coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #69 – Antecedência
Sunday 01/04/2012 às 07:10 828 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Bom dia, bookaholics! Como estão? Nós estamos completamente felizes e maravilhadas: Sábado (ontem, na verdade, mas estamos escrevendo a coluna antes) vai ser o show do Michael Bublé no Rio de Janeiro, e nós vamos! :12 Além disso, merecemos um descanso: essas duas últimas semanas foram as mais corridas possíveis, cheias de provas, tarefas, matérias para estudar… E essa semana agora não vamos ter aula, por causa da semana santa!
O assunto da semana é algo que está junto da gente como unha e carne: antecedência. Se não fosse isso, não conseguiríamos dar conta de nada! Nos preocupamos em fazer tudo o mais cedo possível para não dar problema no futuro, deixamos tudo organizado e marcado para facilitar a vida… E é exatamente isso que é o mais bonito na antecedência: sua vida fica mais fácil! :04
Se você não aderiu essa palavra à sua rotina, não perca tempo, ouça o nosso conselho: faça as coisas com antecedência. Vocês verão como tudo fica mais tranquilo!
Tenham uma ótima semana, descansem bastante (mesmo que tenha aula) e se preparem: domingo que vem é PÁSCOA! :29

Antes de Morrer – Jenny Downham

Imagino que uma das piores coisas que alguém pode lidar é o tempo cronometrado de vida, porque além de impedi-lo de fazer a maioria dos seus sonhos :17 , você ainda tem que correr contra todos os empecilhos que a vida coloca na sua frente para encontrar uma forma de se curar e, quem sabe, ter ainda muitos anos para descobrir mais sonhos para realizar.
Esse é o caso de Tessa, uma garota de apenas 16 anos que tem uma doença incurável (câncer) e que luta contra o tempo para fazer todas os seus desejos, como se apaixonar e ter sua primeira relação sexual, dirigir escondida, roubas coisas de uma loja… Enfim, todas as coisas que ela já queria poder ter a chance de experimentar e que lhe dá a oportunidade de ser, mesmo que temporariamente, uma adolescente normal. :38 Mas vamos combinar que, se adolescentes normais saem roubando as coisas das lojas, a maioria aqui (e eu espero que seja a totalidade dos leitores) nunca foi normal!
A história gira em torno dessa busca pela realização dos desejos dessa lista, que vão aumentando conforme o passar do tempo e que refletem uma garota revoltada com sua situação, o que acho bem normal para qualquer um de qualquer idade que esteja passando pela mesma situação. Confesso que há muito tempo atrás, quando tinha lido a sinopse pela primeira vez, não tinha ficado nada interessada com a história e queria uma certa distância desse tipo de livro :37 , mas hoje esse já é um dos estilos que eu gosto de ler, pois ao mesmo tempo que conta uma história fictícia (e que me dá tranquilidade ao saber que aquela personagem com essa história específica não existe), apresenta elementos reais na narrativa e que são transmitidos ao leitor! Entrou pra minha lista!

Antes de nascer o mundo – Mia Couto

Em Moçambique, cinco almas tentam reconstruir suas vidas e suas almas marcadas pela morte de umas mãe morta por um motivo desconhecido. Este lugar será a terra de Silvestre e seus dois filhos, Mwanito e Ntunzi, o Tio Aproximado e o serviçal Zacaria, e servirá de abrigo para a luta pela superação do passado de negação à figura da mulher e da desgraça consequente dela para a vida de um homem. O problema é que eles não imaginavam que o lugar que seria o abrigo deles e o marco do fim de suas ligações com o resto do mundo seria reivindicado pelos donos do mundo e que uma mulher estaria entre eles. :34
A narração feita pelo caçula de Silvestre, Mwanito, mostra não só sua visão retorcida de mundo, mas todas as consequências das frustrações dos outros implícitas em seu modo de pensar e agir. Aliás, pelo narrador ser o mais novo dos personagens, penso que sua forma de interpretar e de contar aquilo que está ao seu redor será conveniente com o que realmente acontece e que não veremos nenhum “pano quente sob as situações”. :31 Parece interessante!
O autor, que é de Moçambique e filho de pais portugueses, traz uma história SUPER recomendada nas resenhas do Skoob e que tem uma proposta bem diferente! Seus livros já foram publicados em diversos países e traduzidos para várias línguas! E em 1998, foi eleito sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras! :28

Antes de te Esquecer – Melissa Hill

Eu tenho o costume, há alguns anos, de deixar tudo anotado sobre os meus dias e as coisas mais importantes em agendas, que ficam guardadas dentro de uma caixa e que me acompanharão para o resto da minha vida. Por mais que muitas pessoas digam que “quem vive de passado é museu”, acho que as memórias são fundamentais para nos lembrarmos de quem somos e o que temos que melhorar para nos tornarmos cada vez melhores. Abby, por exemplo, não quer esquecer suas lembranças e experiências conforme o tempo passar, principalmente depois de ter sofrido um grave acidente que coloca em risco suas recordações de longo prazo. :21 A solução que ela encontra é viver intensamente o ano mais inesquecível de todos, e de uma forma tão poderosa que nem mesmo seu organismo poderá se esquecer das coisas que ela sempre desejou fazer! :29 Todos os seus desejos foram organizadas em uma lista e, durante todo o livro, acompanhamos a jornada de uma mulher que não pensa em se esquecer de quem é!
Essa história de listas de afazeres é até normal entre nós, se pensarmos naquelas listas para todo ano-novo, mas chegar a realizar pelo menos 50% do que está proposto é outra história! Vocês, por exemplo, fizeram uma lista dessas para 2012? Já cumpriram muitas coisas??

Antes Que Eu Vá – Lauren Oliver

Imaginem ter a vida perfeita e de repente tudo isso acabar? É exatamente o que acontece com Samantha Kingston. Sua vida era de dar inveja: um namorado lindo e cobiçado por todas, três amigas fantásticas, privilégios no colégio que estudava – desde a melhor mesa até a mais bem-posicionada vaga do estacionamento. Tudo isso vai para o ralo numa sexta, dia 12 de fevereiro, que acaba sendo o último de sua vida. Porém, ela recebe uma “segunda chance” – ela volta para o dia que morreu, e, revivendo aquele dia diversas vezes, ela aprende as consequências de seus atos, além de aprender a viver (tarde demais, mas aprende).
Eu adoro essa capa, e a história parece ser muito interessante. Quero ver o que ela estava fazendo de errado, e o que aprende nesses dias. Sem contar que provavelmente dá para aprender alguma coisa no final que com certeza não prestamos tanta atenção na nossa própria vida!
Mudando um pouco o rumo, imaginem como seria se pudéssemos voltar em algum dia da nossa vida? :26 O que faríamos diferente? Ou será que agiríamos da mesma forma?

Antes Mal-Acompanhada que Solteira – Wendy Markham

Preciso dizer: eu adoro essa coleção de livros da Harlequin (apesar de só ter lido um :13 ), são verdadeiros chick-lits! Acho as capas simples, mas aquele simples que acaba chamando a atenção!
Tracey Spadolini mora em Nova York, em um apartamento pocilga no East Village sem ar-condicionado, tem um cargo de nível júnior em uma empresa de publicidade, e namora Will. Ou pelo menos é o que parecia, já que ele deu uma sumida e voltou, e depois sumiu de novo… Logo depois dessa partida, ela resolve que chegou a hora de colocar os pés no chão e reinventar sua vida, tornando-a uma coisa de se orgulhar. O livro é a descrição dos dilemas femininos, visto da perspectiva de uma mulher que busca si mesma.
O enredo é bem chick-lit, né? Eu adoro isso! Sempre me coloco no lugar da protagonista: como será que eu agiria nessa situação? Será que se eu tivesse planejado melhor minha vida, eu teria chegado a esse ponto? Sem contar que esse negócio de reinventar é muito divertido de acompanhar nos livros – primeiro porque no início as personagens geralmente não sabem exatamente no que querem se transformar, e segundo que elas sempre arrumam confusão quando decidem mudar. Agora, todos precisamos concordar: se reinventar deve ser difícil demais, e quem consegue se transformar em alguém melhor merece o respeito de todo mundo! :16




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


9 Comentários em “Coluna das Gêmeas #69 – Antecedência”


#1 Ariane 01-04-2012 - 09:32 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Antes Que Eu Vá está na minha wishlist, vou ler mais sobre Antes de Morrer, fiquei curiosa ;D

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Evellyn 01-04-2012 - 12:28 -
Google Chrome 17.0.963.83 Windows Vista

Ohh!
tema mt legal!! :27
Já reparei que tem que ter um ANTES no nome do livro né…
Só li o Antes que eu Vá, mas SEMPRE quis ler o Antes de Morrer – que alias, vem filme ai, então preciso dar um jeito nisso! E esse antes de te esquecer parece tão ‘eu’! Tb faço quetsão de diario pra anotar as coisinhas que fazem eu lembrar com carinho da vida que passa! rs
E esse antes mal acompanhada que só me fez rir pelo nome…

bjss
Evellyn!

[Responder]

Já comentou 69 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Gisela Menicucci Bortoloso 01-04-2012 - 12:50 -
Google Chrome 17.0.963.83 Windows 7

Não li nenhum dos livros acima. “Antes” do fim do ano preciso ler pelo menos 1.
um abraço
Gisela – Ler para Divertir

[Responder]

Você já comentou 19 vezes.

#4 Yara Prado 02-04-2012 - 10:02 -
Google Chrome 17.0.963.83 Windows 7

Ah, meu Deus, eu quero muito, muito, muito ler ANTES DE TE ESQUECER – MELISSA HILL!!! Adorei, foi amor à primeira vista…rsrs

Antes que eu vá, já estava na lista há um tempinho…
Estou meio receosa, mas quero ler Antes de morrer…

E ANTES MAL-ACOMPANHADA QUE SOLTEIRA deve ser hilário, eu também quero!

Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Aline 02-04-2012 - 16:07 -
Mozilla Firefox 11.0 Windows 7

aaah eu quero o antes que eu va *-*

[Responder]

Você já comentou 8 vezes.

#6 Fernanda 03-04-2012 - 10:43 -
Google Chrome 18.0.1025.142 Windows XP

Oi meninas,

Saudade de vocês nos encontros e eventos! ^^
E o show como foi? O RJ continua lindo? xD

Da lista eu li Antes que eu vá e Antes de morrer, amei os dois. Faltou ai outro que me lembra estes, A guardiã da minha irmã.

Legal o tema da coluna, quando li o título “Antecedência” pensei.. .ahnnn??? kkkk

beijos

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Maysa 03-04-2012 - 15:45 -
Google Chrome 17.0.963.83 Windows 7

oooonw, eu queria tanto ler Antes que eu Vá!Parece ser tão lindo! *-*
os outros, também parecem bem legais!

[Responder]

Já comentou 89 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Fernanda Rocha 18-04-2012 - 23:36 -
Mozilla Firefox 11.0 Windows 7

Antes de Nascer o Mundo deve ser lindo…gostei do tema desse post. :) Preciso inserir isso urgente na minha rotina: a palavra antecedencia. Mas antes preciso colocar em dia as tarefas atrasadas…rsrsrsrs. Bjinhos.

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Talita 23-04-2012 - 19:58 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Tô lendo os posts com um pouco de atraso por conta da correria da faculdade(apesar de ser organizadinha e agendar minhas tarefas pra tentar adiantar as coisas acabo nao fazendo tudo com taaanta antecendencia kkk), mas nao poderia deixar de comentar: AMEI que vcs citaram o Mia Couto!!! Semestre passado estudei Literatura Africana, e achei DEMAIS(Mayombe do Pepetela entrou pro meu Top2 melhores livros *-*). Vale muito a pena divulgar!!

[Responder]

Você já comentou 12 vezes.