coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #74 – Literatura Nacional (Parte 02)
Sunday 06/05/2012 às 08:01 1627 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Olá, gente! Como foi a semana do feriado? Curtiram muito os dias de descanso? Só de pensar que o próximo feriado só vai ser em junho, dia de Corpus Christi… Me faz pensar que no ano que vem, a mesma data será o dia do meu aniversário! :12  SIM! De onze em onze anos, dia 30/05 é dia de Corpus Christi (e foi no ano que nasci) e eu posso passar o dia todo em casa curtindo meu dia! E por falar em aniversário, e não é que o bendito está chegando? :34
Mas uma das coisas mais legais que o antecedem é a Bienal do Livro de Minas! :29 Nem acredito que não precisarei viajar pra ir à minha primeira Bienal! Queria que ela fosse tão majestosa quanto a de São Paulo ou a do Rio, mas nem por isso estou desanimada, pois ainda que ela não seja tão famosa quanto as outras, muitos livros estão à minha espera! Uma das atrações pelas quais estamos ansiando é o Pedro Bandeira, autor da série Os Karas e de O Fantástico Mistério de Feiurinha (que até se transformou em um filme da Xuxa e que eu ainda não vi, pra ver se está ou não fiel à obra original), que fizeram parte da nossa infância literária!
Então, se estamos falando de um dos autores responsáveis por tornar a escrita algo tão prazeroso para nós, porque não falar de autores nacionais que estão próximos de nós e da nossa realidade e que estão lançando livros novos? :23 Boa semana para todos!

Malas, Memórias e Marshmallows – Fernanda França

O que você gostaria de ganhar de aniversário? Com certeza não é uma demissão, certo? Pois é, mas a Melissa Moya infelizmente ganhou esse presente de grego. Ela achava que sua vida ia afundar, até conhcer seu vizinho, Theodoro Brasil. Eles viraram amigos, e dessa amizade surgiu uma grande oportunidade: viajar mundo afora, realizando seu maior sonho! Isso faz parte de um projeto chamado “América Sobre Rodas”, em que ela vai rodar por diversas regiões dos Estados Unidos. De uma coisa vocês podem ter certeza: ela vai fazer muito mais que tirar fotos!
Eu ainda não li um livro da minha xará (estou com Nove Minutos Com Blanda na estante já tem um tempinho), e estou ansiosa para fazê-lo! Agora, esse novo dela (que aliás, eu preciso dizer que tem uma capa super linda!) é um dos meus desejados. Imaginem a situação da Melissa, que horror! Mas não podemos negar: viajar por aí com a máquina fotográfica em uma das mãos e o notebook na outra é um verdadeiro sonho! :12 Um dia eu queria viajar pelo mundo para conhecer sebos e livrarias do mundo, e documentar tudo depois. Ia ser muito divertido! :23

Ser Clara – Janaína Rico

No mês passado, se eu não engano, aconteceu em São Paulo uma feira sobre as novidades do “mundo casamenteiro”, com tendências para as noivas, novidades, buffet e todas as coisas que envolvem um casamento. Às vezes eu fico me perguntando o quão trabalhoso é planejar uma festa de casamento e, se nós formos pensar bem, tudo tem que estar, teoricamente, perfeito para que a festa se torne inesquecível.
Clara está passando por isso, mas ao invés de ser a sua festa, é a de sua BFF, Laura. Além disso, ela tenta conciliar sua carreira de professora, seu carro minúsculo (que ama), seu minúsculo apartamento e todos os problemas que uma mulher de 27 anos tem. Mas nunca passou pela sua cabeça encontrar O partido – é médico, é rico, famoso – na festa do casamento! Seria esse o prelúdio de uma guinada na sua vida? Porém, enquanto tudo parece caminhar para o lado do “partidão”, Clara começa a se envolver com um colega de adolescência que sempre gostou dela e, ao mesmo tempo, coisas muito ruins acontecem com sua melhor amiga… O que é preciso para ser Clara e superar tudo isso?
Quem aqui ama chick-lit? :31 Eu morro de vontade de saber com qual dos dois caras que a Clara vai ficar no final e o que acontecerá com a amiga dela! Esse livro já foi lançado em 2009 pela Pedro & João Editores (com essa capa, lembram?), mas no mês passado foi relançado pela Underworld! Que a autora tenha muito sucesso e lance ainda mais chick-lits para nós!

A Garota do Outro Lado da Rua – Lycia Barros

Vocês já foram a alguma excursão para uma mata ou algo do gênero? Na sexta série, minha escola fez uma excursão para a UFMG e nós andamos pela “floresta” de lá (que é muito bacana, por sinal! :28 ) pra estudarmos sobre os tipos de plantas (pteridófitas, gimnospermas, angiospermas… Vocês se lembram, né?), e uma coisa que não saía da minha cabeça era imaginar como deveria ser estar numa mata daquelas sozinha. Quer dizer, QUÃO apavorante pode ser, já que além de você estar perdido, só tem a companhia de in-se-tos? #insetosinimigos :34 Pois Enzo e Rafaela se perderão juntos. Ele é um garoto compenetrado nos seus estudos, responsabilidades e que não vive muitas emoções, mas tudo isso se transforma quando ele está perto de sua vizinha de frente, Rafaela, que é linda, popular e, ainda por cima, sua colega de turma. Ele é apaixonado por ela desde criança e, mesmo ela não sabendo de sua existência, eles têm que se unir e arrumar uma forma de encontrarem o pessoal da escola! E será que nessa aventura uma amizade surgirá? Ou algo mais pode acontecer? :23
Olha um livro da Lycia, nossa colunista! :29 Eu adoro livros adolescentes, principalmente esses que envolvem amores não correspondidos! Sem contar o fato dessa história me lembrar vagamente uma história que eu criei na 5ª série pra uma aula de redação, mas não tinha mata nem nada – sei lá, eu simplesmente me lembrei da minha história! -, e agora fiquei pensando em como esse mistério/dúvida/expectativa é bom, né? Vamos tratar de colocar mais dessa empolgação na nossa vida! Todo mundo diz que a adolescência é a melhor fase da vida, mas não precisa ser a única! :02

Antes que se Ponha o Sol – William Souza

O livro não foi publicado (AINDA, é só uma questão de tempo até uma editora ver que o livro tem tudo para bombar! :04 ), mas não poderia deixar de colocá-lo! Não só porque parece muito bom, mas porque tanto eu quanto a Tatiana ADORAMOS DE PAIXÃO o Will! (Olha o blog dele, o Vício de Cultura!) Sério, esses tempos atrás ele veio em BH e nós não conseguimos nos encontrar, foi muito frustrante, mas acho que oportunidades não faltarão, né? :28
Mas vamos falar sobre o livro: Lissie Smith, a protagonista, se vê obrigada a abandonar toda a sua vida, após passar por sérios problemas. Ela está mudança para uma cidade litorânea, e na sua nova casa irá passar por dias bons e ruins, e lembranças do passado virão encontrá-la. Aí entra a questão: será que seguir o coração vai ajudá-la a encontrar a paz que necessita? A busca por uma resposta trará não só revelações de segredos, mas a oportunidade de provar a todos que ela não está para brincadeiras!
Desde o dia que vi que o Will cadastrou o livro, em outubro do ano passado, eu já fiquei ansiosa. Vamos torcer para que um dia ele esteja numa posição de destaque nas prateleiras das livrarias! #tomaramesmo

O Que Há Por Trás – Babi Lorentz

Outro livro que não poderíamos deixar de fora é o de uma das nossas queridas leitoras, sempre presente: a Babi! Além de fofa e carinhosa, ela ainda tem um livro, olha que divo!
Para você que ainda não conhece: Melissa e Thiago estão apaixonados, e sua história de amor é linda. O problema? Bom, eles são primos, e, por causa disso, eles não contam aos seus parentes. Acontece que o pai da Melissa acaba flagrando o casal, e resolve começar a impedir que o romance aconteça (como se desse para impedir uma coisa que já está acontecendo, né? Deixa eles em paz!). Como bons mocinhos rebeldes, isso não os impede de continuarem juntos! Mas tudo muda quando o pai da Melissa (olha ele se intrometendo de novo! :06 ) novamente os pega juntos, e acaba revelando uma verdadeira bomba que obriga Melissa a se afastar de Thiago.
Pergunta de um milhão de dólares: Qual é a bomba?? :34 Pensem em pessoas curiosas: agora dobrem e vocês terão: eu e a Tatiana! Eu quero descobrir agora!
Quando eu li a sinopse, me lembrei de Todas as Estrelas do Céu. Eu adorei a história, achei o enredo muito diferente de tudo o que já havia lido, e fiquei pensando: Será que vamos ver mais livros assim no futuro? Porque isso com certeza rende uma discussão enorme (amor entre dois familiares), e dá para explorar muito o assunto! Eu sei que temos vários livros sobre o tema (daria até uma coluna! :31), mas poucos atuais.
Babi, muito sucesso pra você e para o seu livro! :02




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


18 Comentários em “Coluna das Gêmeas #74 – Literatura Nacional (Parte 02)”


#1 Babi Lorentz 06-05-2012 - 10:01 -
Mozilla Firefox 12.0 Windows 7

Bom que você disse que eu ia gostar da coluna! Ver meu nome e meu livro ali é mesmo muito legal. Fiquei muito feliz pelo carinho, meninas, obrigada! Ainda mais em me ver numa coluna repleta de bons livros nacionais! Obrigada, obrigada e obrigada!
Da lista eu só li o da Lycia (por sinal, pelo Book Tour do Bookaholic) e adorei! Fiquei apaixonadinha pelo Enzo, rs.
Beijão!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Eu já percebi que tem muita gente com quedas pelos personagens da Lycia :23 e eu quero descobrir o porquê! Ela parece saber tecer um personagem com tanta maestria que é quase impossível encontrar uma resenha negativa!

Obrigada pelo carinho, sua linda!
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 52 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 rudynalva soares 06-05-2012 - 12:36 -
Mozilla Firefox 12.0 Windows XP

Nanda!
Realmente os autores nacionais tem merecido cada vez mais destaque.
E que bom poderá curtir a Bienal, fantástico. Sinto que aqui não tenha ainda, mas terá, tenho fé.

Quero agradecer a você e a Tati pelos belos marcadores, nem sabia que havia ganho o sorteio por aqui. Meu pc anda uma eca e nem tem dado para acompanhar tudo como gosto. Quando recebi, quase morri!! E ainda com bilhetinho tão lindo, obrigada de coração. Quando puder, responderei.

Passando para desejar uma semana de muita tranqüilidade e amor. Obrigada pelo blog ser maravilhoso! Adoro ver as novidades por aqui!

Carinho não tem preço, doe-se. Blogueiras Unidas 1275!
Luz e paz!
Cheirinhos
Rudy

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Rudy, sua linda! :29 Que bom que gostou dos mimos que mandamos! Computador com problemas é mesmo terrível, né? Eu bem me lembro dos meses de trevas que passei há dois anos por causa do meu computador!
Vamos aproveitar bastante a Bienal de trazer toda a cobertura pra vocês! Fique ligada, viu? :31

Boa semana pra você!
Beeijo! ;3

[Responder]

rudynalva soares responde:

Mozilla Firefox 12.0 Windows XP

Tati!
Nem me falo, ando maluca aqui. Ganhei um tablet, mas não é a mesma coisa, não para mim ainda, estou aprende a mexer com ele ainda.
Vou aguardar as novidades da bienal com ansiedade.
Feliz dia das mães!
cheirinhos
rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 William 06-05-2012 - 14:56 -
Google Chrome 18.0.1025.168 Windows Vista

Ai meninas, suas LINDAS!!!

Não acredito que vocês me colocaram aqui na lista, ainda mais ao lado de pessoas que escrevem maravilhosamente bem. Estou honrado, e espero em breve lançar meu livro (com ou sem editora, mas vamos torcer com né!? hahaha). Eu já disse via twitter, mas vou deixar mais uma vez aqui para TODOS lerem que assim que der, faço uma impressão e envio para vocês lerem antes do povo! =D

Obrigado mesmo!

Beijão
Will

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Will, nós vamos torcer MUITO pra você conseguir publicar seu livro! Ele tem tudo pra ser um queridinho das estantes! :23
Tenha uma ótima semana!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 4 vezes.

#4 Ariane 06-05-2012 - 18:08 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

não li nenhum… =/

mas já ouvi falar mto bem sobre A Garota do Outro Lado da Rua , Malas, Memórias e Marshmallows e O Que Há Por Trás

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Eu estou MUITO ansiosa pelos livros da Lycia! Esses livro, em especial, parece me trazer à tona toda aquela nostalgia da adolescência, então tenho certeza de que o lerei com o maior sorriso no rosto!

Beeijo, Ariane! Boa semana pra você!

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Fernanda 07-05-2012 - 11:06 -
Google Chrome 18.0.1025.168 Windows XP

Ei meninas, tudo bem?

Ah que lindo, vai ter comemoração do niver? Precisamos marcar algo ^^
Será que vocês vão conseguir ir no clube este mês? deve ser na terça dia 29.

Sobre a bienal é incrível mas não sei que dia vou conseguir ir, agenda deste mês lotada. Acho que só vou poder ir no sábado dia 19 aff :/

E sobre os livros rsrs, o que mais quero é o novo da Fernanda França, porque adorei o Novo Minutos com Blanda.

Este último achei a capa linda demais, a sinopse me lembro mesmo Todas as estrelas do céu, mas eu tbm não li ele ainda rs.

beijos

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Oi, Nanda! :29 Então, não temos nada planejado pro nosso aniversário! Aliás, vai ser um ano bem estranho, porque será a primeira vez que eu não estarei com a Fernanda na hora do nosso nascimento – eu sempre fico os dois minutos da nossa diferença olhando pra Fernanda e me sentindo a pessoa mais estranha do mundo por estar mais velha que ela! hahahahahahahah Só fico mais calma quando dá a hora dela de nascer e aí voltamos a ter a mesma idade!

Eu não garanto que irei no encontro desse mês, porque a Fernanda vai passar essa semana estudando feito louca pra uma prova da quinta-feira e eu estou com dois trabalhos importantes pra entregar nessa semana do dia 30 (que presente maravilhoso, né? :06 ), mas o de junho e julho eu vou COM CERTEZA! Aliás, já volto a entrar pra lista de escolhas em junho mesmo! \o/ E seu Deus quiser, eu consigo passar no vestibular, mudar meu turno e voltar a frequentar o clube! :18

Eu quero ir nas duas sextas e sábados da Bienal, mas sei que o tempo vai estar uma loucura! Aliás, que mês corrido é esse? Já estamos na metade do mês e, ao mesmo tempo que já está acabando, parece que as pendências nunca chegam ao fim!

Beeijo, Nanda! Saudade enorme de você! Quem sabe a gente não consegue se ver no dia 19, na Bienal, né? :12

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Filipe Machado 07-05-2012 - 12:42 -
Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

É, nossos escritores estão cada vez mais merecendo crédito por seus trabalhos. Dentre esses, gostei dos três últimos, são bem interessantes… O que pode acontecer com Enzo e Rafaela na floresta, os sentimentos e dúvidas de Lissie, e a bomba do Pai da Melissa :09 . Curti, curti! :16

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Eu adoro livros que me deixam as pessoas empolgadas! Você disse tudo o que eu estou sentindo por eles! :11 QUERO TODOS! :29

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Ceile 09-05-2012 - 15:42 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Ah, perdi o lançamento da Fernanda – foi bem no meu aniversário (é, tb sou de maio rs).
Eu tenho Ser Clara! Meu Deus, que diagramação linda! Ainda não li (tempo, tempo, tempo), mas me apaixonei quando o peguei nas mãos! Muito lindo e bem feito!
A Garota do Outro Lado da Rua está na lista dos mais desejados (com os outros 2 da Lycia u_u).
O que dizer od livro do Will??? OMG! Eu sabia que ele tava escrevendo, mas não sabia nada além disso rs. Ah, com certeza, tem meu total apoio! Ele é um lindo!
E o livro da Babi? UHU! Vou receber o meu nesta semana e estou muito curiosa! Desde que eu li Todas as Estrelas do Céu, fiquei bem curiosa com estas coisas de relacionamentos entre “familiares” por ser um assunto muito delicado.
Um beijo!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Quem nasce em maio é divo! :31 Que pena que o lançamento foi bem no dia do seu aniversário! Eu acho que os aniversários deveriam ser feriados para os aniversariantes – quem sabe conseguiríamos aproveitar melhor o dia, né?
As diagramações da Underworld são super elogiadas e eu estou curiosíssima pra ver ao vivo! E esse livro tem tudo pra fazer muito sucesso!
O Will é um lindo e merece todo o sucesso do mundo! Eu e a Fernanda estamos torcendo muito pra ele conseguir publicá-lo!

Relacionamentos “familiares” são polêmicos mesmo! Essa semana mesmo eu estava conversando com um pessoal da minha sala sobre isso (por causa de Maria do Bairro! hahahahaha) e as opiniões ficaram super divididas! :34 Eu acho que as pessoas têm mesmo é que seguirem seus corações e procurarem ser felizes!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#8 Anelise 11-05-2012 - 13:47 -
Google Chrome 15.0.874.54 Windows XP

Cada capa linda… Amei a de O que há por trás e de A garota do outro lado da rua! :)

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

As capas estão mesmo um arraso, né? Sei que as pessoas falam pra não julgarmos os livros pelas capas, mas é impossível não querer tê-los na estante! :23

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 76 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Yara Prado 26-05-2012 - 14:21 -
Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Meninas, a Bienal de SP vai ser a minha primeira também! (Tenho mega esperanças de ir…rsrs)
Que lindo, espero que curtam bastante e possam fazer muitas comprinhas!
Que fofo, o Pedro Bandeira vai estar ai?! Ele marcou muito a minha infância literária…rsrs
Ok, sobre os livros de hoje… o que eu posso dizer além de: QUERO TODOS!!!?rsrsrs
Sou doida para ler todos eles, parecem ser muito fofos…rsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!