coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #81 – Especial: Bookaholics
Sunday 24/06/2012 às 07:03 1207 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Olá, Bookaholics! Como vocês estão? Muito atarefados? Já estão de férias? Aproveitando a chuva/frio? Essa semana foi bem tranquila, não fossem alguns probleminhas – mas só o fato de estarmos de férias já é o suficiente pra deixar tudo mais fácil de ser resolvido! E em se tratando de resolver pendências, adivinhem o que voltamos a fazer? Sim, nós voltamos a ter tempo para LER! :29 Soltem os fogos, acendam uma vela em agradecimento e torçam pra que essa maravilha continue assim! Nada como poder simplesmente pegar aquele livro que você começou há dois meses (como é o meu caso com Desculpa Se Te Chamo de Amor) e ler sem culpa, sem se preocupar com outras leituras (a.k.a. leituras da faculdade), em estudar e em se lembrar de comer e de dormir (como estava a minha situação)! Eu posso finalmente olhar para a minha estante e pensar em qual pode ser o próximo da lista! :23
Mas convenhamos que tem gente que, mesmo com toda a correria do dia a dia, consegue arrumar um tempinho pra ler o que gosta, né? Isso sem contar as pessoas que, além desse tempinho, ainda conseguem arrumar mais um pouco pra comprarem MAIS livros – que às vezes elas nem sabem quando terão a oportunidade de sentar e ler! Por isso, na última coluna comemorativa pelo aniversário de 2 anos do Bookaholic (já comentaram no post comemorativo? *olhinhos cheios de lágrimas de orgulho*), vamos mostrar que alguns personagens entraram de corpo e alma em um dos hobbies mais fantásticos do mundo: a leitura! Viva os Bookaholics! E viva o Bookaholic! :18
Beijos, gente!

A Casa dos Muitos Caminhos – Diana Wynne Jones

Descobri esse livro por um acaso, em uma das minhas visitas pelo site da Galera, e fiquei super curiosa pra ler! Por que alguns livros insistem em se esconderem de nós? :33 Neste, o tio-avô de Charmain Baker está muito doente e, como a casa precisa de cuidados, a garota decide passar um tempo na casa do parente para dar uma forcinha e, claro, se ver um pouco livre do cuidado dos pais. Mas se tudo desse certo, aproveitaria seu tempinho para se dedicar aos seus grandes amores: os livros! :23 Afinal de contas, quão difícil deve ser cuidar de uma casa de um morador apenas? O que Charmain não esperava, porém, é que as coisas não seriam tão monótonas como esperava: a casa de William (o tio-avô) esconde muitos quartos, corredores, segredos e ainda conta com um cachorro mágico e um “aprendiz de feiticeiro”! :10 Pra quem estava querendo aventuras com os livros, se deparar com a aventura na vida real é um choque e tanto!
Uma das coisas que eu mais gosto em livros mais adolescentes é que, mesmo que os tais sejam espertos e conheçam um pouco do mundo, sempre há algum elemento surpresa que fará com que eles aprendam algo novo, seja como for – assim como acontece com nós, leitores. Esse tipo de livro pode até parecer previsível, algumas vezes, mas a forma como a história se desenrola é que é o grande runfo do escritor e, particularmente, é onde está o meu maior fascínio! Agora estou doida pra saber qual é o grande mistério dessa casa e do tio-avô! Aliás, tomara que ele melhore, né?

Coração de Tinta – Cornelia Funke

Esse é um dos livros (aliás, faz parte de uma trilogia) que eu quero MUITO, MUITO, MUITO ler! :12 Falei dela na coluna sobre poderes: Mo é um cara com a estranha habilidade de dar vida aos seres que lê em voz alta, e isso é péssimo, porque ele tem uma filha, Meggie, que é a little bookaholic em forma de menina. Ela sempre quis que o pai lesse alguma história, pedido este que lhe era negado em todas as tentativas. Ela só vai entender o porquê disso quando um excêntrico visitante noturno lhe revelou o segredo – quando ela era pequena, Mo trouxe à vida Capricórnio, um personagem muito cruel do livro Coração de Tinta, que formou uma gangue de brutamontes que roubam e matam! Capricórnio acaba sequestrando Mo, para que ele traga à realidade um ser pior ainda, e Meggie, para salvar seu pai, terá que enfrentar criaturas bizarras de um mundo completamente desconhecido.
Se eu, Fernanda, pudesse trazer algum personagem à vida… Acho que seria a Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito, a Jane Harris, de Todo Garoto Tem (a vida seria bem mais divertida com ela! :23 ) e a Anna, de Anna e o Beijo Francês! E vocês? Quem trariam?

Uma real leitora – Alan Bennett

Desde a primeira vez que li algo sobre esse livro, no Menina da Bahia, soube que eu precisaria urgentemente ter a oportunidade de ler esse livro. E eis que eu pergunto para vocês uma pergunta que fica martelando a minha cabeça e que é uma das responsáveis pela minha empolgação com o tal livro: o quão legal deve ser ter uma rainha bookaholic? :20
Nesta história fictícia mas que seria real se eu fosse a rainha, conhecemos o lado Bookaholic da Rainha Elizabeth II, que descobriu o amor pelos livros de um forma um tanto quanto particular: uma biblioteca itinerante, em um furgão, está estacionada nas dependências reais e, em um passeio com seus cachorros, a Rainha acaba se deixando levar para um mundo completamente diferente daquele que conhece tão bem e que faz parte de sua vida, onde é possível sentir um milhão de coisas ao mesmo tempo e todas elas sempre da mesma forma: lendo um livro. E o que começou de uma forma despretensiosa, acaba por afetar sua vida particular e pública! :12 #identificaçãoimediata O hábito da leitura não se torna algo banal, mas uma constante fonte de conhecimento sobre as pessoas, os lugares, a vida e sobre si mesma!
Não existe idade pra começar a ler, né? Acho que a vida seria muito monótona se não pudéssemos fugir do mundo “real” e entrar em um lugar onde só nós temos acesso, onde tudo é como nós imaginamos e que, com um simples fechar de olhos, as características desse lugar podem mudar para a forma que acharmos mais conveniente. Enquanto estivermos dentro desse frenesi de imaginação, este mundo se torna o nosso mundo “real” e, ainda que se passem anos, ele ainda existirá e será sempre algo particular. Sem contar que a Priscila ainda falou algo que realmente acontece na vida de um leitor: os livros nunca são passageiros e sempre nos deixam alguma marca. Então imagino que deve ser SUPER interessante ver o nascimento desse amor que é tão normal para nós em uma pessoa que é conhecida e importante! É como se nós pudéssemos nos sentir mais próximos dela!

Ler, Viver e Amar em Los Angeles – Jennifer Kaufman, Karen Mack

Falamos desse livro na coluna sobre vícios, então a sinopse será mais ou menos a mesma: Dora é uma jornalista (afastada a cinco anos das redações) que, para superar a dor de sua segunda separação, passa os dias trancada em seu apartamento apenas na companhia de vinho e livros. De Tolstoi a Mark Twain, de Flaubert a Jane Austen, ela passa por verdadeiros porres literários.
Livros são tudo de bom. É o tipo de companhia que te entende, te entretêm e, mais do que isso, SEMPRE tem algo a nos ensinar, não é verdade? Até mesmo um gibi da Mônica (que, por sinal, está muito caro! :34 Ainda bem que guardei todos os que eu tinha) pode passar uma lição importante para a sua vida. Mas tem aquela história também: às vezes, viver somente no mundinho literário, nos impede de que sejamos os protagonistas das nossas próprias histórias, e o que poderia ser u grande best-seller, acaba se tornando um fracasso.
Moral da história: seja um bookaholic com moderação! :04

O amor nos tempos do blog – Vinicius Campos

Quem é que nunca mudou de escola e, logo de cara, se apaixonou por alguém? eu Bom, com certeza isso não é incomum, e é exatamente por essa situação que Ariza está passando. Para expressar seu amor e tudo o que sente, ele decide escrever um blog, porque é a maneira que outras pessoas possam escutá-lo.
Mas como ele conheceu a menina que lhe rouba os pensamentos? Na biblioteca da escola, quando vai devolver O Amor nos Tempos do Cólera (que eu me arrependo amargamente de não ter comprado na Bienal, por R$18,00 :21 )! Que lindo!
Esse romance vai sendo construído de blog em blog – existem outros dois, o “Deusa Cibernética”, de uma garota que se descreve como divina, divertida e popular, e o “Cinderela Virtual”, de uma adolescente que acredita no amor. Os três personagens se unem através de sua linguagem, revelando ligações inesperadas.
Que legal! E quando a Pri nos contou quem era o autor… Gente, é o Vini, do Playhouse Disney! :18 No terceiro ano, eu dormia e acordava com a TV ligada na Disney (e hoje é na ESPN), então sempre eu via uns pedacinhos e AMAVA os lugarzinhos que ele e a Estela brincavam com as crianças (e, diga-se de passagem, comigo e com a Tatiana :31 ), então é lógico que esse é mais um motivo para eu ler! Sem contar que o livro é todo diagramado em formato de blog, então provavelmente vai ser uma leitura mais rápida que as que estamos acostumados!

A ganhadora da promoção da coluna passada é a Anelise! Parabéns! Mande seus dados na área “Contato”, neste formulário, para mandarmos seu prêmio o mais rápido possível!




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


11 Comentários em “Coluna das Gêmeas #81 – Especial: Bookaholics”


#1 Bell 24-06-2012 - 07:47 -
iOS 5.1.1

Oi, meninas!!! Adorei a coluna especial de hoje e tive que comentar quando vi A casa dos muitos caminhos aqui! Dianna Wynne Jones é uma das melhres escritoras de fantasia que já existiram e uma das minhas favoritas. Esse livro é o terceiro da série O Castelo Animado! O primeiro é O castelo animado que inclusive virou animação pelo studio ghibli. Não tem problema nenhum lê-los fora de ordem, mas é superlegal achae as referencias nos livros. (Por exemplo, só de ler a sinopse eu já sei quem são o cachorro e o aprendiz de feiticeiro :D)!
Outro livro xom bookaholic que eu gosto muito é O livro selvagem. Além de ser super fofo, mostra como o amor por livros começa!

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 19.0.1084.56 Windows 7

OMG! *tapas na minha cara* COMO ASSIM esse livro faz parte de uma série?? :23 Eu fiquei tão tão tão empolgada pra ler esse, em especial, que nem me toquei de saber mais livros da Dianna Wynne Jones! #correprasabermais
(… Procurando mais …)
Eu já tinha visto o primeiro! :34 E cadê ele na minha lista do Skoob? Fiquei super curiosa por todos eles! :29
E é verdade! O Livro Selvagem também se enquadraria muito bem aqui! Acho que vou te que aumentar essa lista, hein? :31

Muito muito muito obrigada por falar dos outros livros e por sugerir O Livro Selvagem! :07 Assim que eu ler essa série da Diana, te conto o que achei!
Mil beijos, Bell!

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#2 Jéssica 24-06-2012 - 10:44 -
Google Chrome 19.0.1084.56 Windows 7

Oioioi
Dos listados acima só li A casa de muitos caminhos e adorooo!
Depois quero muito ler Amor nos tempos do blog, acho que deve ser levinho e super divertido. E Coração de tinta awn *-* to só a espera de uma promo legal pra atacar a trilogia!!
Beijooos

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 19.0.1084.56 Windows 7

Nem me fale! Hoje ainda eu procurei os livros, mas os preços estão muito salgados! Acho que se passar mais um tempo e eu não encontrar uma promoção que realmente valha a pena, vou levar do mesmo jeito. Estou para ler os três tem muuuuito tempo! :09
E eu estou morrendo de vontade de ler A Casa de Muitos Caminhos também! :28

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 35 vezes.

#3 Hangover at 16 24-06-2012 - 12:25 -
Google Chrome 19.0.1084.56 Windows 7

Adorei os livros, e principalmente a coluna! O que mais me interessou foi o primeiro *-* Coração de Tinta não cheguei a ler o livro, mas sabendo sobre o que se trata a história, aposto também ser maravilhoso!

xx carol

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#4 Alexandra Rodrigues 24-06-2012 - 15:56 -
Google Chrome 19.0.1084.56 Windows XP

Também estou com um bocado de livros atrasados, faz três semanas que estou tentando terminar O VAN GOGH ROUBADO e não consigo, sem tempo pra nada, além de uma super lista de espera pra quando eu terminá-lo heheh
E mesmo com um monte de livro pra ler eu não resisto e tô sempre comprando mais, me chamam de compulsiva, mas isso é ser bookaholic hahahha
Beijoss

[Responder]

Você já comentou 29 vezes.

#5 Ariane 24-06-2012 - 18:12 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

ahhhh o que pretendo ler é o “Eu querooo Coração de Tinta”
ehehehe ;D

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Anelise 26-06-2012 - 00:47 -
Google Chrome 15.0.874.54 Windows XP

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuu!! Mandei meus dados *-* Espero que não esteja muito atrasada, hahahaha!

Que legal que eu ganhei!! :D

[Responder]

Já comentou 76 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Filipe Machado 26-06-2012 - 12:32 -
Google Chrome 19.0.1084.56 Windows 7

Também tenho muita vontade de ler Coração de Tinta, assim como gostei da sinopse de Amor nos Tempos de Blog, e me interessei. Ótimo tema dessa vez, livros que falam sobre paixão sobre livros são bem interessantes :20

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Yara Prado 30-06-2012 - 13:56 -
Google Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

Ai tristeza, não li nenhum desses livros ainda… =(
Sou doida para ler Coração de tinta… Mas eu quero ele na capa original, não quero na capa do filme…rsrsrs
Ler, viver e amar eu também quero muito, mas na outra versão, a que tem a capa rosa e não tem a parte de Los angeles no título…rsrsrs
(ok, eu sou mega chata, mas tudo bem…rsrsrs)
O AMOR NOS TEMPOS DO BLOG está na lista de desejados também…rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Fernanda Rocha 01-07-2012 - 12:16 -
Google Chrome 19.0.1084.56 Windows 7

Oláa… eu colocando as visitas em dia hoje. A CASA DOS MUITOS CAMINHOS eu não conhecia, nunca tinha ouvido falar. CORAÇÃO DE TINTA acreditam que eu ainda não li? To passada!!!!
O AMOR NOS TEMPOS DO BLOG eu acabei de ler a resenha, comecei a me interessar. Bjocas manas que eu adoro.

[Responder]

Você já comentou 3 vezes.