coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #78 – Especial: Favoritos da Equipe
Sunday 03/06/2012 às 08:02 849 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Oi pessoal! Como estão todos? Nossa semana não foi das melhores, e incluo o nosso aniversário, mas ano que vem vai ser melhor, se Deus quiser!
Mas vamos falar de assuntos alegres: o Bookaholic está comemorando dois anos, e não poderíamos deixar de entrar nas comemorações! :29 Os posts nesse mês serão todos com a interação da equipe, então se preparem para conhecer um pouco mais sobre todo mundo! Nessa semana, o assunto é: Nossos favoritos! (Eu sei que na semana passada colocamos os favoritos de nós duas, mas e quem disse que eram somente aqueles? :04 ) Espero que gostem, e até semana que vem!

Soul Love – Lynda Waterhouse

Você já pode ter visto esse livro algumas vezes como uma da resenhas mais vistas do Garota It (que é ótima, por sinal! :28 ), já pode ter ouvido alguém falar dele ou até mesmo ter visto sua capa no Skoob, mas a questão é: você já leu? Se não for o caso, eu acho que deveria fazer isso – ele vem com um selo “altamente recomendável” pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil)! Não sei se esse livro já apareceu quando eu já não era tão adolescente assim e por isso eu nunca soube muito sobre a coleção Realidade, a qual o livro faz parte, ou se a divulgação foi mesmo muito discreta, mas o que nos interessa mesmo é a história, certo? A vida que conhecemos é a de Jenna Hudson, uma garota que acaba de se mudar para Little Netherby para morar por um tempo com sua tia Sarah, dona de uma livraria chamada Greater Netherby e de uma vida completamente diferente daquela “centrada” e calculada de sua mãe. Além de ter um comportamento rebelde, ela fora fora expulsa da escola que estudava em Londres e se recusava a contar o que havia realmente acontecido para que fosse punida daquela forma – a única solução que a mãe encontra é afastá-la das más influências de seus amigos Londres. Jenna esperava viver uma vida no mínimo tediosa, mas não imaginava que fosse encontrar Gabe :07 , um garoto diferente dos outros, misterioso, melancólico, autêntico e que, apesar de lhe esconder um segredo (assim como ela também esconde), acabaria por mudar sua vida e a forma como enxerga o mundo. A grande questão é que a felicidade que ela passa a conhecer pode estar ameaçada.
Essa é a escolha da Yara, que descreveu Soul Love como “um livro que fala sobre família, amor, perdão, dores, sentimentos e escolhas. A história é simples, mas passa uma lição muito linda, que me arrancou muuuuitas lágrimas e suspiros. (Até hoje fico com os olhos marejados por lembrar de tudo o que senti enquanto lia). O livro é pequeno em tamanho, mas enorme em lições de vida…” Eu tenho que concordar em número, gênero e grau, porque é realmente uma história LINDA de ler! :23 Eu não chorei muito, pra ser sincera, mas me coração esteve tão apertado durante partes da leitura que, além da angústia, eu só tinha vontade de entrar na história, dar um abraço nos personagens, de aconselhar boas escolhas e de estar junto deles quando a parte triste… Bom, é melhor fazer suspense, né? :31

Paixão Obscura – Nora Roberts

Tem gente que tem preconceito com romances de banca e que ainda afirma que eles não servem pra nada, que são rasos e não ensinam nada. Eu não concordo com isso, principalmente quando esse livro me vem à cabeça. Estou prestes a completar 3 ou 4 anos (agora não lembro exatamente o ano!) como fã da Nora Roberts e dos seus romances, e não tenho nem como agradecer a Fernanda por isso – ela quem comprou nossa primeira edição desse livro.
Allison Fletcher é filha de um policial, Boyd, e desde pequena soube que estava destinada a seguir a mesma carreira. Não se tratava da emoção, do salário ou de status da profissão, mas ser policial remete a uma característica muito forte da personagem: o senso de justiça. Em seu segundo caso como detetive, Allison é designada a descobrir o responsável por furtos semelhantes a pessoas que frequentam as boates de Jonah Blackhawk :23 , um homem com um passado ligado à polícia também, mas sob o outro lado da dinâmica: ele fora um garoto vindo de uma família problemática que se envolvera com furtos e jogos e que, com relutância, fora salvo por Boyd, o pai de Ally (porque eu já li o livro vezes suficiente pra me tornar íntima dos personagens). Os dois não se dão muito bem, principalmente no início das investigações, mas a atração entre eles é forte demais pra ser negada…
Uma das coisas que eu mais gosto nesse livro, além do romance, é a forma como os personagens se relacionam. Eles vieram de passados completamente opostos e, mesmo assim, possuem gostos semelhantes e uma linha de raciocínio muito parecida. Eles combinam um com o outro e, em todas as vezes que li o livro, encontrei uma forma diferente deles se completarem.
Acho que não encontrarei palavras suficientes pra expressar o quanto esse livro mudou a minha vida literária, mas uma coisa eu deixo clara: periguetes literárias, façam o favor de tirar os olhos do meu Jonah! :11

Harry Potter – J.K. Rowling

Não tinha como não falar sobre esse livro. São pouquíssimas as pessoas que leram e que não gostaram! E como não gostar da história desse bruxinho tão especial, e do único colégio que todos disputariam a tapas uma vaga? #verdadeabsoluta
Quando perguntamos ao Dudu, ele disse “Depois de muito pensar, não consegui achar nenhum livro mais favorito que Harry Potter. O primeiro livro que li foi “A Ordem da Fênix”. Demorei um século e meio para ler, porque na época ler não era um vício ainda rsrsrs. A partir daí a coisa só foi “piorando” li o 6º e o 7º para depois ler os outros. Sim, sou apaixonado pela série. Sempre que tenho um tempo procuro ver algum filme. Mas, o meu livro favorito entre eles é o Prisioneiro de Azkabam. Tanto o livro quanto o filme são meus favoritos. É o único livro em que Voldemort nem parece existir, ele é mais focado na mitologia e em tudo que roda em torno do Harry =D”, enquanto que a Priscila disse “Ao contrario de muita gente que cresceu acompanhando a série, eu comecei a ler por volta de 2002/2003 na época do lançamento de A Ordem da Fênix aqui no Brasil (que coincidentemente é o meu favorito). Me apaixonei pelo bruxinho, por Hogwartz, desejei ter uma coruja como a Edwiges e uma capa da invisibiliade. Ah se eu pudesse aparatar e passear por Hogsmeade… Enfim, a série Harry Potter é extremamente marcante pra mim pois vejo não como uma série sobre bruxos e magia, mas uma série sobre amizade e lealdade, acima de tudo!”.
Viram que divertido isso? O Dudu demorou um século e meio para ler o livro preferido da Priscila, e ainda assim, os dois são apaixonados pela série! (E incluo a Tatiana e eu, porque caímos de amores pela série). Eu também demorei a ler a Ordem da Fênix, mas foi só meio século! :31
Harry Potter é muito mais que uma série. Ele faz parte das nossas vidas, nós crescemos juntos (e não necessariamente em relação a idade) e basicamente passamos por tudo o que eles passaram. Lógico que, quando digo isso, é porque sofremos com as mortes, rimos de situações engraçadas, sentíamos o cansaço e o medo… É uma ficção real nas nossas vidas. Significa muito não só para o Dudu e a Priscila, mas para cada um de nós que chorou, riu, espumou de raiva e terminou a série com aquela sensação horrível de fim.
Ah! Não vou comentar sobre a história porque imagino que vocês estejam carecas de saber… Outra coisa: quem é que nunca desejou uma capa de invisibilidade?? :02

Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Já falamos dele algumas vezes aqui nas colunas, como vocês podem perceber aqui, aqui e aqui, mas não poderia escolher outro livro que não esse! Na verdade, eu também poderia falar de Todo Garoto Tem, da Meg Cabot, mas como eu ainda sinto um peso na consciência de salvar ele e não O&P, :26 este foi escolhido como o meu (Fernanda) favorito!
Vocês provavelmente conhecem a história: Uma família de cinco mocinhas solteiras e uma mãe louca para vê-las casadas. Um jovem bonito e rico aparece na cidade: se interessa pela mocinha mais velha. O melhor amigo do rapaz é ainda mais rico, mas ao mesmo tempo é uma pessoa muito difícil de lidar. A protagonista logo o acha intragável e, depois de algum tempo, ele se declara para ela. Ela o rejeita e cada um segue seu caminho, mas ela vai percebendo aos poucos que na verdade também está apaixonada.
Eu amo essa história. Gosto de ver a opinião da Lizzie mudando aos poucos, de ver ela perceber que o julgou mal, e ver o quanto ela aprende durante toda a narrativa. Quando eu li pela primeira vez, em 2008, já conhecia a história, então não conseguia ver os defeitos do Darcy, pelo menos não em um primeiro momento. Quando reli, prestei mais atenção e percebi que ele também tinha suas falhas, que foram sendo percebidas e concertadas.
Outra coisa que eu adoro no livro é o aspecto da linguagem. :23 É tão gostoso ler cenas cheias de formalidades, frases muito bem construídas… Estamos tão acostumados com nossos vícios de linguagem que, ao ler algo um pouco mais rebuscado, digamos assim, sentimos que é um mundo completamente novo. Isso sem contar que é uma história passada no século XVIII, então é claro que os costumes eram diferentes.
Ah! E se você ama tanto essa história como eu, não deixe de conferir esse canal do The Lizzie Bennet Diaries, uma versão moderna muito legal! E você pode acompanhar também pelo Tumblr! :12

Fazendo Meu Filme – Paula Pimenta

A escolha da Dana com certeza será a escolha de muitos garotos e garotas do Brasil. Tanto no evento do lançamento do último livro da série quanto na Bienal de Minas pude ver com os meus próprios olhos o que a Paula Pimenta está fazendo com o coração dos seus leitores – a comoção é geral e a intensidade com que os fãs gostam a série e a autora vai além de admiração e carinho. A Dana escolheu essa série, sem favoritar um específico, pois “Não tenho como indicar outro se esse é o livro que eu mais empresto, que não consigo trocar e quero ter para sempre na minha estante. Há alguns dias atrás fui buscar meu FMF 4 na livraria e a (metida) da funcionária me pergunta: “é para sua filha?” Nesses momentos você tem vontade mandar a criatura catar coquinho, mas enfim, respirei fundo e disse: “NÃO, é para mim”. Posso ser casada e ter um filho de 8 anos, mas quem disse que até para leitura tem idade? Eu me divirto e vivo intensamente com a Fani”.
A Fani tem uma vida normal de adolescente – ela frequenta escola e não gosta de uma matéria, ama filmes, tem um melhor amigo que é um querido e segue sua vida fazendo planos para o futuro. Uma coisa que ela não esperava, porém, era a oportunidade de fazer um intercâmbio para Londres aparecer! A partir daí, a perspectiva da sua vida muda! Agora ela terá que decidir se continua com sua rotina ou se vai se dar a oportunidade de viver algo totalmente novo!
Uma das coisas que eu mais ouço sobre essa série além da fofura do Leo é que ela é BEM real: é fácil se identificar com os personagens e ver traços da vida deles na própria vida do leitor. Nós ainda não lemos a série, mas é impossível não ficar cada vez mais empolgada pra muda essa situação com todas as críticas mais que positivas, né? :16




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


14 Comentários em “Coluna das Gêmeas #78 – Especial: Favoritos da Equipe”


#1 Caue 03-06-2012 - 16:57 -
Mozilla Firefox 12.0 Windows 7

mto lgais os livros! harry potter eh realmente uma otima leitura, prende o leitor =]


hangover at 16

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Meu pai não era muito fã de leitura, mas foi só nós pedirmos pra ele ler HP que agora gosta mais de livros! Ele sempre fala isso sobre a série! \o/

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 6 vezes.

#2 Stéphanie Munford 04-06-2012 - 10:53 -
Mozilla Firefox 3.5.1 Windows XP

Os livros são ótimos! Desses só li Harry Potter, mas os outros eu sou louca para ler! Principalmente Fazendo o meu filme e Soul Love. Bjos

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Nem me fale em FMF, que também estou doooida pra ler! \o/ A leitura é uma das melhores ferramentas pra nos fazermos voltar no tempo, e eu tenho certeza que esse livro vai me trazer essa sensação! *-*
E Soul Love é muito bacana! O estilo da história me fez lembrar anos 90, que eu adoro, além de ser uma história muito bonita!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 16 vezes.

#3 Filipe Machado 05-06-2012 - 01:11 -
Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Harry Potter não é o meu mais preferido de todos, mas é um dos melhores pra mim. E da série, o que eu mais gosto é O Prisioneiro de Azkaban, assim como o Dudu. Tipo assim, muito legal, nada verdade, indescritível… quem leu, sabe. J.K. Rownling é fantástica, escreve muito muito bem e tem uma imaginação incrível. Não duvido nada que o seu novo livro seja impressionante também, apesar de ser literatura adulta. :20

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Eu não saberia dizer, eu acho, qual o meu favorito da série, porque não tenho um específico… Pensando agora, eu gosto demais dos quatro primeiros e por motivos bem diferentes – o primeiro porque é a apresentação, tudo é muito novo e você se sente um novo aluno em Hogwarts; o segundo por ter muito da rotina dos alunos; o terceiro pelo Voldemort não aparecer; e o quarto por causa do romance e do clima mais adolescente (apesar do Cedrico morrer, meu coração se despedaçar e o Voldie voltar). Os outros parecem seguir uma história só, sabe? Sei lá, eu acho que vira tudo uma questão de causas e efeitos!

Estou doida pra ver como será esse livro novo dela! \o/ JK ROCKS! :29

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Ariane 05-06-2012 - 07:01 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Tenhoo mta vontade de ler livros da Nora Roberts… eu comprei dois livrinhos de banca mais é da Barbara (esqueci o sobrenome hehehehe)

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Ah, você tem que ler os livros da Nora (nem estou íntima, né? hahahaha)! Os livros da Barbara Delinsky são muito bons também e, na minha opinião, mais “crus” – ela coloca de uma forma escancarada os dramas dos personagens e nós acompanhamos passo-a-passo suas mudanças. Já os livros da Nora já são mais romantizados e também têm muito de vermos os dois lados da história (o que cada personagem está pensando) e, bom, eu prefiro a Nora! :04
Quais os que você tem da Barbara?

Beeijo! ;3

[Responder]

Ariane responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

ahh é um é da Susan Meier “Baby on Board” e o outro da Barbara Delinsky “Totalmente mulher”… mas ainda não li nenhum =/

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Hmmm… Esse da Barbara Delinsky eu nunca li, mas já li Ameaças e Promessas, O Último Refúgio e A Aventura (em formato de banca) e Atração (o primeiro que li – e adorei! \o/), Encontros e Segundas Chances, em formato livraria! :28 Gostei de todos eles, menos da segunda história de Encontros! :11

Vou procurar saber mais sobre Totalmente Mulher!
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Alexandra Rodrigues 07-06-2012 - 14:55 -
Google Chrome 19.0.1084.52 Windows XP

Concordo em tudo que o Dudu falou sobre Harry Potter e meu filme/livro favorito também é o prisioneiro de azcaban, legal né? Orgulho e preconceito também é incrível, já li umas 5 vezes, é muito bom!
Fazendo meu filme nunca li mas parece ser muito e pelo que a Dana falou fiquei com vontade de ler muito!!
Adoro romances de banca e Paixão obscura é um dos meus preferidos também e uma amiga minha é viciada, não pára de lê-lo rsrsr
SOUL LOVE nunca li mas parece muito bom, vou pesquisar sobre ele…

Parabéns pelo blog!
Beijos e sucesso!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Como a Fernanda falou, ela não sabe (nem eu, na verdade) porque eu ainda não li Orgulho e Preconceito, apesar de gostar bastante da série da BBC de 95/96 (não lembro o ano) e do filme! Acho que eu tenho que comprar um versão só minha, porque tenho medo de acabar gostando TANTO do livro a ponto de não devolver pra ela… :05
Tem muito romance de banca que é meio sem noção, mas eu também adoro! :23 Paixão Obscura é um livro que mudou a minha forma de ver os romances e eu realmente sou muito feliz por ter começado os da Nora Roberts por ele! Jonah é o melhor dos personagens masculinos ever! :20

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 29 vezes.

#6 Fernanda Rocha 08-06-2012 - 19:20 -
Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Olá….adoreiii as escolhas e super concordo com a Fer, Orgulho e Preconceito é o máximo. :P

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Nanda! \o/ Eu tenho que dar um jeito da minha lista de leituras voltar a andar e chegar logo a vez desse livro! :31 A cada dia que passa eu fico mais curiosa! Pelo menos as minhas aulas acabam nessa semana, então pode ser que esse dia esteja mais perto do que longe de chegar!

Depois conte tudo sobre seu b-day! Mil beijos!

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!