coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #72 – Protagonistas Masculinos
Sunday 22/04/2012 às 08:02 851 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Bom dia, Bookaholics! Tudo bem? Como foi a semana de vocês? A minha foi uma correria enorme, como a Fernanda já havia dito que seria (na semana passada), mas apesar de toda a loucura de ficar até de madrugada estudando (no silêncio absoluto, pra não mostrar indícios da minha desobediência quanto ao horário de dormir – fala sério, não dá pra estudar de manhã em casa, porque além do tempo correr, tudo é motivo de distração!), terminei finalmente de ler Feios (que gostei bastante!) e comecei a ler Desculpa Se Te Chamo de Amor, do Federicco Moccia, com três anos de atraso (uma longa história). Além da história ser bem poética, eu estou adorando ter a oportunidade de ler a visão do Alessandro e analisar a forma como ele pensa e como é sua vida. Aliás, livros em que os personagens alternam a narrativa são sempre super dinâmicos e curiosos, pois ao mesmo tempo que você se identifica com algumas linhas de raciocínio, sempre dá pra perceber algumas diferenças entre homens e mulheres!
Passei uma parte da semana pensando sobre essas diferenças, até que na sexta à noite, quando nós saímos com duas colegas nossas (uma delas também é de Campo Grande e o irmão dela é colega do nosso! Que mundo pequeno! COMO ASSIM não nos conhecíamos enquanto ainda estávamos lá?? :10 ), eu tive a certeza de que essas diferenças não são tão sutis assim: uma delas estava contando que, em uma revista masculina (que não citarei o nome), a visão sobre o que as mulheres pensam é totalmente distorcida! Em uma matéria, por exemplo, estava escrito que toda mulher se veste pensando em como atrair um parceiro! :34 Que absurdo! Ainda que muitas façam isso, já vi alguns estudos apontarem que a maioria se veste para impressionar outra mulher – aquela história do “apareço mais que você”! E por mais que eu tenha ficado abismada com esse caso que ela contou, uma coisa não saía da minha cabeça: as diferenças são mesmo tão grandes assim ou nós crescemos e somos educados a pensar que elas existem e que realmente são gritantes?
Imagino que uma boa forma de analisarmos as nossas diferenças entre o sexo oposto é fazer uma avaliação da maneira como pensam e agem alguns personagens! O que vocês acham?
Boa semana, gente! :29

Cotoco – John Van de Ruit

Preciso dizer: eu amava estudar sobre determinados assuntos das aulas de história, como Revolução Francesa, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria (a Tatiana sempre ia bem nas provas sobre esse assunto, ela é meio obcecada com tudo o que aconteceu :15 ) e Apartheid. Tudo o que vimos ao longo dos anos é interessante, mas quando chegávamos nessas matérias…
E, ao falar de Apartheid, não consigo deixar de associar a um dos meninos mais bacanas de todos os tempos: John Milton, mais conhecido como Cotoco. Ele tem 13 anos, uma família de lunáticos (sua avó é pra lá de gagá :02 ) e está prestes a viver dois grandes momentos: o primeiro é a libertação de Nelson Mandela (a história se passa na África do Sul, no ano de 1990) e o segundo é… O início das aulas no internato. Ele ganhou uma bolsa para estudar nesse internato exclusivo para meninos, e lá vive grandes aventuras com seus amigos (um tanto quanto estranhos), tudo contado através de seu diário.
Pelo o que eu pesquisei, são poucos os momentos que vemos a visão dele sobre os acontecimentos históricos do momento, e, quando vemos, são através de sua sabedoria de 13 anos de idade, então com certeza tudo será retratado com bastante leveza e até uma certa inocência. O foco principal está na sua nova vida dentro do internato.
Ah, e fiquem atentos: há algum tempo atrás, vimos o livro na Livraria Leitura por apenas R$9,90! Se na cidade que você mora tem uma, procure bem! :04 E me avisem se encontrarem, porque me arrependo de não ter comprado o meu!

Frente de Tempestade – Jim Butcher

Eu nunca tinha ouvido falar desse livro até ver um vídeo do In My Mailbox da Mary Paixão e, desde então, ele entrou pra minha lista de livros que estou morrendo de curiosidade de saber como será seu desenvolvimento! :30  A polícia de Chicago normalmente tem que lidar com muitos casos estranhos, mas quando um deles ultrapassa todos os limites da capacidade humana – ou seja, envolve características sobrenaturais -, eles convocam a única pessoa “conhecida” capaz de desvendar o tal mistério: Harry Dresden, um bruxo. Ele sabe que o mundo está cheio de seres sobrenaturais que, na maioria das vezes, não se dão muito bem com os seres humanos :38 , então é o único com capacidade de capturar qualquer coisa que seja e que se coloca disponível para isso. Mas ao ver que este mundo sobrenatural está em decadência e que suas contas estão numa situação não muito favorável, ele vê um chamado da polícia para a investigação de um assassinato que envolve magia negra, como a melhor forma de sair do vermelho. Porém, ainda que pense no dinheiro como prioridade, Harry sabe que por trás de toda magia negra, há sempre um bruxo com um lado ainda mais obscuro… E com esse bruxo sabendo que está sendo procurado e que o responsável por isso é Harry, as coisas começam a ficar quentes!
Não sei se estou exagerando ou se vocês tiveram a mesma impressão que eu, mas acho que nunca vi uma história assim! Primeiro que, para se colocar nas páginas amarelas com uma função dessas, você precisa de muita coragem. E segundo, fala sério, que trabalho de dar medo! Estamos falando de um duplo assassinato que envolve magia negra! :34 OMG! Se vocês já ficaram curiosos por esse livro, eis uma boa notícia: este livro, publicado pela Underworld, é o primeiro volume da série Os Arquivos Dresden, com 14 livros, segundo o site do autor, e que também possui graphic novel! Claro que dá um desânimo enorme pensar que mais uma série está sendo lançada e que, se nos interessarmos, será mais um acréscimo à nossa infindável lista de desejados, mas eu fiquei animada! E vocês?

A Janela de Overton – Glenn Beck

Esse tipo de livro, com teorias da conspiração e planos para transformar o mundo que conhecemos, não é o tipo que me chama a atenção, mas devo confessar que esse em particular eu gostaria de ler. E fiquei ainda mais animada quando o comprei, em dezembro, para dar de presente ao Dudu, meu amigo-secreto do Natal (que por um acaso foi também meu amigo-secreto da Páscoa! :12 ).
Para quem não conhece a história: Noah Gardner é um executivo de Relações Públicas de 20 e poucos anos que está mais preocupado com o destino de sua vida social que a de seu próprio planeta. Isso até ele conhecer Molly Ross, uma mulher que acredita mesmo que a América está prestes a ser perdida para sempre. Para ele, tudo não passa de uma grande teoria de conspiração… Até um ataque sobre o solo dos Estados Unidos sacudir o país para o núcleo e colocar em movimento um plano assustador. Nessa hora, Noah só vê uma opção: expor esse plano e revelar os conspiradores por trás dele. Só assim ele salva tanto a mulher que ele ama quanto a sua liberdade.
Já vi algumas resenhas positivas (como a da Pri, que você confere aqui) :27 , e algumas negativas, mas uma opinião que prevalece é: é uma história que te faz pensar em um monte de coisas quando termina!

Sigo Você Toda Noite – Luca Bianchini

Lembram que eu falei na coluna passada sobre A Última Carta de Amor e sobre coincidências na vida? Pois é, eu tenho certeza de que algumas acontecem porque deviam acontecer, e acredito que Roger Milone concorda comigo. Ele é um televendedor de panelas com 32 anos de idade que, em um dia lindo e esporádico num barzinho, encontra a mulher de sua vida. Que se casará no dia seguinte. Com alguém que não é o protagonista em questão (estou sendo influenciada pela narrativa do Federicco Moccia, por isso as frases curtas! :31 ). Mas Roger que não é brasileiro, mas não desiste nunca não acredita que o fato dela se casar seja um impedimento para o que acredita ser seu futuro, então sai da casa de sua mãe e passa a “stalkear” seguir os passos de Stella (sim, ele descobre o nome dela!) com base num cartãozinho perfumado :32 . Se isso já não fosse “loucura” o suficiente, a vida lhe prega algumas peças no meio do caminho e a vira de cabeça para baixo, pois, sem ninguém esperar, ele se torna num astro da televisão, cobiçado por todas as mulheres, alvo de revistas sensacionalistas e da inveja dos amigos!
Esse livro está na minha lista de desejados há MUITO tempo e eu não vejo a hora de finalmente tomar vergonha na cara e comprá-lo. A dúvida sobre o que acontece com a Stella e o Roger vem martelando a minha cabeça por tempo suficiente pra me deixar cada vez mais empolgada com os diversos rumos que uma decisão tão maluca pode levar. E o mais curioso (para mim) de tudo: são sempre decisões que consideramos bobas que nos fazem mudar de vida, de uma forma que nunca havíamos imaginado!

O Vendedor de Armas – Hugh Laurie

Vocês provavelmente conhecem Hugh Laurie, certo? Quem nunca assistiu pelo menos uma propaganda de House, por favor, volte ao planeta Terra! :31 Eu adoro o Hugh, acho que ele tem um humor sensacional, é um excelente ator (quando ele fez Razão e Sensibilidade, em 1995, estava ótimo, e fiquei ainda mais encantada depois que li o roteiro e diário do filme escrito pela Emma Thompson, porque mostra um pouquinho como ele era) e, pelo visto, escreve muito bem, de acordo com o meu pai, que leu o livro bem rapidinho e adorou!
A história é a seguinte: Thomas Lang é um ex-militar de elite que recebeu uma proposta de 100 mil dólares para assassinar um empresário norte-americano. O que ele decide fazer? Avisar a vítima! :05 Acontece que sua boa ação não ficará impune e logo ele se vê tentando salvar sua vida, de uma linda moça e o mundo de um verdadeiro banho de sangue.
Eu adoro variar as minhas leituras com livros desse estilo, porque quando você lê muito só sobre um determinado assunto, ou um tipo específico de literatura, acaba enjoando muito fácil, e a impressão que fica é que todos são iguais, certo? Por isso que é tão bom mudar, e tenho certeza que vocês vão adorar a história do Hugh Laurie (pelo menos é o que meu pai me garantiu!).




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


10 Comentários em “Coluna das Gêmeas #72 – Protagonistas Masculinos”


#1 Yara Prado 22-04-2012 - 09:41 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Vixi, esta semana não li nenhum dos livros… =(
Mas me interessei por SIGO VOCÊ TODA NOITE…
E só. rsrs
Não gostei muito dos outros livros, não… =P
Bjs meninas!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Eu adoro livros como o Sigo Você Toda Noite, quando a vida da pessoa dá uma guinada que ela nunca imaginou (e que, de preferência, seja pra um lado bom!), então acho que é por isso que estou TÃO curiosa por ele!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Fernanda Rocha 22-04-2012 - 15:43 -
Mozilla Firefox 11.0 Windows 7

Sempre os temas dessa coluna são originais, diferentes, adorooo. Destes livros o Janela de Overton, ta na minha listinha de desejados faz tempinho. :) Bju meninas.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Own, sua linda, obrigada pelo elogio! :23
A Fernanda também tem muuita vontade de ler A Janela de Overton, mas confesso que não tenho tanta vontade assim! :16

Beeijo! ;3

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#3 Ariane 23-04-2012 - 08:59 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Fiquei curiosa para ler Frente de Tempestade ;D
ahhh eu querooo Janela de Overton já faz um bom tempo, desde o lançamento… ehehhee

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Frente de Tempestade parece ser um livro super legal, né? Pena que a editora não fez muita publicidade dele! :33 Em pensar que tem muito livro que não é tão legal assim, mas que acaba vendendo mais porque tem propaganda por trás!

Beeijo! ;3

Beeijo! ;3

[Responder]

Ariane responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

Fiquei mega curiosa ehehehe e tb vou querar o graphic novel! eheehhe realmente tem mto livro bom sem uma boa divulgação =/

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Nanda 23-04-2012 - 11:35 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows XP

Ei meninas, tudo bem?

Ahhh eu amooo Cotoco, é dos meus livros favoritos, eu ria de gargalhar com as passagens do livro. ^^

Da lista eu tenho também Frente da tempestade e O vendedor de armas,estes ainda não li.

beijooo

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Oi, Nanda! :29 Saudade de você!
A Fernanda é super empolgada pra ler Cotoco e acho que da próxima vez que a Leitura fizer aquelas promoções dele por R$9,90, ela não vai pensar nem duas vezes! :31
Eu ainda não li O Vendedor de Armas, mas meu pai leu e gostou bastante! :11 Lembro de quando ele já estava no final da leitura que não consegui alargar o dito cujo por nada! hahahaha E depois ele me contou um pedaço que falava sobre aviões e.. Sério, comecei a pensar muito sobre bombas… :12

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Filipe Machado 02-05-2012 - 13:51 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Hmmm… dessa vez todos os livros me agradaram, e me deram vontade de ler — por que será, hein?! :11 . Acho que pelo fato de raramente nessa coluna não haver pelo menos um feminino, isso comumente não acontece.
Não sou contra livros femininos, claro que não, alguns dos meus preferidos, a protagonista é uma garota, mas tipo assim, quando é um garoto como principal, eu me identifico mais com o livro.
Bom, e destes aqui, é cada um diferente do outro né? Legal. Os que mais gostei foram Frente de Tempestade e Janela de Overton :20

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!