coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #32 – Bibliotecas
Sunday 17/07/2011 às 08:02 1006 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Olá, bookaholics queridos! Como passaram a semana? Muitas novidades? Muitos livros? Eu e a Fernanda tivemos uma ótima semana, com um saldo de 8 novos livros, e mais os dois que ganhamos da linda da Priscila na semana passada! :29 E vamos combinar: ganhar um livro, cheirar aquele papel novinho e se dar conta daquelas palavras que estão loucas para serem lidas quase não têm comparação com nada – a não ser comer um brigadeiro maravilhoso, como o que eu comi hoje.
Essa semana, lendo ótima resenha da Camila de Ler, Viver E Amar, da Jennifer Kaufman E Karen Mack no Leitora Compulsiva, me vi pensando muito sobre a frase que ela deixou logo no início: “Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. Às vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso. Não que eu não termine lendo-os todos, um por um. Eu os leio. Mas o mero ato de comprá-los me deixa alegre – o mundo é mais promissor, mais satisfatório. É difícil explicar, mas eu me sinto, de alguma forma, mais otimista. A totalidade do ato simplesmente me faz feliz.” De uma forma menos Becky Bloom, considero-a minha cara: ao acabar de abrir o meu pacote, por mais feliz que eu estivesse, eu queria mais livros. Fui duas vezes essa semana na livraria e a vontade era de levar tudo! Mas de uma forma geral, eu sou uma pessoa controlada, penso muito sobre o que levar e o que deixar e, no final das contas, a alegria de estar rodeada de novos livros, que deixaram a minha estante ainda mais linda e completa.
Saber que estou construindo a minha biblioteca, que estou criando o meu cantinho de cultura, paz e felicidade, é mais um sonho realizado. E é nesse clima de nostalgia que na coluna dessa semana, listaremos alguns livros que mostram esse universo tão particular e querido por nós! :23

A Menina que não Sabia Ler – John Harding

A pequena Florence é uma menina negligenciada pelo seu tutor e tio: Passa seus dias perambulando pelos corredores de uma distante e escura mansão da Nova Inglaterra, em uma rotina totalmente tediosa. Até o dia em que descobre uma biblioteca proibida e passa a ler os livros em segredo. Mas, nessa mansão, existem segredos que jamais deveriam ser revelados, e perguntas começam a surgir: quem eram seus pais? O que a Srta. Taylor esconde? Por que o tio a proibiu de ler? Quem é a mulher misteriosa que aparece em seu sonho sempre ameaçando seu irmão caçula, o Giles? Essas são perguntas que Florence precisa responder para ajudar a defender seu irmão e a preservar sua paixão pelos livros, que são seus únicos companheiros e confidentes.
Esse parece ser o típico livro que você passa a história inteira querendo descobrir quais são as respostas, e fica torcendo para tudo ficar bem, não é? :04 E vamos nos colocar no lugar da Florence: passar os dias trancada dentro de uma mansão sem ter absolutamente nada para fazer deve ser extremamente chato! Não é de se espantar que ela devore todos os livros da biblioteca, não é verdade? Quer dizer, se fosse eu, já teria perdido minha paciência há muito tempo! :06 Se antes eu não teria nem um livro para ler, não precisamos nem pensar em televisão, rádio, computador… Talvez uma corda para pular. Sei lá, fiquei agoniada com a possibilidade de ficar lá, e me fugiram várias idéias… :37

Alcatraz Contra os Bibliotecários do Mal – Brandon Sanderson

Ser bibliotecário deve ser uma maravilha: você deve organizar os livros, ajudar bookaholics como você a descobrirem novas literaturas e estar sempre ao lado dos seus grandes amigos. Se você é como eu, que sempre teve o maior carinho e respeito do mundo com esses profissionais, com certeza ficaria de queixo caído se descobrisse que, na verdade, eles inventaram todas as informações que nós conhecemos e que todas as informações dos livros que lemos não são confiáveis? :34 Alcatraz é órfão, tem 13 anos e já foi devolvido por 26 famílias – o que, vejamos só, é um número considerável, até mesmo para um garoto com o dom de destruir as coisas (nem um pouco desastrado, né? :30 ). Um dia, porém, recebe um pacote cheio de areia como herança de seus verdadeiros pais e é roubado pelos Bibliotecários do Mal (os falsos amantes dos livros), além de estar sob ameaça de um agente Bibliotecário! OMG! Eu não posso deixar de ler esse livro e descobrir qual é a dos bibliotecários!

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken – Jostein Gaarder

Nils e sua prima, Berit, passaram as férias de verão no interior da Noruega, em uma cidade chamada Fjærland. Para manterem contato, decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade para outra. Quando Nils compra seu diário em uma livraria, conhece uma mulher estranha que já havia visto durante as férias, e ela faz questão de ajudá-lo a comprar o diário.
Depois de saber desse ocorrido um tanto quanto estranho, Berit se põe a segui-la em Fjærland e pega uma de suas cartas (tudo pelo bem da investigação, claro! :05 ). Nela, ele fica sabendo de uma tal de Bibbi, que menciona um sebo em Roma que guarda não só livros raros, mas livros ainda não escritos, sendo um deles referente a uma “biblioteca mágica”! Lógico que os dois precisam investigar isso! :31
Olha só que história simpática! Parece ser dessas aventuras que toda criança gostaria de viver, com direito a muito suspense! :12 E tudo isso relacionado a uma biblioteca! :23
Imagina entrar em um sebo com livros raros? Devem ter livros para todos os gostos, todas as idades… Gostaria de encontrar a primeira edição de Orgulho e Preconceito! E se tem livros que ainda não foram nem escritos… Imagina encontrar um de sua própria autoria? :11 Olha que legal! Seria uma surpresa e tanto!
Outra coisa que me chamou a atenção: repararam nos nomes diferentes? Só o da cidade, por exemplo, não consigo pronunciar! Fui pesquisar sobre a letra æ, e olha só o que achei no Wikipédia: “Hoje é considerada uma letra por si só no dinamarquês, feroês (língua oficial das Ilhas Feroé, e é uma das três línguas escandinavas insulares descendentes do norueguês antigo), islandês e norueguês”. Interessante! :02

O Segredo das Coisas Perdidas – Sheridan Hay

Rosemary é uma adolescente australiana que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando sua mãe morre repentinamente. Ela ganha uma passagem aérea para Nova York e acaba indo para lá. Como precisa de dinheiro, começa a trabalhar em um sebo de livros, a Arcade, que é quase um personagem a mais na história, e descobre que nela não ficam acolhidos somente livros novos, usados, raros e perdidos, mas pessoas também.
Que vontade que eu tenho de ler esse livro! :28 Pensem na situação da menina: ela acaba de perder sua mãe, vai tentar reconstruir sua vida em outro país e acaba trabalhando em um sebo! Estão vendo? Os livros podem ser a nossa melhor saída! :12 Sem contar que nossa, quem não gostaria de trabalhar em um sebo ou livraria? No sebo, o único problema é a poeira, que me faz espirrar horrores (e, infelizmente, meu espirro não é dos mais discretos :38 Já passei por situações muito constrangedoras… :13 ), mas também tem exemplares que não encontraríamos em uma livraria comum. Já na livraria, seria dia de festa quando chegassem caixas com lançamentos! Imagina a felicidade de abrir uma caixa com exemplares novos de uma história que você estava esperando meses pelo lançamento? :23 Mas, independente da escolha, ficar rodeada de livros durante uma parte do dia, e receber para organizá-los e vendê-los deve ser ótimo!

Assassinato na Biblioteca – Helena Gomes

Eu não vivi a época da ditadura e acho que muitos aqui também viveram, mas é impossível não saber um pouco sobre essa passagem histórica no Brasil, que sempre cai em muitos vestibulares, provas e que mexe com o imaginário de muitos de nós, que sempre vivemos num governo “democrático”. As histórias que giram em torno das perseguições e da repressão, por exemplo, sempre foram as que mais despertavam o meu interesse durante as aulas de história.
Agora imagine você, bookaholic, descobrindo mais sobre esse passado da história do Brasil durante uma investigação para desvendar o assassinato da bibliotecária da sua escola? :34 Igor, novo estudante de um tradicional colégio de Santos, se encontra nessa posição. E digo mais: ele é apontado como o principal suspeito por ter encontrado o corpo! :10 OMG! Acredito que os adoradores de tramas policiais podem gostar muito desse livro! E até mesmo que não está muito acostumado (ou perdeu o costume, como é o meu caso) pode se surpreender com o suspense em torno da descoberta do verdadeiro assassino (e dos detalhes da ditadura que poderão ser revelados).




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


28 Comentários em “Coluna das Gêmeas #32 – Bibliotecas”


#1 Larissa 17-07-2011 - 09:13 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Adoro a coluna das gêmeas, o único livro q eu conhecia dos citados era a Menina que não sabia ler, o resta nunca tinha ouvido falar!
Parabéns pelo blog! :23

[Responder]

Larissa responde:

Internet Explorer 8.0 Windows 7

OMG, nunca fui a primeira a comentar! Q legal! :23 rs

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Obrigada pelo carinho! A Priscila faz um trabalho incrível com o blog, né? É um prazer fazer parte dessa equipe!
Muitos livros que envolvem bibliotecas são ótimos, não só por envolverem um dos melhores lugares do mundo para nós bookaholics, mas por sempre terem aquele ar de mistério e informação guardada! :31

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 197 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 raffa fustagno 17-07-2011 - 10:51 -
Mozilla Firefox 3.6.18 Windows Vista

Confesso que a A menina que não sabia ler é um livro que tnho mt curiosidade de ler..talvez pq o título me lembre o livro que tanto AMO ” A menina que roubava livros” , mas tenho que tomar vergonha na cara ( rs) e terminar de ler tds os livros da estante..meu surto de viciada me faz comprar mts livros mas ainda tem uma penca para ler..rs

bjos
Raffa Fustagno
http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

É verdade, às vezes não importa quantos livros temos na nossa estante e quantos deles ainda faltam ser lidos, mas essa compulsão por mais nunca acaba! E o pior é que todo mês tem um lançamento ou outro que nos deixa arrepiadas de vontade de comprar! :19 #BeckyBloomFeelings

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 14 vezes.

#3 Mariana 17-07-2011 - 12:16 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Também tenho um espírito meio Becky Bloom, só que voltado para os livros. Nada se compara quando nossas encomendas de livros chegam, é tanta alegria :29 , e essa mania de gostar de cheirar as páginas do livro novo eu tbm tenho (e acho que na verdade muita gente tem rsrsr).
Em relação aos livros…eu adoraria um dia poder trabalhar em uma biblioteca ou livraria assim como no “Segredo das coisas perdidas”, seria muito bom cuidar dos livros, organizá-los, fazer indicações de leitura aos visitantes :23 :23 . Trabalhar em um sebo seria um pouco complicado por causa da poeira. Se quando leio um livro antigo não paro de espirrar imaginem estar em contato direto e diário com eles…No mínimo ia tbm passar a maior vergonha de tanto espirrar rsrs
Adorei a coluna desta semana, que fala de um assunto nada mais que fantástico!!
Beijoss
P.S: Amei os marcadores que mandaram, muuuuito obrigada, vcs são uns amores!!

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Quando eu abro os meus pacotes e cheiro os meus livros, meus pais sempre me olham meio torto, mas eu aposto que eles nunca nem experimentaram! Tenho certeza de que cheiro de livro novo é mais viciante que qualquer outra coisa! :12
Trabalhar em um sebo deve mesmo ser meio complicado. Lembro que uma vez passei uma hora em um sebo e a única coisa que conseguia pensar quando saí de lá era em lavar a minha mão e o meu nariz, porque a poeira parecia ter tomado conta de mim. Um livrinho ou outro mais velho é um charme, mas não vale a pena ter uma crise alérgica catastrófica!
Isso se você também não contar a falta de organização de muitos desses lugares – as livrarias já vivem com os livros meio fora de ordem (pelo menos aqui) e todos eles são novos, agora imagina os mais antigos? :10

Que bom que gostou dos marcadores! :29 Nós adoramos os seus comentários e ficamos muito felizes de você ter sido a nossa sorteada!

Beeijo! Boa semana!

[Responder]

Mariana responde:

Internet Explorer 8.0 Windows 7

Hoje mesmo chegou um pacote aqui em casa, e fazia um tempão que eu não tinha livrinho novo :03 . E sabe o q aconteceu? mostrei meu livro para meu pai e ele o cheirou :29 me imitando e tirando um leve sarro de mim…Me vi personificada nele, foi bem engraçado.
beijoss

[Responder]

Juliana Costa responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Aaaah, o cheirinho das páginas do livro.. Não tem nada melhor! Normalmente, quando empresto livros e as pessoas me devolvem sempre os cheiro e elas ficam com uma cara muito estranha para mim, daí tenho que explicar que é uma mania minha haha :16

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Quando a gente olha as pessoas cheirando os livros, nós entendemos o prazer que elas estão sentindo, mas quando fazem isso pra gozar da nossa cara, parece muito diferente, né? hauhauahuah Meu pai vive tirando sarro da minha cara e, quando eu o vejo fazendo isso, até parece estranho cheirar os livros. Daí eu cheiro e percebo que só parece estranho porque eu sei que ele não sente a mesma alegria que eu. :02

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 166 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Luan Queiroz 17-07-2011 - 15:58 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

O prazer de receber um livro novo não se compara a nada mesmo – faz tanto tempo que eu não me delicio com um bom brigadeiro que nem me lembro o gosto. Dos livros recebidos essa semana, só li “A Menina Que Não Sabia Ler”!É ótimo!

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Fazia um BOM tempo desde o meu último brigadeiro e, ao julgar pela cara da mulher que estava ao meu lado, eu estava redescobrindo a magia do chocolate, porque ela ficou impressionada com a minha felicidade e sensação de descoberta! hauhauahuahuah Claro que bate certo constrangimento depois que você se toca que está dando o maior show da alegria, mas brigadeiro é bom mesmo e nós temos que aproveitar cada pedacinho!

Beeijo! ;3

[Responder]

Juliana Costa responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Pois é, nada se compara ao cheirinho de um livro novo e a felicidade de recebê-lo!

[Responder]

Você já comentou 9 vezes.

#5 Luana 17-07-2011 - 19:37 -
Mozilla Firefox 3.6.18 Windows 7

Livros em bibliotecas são maras acho muito interessante, e quero ler Alcatraz parece ser bem legal.

Bjs

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Livro de biblioteca em um charme especial, né? Uma das coisas que mais me impressionam nesses livros é imaginar quantas pessoas já tiveram uma experiência literária com aquele mesmo exemplar que eu tive a minha! :28

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Michely Miranda Pereira 17-07-2011 - 21:46 -
Mozilla Firefox 5.0 Windows 7

Amei esse post, é com certeza um dos meus favoritos. Quem não adoraria trabalhar ou ter um sebo, ou livraria, com certeza seria maravilhoso. Encontrar relíquias literárias, ou cheiro de livro novo recém-lançado. Adoraria um emprego assim. Com certeza esses livros são muitíssimo interessantes. Aventuras, mistérios, investigações, tem para todos os gostos. Adorei mesmo esse post, com certeza são mais livros para a minha futura “bibliotequinha”, apelido carinhoso, da pequenina que estou montando aos poucos…

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

A minha biblioteca ainda é pequena, principalmente se eu levar em consideração o tempo que levo pra abastecê-la, mas sei que no final das contas ela vai ser muito especial, independente do tamanho, porque o que mais importa é o carinho que eu terei com cada exemplar que estiver ali! :29
Eu acho que as pessoas que trabalham em livrarias/sebos tinha que ser, acima de tudo, leitores. Tem tanta gente que arranja emprego em livraria e acaba só querendo te vender mais e mais! Isso me tira do sério! Principalmente quando passam informação errada!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 28 vezes.

#7 Matheus Goulart 17-07-2011 - 21:52 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Oi meninas!

Adorei o tema da coluna dessa semana. Conheço o primeiro, o segundo e último. Tenho muita vontade de “A menina que não sabia ler” e “Assassinato na biblioteca” também me chama atenção.

– Matheus, Bobagens e Livros

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Para nós, bookaholics, nada como uma biblioteca pra nos deixar animados, né? :23
Que bom que gostou do tema dessa semana!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 29 vezes.

#8 Fernanda 18-07-2011 - 09:00 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows XP

Ei meninas,

Adorei a escolha de hoje para a coluna, adoro livros sobre o tema. Alcatraz eu adoro, é muito divertido. A menina que não sabia ler e Assassinato na biblioteca eu não li e sou doida para comprar.

Tem também O nome da rosa que é muitooo bom, acho que tem mais sobre o tema que não lembro agora rs. Ah tem aquele do Dewey um gato entre livros ou algo assim rs.

bjo
Nanda

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Own, o livro do Dewey está na minha lista de futuras aquisições! :23 Acho que falamos dele na coluna de mascotes e, quando eu fui pesquisar mais sobre o livro, me encantei com a história dele! Sem contar que dá uma vontade louca de apertar aquele gato fofo! :11
Eu ainda não li O Nome da Rosa e acho que, agora que você falou, esse pode ser mais um dos motivos pra eu justificar as minhas compras literárias – investirei nas próximas colunas! :18

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Yara Prado 18-07-2011 - 12:09 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Ah, tenho estilo Becky Bloom…\o/\o/\o/rsrsrsrs
Só conhecia A MENINA QUE NÃO SABIA LER…(Que ja esta na minha lista…)
Ah, ja estava esquecendo:
Amo bibliotecas…rsrsrs

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Esses dias atrás eu estava vendo Becky Bloom e pensando sobre essa compulsão pelas compras e cheguei a uma conclusão: e impossível nos controlar com tantos bons lançamentos literários!
E tenho até algumas boas justificativas: estamos investindo na nossa cultura/português/fala/escrita, estamos montando uma fonte de cultura para a próxima geração, entre outras! :29 Fala sério, agora ninguém pode ficar bravo com os nossos gastos! :16

Beeijo! ;3

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Nossa Tatiana, você disse tudo!!!
Estamos investindo…
E concordo, ninguém pode ficar bravo com nossos gastos… Afinal todo mundo tem uma “paixão”… Tem gente que gasta rios de dinheiro no salão de beleza, no cinema…. Agente só achou um outro jeito de gastar nosso dinheirinho…rsrsrs
Ainda não li Becky Bloom (por falta de oportunidade…), mas sei que ela é super consumista…rsrsrs…
Por isso que disse que tenho o estilo dela…
É só ver algum lançamento que começo a atormentar minha mãe para ela comprar para mim…
Mas espera só até eu arrumar um emprego… Vou comprar tudo em pré venda… Porque cheguei a mesma conclusão que você… É impossível nos controlar com tantos bons lançamentos literários…rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Juliana Costa responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

é melhor nós termos a mania da Becky Bloom em livros do que em outras coisas ruins, tipo drogas e bebidas, né? Sempre digo isso aos meus pais e eles ficam me olhando de cara feia porque sabem que tenho razão haha :02

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Juliana Costa 20-07-2011 - 16:54 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Todo mundo fala tão bem de A Menina Que Não Sabia Ler… morro de vontade de lê-lo! :20

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Eu tinha certa curiosidade, mas a Fernanda sempre foi muito empolgada pela leitura e eu acabei ficando também! Acho que depois dessa coluna ela vai dar um jeito de comprar logo o exemplar dela! :28

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 202 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 Cindy 21-07-2011 - 23:17 -
Google Chrome 12.0.742.112 Mac OS X 10.6.3

Aaaah, só pela sinopse eu já adorei todos os livros!

Preciso anotar os nomes para adicionar na minha lista quase infinita de livros que eu quero ler xDD

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!