrebatada por esse amor, precisa enfrentar elfos, magos e intrigas que testarão seu coração. :20
Adorei essa sinopse! E o mais legal é que esse é o primeiro volume de uma saga! (Que ainda não tem continuação, infelizmente). Outra coisa: Keila Gon, a autora, é uma paulista que viveu muitos anos em Minas! Mais um livro nacional que eu quero ler, e que acho que todo mundo também deveria!
Fiquei contente em descobri-lo, e triste por só saber de sua existência agora. Cadê maiores divulgações de livros nacionais, editoras?

Chuva de Outono – Barry Eisler

CHUVA_DE_OUTONO_1251408176P Esse é um livro de espionagem que nunca tinha ouvido falar, até encontrarmos ele quando estávamos fazendo a pesquisa para essa coluna. Conta a história de John Rain, que enriqueceu prestando serviços de eliminação de pessoas problemáticas para empregadores ricos e anônimos (vulgo matador de aluguel, né… :14 ), que contratam seus serviços de “consultoria”. Aí você se pergunta: como uma pessoa consegue matar tanta gente sem sentir remorso, ou ficar mal? :28 Bom, ele conseguiu o sangue-frio necessário para essa “carreira” com suas experiências desagradáveis como integrante das forças especiais americanas em ação no Vietnã, além de sua infância como forasteiro, primeiro no Japão e depois nos Estados Unidos. Agora, o perfeito assassinato de um burocrata obriga Rain a seguir por uma perigosa trilha de pistas que desnudam a tradição e a corrupção.
Achei muito interessante! Quero saber se no livro eles vão mostrar mais do passado do Rain, para conseguirmos compreender melhor sua cabeça, quero saber dos assassinatos dele… E esse negócio de desnudar a corrupção? Parece que vai mexer com gente do poder, gente que tem dinheiro suficiente para fazer muita coisa. Boa ou ruim. :35 E tipo, o que seriam as pessoas problemáticas? Aquelas que descobrem os podres dos outros, ou que realmente causam problemas e são do mal? Será que ele segue algum código de ética para matar? Esse tipo de coisa EXISTE?

Outono de Sonhos – Adriana Brazil

OUTONO_DE_SONHOS_1314302196P A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre esse livro é que ele faz parte de uma série chamada Foi Assim que te Amei, que constará com um livro pra cada estação do ano – o que já é algo super criativo, na minha opinião. A segunda é que essa capa é muito linda e que a da continuação, Inverno de Cinzas, também! Também acho ainda mais legal quando o autor é brasileiro e faz uma história que se passa no Brasil, com nomes em português e com situações que realmente vivemos, porque fica muito mais fácil nos ambientarmos com o enredo!
A série, portanto, começa com a história de Helen, que está prestes a começar o curso de Letras na UFSC e que não vê a hora disso acontecer. Por ser uma garota vinda de uma família bem estruturada e ter tido uma vida sem muitas complicações, Helen é cheia de sonhos, que talvez estejam mais próximos de se realizarem nessa nova fase de sua vida. Ela é convidada a terminar um conto que um ex-estudante da faculdade começou e parou, devido a um acidente, e trata sobre o amor entre um príncipe e uma plebeia. Mas o mais interessante é que, conforme sua escrita evolui, ela passa a se envolver cada vez mais com esse ex-aluno, Andrew Gamberini.
Não é segredo pra ninguém que adoramos um bom romance, mas essa série parece ser imperdível! Leio muitas resenhas boas sobre esse livro e o lançamento da continuação foi há pouco tempo, então dá pra alcançarmos logo logo! Sem contar que é quase impossível não gostar de uma história que se passa em Santa Catarina – lá é lindo demais!

Os Tambores de Outono – Diana Gabaldon

TAMBORES_DE_OUTONO__1_PARTE_1231029857P Tecnicamente falando, esse não é o único livro com esse nome: na verdade, há apenas um livro, mas ele é divido em duas partes. Ele faz parte da série que queremos MUITO ler Outlander, que começa com o A Viajante do Tempo, que falamos na coluna 76 sobre o tempo. Como esse já é o quarto livro da série (de “11” livros, como vocês podem ver no site da editora – na verdade são seis, mas só o primeiro não é dividido em duas partes), acho que a sinopse dele deve ter muitos spoilers, então vou contar um pouquinho sobre a história principal da série: Claire Beauchamp Randall é uma mulher que acabara de se casar em plena Segunda Guerra Mundial. Seu marido tem que partir para a batalha logo em seguida da lua de mel e, portanto, ela não teve muito tempo pra construir uma vida de casada. Quando ele volta, anos depois, as coisas ficam meio estranhas entre os dois como era de se esperar, que tentam uma reaproximação com uma viagem para a Escócia. Porém, essa viagem vai pregar um baita susto em Claire que, durante uma visita a uma formação de rochas, acaba saindo de 1945 e indo parar em 1743! E não pense que essa viagem pode ser algo tão fofo como acontece em Perdida, da Carina Rissi, porque antes mesmo dela conseguir lutar para encontrar um meio de voltar ao “presente”, ela se torna prisioneira de um clã.
Tenho medo de contar mais, não só por conta dos spoilers, mas porque acho que esse vai ser aquele típico livro que é mais gostoso irmos descobrindo as coisas aos poucos! A única certeza que posso dar a vocês é que as meninas do Clube das Chocólatras adoram esse livro e que nós COM CERTEZA iremos ler a série toda – principalmente porque a Rocco diminui bem os preços, que agora estão BEM mais acessíveis!
Mas vou deixar aqui um aviso: além da série ser comprida, os livros têm muitas páginas! Esse primeiro, por exemplo, tem 736 páginas, e a primeira parte de Os Tambores de Outono tem 544! Sim: 554 SÓ pra primeira parte! Isso não é lindo? :30




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


8 Comentários em “Coluna das Gêmeas #124 – Outono”


#1 Beatriz de Oliveira 14-05-2013 - 10:07 -
Google Chrome 26.0.1410.64 Windows 7

Amei a seleção, estou louca para ler CORES DE OUTONO e OUTONO DE SONHOS!!!

[Responder]

Você já comentou 3 vezes.

#2 Sumaya Lira Hermann 14-05-2013 - 17:31 -
Android Browser Android 2.3.7

Tambores de outono, Outono de sonhos são itens da minha lista de desejos há um certo tempo.acho que dessa lista são is que mais me interessam. Cores do outono parece ser um otimo livro também e os outros não conhecia.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 28.0.1500.72 Windows 7

O Tambores de Outono também está na minha lista tem muito tempo! E agora que a Rocco deu uma abaixada nos preços dessa série, está muito mais fácil comprá-los! Algumas amigas minhas já leram boa parte dessa série e, sério, elas não dispensam elogios! Acho que deve valer muito à pena!

Beijos, Sumaya!

[Responder]

Você já comentou 25 vezes.

#3 Leila 15-05-2013 - 13:52 -
Mozilla Firefox 12.0 Windows 7

Que legal! Não tinha reparado que existem tantos livros com a palavra Outono no título. Já li um livro do Gabriel García Marquez, mas este ainda não.

http://www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
*Ficarei feliz se você puder visitar e seguir meu blog!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 28.0.1500.72 Windows 7

Pois é, Leila! Eu também nunca tinha reparado até fazer uma pesquisa sobre o assunto! O tempo todo os livros vêem com alguma referência às estações, e isso é muito legal!

Beijos!

[Responder]

Você já comentou 11 vezes.

#4 Yara Prado 23-05-2013 - 17:54 -
Google Chrome 26.0.1410.64 Windows 7

Concordo plenamente com tudo o que disse a respeito de Outono de Sonhos. O livro é maravilhoso!
Conheci a autora dele na Bienal e ela é uma fofa, então quando voltei para casa estava decidida a comprar o livro (só não comprei lá pq estava caro) e foi uma das melhores compras que eu fiz. A história é maravilhosa e emocionante, os personagens são super carismáticos (e eu meio que me apaixonei por um dos personagens secundários, mas isso é detalhe) e a narrativa é muito simples e envolvente. Super recomendo, é um dos meus favoritos.
Sem contar as capas da série, né? Como você falou, são lindas, lindas e lindas. Preciso comprar o segundo logo antes que caia na besteira de ler alguma resenha dele… É, eu não li nada até agora por não querer saber o que vai acontecer até ter o livro em mãos, sabendo que vou poder ler a qualquer momento…kkk

Dos outros livros, só me interessei por CORES DE OUTONO que tem uma capa linda e uma sinopse mais linda ainda…

Bjs.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 28.0.1500.72 Windows 7

Engraçado como tem personagem secundário que parece roubar toda a atenção do leitor, né? Eu de vez em quando também fico louquinha por alguns, ou então morrendo de vontade de ter amigos como eles, mas fico muito chateada com os autores quando eles simplesmente os esquecem, não terminam suas histórias! :38
Eu também não costumo ler resenhas de continuações, não só por medo dos spoilers, mas porque gosto de criar minhas próprias expectativas… Aliás, às vezes nem leio a sinopse de m livro que já esqueci do que se tratava, porque daí fica muito mais fácil de eu me surpreender com sua história!

Beijos, Yarinha!

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Bárbara 31-05-2013 - 20:25 -
Google Chrome 27.0.1453.94 Windows 7

Fiquei morrendo de vontade de ler 4 hahaha, adorei! Adoro a coluna das gêmeas, foi uma idéia bem criativa.. Bom, to adorando o trabalho de vocês, e espero q continuem assim. :26

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!