coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #76 – Tempo
Sunday 20/05/2012 às 08:01 787 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Bom dia, bookaholics! Como estão todos, agasalhados com essa onda de frio que está tomando conta do país? Aqui em BH está bem friozinho, acordar às 5:30 para ir á faculdade não é fácil! :21
E a Bienal do Livro de Minas começou na sexta! Só conseguimos ir ontem, e foi muito divertido! Vamos ver se conseguimos falar dela ainda essa semana!
Eu estava conversando com uma amiga minha durante o intervalo de aulas que o tempo está passando rápido demais. Perceberam, ou é só impressão nossa? Porque já estamos quase no final de maio (YAY! Aniversário chegando! :29 21, aí vamos nós!), e daqui a pouco acaba o semestre da faculdade! Não dá pra acreditar que finalmente vamos ter tempo para ler (porque esse semestre foi uma vergonha, eu ainda não consegui ler 10 livros :26 ) e descansar! Vocês estão ansiosos por isso também?
Então, essa coluna é sobre tempo, independente se ele passa devagar, rápido, ou muda completamente! Espero que gostem! Beijo pra vocês, e até semana que vem!

O Amor nos Tempos do Cólera – Gabriel García Márquez

Eu tenho vontade de ler esse livro há muitos anos, mas ela se intensificou há uns quatro, mais ou menos, quando minha professora linda, querida e tudo de bom de literatura estava contando como o livro era maravilhoso, que ela lia e escrevia uma história paralela ao lado das linhas e, um belo dia, quando estava em um aeroporto em São Paulo, esqueceu o livro e nunca mais voltou para ver se ainda continuava lá. :24 História triste, né? Queria muito encontrar algum dia (quem sabe, né?) para devolver a ela!
Mas então, a história é sobre um triângulo amoroso entre Fermina, Urbino e Florentino. Tudo começa com Florentino mandando cartas anônimas à Fermina, que o rejeitou e acabou se casando com Urbino. Mas Florentino não esquece a sua amada, “deusa coroada” – ele jurou fidelidade e devoção por mais de meio século (cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias, mas quem está contando? :31 ). Por todos esses anos, ele vive à espera de um amor de juventude que acaba mantendo sua vida presa ao passado, mas mesmo assim, é um amor intenso que sobrevive. Isso é obsessão? Ou amor de verdade?
E lógico que uma história dessas não poderia ficar sem filme! E claro que nós ainda não vimos :37 , então vamos esperar até que as duas tenham lido (provavelmente eu vou ler antes da Tatiana, para variar, e vai depender da minha ansiedade de ver o filme sem ela ou não… Com Desculpa se te Chamo de Amor eu não aguentei!) para decidirmos se foi ou não uma boa adaptação!

O Tempo Entre Costuras – María Dueñas

Esse é um livro que eu deveria ter muita vergonha em dizer que ainda não li, não só pelas ótimas recomendações no Skoob, mas porque ganhamos nosso exemplar de aniversário de uma grande amiga nossa e já vai fazer UM ano que isso aconteceu! :34 #shame Então mesmo que essa nossa amiga, Izabela, não veja isso, NOS DESCULPE! Nós planejamos mudar isso em breve! :10
Depois desse desabafo/confissão/pedido-de-perdão, vamos à história, né? Conhecemos Sira, uma costureira humilde que troca sua rotina calma e pacata em Madri para viver uma grande paixão no Marrocos com Ramiro, um cara que só está interessado em vida boa, futilidades, dinheiro e nada além disso. Por isso, quando é abandonada por ele (não é spoiler! Está na sinopse do livro! :33 ), Sira passa por grandes decepções que acabam com sua inocência e que ainda devastam o leitor com a descrição de uma região que sofreu com a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial.
Esse livro me parece muito triste, daqueles que nós lemos com o coração na mão e que ainda não podermos fazer nada a respeito disso. A cabeça começa a imaginar quantas pessoas não passaram por coisas parecidas e que ainda sofrem com guerras e desilusões e é impossível não se tornar ainda mais consciente de tamanhas injustiças que o mundo alimenta e não querer fazer a diferença, não é mesmo? E é por isso que esses são tão envolventes e que merecem serem lidos por leitores de todas as idades! Não existe faixa etária para fazermos a diferença e, se o impulso vier de um livro, melhor ainda!

A Viajante do Tempo – Diana Gabaldon

Claire e seu marido Frank foram separados logo após a lua de mel por causa da Segunda Guerra Mundial. Quando ela acabou e ele retornou, o casal procura retomar a vida que tinham em uma viagem à Escócia, uma coisa meio difícil de buscar, porque aparentemente, a distância entre eles é maior que a causada pelos anos de guerra. A vida de Claire sofre uma reviravolta quando, ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, ela acaba saindo de 1945 e vai parar em 1743! :10 E, para piorar, ela não pode voltar porque virou prisioneira de um clã, que a obriga a se casar com um de seus membros, Jamie Frasier, um jovem escocês ruivo, de olhos azuis, 1,90 de altura, magro, musculoso…
Quando fui procurar sobre a autora desse livro, me senti a pessoa mais perdida e desinformada: já são 12 livros publicados pela Editora Rocco! Diana Gabaldon é um dos nomes mais importantes de literatura romântica e, para completar, o livro tem muito romance, aventura e tensão, além de 736 páginas!
Só tenho dois pequenos detalhes a comentar: o primeiro é que esse é o primeiro de uma série Outlander (lembram que eu disse que são 12 livros? Pois é, são todos da série, que você pode ver na ordem se pesquisar o nome da autora no site da editora), e o segundo… Bom, o preço é BEM salgado :34 (ia ficar surpresa se fosse o contrário), o que pode interferir (e muito) nas suas próximas comprinhas. Mas quem sabe o destino não ajuda um pouco, com um desconto progressivo vantajoso?

Numbers – Tempo de Fuga – Rachel Ward

Vocês se lembram que a Pri já resenhou esse livro aqui? Pois é, na época eu não estava tãão a fim assim de ler, mas sabe quando você muda o clima das suas leituras? Pois bem,, agora eu acho que esta pode ser uma grande surpresa pra mim! :31 Jem é uma garota com um dom especial: ao olhar para os olhos de uma pessoa, ela encontra uma data que não lhe dizia nada, mas que após a morte de sua mãe, fez todo sentido: era a data da morte daquela pessoa! :10 #credo Por causa dessa informação que ninguém merece saber desagradável, ela evita ter relacionamentos com as pessoas, até mesmo para evitar que toda a relação se baseie nessa data, mas um garoto a fará mudar de ideia: Spider é diferente e a faz ter curiosidade sobre sua vida, sobre conhecer de verdade uma pessoa. Um dia, porém, em um parque de diversões, algo não lhe parece normal: todos estão com a mesma data sob a cabeça. E o dia é hoje. :38 Um ataque terrorista vai acontecer em Londres e eles precisam escapar!
OMG, como que eu tive dúvidas sobre esse livro antes? Além desse quê de filme de ação, ainda contamos a com curiosidade de saber se esse dom vai mudar ou não a vida dela e a relação com o Spider! Como o livro faz parte de uma série, duvido que saibamos de todos os segredos por trás dessa característica, mas já podemos esperar muita coisa pra vir, né?

Swoon: Amor além do tempo – Nina Malkin

Quando você muda para uma cidade nova e que as pessoas possuem um ritmo de vida totalmente diferente é bem estranho, mas para um nova-iorquina com poderes paranormais, estar em uma cidade onde as raízes do sul dos Estados Unidos são motivo de orgulho, tudo pode ser um pouquinho mais difícil de ser adaptado. Candice vira o destaque de Swoon, uma cidade que não tinha indícios, até então, de qualquer tipo de atividade paranormal, mas com a chegada do equinócio de outono, suas habilidades se tornam úteis – sua prima, Penélope, é possuída pelo espírito de um garoto que fora enforcado injustamente pela morte de sua noiva ainda na época colonial(!) e só ela pode ajudar! E se não bastasse isso, o que esperar quando o tal espírito resolve se materializar em carne e osso, em busca de vingança?
Antes de mais nada: que medo. Segundo: esse plano do Sin, o tal rapaz da época colonial, não parece um pouco pretensioso demais? Quer dizer, já temos internet, polícia por todos os lados, tecnologia… Claro que tudo isso vira nada perto desses poderes, mas será mesmo que ele consegue adaptar um plano que provavelmente fora construído… No além? Onde ele bolou isso? :38
E é por isso que eu fiquei muito curiosa! Claro que quero ver tudo resolvido, mas muitas perguntas se formaram na minha cabeça desde o momento em que reli a sinopse e eu quero respostas! :02 E vocês?




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


19 Comentários em “Coluna das Gêmeas #76 – Tempo”


#1 Filipe Machado 20-05-2012 - 13:12 -
Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Tempo, tempo… Precisamos de tempo. Amo férias por isso, não precisar se preocupar com o tempo. Não vejo a hora de entrar de férias novamente :28
Dentre esses livros o que mais me chamou a atenção, a vontade de ler, por ter mais a minhas cara, é Numbers… A sinopse é mt massa! Quero ler esse livro.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Nem me fale em férias, Filipe! Estou contando os dias pra finalmente chegar meu tempinho de leitura, que eu vou finalmente conseguir terminar de ler! \o/ Estou amando meu curso, mas já passou da hora de eu conseguir ter uma vida de leitora, né?
O melhor das férias é que nós realmente nunca nos preocupamos com o tempo – a não ser quando ele começa a acabar, porque daí vira um problema, mas eu estou simplesmente morta de saudades da minha folguinha!

Espero que goste de ler Numbers! \o/
Beeijo! ;3

[Responder]

Filipe Machado responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Eu não estou amando o meu terceirão :06 kkkkkkkk
Tem gente que diz “Ah, não vem com essa porque você vai sentir falta da escola…” Mas não, no máximo terei saudade dos meus tempos de menos responsabilidades, mas não da escola, muito menos das pessoas. A maioria dos meus colegas, eu mal vejo a hora de dizer adeus. Haha, eu sou mal.
Mas, enfim, quanto as férias. Eu necessito now. Tenho um bocado de livro aqui que estão na fila pra serem lidos desde o ano passado. Nas ultimas férias eu furei a fila com alguns, e acabaram ficando de lado, mas eu quero terminá-los. Eu não estou tendo tempo nem pra ler o livro obrigatório de Lingua Portuguesa… Quer dizer, eu acho que eu não estou tendo é saco. Vidas Secas não faz o meu tipo. Modernismo não faz o meu tipo :05

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Ai, Vidas Secas não faz meu estilo também! Uma amiga minha ganhava R$0,10 do pai dela pra ler livros (já pensou como seríamos ricos?? Tudo bem que hoje eu estaria na seca, mas ainda assim!) e ela acabou tendo que ler esse e me contou toda a história… Bom, digamos que eu nunca o escolheria por livre e espontânea vontade, ainda mais depois de ler São Bernardo e eu não gostei nada nada da narração – e da história, pra ser sincera, porque a moça sofre muito!
Mas enfim, eu sinto muito por você estar lendo algo que não gosta! Tente pensar pelo lado bom, que pelo menos você depois pode falar com toda autoridade sobre o livro! :02 E logo logo isso acaba, ainda mais que o segundo semestre passa rapidinho!

Quando eu estava no meu último ano, eu também ficava pensando que não ia sentir saudade de nada e ir para a escola estava acabando comigo – a minha mãe estava torcendo mais que eu pra que acabasse logo e eu ficasse livre daquilo! -, e no final das contas… Não sinto falta não! hahahahahahahahahahahaha

Quer dizer, algumas coisas sinto sim, como ver meus amigos todos os dias e ler livros YA e sentir que eu estava no mesmo clima. Mas hoje, o que posso dizer? Na faculdade tenho a mesma responsabilidade de antes, mas com o bônus de não ter que estudar física ou qualquer coisa relacionada a corpo humano/plantas/células/qualquer-outra-coisa-que-nunca-me-teve-utilidade! Biologia, no final das contas, só me serviu pra fazer a minha mãe ficar falando que eu sou racional e que tenho que me alimentar melhor e pra ficar com medo de protozoários! hahahaha (Brincadeira, eu gostava de algumas coisas de biologia sim, tipo a parte das plantas!)
Mas enfim, só sinto falta mesmo é do clima da escola (e não do terceiro ano) e de ver meus amigos todos os dias, de saber que os professores não iam passar trabalhos absurdos só no final do semestre… Faculdade é muito gostoso sim, mas depois sempre bate aquele medinho de você estar se preparando para o futuro, devidamente… Pelo menos estou gostando do que vi até agora, né? :23

Nem me fale em livros na lista de espera! Eu estava conversando com a Fernanda no final de semana sobre o pessoal que recebe livros de parcerias o tempo todo – eu nunca conseguiria viver em paz com uma fila aumenta mais rápido do que diminui! Parece que chega um certo ponto que os livros começam a ficar tristes e não acho isso justo com eles! hahahahaha
Não vejo a hora de chegar as minhas férias e ler bastante! … E descansar também, convenhamos, porque eu li que nem uma condenada esse semestre (não eram leituras que eu escolheria, mas não deixaram de ser leituras!).

Beeijo! ;3

[Responder]

Filipe Machado responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Eu também não suporto Biologia kkkkkkkkkk Sei lá, não vai me ser útil de maneira nenhuma. Sabe o que é você fazer um teste vocacional e dar 0% pra tudo que envolvia Biologia? Hahaha, eu fiquei muito feliz por isso :29

Bom, eu tenho meus amigos na escola, pouquíssimos, mas tenho. Porém, por serem amigos, não nos limitamos à escola, obviamente, ou seja, falta da escola não terei (muito menos se passarmos juntos no mesmo curso, como planejamos kkkk). Tem horas que eu me sinto mal no colégio, sério mesmo, as conversas dos jovens de hoje não são mais como antigamente. As pessoas não tem vergonha de falar certas coisas em certas horas; não sabem que existe hora, momento e lugar pra tudo. O cara que senta na minha frente é meu amigão e tal, converso com ele numa boa e enfim, logo, o que senta atrás é muito… tipo assim, imoralzinho. Sabe aquele pessoal da sala que só fala merda? Pois é. O pior é que não é só ele, porque na medida que vai indo pro fundo, vai piorando, mas enfim… Já deu pra perceber como eu não gosto de muita gente na escola. Eu não deixo de ser sociável por isso, se não eu tava perdido, mas não gosto. Certas rodinhas eu passo longe.

Mas enfim, espero que o segundo semestre passe rapidinho mesmo… E que o ano que vem chegue, e eu não precise mais estudar biologia, nem geografia, nem história (apesar de eu gostar), e se Deus quiser, não apareça mais eletricidade também, ô materiazinha chata :05

[Responder]

Filipe Machado responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Ignora os errinhos feios no comentário, rs :09

Beijos! ;* — e que venham as férias!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

As aulas que eu mais detestava de Biologia eram as de corpo humano, porque parecia que eu começava a sentir a existência de todos os órgãos e, principalmente no digestivo e respiratório, me sentia super mal e sufocada! hahahahahah
Eu sempre planejava com os meus amigos que não perderíamos contato depois da faculdade começar e tal, mas sabe o que acontece? Depois que vai cada um pro seu canto, fica muito difícil conciliar as agendas! Sério, eu fazia o possível pra não deixar isso acontecer, mas infelizmente algumas amizades se evaporam! :33 Por isso, pra não te deixar com medo, sei lá, ou pessimista de que vai ser uma porcaria quando a escola acabar, faça o seguinte: sempre veja os seus amigos. Sempre! E se interesse pelo o que eles estarão estudando: tenho muitos amigo que fazem Direito e uma só que faz Farmácia (aliás, ela é a única da área de Biológicas) e, quando todos se encontram, fica só aquela conversa sobre processos, etc, e ninguém quer saber muito sobre as coisas do laboratório… Eu, por exemplo, gosto de saber de tudo um pouco, mas nem sempre dá pra fazer todo mundo pensar assim!
Sem contar que na faculdade também tem muita gente com conversa sem noção, então amizade que é de verdade não acaba mesmo com os empecilhos da rotina!

E como que você não gosta de Geografia??? Eu amooo! :23
Mas eletricidade é de subir os cabelos mesmo – na minha sala tem aula de alguma Engenharia da vida, e toda vez que chego na sala tem aquelas ligações horrorosas que eu sofri pra aprender! CRE-DO!

Beeijo! ;3

[Responder]

Filipe Machado responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

O meu negócio é matemática. Apesar se amar ler, meu negócio é DE-FI-NI-TI-VA-MEN-TE matemática :23

Eu sei, os meus poucos amigos são pra sempre. Não vamos perder o contato, se Deus quiser! Como tenho poucos é até mais fácil de manter contato né? rs :16

Beijo! ^^

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Talita 20-05-2012 - 14:08 -
Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Outro do García Márquez que tem tudo a ver com tempo: “100 anos de solidão”, um dos meus livros preferidos da vida.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Verdade! Uma professora de literatura minha sempre falava SUPER bem dos livros dele e eu estou muito curiosa! \o/ Quem sabe eu não consigo ler algo dele nas férias? #tomara

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 12 vezes.

#3 Ariane 20-05-2012 - 19:14 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

ahh eu começei a ler O Amor nos Tempos do Cólera mas abandonei… pretendo tentar ler ;D

noossa tb estou na correria na facu… vc ainda está melhor do que eu ehehhee li apenas 9 ;D

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

E eu li 10! :34 Estamos no limbo, Ariane! Eu morro de saudade das minhas leituras uma arás da outra, de ficar pensando sobre as histórias, de aprender com elas… Mas está complicado ler algo além das leituras obrigatórias do curso… Tomara que eu consiga mudar isso logo! :29
Acho que você deveria dar outra chance ao Amor nos Tempos do Cólera sim! \o/ Aliás, eu estou pensando seriamente em voltar a dar uma chance a O Morro dos Ventos Uivantes e a Se Houver Amanhã, do Sidney Sheldon!

Boa semana, querida!
Beeijo! ;3

[Responder]

Ariane responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

ehehehee o pouco tempo livre q tenho, preciso dividi entre pais, noivo, cachorro, livros ahahhaha é complicado ;D

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Luana 20-05-2012 - 19:36 -
Mozilla Firefox 12.0 Windows 7

Pois é, aqui no sul ta bom agora, já esteve mais frioo. Mas é bom ficar em baixo dos cobertores né??

Bjs

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Ah, meus cobertores andam sendo meus melhores amigos nesses dias! No final de semana passado, que eu passei o tempo todo de cama (com gripe), matei toda a minha saudade deles! :31 E agora com essa correria do final do semestre, estou dando tão pouca atenção a eles que até eu fico triste! :05
O Sul deve estar tããão friooo! Se proteja, viu? Trate de sair com cachecóis, mantas, casacos e de tomar muito chocolate quente!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Thata 20-05-2012 - 22:20 -
Mozilla Firefox 12.0 Windows 7

Não sei vocês, mas quando olhei o SEGUNDO LIVRO, lembrei do clip LA SOLITUDINE, de Laura Pausini!!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.46 Windows 7

Laura Pausini! :23 A Fernanda é louca com as músicas dela, o italiano (a língua! :31 ) e toda a cultura! Eu também gosto bastante, mas ela é realmente mais empolgada que eu! hahahahaha
Mas então, eu amooo essa música dela e nunca tinha visto o clipe! E É A LAURA PAUSINI NA CAPA, GENTE! A camisa, sei lá, lembra muito mesmo! Até as cores!
E ela não está parecendo a Nelly Furtado?? :38 Eu achei super parecida, pelo menos no início do clipe!
Obrigada por falar do clipe! \o/

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 4 vezes.

#6 Yara Prado 26-05-2012 - 14:22 -
Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

own, dos livros de hoje eu sou doida para ler NUMBERS (por causa da resenha da dona Priscila!) e SWOON: AMOR ALÉM DO TEMPO (pela sinopse, capa e outras coisinhas…rsrs)…
Parecem ser muito legais…
Bjs.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Eu sempre ficava entre ler e não ler Swoon, mas decidi que quero sim! \o/

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!