coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #71 – Memória
Sunday 15/04/2012 às 07:03 894 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Bom dia! Como estão todos, na correria de sempre? Essa semana vai ser bem pesada para a Tatiana, que tem três provas na faculdade. :26 A minha parece que vai ser tranquila, vamos ver como segunda-feira vai se comportar… Quando temos muita coisa para fazer, é bem difícil se lembrar de tudo o que precisa ser feito, por isso temos o costume de anotar tudo em uma lista de prioridades!

Aliás, já perceberam como a memória é importante? Não só naquele momento de fazer a prova mais temida (quem queremos enganar, em qualquer prova a memória é fundamental!), ou de saber qual tarefa precisa ser feita para o dia seguinte, mas sempre! Quando temos um encontro perfeito, aquele momento fica para sempre registrado, né? :23 Quando vamos ao show de uma banda amada, queremos que cada detalhe fique gravado para sempre, né? A memória é essencial! E, ao mesmo tempo, desejamos que ela falhe quando o assunto é: aquele mico do tamanho de um caminhão, o término de um relacionamento, :33 um pesadelo…

Memória está em todos os lugares, desde aquelas que estão na nossa mente até quando passamos na frente de algum monumento: até lá as memórias estão guardadas. E na literatura não poderia ser diferente! Nessa coluna reunimos livros onde os protagonistas precisam lidar com sua perda e suas consequências.

Que vocês tenham uma ótima semana, e não se esqueçam que domingo que vem tem mais! :04

Antes de Dormir – S. J. Watson

Christine sofreu um acidente que a fez perder a memória aos 29 anos e, desde então, ela perde as memórias sobre o que lhe aconteceu durante o dia anterior ao dormir. Ela acorda todas as manhãs com a sensação de estar perdida, confusa e sem saber quem é e o que aquele homem muito mais velho (que ela também não conhece) está fazendo ao seu lado. Ainda que Ben, que se diz seu marido, conte a ela como é a vida deles e sobre seu acidente, Christine é encorajada pelo seu médico a escrever sua história como parte de um tratamento – algo que Ben não concorda que ela faça. Com a leitura do diário que mantém escondido, novas lembranças são descobertas e ela percebe que Ben pode não estar contando exatamente toda a verdade sobre sua vida.

OMG! Que vida horrível que essa mulher pode estar tendo! Desde a primeira vez que eu ouvi falar sobre esse livro, sabia que ele tinha que ser acrescentado à minha lista de desejados não só pela história me fazer lembrar Como Se Fosse A Primeira Vez (numa versão bem creepy :38 ), mas por realmente ter me deixado intrigada com a verdadeira identidade deste Ben e do quão real é a história que ele está contando para a Christine. Isso sem contar, lógico, sobre qual é a verdadeira verdade por trás desse acidente e dessa vida que ela leva! Com todos os elogios que tenho visto e que se reforçam pelo fato deste ser o livro de estréia do autor, acho que podemos esperar uma grande história! :20

Para Sempre – Kim Carpenter, Krickitt Carpenter

Acho que todo mundo já viu esse lançamento da editora Novo Conceito, certo? Vou falar rapidinho de sua história, para quem não conhece: Kim e Krickitt Carpenter estavam casados a dois meses quando, no dia 24 de novembro de 1993, uma caminhonete em alta velocidade atingiu a traseira do carro deles. Krickitt sofreu um ferimento na cabeça que a deixou em coma por várias semanas e, quando finalmente despertou, parte de sua memória estava comprometida – ela não conseguia se lembrar de seu marido. :24 Kim, então, decidiu que precisava reconquistar a mulher que amava!

Que bonito ele querer reconquistar a mulher que amava! Só fiquei extremamente triste por saber que ela não conseguia se lembrar de absolutamente nada deles. Imaginem os sonhos que eles tinham e os planejamentos, todos completamente esquecidos por ela, e ele tendo que conviver com isso? :08 Muito sofrimento, né? É trágico, na verdade. Em todas as resenhas que li, percebi como as pessoas ficaram tocadas não só com a história em si, mas com o fato de ser baseada em um fato real. Sim, esse casal realmente existe! Se você quer se emocionar, tenho certeza que vai adorar Para Sempre!

Lembrando que o livro foi adaptado para o cinema, e você pode ficar sabendo um pouquinho mais sobre ele aqui! :16

A última carta de amor – Jojo Moyes

Neste livro conheceremos o cruzamento de duas histórias separadas pelo tempo, mas que se intercalam com muita paixão, adultério e perdas: Jennifer Stirling sofreu um acidente de carro em Londres, em1960, e acorda no hospital sem se lembrar de nada. Ainda que tente recuperar a memória e que conte com o apoio de amigos e familiares, Jennifer se vê sozinha e sem rumo. Ao voltar para casa, porém, ela descobre cartas de amor endereçadas a ela assinadas por um tal “B” :30 , alguém que parecia ser tão importante a ela a ponto dela parecer ser capaz de arriscar tudo para ficar ao lado do tal homem. Já Ellie Haworth é uma jornalista que, quarenta anos depois, descobre uma dessas tais cartas nos arquivos do jornal onde trabalha e resolve ir atrás da história que não sabe se teve ou não um final feliz – até mesmo para descobrir se pode encontrar uma solução para seu relacionamento com um homem casado.

Não sei se é o caso de vocês, mas eu ADORO um livro que mistura duas histórias. :23 Costumo reparar que algumas pessoas não conseguem acreditar em coincidências na vida, estejam elas em histórias separadas por anos ou mesmo por pessoas que nunca se conheceram, mas que estão ligadas por alguém em comum. Pode ser que seja só minha opinião e que não faça sentido algum na realidade de vocês, mas acredito seriamente que as coincidências estão o tempo todo conosco e que basta chegar a hora certa para que elas sejam reveladas a nós. E aposto que, com a leitura desse livro, todo mundo vai começar a prestar atenção naquilo que acontece! :11

E uma notícia muito legal para vocês: esse livro foi lançado no dia 9 desse mês! :29  #todoscorrendopracomprar

Como Fui Esquecer Você – Jennifer Echols

Você com certeza já fez alguma coisa da qual se arrepende ou tem algum medo, mico ou qualquer outra coisa da qual gostaria de se esquecer. Zoey queria esquecer que seu pai engravidou a namorada de 24 anos, do seu medo de que a cidade descubra o colapso nervoso da sua mãe e do bad boy lindo e sombrio de sua escola que a perturba (sendo ela uma garota comprometida), e para que consiga seguir em frente, ela vive da única maneira que conhece: tentando ser a filha, a aluna e a namorada perfeita, controlando absolutamente tudo. O problema é que as coisas saem realmente dos trilhos quando ela sofre um acidente de carro e, após acordar, não se lembra de nada sobre a noite anterior. Lembrar sobre tudo o que aconteceu seria muito útil para descobrir porque Brandon, seu namorado, estava lhe evitando e porque Doug, o bad boy, de repente começava a tratá-la como se algo muito importante entre os dois tivesse acontecido – além do fato dele ter resgatado Zoey do carro. Para quem mantém a vida sob rédeas curtas e tem o costume de controlar tudo, esquecer coisas que mudaram todo cenário que você conhecia pode ser muito perturbador, e agora só posso dizer que cabe a nós lermos o que ela descobrirá!

OMG, já pensaram que coisa horrorosa deve ser ver sua vida mudando da água para o vinho e você não saber o porquê e nem conseguir controlar aquilo que sempre esteve nas suas mãos? Estou LOUCA pra ler este e os outros livros da Jennifer Echols! :20 As opiniões são um pouco divididas sobre as obras da autora e, pelas sinopses, acho que ficarei ao lado daqueles que adoram! Parece o típico YA que você só larga quando a leitura chega ao fim!

Silêncio – Becca Fitzpatrick

Quem não sabe quem é Patch, por favor, procure o caminho de volta para a Terra. :31 Como eu já disse aqui algumas vezes, ele não faz meu estilo, MAS faz de muitas outras garotas, então é lógico que a ideia de não conseguir lembrar de seu rosto, seu olhar, é totalmente estranha, certo? Pois é, mas Nora simplesmente não consegue se lembrar dos últimos cinco meses de sua vida! :10

Ela acordou em um cemitério (creepy! :34 ) e descobriu que estava desaparecida por semanas. Depois, precisou retomar sua rotina, reencontrar sua melhor amiga e aprender a conviver com o novo namorado de sua mãe. Além de tudo isso, ainda é assombrada por constantes pensamentos com a cor preta que parecem conversar com ela (que estranho!). A sensação que ela tem é que parte dela se perdeu (e perdeu mesmo, né, porque é como se as alucinações, visões de anjos e criaturas sobrenaturais não tivessem no seu passado).

Então no seu caminho cruza um desconhecido a quem ela se sente estranhamente ligada, e aparentemente ele sabe não só todas as respostas, mas o caminho para o seu coração.

Confesso que estou com muita vontade de ler! Quando terminei Sussurro (e foi o único da série que li), nem fiquei ansiosa pelo próximo, sabem? Mas agora que eu fiquei sabendo de uns spoilers (segredo!), preciso do livro para ontem! E aproveitem para ler a resenha que a Pri fez do livro aqui!

E quem levou o kit que sorteamos na coluna passada foi… A Rudynalva! Parabéns, sua linda! :29 Já temos seu endereço e essa semana mandaremos seus mimos!

Se você não ganhou, não desanime! Logo logo teremos mais promoções! :02 Beijos!




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


8 Comentários em “Coluna das Gêmeas #71 – Memória”


#1 Luks Vieira 15-04-2012 - 07:14 -
Google Chrome 18.0.1025.152 Windows 7

Bons livros, contudo, esperava mais do livro: Para Sempre.
Att.,
Luks

[Responder]

Você já comentou 6 vezes.

#2 Geisa Gomes 15-04-2012 - 08:01 -
Google Chrome 14.0.794.0 Windows 7

Todos os livros parecem bem apetitosos, com exceção do “Silêncio”… até pq n sou lá muito chegada em livros de anjos :06

Mas o que importa eh que o post está show! :04

[Responder]

Você já comentou 7 vezes.

#3 Yara Prado 15-04-2012 - 10:18 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Minha semana vai ser no estilo da Tatiana…rsrsr Cheia de provas, trabalhos para entregar, apresentações para fazer… E tudo anotado na agenda… (o problema é LEMBRAR de olhar na agenda…rsrs)
Antes de dormir também me fez lembrar de Como se fosse a primeira vez, e agora eu estou super afim de ler…
Estou com PARA SEMPRE aqui em casa, logo logo vou ler, porque parece ser muito lindo!
A ÚLTIMA CARTA DE AMOR não me chamou MUITA atenção, não…
COMO FUI ESQUECER VOCÊ está na lista e eu ainda compro!
SILÊNCIO é lindo, lindo e lindo. E claro, o Patch também…rsrsrs (SONHO! Eu amo muito, muito e muito a série…
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Ariane 16-04-2012 - 07:40 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Quero ter todos esses livros eehehhee

Preciso de ler Antes de Dormir, Para Sempre e A última carta de amor :28

Como Fui Esquecer Você e Silêncio já li :23 Amoooo Hush Hush!!! ehehehe

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Fernanda 16-04-2012 - 11:26 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows XP

Ei queridas,
Saudade de vcs, apareçam no encontro do clube este mês!! hehe

Boa sorte nas provas Tati, esta semana você realmente precisa de boa memória hehe.

Então, da lista eu já li Silêncio e Antes de dormir, muitooo bom por sinal. Para sempre e Como fui esquecer você tenho em casa, mas ainda não li rs.
Este novo da Intrínseca eu nem sabia que era sobre este assunto. ^^

beijos

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Camila Bezerra 16-04-2012 - 16:16 -
Mozilla Firefox 4.0 Windows 7

Todos são ótimos livros.
Estou louca para ler A ultima carta de amor… amei a sinopse e a capa é super fofa.

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#7 Hangover at 16 16-04-2012 - 21:20 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Awww os livros que eu mais me interessei, foram os dois primeiros, que tem é basicamente do mesmo estilo, quero tanto lê-los! E também Silêncio, lógico, mas sem querer eu tô enrolando ha um tempão já, hahaha

xx carol

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#8 Fernanda Rocha 18-04-2012 - 23:00 -
Mozilla Firefox 11.0 Windows 7

Oiee meninass!!! Memória…quem dera que ela funcionasse 100% sempre, rsrsrsrs. O livro Para Sempre eu li recentemente e me emocionei…lindo demais!! Bjuss

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!