coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #35 – Advogados
Sunday 07/08/2011 às 08:02 951 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Oi, pessoal! Como vocês estão? A semana foi fria? Aqui a temperatura caiu bastante, deixando minhas mãos e pés congelados! É péssimo, porque apesar das duas ou três meias, o pé continua gelado! :33 É muito frustrante! Apesar disso, muitas coisas estão sendo resolvidas, como por exemplo, nossa transferência. Aliás, tive uma revelação durante a espera de um documento: acho que fiz 6 meses de um curso que, no final das contas, não vai me servir para muita coisa. Só agora estou me dando conta que talvez a Administração tivesse me ajudado muito mais que o Direito. Apesar de ter sofrido um pouco no caminho, ganhei amigas maravilhosas e percebi que, se realmente gostasse do que o curso me oferece, eu poderia até adorar ser advogada! Uma vez ficamos tipo um debate onde alguns alunos tinham que defender a adoção para casais homossexuais e o outro tinha que ser contra. Eu era uma das defensoras e, talvez por realmente apoiar, me empolguei MUITO, do tipo ficar ansiosa pela hora de apresentar os nossos argumentos e sentir todo o seu sangue circular com uma velocidade frenética.
Talvez eu só gosta de defender o meu ponto de vista. Ou talvez eu ainda mude de idéia ao longo da vida. Mas realmente acho que saber seus direitos e saber argumentar e persuadir é algo muito importante na nossa vida. E, pensando dessa forma, fazer um semestre de Direito não foi tão ruim assim! :11 Nos livros dessa semana, damos exemplos de personagens que estão bem envolvidos nessa área e que podem acabar te empolgando também!

O Advogado – John Grisham

Michael é um advogado talentoso que está em ascensão na empresa que trabalha (uma das grandes, vejam bem) e tem um casamento ótimo com uma linda mulher. Porém, sua vida dá uma reviravolta quando ele tem um encontro com um sem-teto muito violento, e acaba sendo mantido como refém :34 . Depois disso, ele passa a questionar a razão desse acontecimento e, para isso, começa uma verdadeira investigação. Ele acaba descobrindo segredos terríveis sobre a empresa que trabalha :10 e passa por uma crise existencial, questionando não só o porquê das pessoas morarem nas ruas, mas modelos da sociedade e sua própria vida como advogado. Aliás, depois que ele descobre os podres da empresa, passa a defender os desabrigados.
Deu vontade de ler! :12 Aliás, eu dei uma olhada em várias resenhas desse livro e de outros do John e todos parecem ser muito legais! Se você não tem vontade de se aprofundar nas leis, essa seria uma forma de conhecer um pouco mais da vida dessas pessoas que lidam diariamente com o certo e o errado, com leis inovadoras e obsoletas… Mesmo que os ambientes dos livros não sejam como no Brasil. :04

Atração – Barbara Delisnky

Desde pequena, eu adoro livros de amigos que acabam descobrindo que o amor que sentem um pelo outro é maior que amizade. E esse é um desses livros! Foi o primeiro da Barbara Delisnly que eu li e gostei muito!
Faith e Sawyer são amigos desde os tempos da faculdade de Direito. Os dois se conheceram nas escadas da biblioteca (own! :23 ) porque não gostavam muito de elevadores e, desde então, descobriram muitas coisas em comum. A amizade sempre fora algo que os completava mas, depois de uns drinks a mais, eles acabam se rendendo à atração que sempre existira. O problema é que agora eles serão oponentes em um processo!
Uma das coisas que eu mais achei bacana nesse livro é a narração dos sentimentos da Faith, porque ela fica em dúvida daquilo que sente e você acaba ficando em dúvida também! Pode ser um romance, mas com certeza me fez pensar muito sobre o que eu faria no lugar da Faith (e do Sawyer) e sobre como alguns relacionamentos acabam evoluindo para esse ponto. E o final não dá pra falar, né? :02 Se você gosta de um bom romance água-com-açúcar, eu recomendo!

Garoto Encontra Garota – Meg Cabot

Quando eu estava querendo desistir da faculdade, por incrível que pareça, eu me lembrava desse livro, do Mitch, e me animava um pouco! Mitchell Hertzog é advogado e, antes de trabalhar no escritório do pai (após sofrer um infarto, ele quis que o filho ficasse mais perto dos negócios o escritório super bem-sucedido da família), ele era defensor público! Claro que isso é motivo para seu irmão, Stuart, achar que ele não é muito bom no que faz e ficar um pouco ressentido quando ele é o designado a trabalhar para o The New York Journal numa ação contra Kate Mackenzie. Mas deixa eu explicar melhor essa história: graças a recusa de Ida Lopez de servir Stuart, Kate é obrigada pela sua chefe T.P.M. (tirana, perversa e maldosa, mas também conhecida como Amy Jenkins) a demitir a senhora do carrinho de doces do refeitório executivo! Mas quem é Stuart, além de irmão do Mitch? O noivo da Amy! Ahá! Esse, aliás, é o motivo pelo qual ele não pode ser o advogado do caso.
Enfim, conforme o processo vai passando, Kate e Mitch começam a perceber muitas coisas em comum e uma atração cresce cada vez mais, mas, para Kate, é meio complicado se envolver com um advogado (ainda que ele use gravatas de desenhos animados, presentes de suas sobrinhas), aqueles que só defendem grandes corporações, que não pensam nos interesses das pessoas necessitadas… Sem contar que, se ele for como o irmão, muita coisa boa não deve ter no coração dele, né? :38 Então eu só digo uma coisa: LEIA! Esse é o segundo livro da série dos Garotos e, assim como os outros, muito bom, engraçado, leve e, claro, imperdível!

Um Amor a Defender – Nora Roberts

Rachel Stanislaski é uma defensora pública conhecida por seu forte senso de justiça. Dessa vez ela pegou um caso especial: o garoto durão de 19 anos Nick Lebeck, que ao mesmo tempo em que tenta se mostrar forte e independente é muito carente. Ele ficará sob a tutela de seu meio-irmão mais velho, Zack Muldoon, que abandonou a carreira na Marinha para ter mais tempo para ele, e cabe à Rachel fornecer à juíza relatórios sobre o comportamento de Nick, já que é sua última chance de ter uma vida sem ser atrás das grades. A química entre Rachel e Zack é forte demais para ser ignorada, mas, ao mesmo tempo, Nick começa a se sentir atraído por Rachel, que nem percebe. #triânguloamoroso
Eu AMO esse livro! :23 A Rachel é uma ótima defensora, dá pra ver que apesar do trabalho ser cansativo e exigente, ela gosta mesmo do que faz. Se todo mundo escolhesse sua profissão porque realmente gosta, não teríamos tantos médicos ruins, nem advogados meia-boca. Se você quer ler os livros da quadrilogia dos Stanislaski na ordem, comece com Um Amor a Domar (da Natasha), Um Amor a Conquistar (do Mikhail), Um Amor a Defender (esse da Rachel) e Um Amor a Despertar (do Alex). Apesar de no Skoob a ordem não ser essa, a que eu coloquei é a melhor, porque aí você não acaba tendo spoiler de outros livros, como aconteceu comigo quando li – achei que deveria ler primeiro o do Alex e depois da Rachel, e o que aconteceu? Tive um mega spoiler. :01

O Poder e a Lei – Michael Connelly

Mickey Haller é um advogado bem diferente: seu escritório é o banco traseiro de um Lincoln, tem duas ex-mulheres que são suas amigas (uma delas até trabalha para ele!), usa como motorista um ex-condenado… Ele roda pelos tribunais de Los Angeles defendendo pequenas causas, mas gostaria muito de defender um cliente classe A para conseguir honorários mais altos, digamos assim. É aí que aparece Louis Roullet, um jovem playboy de Beverly Hills que vive à custa de sua mãe, que trabalha com imóveis. Mickey sabe da culpa de Louis, mas mesmo assim o defende até conseguir libertá-lo.
Esse está na minha lista sem dúvida! O livro mostra os bastidores da advocacia de defesa e dos julgamentos. Eu tenho uma dificuldade imensa de conseguir ver um defensor de assassino, por exemplo, com bons olhos, mas todo mundo tem direito a defesa, inclusive essas pessoas. O que podemos esperar, nesses casos, é que a promotoria (que acusa o réu) faça um trabalho melhor que o do defensor, para conseguir a punição. :15
Vale lembrar que esse livro (quem antes se chamava Advogado de Porta de Cadeia) originou o filme estrelado pelo lindo Matthew McConaughey :23 (que, em alguma entrevista que eu vi, disse que se não fosse ator, seria adovgado!), a Marisa Tomei e o Ryan Phillippe. Quero muito assistir!




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


23 Comentários em “Coluna das Gêmeas #35 – Advogados”


#1 Salomé 07-08-2011 - 10:29 -
Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

Acho muito legal essa coluna, é desse jeito a vida mesmo, cheia de escolhas…
Gostei dos livros sobre advogados, confesso que não tenho nenhuma vocação para a profissão. rs
Dos livros citados só li o da Meg Cabot, que é muito divertido!

Beijos;*
Delírios de Salomé
deliriosdesalome.blogspot.com

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

E sabe o que eu acho mais interessante nessa faculdade? É que todo mundo diz que é a faculdade dos indecisos! E é bem assim mesmo! Um monte de gente entra, uns querendo achar o que realmente quer (meu caso, mais ou menos), outros achando que é isso mesmo que quer, e outros que realmente têm o dom! :16
Mas acho que não tenho toda a paciência que o advogado tem que ter na hora de discutir, sabe? hahahahaha Eu me empolgo e acabo extrapolando!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 8 vezes.

#2 Raffa Fustagno 07-08-2011 - 11:46 -
Mozilla Firefox 5.0.1 Windows 7

Amooooooooooooo Michael Connely e já preparei tudinho para tirar fotos e ter livro autografado com ele na Bienal!!!

Garoto encontra Garota é um dos poucos livros da Meg que ainda naõ li e que recebi essa semana

Bjos
Raffa Fustagno
http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

Nossa, nada melhor que uma Bienal pra tirar fotos e ver nossos autores favoritos, né? Aproveite MUITO, por todos nós! :29 E depois quero saber como foi ver seu ídolo! :11

E se joga na leitura de Garoto Encontra Garota, que é super divertido!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 14 vezes.

#3 Yara Prado 07-08-2011 - 12:51 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Ah, acho que a profissão de advogada é muito bonita…
(Mas, me inspiro em Legalmente Loira…rsrsrsrs)
Se tivesse mais a ver comigo, faria a faculdade de direito… Acho muito legal…
E, dos livros, não li nenhum ainda, mas me interessei muito pelo da Meg Cabot…
Bjs.

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

Nossa, eu adoro Legalmente Loira e fui no cinema quando estava passando o 2! E eu nem tinha visto o primeiro! TOTALMENTE queria um casamento em um estádio de baseball! :12 Mas o dela foi muito lindo, de qualquer forma!
Enfim, eu também pensava nela quando me baixava o desânimo, sabe? Isso de querer defender aquilo que acreditamos é muito importante e, apesar de não vermos muito o direito na prática logo no primeiro semestre, temos uma noção básica disso. E acho que a persistência ajuda muita gente!

Quando puder, não deixe de ler esse livro da Meg e os outros da mesma série, O Garoto da Casa ao Lado e Todo Garoto Tem! A Meg é DIVA! \o/

Beeijo! ;3

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Eu também adoro muito Legalmente Loira…rsrsrs
Fiquei com vontade de fazer a faculdade de direito por causa desse filme… Mas fico meio desanimada quando penso que ser advogada não é exatamente igual ao filme…(Eu queria que fosse igualzinho… :31 )
Por isso, ainda não decidi…(Ôh tristeza. :37 )
Concordo, a Meg é DIVA!!!
Assim que puder, vou ler esses livros, pode deixar…
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Mariana Borges 07-08-2011 - 14:51 -
Opera 9.80 Windows 7

Nossa, essa coluna não poderia ter vindo em melhor hora, amanhã eu vou começar o meu primeiro dia na faculdade de direito e to bastante ansiosa AHUSAHUSAHSUA fiquei com bastante vontade de ler Um amor a defender e Atração *-* Beeijos

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

E como foi a sua aula? :23 No meu primeiro dia, apesar de não ter tido muita coisa e só mais apresentação, eu tive Introdução ao Estudo do Direito e Direito Civil I! \o/ E no segundo dia, quando eu estava menos empolgada, tive aula de Direito Romano. Nem preciso dizer que quis deixar tudo de lado, né? hahahahaha
Mas não é tão chato assim, só que tem muito detalhe que a gente tinha que saber e isso é muito desgastante… Mas vai com fé: minha mdia ficou 9,5 no final do semestre foi uma das melhores no meu boletim! :02

Uma amiga da minha mãe é advogada e ela diz que quem passa dos dois primeiros semestres, realmente quer isso, porque a gente não vê muita coisa prática. O que eu mais gostava, por exemplo, era Ciência Política, que tem muito mais a ver com o que eu quero, Relações Internacionais.
Vou torcer muito por você! E estude bastante, que daí não fica difícil!

E se você ler Atração, eu aposto que você vai querer ficar na biblioteca da sua faculdade pra encontrar um Sawyer! hahahahaha Eu tentei encontrar o meu, mas ainda não achei! :05

Sucesso pra você!
Beeijo! ;3

[Responder]

Mariana Borges responde:

Opera 9.80 Windows 7

Confesso que gostei bastante *-* E já me alertaram que o primeiro semestre é só teoria, espero que eu consiga passar os dois semestres porque é isso que eu quero AHSUAHSUAHSUAU

Também tive aula de Introdução ao Estudo de Direito e depois outra aula que tem um nome muito grande que eu não lembro agora AHSUAHUSAHSUAHU Muito obrigada, espero que tudo de certo para você também!

Vou começar a ler Atração agora e já até fiz a minha carterinha da biblioteca AHSUAHUSAHSUA Beeijos.

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

Hahahaha Não se esqueça de ficar bem atenta às escadas! :31
Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 49 vezes.

#5 Leitoras Anônimas 07-08-2011 - 19:32 -
Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

Apesar de eu não gostar muito desse assunto (na minha opinião, a justiça nem sempre é, de fato, justa), adorei as dicas! Ao contrário daqueles livros teóricos e chatos que só falam de leis e suas aplicações, esses parecem abordar uma história baseada no mesmo assunto, porém de uma forma mais proveitosa por não ficarem só focados em determinados assuntos.
Fiquei curiosa no livro da Barbara Delinsky! Uma vez fui ler um outro romance dela, mas não gostei nem um pouco! Acabei abandonando :33 Mas como você falou bem desse livro, fiquei com esperanças de perder o meu desinteresse por ela :37

Abraços ~
http://leitorasanonimas.com

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

Nossa, nem me fale em justiça ser justa porque a gente discutiu MUITO isso durante o semestre, em Introdução ao Estudo do Direito! E tipo, passamos quase um mês só nisso e a conclusão é aquela que eu imaginava: cada um tem o seu senso de justiça e, infelizmente, alguém sai prejudicado. Mas o que mais me deixa triste é quando esse senso de justiça é deturpado por preconceitos, como o caso dos transexuais que não conseguem mudar o sexo e o nome na certidão de nascimento e no RG porque tem juiz que acha que isso vai atrapalhar os outros – fizemos um trabalho sobre isso e eu fiquei muito revoltada! :31 O que sempre me faz pensar em dar uma segunda chance ao direito e não desistir logo de cara, sabe? Porque eu gosto de discutir e de tentar achar uma forma de haver justiça para todos – mesmo que eu perca a paciência na maioria das discussões, algo que eu realmente preciso trabalhar! hahahaha

Eu já li outros livros da Barbara Delisnky e Atração foi uma das melhores histórias (acho que a minha preferida é O Fascínio do Bronze, a primeira história de Encontros – é muita emoção, minha gente! :20 ). Já a segunda história de Encontros foi a pior que eu li! hahahahaha
E também varia um pouco – Atração é meio água com açúcar, a gente vê que é bem um romance e tem toda aquela dúvida na cabeça dos personagens, eles analisando muito bem o que estão fazendo. Eu adorei a forma como ela colocou isso, sabe? Mas também li algumas resenhas negativas, que acharam essa dúvida muito chata! Então acho que você vai ter que ver se vai gostar ou não! :04 Mas espero mesmo que goste!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 97 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Óticas 08-08-2011 - 11:10 -
Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

O Poder da Lei é perfeito!

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 13.0.782.107 Windows 7

Fiquei morrendo de vontade de ler! \o/ Parece muuuuito bom! :23

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Larissa 10-08-2011 - 11:54 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Adoro essa colouna do blog!
Dos livros citados, não li nenhum ainda, mas me interessei bastante pelo ‘Garoto encontra Garota’ da Meg! :23

[Responder]

Já comentou 197 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Michely Miranda Pereira 10-08-2011 - 12:37 -
Mozilla Firefox 5.0 Windows 7

Sou Bacharel em Direito, e acho que esses são os primeiros livros que não precisarei estudar e sim apreciar. Parecem muitíssimo interessantes. Assim que arranjar tempo os lerei. Adoro esse blog, andei divulgando para uns amigos, hehehe. Sempre trazendo literatura sobre vários assuntos. Parabéns. :28

[Responder]

Você já comentou 28 vezes.

#9 Fernanda Rocha 10-08-2011 - 13:02 -
Mozilla Firefox 5.0 Windows 7

Que lindaaa a capa de Garoto Encontra Garota!!! Amei, adoro essas capas megaa coloridas!! Fiquei com vontade de ler O Poder e a Lei…reviver meus momentos universitária de Direito, hehehe. Amoooo esse tema de investigação, julgamentos. Bjuu meninassss!!

[Responder]

Já comentou 119 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Mariana 10-08-2011 - 19:16 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Olá meninasss!! Quando vi que o tema da coluna seria sobre advogados não imaginava que os livros apresentados seriam tão bons…capricharam hein? rsrs
Amei “Atração”! Achei super legal o enredo principalmente pq eles se conheceram justamente nas escadas de uma bibliotca que fofo!! e tbm pq gosto de uma certa rivalidade entre os persongens, fica diferente e divertido…
Garoto encontra garota, já gostei de cara só per ser da Meg e depois de ver o enredo, cheguei a conclusão de que precisoooo lê-lo!!
Um amor a defender eu adoreii :23 . Achei muito legal o triângulo amoroso que é formado na história…E fiquei com uma super vontade de ler ainda mais pq é uma série e eu definitivamente amoo séries…
Beijoss e ótima semana!! :28

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Que legal, Mariana, você apareceu!!!rsrsrsrs
Tambem acho divertido uma certa rivalidade entre os personagens…rsrsrs
Ah, concordo, Garoto encontra garota ja da vontade de ler só por ser da Meg….rsrsrs
Tambem AMO séries, mas agora estou tentando não começar nenhuma enquanto não terminar as que já começei…rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Mariana responde:

Internet Explorer 8.0 Windows 7

Viu disse que eu voltaria rsrsrsrs :29 :29
Éu amo séries, mas ás vezes me dou mal por isso, pq fico looooouca para ler e não tenho como comprar…Por isso estou seguindo a mesma linha que vc…tentando não começar novas séries enquanto não terminar as já começadas (agora se vou cumprir com este propósito…isso já é outra história rsrsrsrs)
beijoss :18

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Nem me fale em se dar mal… Começei tantas séries que agora esta dificil terminar… Não acho quem tenha os livros para me emprestar e não consigo comprar!!!rsrsrs
É. È verdade… Cumprir com este propósito é beeem dificil….rsrsrsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 166 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 Aninha 12-08-2011 - 16:09 -
Google Chrome 13.0.782.112 Windows 7

Estou louquissima para ler GAROTO ENCONTRA GAROTA – MEG CABOT… Acho fascinante histórias com advogados e talz.
O Advogado tbm parece ser legal, que vergonha, não li nenhum destes livros… rs…
Beijinhos
Aninha
@blogeuleitora

[Responder]

Você já comentou 3 vezes.