coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #19 – Especial Brasil
Sunday 17/04/2011 às 08:02 1182 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Oi gente! Como vocês estão? Finalmente acabaram nossas provas! Recebemos algumas delas, e podemos dizer que apesar de algumas notas não terem nos agradado tanto, outras estão realmente boas! \o/ Parabéns pra gente! :29
Enfim, estamos começando a semana santa e não teremos aula! Não é demais? Mas no meio dessa coisa de religião e ovos de páscoa (ainda bem que está chegando o dia!), não lembramos que dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil! Se você teve uma infância regada de Xuxa, vai se lembrar de uma música assim: “Seu Cabral descobriu, terra vista dia 22 de abril; Seu Cabral descobriu, essa terra nova era o Brasil!”. :10 Sabemos que desenterramos bem essa música, mas tem tudo a ver com o descobrimento! E, para comemorar essa data, selecionamos cinco livros de épocas diferentes, que mostram não só como eram os nossos costumes, mas o nosso povo também! Esperamos que gostem! Ah! Quase íamos esquecendo: controlem sua ansiedade e não abram os ovos de páscoa, hein?

O Vampiro que Descobriu o Brasil – Ivan Jaf

Assim, eu comecei a ler esse livro há muito tempo atrás, e na época, se não gostava do livro logo no início, não continuava e largava. :13 Eu não tenho certeza se ainda o tenho guardado, e se tiver, com certeza vou dar outra chance. Nem lembro exatamente porque não gostava, mas enfim. Ele conta a história de Antonio Brás, dono de uma taberna próxima de Lisboa, que um dia virou vampiro, depois de ser atacado por um cliente que demorava a sair de seu estabelecimento. Como Antonio queria destruir o velho que o transformou, foi procurá-lo nas capitanias de Cabral, já que provavelmente era lá que ele se encontrava. Chegando ao Brasil, Antonio passa a procurá-lo.
O livro aborda a temática dos 500 anos do país, e durante o enredo, podemos ver os regionalismos e as semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal. :04 O legal é que enquanto os anos passam, vamos tendo vislumbres do que estava acontecendo no Brasil! Outra coisa: o autor polemiza dizendo que alguns políticos famosos eram também vampiros. Acho que pode ser uma leitura bem interessante!

Gabriela Cravo e Canela – Jorge Amado

Não tinha como fazer uma coluna especial do Brasil sem falar do Jorge Amado, esse autor que era tão brilhante na hora de escrever suas histórias, que até hoje são as favoritas de muitas pessoas. Este romance pode ter sido publicado em 1958, mas tenho certeza que se você pegar o livro para ler hoje vai se divertir e não sentirá dificuldade de entender nada! :28
Na década de 20, lhéus, que até então era uma cidade muito rica, tinha uma intensa vida noturna, cheia de bares e bordéis. Nacib é um sírio, dono do bar Vesúvio, que acabou de perder sua cozinheira em um momento nem um pouco oportuno. Até que aparece Gabriela, que acabou de voltar para a cidade e quer se estabelecer como cozinheira ou doméstica. Ela ajuda Nacib, acaba sendo contratada e logo eles começam a ter um caso.
Acho que todos vocês sabem que somos apaixonadas por Capitães da Areia, que falamos nessa coluna. É impressionante a facilidade que você fica envolvido com a história, e só quer largá-la quando terminar! O próximo livro que vamos ler do Jorge Amado com certeza vai ser esse! :23

Iracema – José de Alencar

Seu professor de literatura com certeza já falou sobre essa obra e provavelmente citou este trecho: “Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado”. Aconteceu conosco! :12 Publicado em 1865 e parte de uma trilogia de obras indianistas do autor (ou outros são Ubirajara e O Guarani), “Iracema” é uma alegoria do processo de colonização brasileira e de toda a América – tanto que Iracema é um anagrama de América e Martim remete ao deus greco-romano Marte, o deus da guerra e da destruição. O enredo gira em torno dessa paixão entre os dois e a própria história do Ceará, terra natal de José de Alencar. Há uma intenção bem nacionalista que embeleza a região, ampliando a imagem daquele Nordeste paradisíaco e deixando de lado a aparência de sertão semi-árido.
O livro é muito bonito. :28 Acho que já falei uma vez mas, quando o li, foi por engano – tinha que ler Cinco Minutos e, quando percebi, já tinha terminado Iracema (li naquela versão da Martin Claret). Portanto, se acontecer de vocês lerem Cinco Minutos e comprarem essa mesma versão, não deixem de ler Iracema!

Antes do Baile Verde – Lygia Fagundes Telles

Nascido do conto homônimo “Antes do Baile Verde”, que fala sobre uma jovem que se prepara para ir a um baile de Carnaval enquanto seu pai está a um passo da morte no quarto ao lado, essa obra de 20 contos, escritos entre 1949 e 1969, evocam um clima de desencanto e dissipação. Há meio século, Lygia já falava sobre o adultério, a insatisfação conjugal e a desmistificação dos papéis familiares! Hoje eles podem ser super debatidos, mas, naquela época, em que a autoridade da família era centrada no pai e a mãe era símbolo da dedicação ao lar, esse tipo de abordagem era completamente polêmica! :34
Lemos o conto há quase seis anos e, ainda assim, pensamos muito em como a Lygia explorou o egoísmo e a mesquinharia. Aquele conto pode ter sido escrito há muitos anos, mas aquela situação é muito corriqueira! Acontece a todo momento, em todo lugar! :33 Pela incapacidade de assumir suas falhas, ela transfere a culpa a outros fatores, justificando todos os seus atos para si e para a empregada (com quem ela mantém um diálogo durante todo o conto). Já pararam pra pensar em quantas vezes fazemos isso?

Macunaíma – Mário de Andrade

“Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”, é uma obra de 1928 e considerada um dos pilares da cultura brasileira. Sua narrativa picaresca reelaborou literalmente temas de mitologia indígena e visões folclóricas da Amazônia e do resto do país, propondo uma nova organização da linguagem literária – que ficou bem brasileira. Macunaíma é um anti-herói, marginal, um índio que representa o povo brasileiro e a sua atração pela cidade de São Paulo, pela máquina. A obra toda se contrapõe àquela sociedade moderna, fria e racional, e consegue transparecer, claramente, as propostas do movimento antropofágico, que buscava uma relação de igualdade real da cultura brasileira com as demais.
Não é lá um livro muito popular :36 , vejam bem, mas acho que vale muito à pena! Principalmente se formos analisar todas as mudanças que a Semana de Arte Moderna provocaram na nossa cultura, principalmente literária. Então, se você está estudando essa parte na História (ou ainda vai ver), dê um susto no seu professor! :19 Leia!

Não se esqueçam! Na próxima coluna terá sorteio! Será um marcador do blog + um adesivo + uma surpresa! :04 Não deixem de participar!




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


34 Comentários em “Coluna das Gêmeas #19 – Especial Brasil”


#1 Paulinhaa 17-04-2011 - 09:52 -
Google Chrome 10.0.648.204 Windows XP

adorei a coluna =D
e parabéns pro Brasiiil \o/

[Responder]

Você já comentou 15 vezes.

#2 Babi Lorentz 17-04-2011 - 11:21 -
Mozilla Firefox 3.6.16 Windows 7

Ei, meninas! Adorei o tema dessa semana, mas acho que vocês se esqueceram de um ótimo livro que poderia ter entrado ai, pelo menos, como extra: Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva. O livro é ótimo, mostra um pouco da época da ditadura e essas coisas, além de ser uma história real. Beijão pra vocês.

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

É verdade, esse livro é mesmo bem interessante! Mas pra te falar a verdade, não lembrava ao certo sobre o que falava, aí acabou que não colocamos… :26

Beeijo! :04

[Responder]

Já comentou 52 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Lis 17-04-2011 - 16:37 -
Google Chrome 10.0.648.204 Windows 7

Oi minhas queridas… que bom que acabaram as provas hein, na minha primeira semana de prova da faculdade eu penei tanto, quando acabou a última eu sai sentei num banquinho e chorei tanto no telefone com minha mãe, falando que ia largar tudo, o pessoa dramática né rs, mas enfim, o bom é que já estou no terceiro e estou começando a me acostumar com semanas tensas assim.

Agora os livros, eu só li Macinaima por causa do nome, sério achie o nome tão fofinho, mas faz tanto tempo que nem lembro rs.
Agora Iracema eu fiz até teatro hahahha, super bonitinho, então lembro melhor, não que o teatro tenha sido tão bom assim kkk, mas foi memorável rsrs

ótimo post meninas
beijão

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

Que triste a sua primeira semana de provas, Lis! :33 Mas é estressante mesmo, tem uma hora que você só quer sentar e chorar, e desistir de tudo… É só ter forças para aguentar, porque uma hora ou outra acaba a semana e o estresse também! Ou não, né… :04
Fazer teatro sobre um livro é uma ótima forma da gente conhecer melhor a história e os personagens, né? Você se coloca no lugar do personagem e tenta colocar o máximo de sentimento que ele transmite. Não é fácil, mas é muito divertido! :31

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Mariana 17-04-2011 - 17:08 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Amo José de Alencar, e já li muuuitos livros dele, mas Iracema, ainda não li.Todo mundo diz que é realmente lindo!!
beijo

[Responder]

Bruna responde:

Google Chrome 10.0.648.204 Windows XP

Também ainda não li Iracema, confesso que nunca tive realmente vontade de fazê-lo, mas agora até que me interessou :30 , gosto de belas histórias, não sou muito fã de livros muito “pesados” :16

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

Não sou muito fã de livros pesados também. AMO aqueles que me fazem sair da realidade e me divertem!
Só às vezes que eu pego um, até para mudar um pouco, e é sempre muito gostoso!

Beeijo!

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

Eu também não li, quero ver se uma hora que tiver uma folguinha, eu pegue o livro pra ler…
A Tatiana adorou!

Beeijo!

[Responder]

Mariana responde:

Internet Explorer 8.0 Windows 7

Esse é que é o problema, rsrsr encontrar uma folguinha nessa loucura que é nossa vida!! Mas para ler a gente dá um jeitinho né?
beijo

[Responder]

Já comentou 166 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Belinha 17-04-2011 - 20:10 -
Google Chrome 10.0.648.204 Windows XP

Adorei as sugestões de livros!
tema super criativo..
tive que ler Iracema pra escola agora no 1º Bimestre!
adorei a história só a linguagem que é um pouquinho diferente.

Beeeijos, (como sempre) adoro a coluna de vocês!
;))

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

A linguagem é diferente mesmo… Acho que é por isso que as escolas gostam de colocar esses livros para lermos, porque podemos sentir a diferença e ver como a nossa linguagem mudou conforme os anos foram passando…

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 16 vezes.

#6 Camila Leite 18-04-2011 - 09:12 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Nossa que saudade de passar por aqui :D
Fiquei morrendo de vontade de ler a primeira dica: O vampiro que descobriu o Brasil! *-*
Beijos, Milla ?

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

[Responder]

Você já comentou 18 vezes.

#7 Óticas 18-04-2011 - 09:48 -
Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

Que maravilha heeim! Eu ainda tenho aula até quarta pode!? Nem pra ficar a semana toda também. =/

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

É, várias escolas e faculdades tiveram aula até quarta…
Acho que, apesar de ter aula, tudo fica um pouco mais light, já que o feriadão tava chegando, sempre tem gente que falta ou viaja… Aí não dá pra ficar passando muito conteúdo mesmo…

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Alinne 18-04-2011 - 19:51 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Muito legal a coluna…Já li alguns destes livros também como Iracema, Gabriela cravo e canela ,Macunaíma entre outros. :31

[Responder]

Você já comentou 12 vezes.

#9 Óticas 19-04-2011 - 09:46 -
Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

Nossa iracemaa! Quanto tempo não vejo esse livro.

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Sheylla 23-04-2011 - 14:19 -
Mozilla Firefox 3.6.16 Windows XP

Ja li Manual de sobrevivencia Familiar do Ivan Jaf. Ja conhecia esse, mas nao tive oportunidade de ler.
JA li Iracema! É bom!

Ahh. Orgulho da Bahia!! rs
Moro “perto” de Ilhéus!! (Acho que demora 1h e 30 min.) *-*
Jorge Amado foi um ótimo escritor. Infelizmente ainda nao tive oportunidade de ler alguma obra dele. Pensando em raptar algum livro da minha tia!! rs =P

Ahh, 5 minutos e Viuvinha é muuuuito bom!! rs

Beeijo.

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

Nós lemos Cinco Minutos tem alguns anos, é muito bom mesmo!
A Viuvinha ainda não… :04
Leia Jorge Amado sim, você vai amar!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 114 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 RUDYNALVA SOARES 24-04-2011 - 00:13 -
Mozilla Firefox 3.6.16 Windows XP

Olá queridas!
Que saudade daqui…
Animem-se, provas são assim, umas boas, outras nem tanto, aos poucos melhora.
Aqui estamos bem felizes, pois as minhas geminhas estão aqui… sim, Rafaela chegou de surpresa e deve retornar amanhã, estamos bem felizes.
Chocolate? Nossa! REgime voou…kkkkkkkk Temos comido muito e fiz uma cestinha de emborrachado com formato de coelhinho e enchi de chocolates para presentear as gêmeas, elas morreram de rir, mas adoraram, porque a cestinha da para colocar um monte de treco.
E falando em páscoa:Feliz Pascoa!

Desejo que o coelhinho da Páscoa lhe traga muito mais
que simples ovos de chocolate! Que ele lhe traga muita
Paz, Saúde, Amor, Felicidade, Compreensão e Carinho!
Que você seja sempre abençoada por aquele que nos deu
sua vida! É o que lhe desejo de coração!
CHEIRINHOS
Rudy

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 10.0.648.205 Windows 7

Owwwn, Rudy! Feliz páscoa pra você e pra sua família também!
Que vocês fiquem recheados de paz, alegria, saúde, união, amor, carinho e muito chocolate!
Muito obrigada pelo carinho, viu?
Aposto que as gêmeas adoraram mesmo a cesta!

Beeijo! :04

[Responder]

RUDYNALVA SOARES responde:

Mozilla Firefox 3.6.16 Windows XP

Nanda!
Obrigada querida, espero que a páscoa de vocÊs tenha sido maravilhosa, porque a nosa está no finalzinho, mas foi fantástica. Rafinha viaja 00:00h snif:(
Elas adoram sim!!kkkkk Já estão até usando…
cheirinhos
Rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#12 RUDYNALVA SOARES 24-04-2011 - 00:16 -
Mozilla Firefox 3.6.16 Windows XP

Quanto aos livros, fico bem feliz porque já li todos! YES!! Até que enfim…kkkkkk
E O Vampiro que Descobriu o Brasil – Ivan Jaf é hilário, super recomendado, vocÊs vão morrer de rir, é ótimo!
Lygia é imprescindível e os outros, clássicos, muito bons também, gosto muito da irreverência de Jorge Amado e Gabriela supera todos.
É isso!
Boa páscoa para todos!
cheirinhos
Rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#13 Kamila Michel Raupp 06-05-2011 - 00:29 -
Google Chrome 11.0.696.60 Windows 7

AMO, AMO ver coisas de autores brasileiros e fico feliz demais quando eles recebem divulgações merecidas!!

Bjs, kah!

[Responder]

Você já comentou 34 vezes.

#14 Yara Prado 10-06-2011 - 09:48 -
Google Chrome 12.0.742.91 Windows 7

Ah, da lista, eu só me interessei, um pouquinho, por Macunaíma…
É que eu não sou muito fã dos livros daquela época…
Eu sei que é praticamente um crime, mas não gosto… Meu professor de literatura fica doido da vida comigo, só porque eu não leio nada do que ele manda, mas sinceramente, meu gosto é outro……
Bom, seu um dia, talvez, quem sabe, eu ler Macunaíma ele vai ficar um pouco mais feliz, né?
Mas, por enquanto, deixa ele se estressar, num ligo…rsrsrs

.

[Responder]

Samara responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows XP

Yara, mas que coisa feia menina, não se interessar pela literatura brasileira é praticamente um crime… hsauhsauhas
seremos presas junta então… nem mesmo Macunaíma me interessa… kkk
fazer o que né, não se pode ser perfeita…kkkk

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Pensa no lado bom…
Não vamos ser solitarias, depois de sermos presas… rsrsrs
Só me interessei um pouquinho em ler Macunaima porque assisti, em algum lugar, um programa falando sobre o livro e a menina que fez o programa gostava de vampiros…rsrsrs
Ai, fiquei um pouquinho curiosa, porque já que ela gosta de vampiros e gostou do livro…
Temos algo em comum…
Apesar de achar que Macunaima não tem vampiros…rsrsrs
Quem sabe uma semana antes do vestibular eu leio?rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Samara responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows XP

pior né… hsauhasuhs
teremos uma a outra la dentro… kkkk
ah ta explicado…
bem que eu achei estranho… xD
então, seremos duas que leremos alguns dias antes do vestibular tbm…
mas aff, sinceramente é um saco ler um livro que não te interessa… eu, pelo menos, não consigo ler mais de 50 paginas…¬¬
hsauhsauhasuash

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Como não vamos ser sozinhas, vamos poder, pelo ao menos, conversar sobre os livros que lemos e que gostamos, né?
Então, estamos combinadas?
Uma semana antes do vestibular, agente lê… (Unindo forças…)rsrsrs
Tambem não leio mais que 50 paginas…rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Samara responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows XP

é, realmente…
e a gente pode até pedir para quem for nos visitar para levar alguns né… hasuhasuhasuh
estamos combinadas sim… xD
haha com certeza… hasuhas
então acredita que eu ainda não terminei de ler As cronicas de Nárnia? pois é, o Rodrigo vai me matar… kkkk
ja li um monte de livros e não terminei o dele…^^

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Verdade… Vamos pedir, mesmo…rsrsrs
Nossa, que coisa feia… Não terminar o livro…
Se eu fosse o Rodrigo, ia brigar muito com voce…rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Samara responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows XP

o problema nem é não terminar, o problema é que ja li outros entende? e ainda não terminei o dele… kkkkk
é, se eu fosse ele, tbm brigaria muito comigo… kkk
onde ja se viu, fazer uma coisa dessas né… hasuhuhas

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Exatamente…
Ai de vc se fizer uma coisa dessas com o meu…rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#15 Raquel Pereira 30-11-2011 - 22:44 -
Google Chrome 15.0.874.121 Windows XP

Estava procurando uma coluna sobre livros nacionais e achei essa.
Eu acho que o Brasil está de parabéns pelos autores e grandes livros que temos publicados.

Bjok

[Responder]

Já comentou 51 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!