coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #57 – Clubes
Sunday 08/01/2012 às 07:02 728 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Enquanto eu fazia a faculdade de Direito, estudei durante algumas aulas de Ciência Política :23 sobre a necessidade do ser humano estar em grupo, seja por vontade própria, para sobreviver ou pela própria tendência evolutiva. Mas vamos combinar: quando estamos em grupo, normalmente nos sentimos mais fortes. É muito prazeroso estar no meio de quem tem algo a nos acrescentar, tanto porque gosta de coisas diferentes das que estamos acostumados a ver/ouvir/ler, quanto por nos mostrar uma nova perspectiva sobre um mesmo assunto, mas estar perto de quem ama o que nós também amamos é muito bom, né? :31 É como nos clubes de livros: você pode falar e falar mais sobre livros e isso nunca será chato! :29
Então reunimos algumas histórias que mostram clubes montados pelos mais diversos motivos e que reúnem muitas experiências, lições e que com certeza nos ensinará algo importante!

Clube da Luta – Chuck Palahniuk

Quem lê esse trecho da sinopse sabe que está diante de um livro diferente: “Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida. Fomos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos ricos, estrelas de cinema e do Rock. Mas não seremos. E estamos aos poucos aprendendo isso. E estamos muito , muito revoltados“. :38 Este livro é, no mínimo, uma crítica sobre a sociedade em que vivemos, onde muitas pessoas são movidas pelas aparências, tomam decisões baseadas em lucros, que se esquecem do que verdadeiramente querem e não fazem a menor ideia do que é mesmo ser feliz. Quantas pessoas por aí não são movidas pela busca do sucesso que a “sociedade” parece exigir? Tudo vira alimento para se destacar, para se tornar único e, enquanto todos estão nessa corrida maluca por ser “o melhor”, não se dão conta de que estão apenas se tornando “mais um”. :15 O conceito da felicidade anda deturpado graças ao ceticismo que dita ser o dinheiro o grande aliado do sucesso pessoal.
Nesta história, conhecemos um homem que não está feliz com tudo o que tem: ele pode ter um bom emprego, uma boa casa e ter tudo aquilo que a mídia considera essencial para fazer uma pessoa feliz, mas ele se sente sozinho, vazio. Ao entrar para um grupo de apoio a pessoas com câncer e outros problemas, ele tem a ideia de montar um clube em que todos seriam capazes de extravasar suas frustrações através da luta, que purificaria essa frustração. Acho que não posso falar muito mais sobre a história em si, porque esse é um dos livros que eu acredito serem daqueles que temos apenas que ler, sem saber muito o que esperar. Mas se posso diminuir um pouco a curiosidade de vocês, eu recomendo a todos lerem a resenha da Mariana, no Livros e Bolinhos, sobre o filme, que foi lançado em 1999 e ainda hoje é muito polêmico! :30

A Irmandade das Calças Viajantes – Ann Brashares

Carmen, Bridget, Lena e Tibby são amigas inseparáveis e confidentes. Uma verdadeira união, irmandade – como no título. Sua amizade nem poderia ser chamada de coincidência, porque começou antes mesmo de nascerem, com suas mães fazendo o mesmo curso, e elas nasceram no intervalo de 17 dias entre uma e outra!
Todo verão elas passavam juntas, saíam, se divertiam… Mas esse será diferente, porque Lena vai para a Grécia ver os avós, Carmen vai passar uns dias com seu pai na Carolina do Norte, Bridget vai para uma colônia de férias no México… E Tibby é a única que ficará na cidade, trabalhando em uma farmácia para juntar dinheiro. Por um acaso, elas encontram um jeans que serve perfeitamente nelas – e olha que fisicamente são todas muito diferentes! Essa calça acaba sendo o símbolo da união delas, porque enquanto estiverem separadas, a calça irá mantê-las unidas, já que de tempos em tempos uma mandará a calça para a outra. E vou dizer, a calça vai presenciar momentos dos mais intensos aos mais bonitos!
Sim, tem dois filmes baseados nos livros dessa série. Eu diria que o primeiro está para o primeiro livro assim como o segundo filme está para os demais livros. Mas, se eu fosse você, leria primeiro. Eu AMEI essa série, senti como se fosse uma outra integrante da irmandade, e quando acabei o 4º livro, a impressão que tive era que cada uma tinha seguido seu caminho, e foi triste demais! Não perca tempo e LEIA! O preço dos livros não é uma coisa muito agradável, mas valem o investimento!

Karma Club -Jessica Brody

Você provavelmente já ouviu falar do carma. Segundo o Wikipédia, o carma é “Um conjunto de ações dos homens e suas consequências. Este termo, na física, é equivalente a lei: “Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário”. Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação.”, ou seja: tudo o que vai, volta.
Madison Kasparova acreditava nisso até seu namorado, Mason Brooks, ser pego em flagrante beijando Heather Campbell, a Srta. Corpo Perfeito, e nada acontecer aos dois. Aliás, a única coisa que realmente aconteceu é eles terem virado o novo casalsinho do Colégio Colonial. Mas só. Maddy acreditava que o carma a tinha abandonado oficialmente, então ela e suas amigas Angie e Jade decidiram inaugurar o Clube do Carma, uma organização secreta e só para membros, cujo objetivo é consertar a bagunça que o Universo estava deixando para trás. Contudo, nem sempre é inteligente interferir nos desígnios do Universo e, uma vez que você mexe com o Carma, ele mexe com você.
Eu acredito que o carma existe, e vocês? Até comprei um livrinho, de um cara na rua, que fala sobre isso. Só sei que quero muito ler esse livrinho que compramos e Karma Club. A Tatiana que vai comprar, então só dependerá da sua boa vontade. Ele parece ser daqueles que você lê em uma tarde e termina com um sorriso bobo, sabem?

Lonely Hearts Club – Elizabeth Eulberg

Eu quase não comprei esse livro. Quase. Se não fosse o preço, que estava realmente muito bom na época, eu não teria comprado, e honestamente, teria sido m dos maiores erros de 2011! Se vocês ainda não leram Lonely Hearts Club, não percam tempo, porque vale muito a pena! Dê até uma olhadinha na resenha que a Pri fez aqui!
Penny Lane cansou de ser magoada. Depois de terminar o namoro com Nate Taylor de uma maneira muito ruim, ela jurou nunca mais namorar enquanto viver (decisão que poderia ser repensada em 10 anos, talvez). Mas só isso não seria suficiente para acabar com a raça do mal (vulgo meninos), então ela cria o Lonely Hearts Club, o clube das garotas que não precisam de namorados idiotas para ser felizes. Tracy, sua melhor amiga, acha a ideia estranha, mas Penny segue adiante e o primeiro membro é justamente Diane Monroe, sua ex-melhor amiga, e agora ex-namorada de Ryan Bauer – um garoto que parecia estar distante do conceito raça do mal.
O grupo, aos poucos, começa a chamar a atenção de todas as meninas da escola McKinley, e dos garotos também – afinal de contas, as meninas não querem mais sair com eles. Mas será mesmo que todos os garotos são do mal? Será que não existe pelo menos alguns que valem a pena conhecer melhor?
O livro é recheado de citações de músicas do The Beatles, então que é fã vai adorar! Confesso que nunca tinha ouvido as músicas deles – não gostei, para falar a verdade – então é uma ótima oportunidade para você dar uma chance à essa banda tão famosa!

Clube do Jantar – Jessie Elliot

Antes de mais nada, tenho que dizer que em casa ninguém janta. Ver uma pessoa comendo comida “de verdade” à noite sempre foi uma coisa fascinante para mim, que simplesmente não consigo me imaginar dormindo depois de uma refeição dessas. Eu vejo esse hábito quase como um fenômeno: Uma vez, no aniversário de uma amiga nossa, todos estavam jantando e eu não conseguia tirar os olhos dos pratos. :37 Eu sei, isso parece muito creepy, mas posso afirmar que ninguém se engasgou (e só tive dois pedidos pra parar de encarar! :12 ) e que, no final das contas, todos foram compreensivos com a minha situação! Apesar de ser normal para 99% da população, ainda me pego viajando sobre os jantares que leio nos livros e me imaginando ser capaz de fazer algo assim!
June, Célia e Danielle são três amigas inseparáveis que, em meio a tantos problemas com o fim da adolescência e as mudanças que a próxima fase da vida lhes aguardam, se encontram semanalmente para cozinharem. June é a garota que não tem a companhia dos pais workaholics e que não tem nenhuma orientação para lidar com seus sentimentos por Brian, seu namorado. Célia, que sonha em se apaixonar e vive muito bem com o seu pai, mas detesta a sua nova namorada. E por fim, temos Danielle, que aprende os segredos da cozinha com sua mãe e sua avó italiana, mas, apesar de dominar a cozinha, ainda é muito inexperiente no amor, pois tem a péssima tendência a se apaixonar pelos garotos “errados”. São nesses encontros que as meninas partilham suas experiências e, aos poucos, vão amadurecendo e descobrindo o significado da amizade verdadeira! Não é de querer ler agora? :23




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


25 Comentários em “Coluna das Gêmeas #57 – Clubes”


#1 Yara Prado 08-01-2012 - 10:15 -
Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Muito legal o tema de hoje…
Agente sempre se sente melhor em grupo não é? Acho que dá mais confiança…rsrsrsrs
Que triste, desta vez eu não li nenhum livro…
Mas fiquei com vontade de ler O CLUBE DA LUTA… (e eu nem assisti o filme ainda, que todo mundo diz que é muito bom…)
A IRMANDADE DA CALÇA VIAJANTE é um livro/série que esta na minha lista de leitura há algum tempo, já…. mas, como você mesma disse, o preço não é lá muito legal…rsrsrs
KARMA CLUB eu estou afim de ler há um tempinho, também… Acho a capa tão bonita, com esse vestido…rsrsrs
LONELY HEARTS CLUB também esta na lista, mas ainda não comprei… Mesmo sempre vendo ele em promoções…rsrsrs
CLUBE DO JANTAR eu também quero ler… não conhecia este livro, mas agora me interessei…rsrsrsrs
bjs.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Nem me fale em preço… Está fazendo um ano que eu comprei a série e deixei de comprar muitos livros só pra tê-la em mãos – e passei uma dor de cabeça danada com o Submarino, que não me entregava nada! A Fernanda já leu os quatro e adorou! Eles seriam os meus primeiros livros do ano, mas acabei deixando para mais tarde! :28
Eu gosto mais da capa original de The Karma Club, mas essa também é bem bonita!

Beeijo! ;3

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Rsrsrs, estou com um monte de séries para comprar mas estou esperando um pouco para arrumar o dinheiro e ver se abaixa um pouco o preço… Esta tudo tão caro!!!
Sou doida para ler Irmandade da adaga negra, e não consigo comprar porque o preço é um absurdo!!! Estava olhando ontem, e o mais barato que achei foi o box com os 3 primeiros por 90 reais… Minha mãe me mata…rsrsrs

Hum, não conhecia a capa original…
Ah, realmente ela é mais bonita… os olhos da menina… Ficou legal mesmo…
Bjs.

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Nossa, esse box está MUITO caro! Em dias de Subday eu já vi por MUITO menos! Não lembro ao certo, mas era tipo uns 40 reais ou até menos! Acho que o melhor que você pode fazer é esperar um pouco por um Subday (e dar uma conferida no twitter, porque tem sempre muita gente comentando se os preços estão ou não justos) ou então um desconto progressivo! :07

Beeijo! ;3

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Acho que vou ter que fazer isso mesmo…
Quer dizer, não tenho muita escolha, né?rsrsrs
Minha mãe me mata se eu tentar comprar 3 livros por 90 reais…
Ela acostumou com 3 livros por 50…rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Letícia 08-01-2012 - 10:50 -
Google Chrome 16.0.912.75 Windows XP

Estou LOOOOOOOOOOOOOUCA por lonely hearts club desde que começaram a sair as primeiras reviews, nem sei pq ainda n comprei.
A irmandade das calças viajantes eu vi os filmes e sempre tive vontade de ler mas o preço, né? sempre acabam passando coisas mais baratas na frente.
Fiquei curiosa por Karma Club, amei a capa.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Letícia do céu, quando você tiver a oportunidade, leia Lonely Hearts Club! É um livro bem simples, mas eu fiquei completamente envolvida, tanto que estava lendo durante o dia e fiquei até as três da madrugada, só pra ver como terminava! Ele não é um livro surpreendente nem nada, mas sabe quando você até consegue se ver ali no meio da escola, sendo amiga daquelas pessoas? Eu fiquei desse jeito! :23
E os filmes da irmandade das calças viajantes são ótimos, né? Dá uma vontade tão grande de ir pra Grécia e pra um acampamento de futebol (pra não fazer nada, né? hahahahahaha) !
Beeijo! ;3

[Responder]

Letícia responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

nossa, só o cenário dos filmes da irmandade das calças já valem ver filme (e a historia ainda é ótima), foi por causa dele q eu fiquei LOOOUCA pela grécia!

[Responder]

Você já comentou 22 vezes.

#3 lilian 08-01-2012 - 17:00 -
Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

eu amei o livro a irmandade das calças viajantes e quero muito ler Karma club

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

A Fernanda também! Ela demorou um pouquinho em alguns livros, por causa da faculdade e tal, mas tinha vezes que eu nem via ela pela casa, porque estava sempre num cantinho lendo! :02
Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#4 rudynalva soares 08-01-2012 - 20:54 -
Mozilla Firefox 9.0.1 Windows XP

Olá queridas!
Já nascemos dentro do grupo familiar e no decorrer da vida, estamos sempre presentes em algum grupo que nos interessa.
Valeu pelas dicas dos livros.
Assisti o filme do Clube da Luta, mas não tive oportunidade de ler ainda o livro.
Semaninha cheia de luz e paz!
Cheirinhos
Rudy

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Rudy! :29 Que saudade de você!
Acho que o grupo familiar é a nossa primeira oportunidade de convivermos com quem é tão semelhante e, ao mesmo tempo, tão diferente, né? Eu sempre achei que a minha mãe era muito diferente de mim e hoje vejo que somos extremamente iguais! hahahahaha

Que a sua semana seja maravilhosa! \o/
Beeijo! ;3

[Responder]

rudynalva soares responde:

Mozilla Firefox 9.0.1 Windows XP

Tati!
Saudades de você também…
Pois é, os grupos familires vão se formando no decorrer da vida, e nossa família, além de ser a primeira é até o final. Acredita que também sempre disse que era bem diferente da minha mãe, e, por vezes me vejo agindo como ela e falando até as mesmas coisas que me falava, é incrível, parece-me que é algo osmótico…kkkk
Semana cheia de luz e paz!
cheirinhos
Rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Bruno M. 08-01-2012 - 22:38 -
Google Chrome 17.0.963.26 Windows 7

Um desses que eu conhecia e quero muito conhecer é A Irmandade das Calças Viajantes! E claro, Lonely Hearts Club! :D Sabe que eu nunca li nada assim de clube… Preciso começar com um desses, rs.

@minha_estanteMinha Estante

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Esses livros são bons mesmo! Já dá pra se sentir unido ao personagem quando lemos porque sempre fica aquela sensação de que somos amigos, mas livros assim nos deixam ainda mais próximos dos personagens! Dá até aquela sensação de cumplicidade! :23

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 8 vezes.

#6 Re S Ramos 09-01-2012 - 10:31 -
Mozilla Firefox 9.0.1 Windows 7

Sou louca pelo filme Clube da Luta, é um dos meus favoritos! Agora que soube que tem o livro, quero muito ler.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

E acredita que eu nunca vi o filme? Antes eu achava que seria só aquela violência e tal, e isso não chama muito a minha atenção, mas depois que eu li sinopse do livro, eu fiquei curiosa! :31
Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#7 Daniel José Schulmeister 09-01-2012 - 11:57 -
Google Chrome 16.0.912.63 Windows XP

Oi pessoal, eu também achei muito legal o tema de hoje.
Quando eu estudava de 1ª a 4ª série, nós sempre tínhamos um “clubinho”. Apesar de não ter lido nenhum dos livros acima, sei que Lonely Hearts Club é muito bom (por causa que minha maninha já leu).
Tem um livro que não entrou na coluna, mas eu gostei muuito, foi a turma da rua quinze, que também tinham um grupo e que desvendavam mistérios e tal.
Mas enfim Todos gostam de participar de um grupo né?
Vou indo
Abraço

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Daniel, você tem que ler Lonely Hearts Club também! A Mariana gostou, não gostou? Vai por mim, é muito legal mesmo! :23

Na escola é muito fácil vermos grupinhos, né? Eu também tinha o meu e acabei sempre meio que fazendo parte de um. Claro que conversava com todos e não éramos fechadas nem nada (mesmo porque, isso de se isolar é uma besteirada só, né? :31 ), mas é muito bom estar perto de quem gosta das mesmas coisas que nós!

Eu ainda não conhecia esse livro! :34 Vou procurar agora mesmo no Skoob! Obrigada pela dica!
Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 19 vezes.

#8 Mariana 09-01-2012 - 12:22 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Oi meninas!!!
Fazer parte de um clubinho é tão legal! rsrsrsrs Parece que nos sentimos melhor perto daqueles que se parecem com a gente né? O que eu adoraria mesmo era fazer parte de um clube do livro, mas aqui na minha cidade infelizmente não tem …
Dos livros que vocês colocaram eu verdadeiramente amooooo Lonely Haerts Club. Quando o vi me apaixonei pela capa e depois de ler a sinose e diversas resenhas positivas, percebi que necessitava tê-lo.
E estava certa nas minhas expectativas, porque o livro é muito fofo e rápido de ler. Além claro de ter vários de citações de músicas dos Beatles. Antes eu conhecia a banda mas não ouvia muito as músicas…depois que li o livro até dei uma procurada nas músicas deles e achei realmente muito legais.
Adorei a história da irmandade das calças vaijantes…Vou colocá-lo na minha listinha, pena q vc disse que os preços não são lá muito animadores…
Beijoss
Amei a coluna :)

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

E se você começasse um clube do livro com os seus amigos? Ou eles não gostam de ler? Eu tenho amigos que não gostam muito, mas outros sim! Daí, eu sempre meio que fiz o meu clube com a Fernanda, se eu pensar bem, porque sempre lemos os mesmos livros, no final das contas, e debatemos sobre eles!
Mas sabe o que eu estava pensando? Acho que a blogsfera é uma versão diferente de um clube do livro porque, além de trocarmos informações sobre lançamentos/livros/autores, sempre comentamos uns com os outros sobre o que lemos! É tipo o Skoob! Aquele lugar é um paraíso! :02

Lonely Hearts Club foi uma das minhas melhores leituras do ano passado! É um livro despretensioso, sem muito o que impressionar, mas achei essa simplicidade toda muito acolhedora! Eu me senti parte do grupo e aquelas meninas todas eu queria como amigas!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 166 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Nanda 09-01-2012 - 14:43 -
Google Chrome 16.0.912.75 Windows XP

Ei meninas,

Legal a lista. Eu preciso ler Karma Club que já comprei e continuar a Irmandade que só li o primeiro, adorei, mas não tenho nenhum ainda rs.

Será que a Irmandade da Adaga Negra seria um clube? heheh

bjos

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Eu estou super ansiosa pra ler Karma Club! :30 Eu gosto muito desse negócio de que temos um carma a preservar e tenho até um livrinho que compramos com um cara na rua, porque é simplesmente muito interessante!
E sabe que eu não sei se a Irmandade da Adaga Negra se inclui? Acho que seria como um clube, mas não tem esse negócio de que qualquer um pode entrar. É como se fosse um clube fechado, entre pessoas “pré-selecionadas”, entende? Mas vou pesquisar mais sobre isso! :16

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Folhas de Sonhos 10-01-2012 - 13:30 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Eu AMO o filme do Clube da Luta, um dos meus favoritos. Faz pensar na vida e na melancolia contemporânea que nos rodeia a todos. Quero muito um dia ler esse livro… deve ser melhor ainda!

Esse Lonely Hearts Club parece que ficou interessante mesclando com músicas dos Beatles, bem curioso.

abraços,
Luciana
http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

[Responder]

Você já comentou 20 vezes.

#11 Fernanda Rocha 19-02-2012 - 03:44 -
Mozilla Firefox 10.0.2 Windows 7

Quando li A Irmandade das Calças Viajantes eu achei engraçado e depoisss que eu fui lembrar que vi um filme sobre. Lonely Hearts Club: este sem comentários…um dos melhores livros que li ano passado e um dos melhores presentes ganho ano passado. :)

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!