coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #89 – Amizade na adolescência
Sunday 26/08/2012 às 08:00 1760 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Oi, gente! Como foi a semana de vocês? A nossa foi bem corrida, principalmente com a troca dos óculos e uma prova que acabou por ser cancelada… Mas pelo menos estamos conseguindo descansar um pouco e aproveitar o friozinho #not!
Durante a semana, acabamos por encontrar dois amigos nossos dos tempos de ensino fundamental :07 ao acaso e eu comecei a pensar bem sobre esse assunto de amizades na adolescência… Eu ainda tenho muitos amigos dessa época (como esses dois!), mas já perceberam que, por mais que façamos planos de amizades eternas, nem sempre a coisa anda assim? É faculdade que entra no meio do caminho, pessoas com muitas afinidades aparecem (até mesmo por estarem no mesmo curso que você), você começa a trabalhar e, quando vê, já não fala com os seus amigos há meses! :21 É triste, eu sei, mas eu também não consegui fugir disso! Só aqueles mais importantes é que ficaram!
Tanto na vida real quanto na literatura é fácil imaginar que essas amizades sobreviverão com o tempo, mas enquanto ele não passa, vamos aproveitar a nostalgia dessa fase e ler algumas amizades que prometem durar muuuito?

Conselho de Amiga – Siobhan Vivian

Todo aniversário deveria ser especial, não é? Ainda mais quando você vai fazer 16 anos! Mas para Ruby, o dia não foi tão legal assim, já que seu pai, que estava desaparecido há muito tempo, resolveu voltar, e ela não que ter qualquer tipo de relação com ele. Aliás, ela só quer mesmo é sair com seus amigos: Beth, que é muito leal, Katherine, que é um pouco perigosa :38 (!!!) e Maria, a fofoqueira. Suas amigas são suas conselheiras quando o assunto vai de garotos até como ela deveria estar se sentindo. Ruby não sabe ao certo o que sentir, ainda mais quando um novo garoto aparece em sua vida! Além de toda essa confusão em sua mente, ela descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto parece. :15
É, nem sempre tudo são flores em uma amizade, e esse tipo de coisa é mais comum do que se imagina. É horrível perceber que aquela pessoa que você tanto gosta e confia na verdade não era nada aquilo que você pensava que era. E passar por esse choque e ainda por cima lidar com a volta do pai não deve ser uma tarefa fácil para Ruby. Fiquei com vontade de ler, porque quero saber quem é a amiga da onça, e como as coisas vão ficar no final! :04

Minha Vizinha Alice – Judi Curtin

Só quem já teve que se mudar sabe como é duro deixar sua melhor amiga. Quando é de colégio, você ainda tem aquele consolo de que é só combinar de se encontrar com ela em qualquer lugar. O problema é quando a mudança é de cidade: você, além de ter que se acostumar a uma nova rotina e uma nova cidade e sua cultura, ainda fica longe daquela que sempre te apoiou, ouvia seus segredos e sabia te defender como ninguém. Não é fácil, e eu sei bem disso. :26 Agora, quem está descobrindo essa nova sensação é Alice e Megan, que são melhores amigas desde sempre, daquelas que são vizinhas, frequentam o mesmo colégio, a mesma sala, e até não gostam das mesmas garotas metidas. O que separou as duas foi o fim do casamento dos pais de Alice, porque sua mãe resolveu mudar de cidade. Acontece que as duas têm um plano (arriscado, devo dizer) para voltarem a se ver. Será que a ideia vai funcionar?
Bom, quando nós mudamos de cidade, em todas às vezes, ficamos com o coração apertado de deixar nossas amigas para traz. É difícil saber que, quando você ficar com saudades, não vai poder combinar de se encontrar, mesmo que seja para tomar um sorvete. Mas faz parte da vida, não é verdade? E sempre falamos: quando a amizade é verdadeira, não é a distância que vai separar duas pessoas – e é verdade, porque mantemos amizade com pessoas desde a terceira série! :12
Esse livro tem uma continuação lançada no Brasil, Alice de Novo, mas na sinopse dele no Skoob tem um spoiler, então aconselho não ler! Essa série infantil tem sete livros, e um oitavo com as receitas favoritas da Alice e da Megan, para você fazer! :23 Você pode ver mais informações dele aqui, e ver as capinhas fofas das edições irlandesas aqui! (A autora nasceu em Londres, mas desde criança vive na Irlanda!).

O Que Aconteceu com o Adeus – Sarah Dessen

É justamente na adolescência que acabamos por adquirir muitas das qualidades e defeitos que levaremos para o resto de nossa vida – e essas características ganhamos com a nossa experiência. No caso de McLean, a vida não lhe fora muito gentil: seus pais se divorciaram de uma maneira muito escandalosa e traumática e, para fugir um pouco de todo o drama, ela resolve ficar sob a guarda de seu pai, um consultor de restaurantes. Esse emprego pode até parecer enfadonho, mas no caso do pai de McLean, os dois já tiveram que mudar quatro vezes de cidade nos últimos dois anos. :32
Só quem já se mudou algumas vezes durante a adolescência sabe como o quesito “amizades” é complicado: ao mesmo tempo que você não fica o suficiente para conhecer alguém e criar um laço forte de amizade, o fato de viver sob a perspectiva de mudar mais uma vez é o suficiente para lhe deixar inseguro sobre se aproximar dos outros – até mesmo pelo medo de se envolver demais e acabar tendo que partir. Então, como uma forma de mascarar essa insegurança (pelo menos pra mim, essa parece ser uma justificativa bastante plausível no caso dela #momentopsicóloga), McLean nunca é a mesma nesses lugares. Mudar de cidade, para ela, significa muito mais que mudar de ares – ela muda sua personalidade, seu jeito de ser; experimenta diferentes formas de encarar sua vida numa tentativa de encontrar a ideal para fazê-la esquecer de todo seu sofrimento do passado (mais uma vez, essa é a minha previsão para ela! #momentopsicóloga). Porém, quando os dois se mudam para Lakeview, McLean se vê querendo ser ela mesma. Ela começa a criar raízes e afeições no lugar e, pela primeira vez em anos, quer estar nesse lugar por mais tempo do que tem estado nos últimos. Será que tem alguém especial nessa cidade que a fez mudar de ideia?? :23
Eu quero MUUUITO (e a Fernanda também!) ler esse livro! Muito muito muito muito! :20 Não são só as resenhas ULTRA positivas que me deixam cada vez mais empolgada, mas o fato dela ter vivido isso de mudar de cidades algumas vezes é muito atrativo pra mim! Nós já nos mudamos quatro vezes (três cidades, ao todo) em 9 anos e, apesar de não ter sido por motivos tão ruins ou por tão pouco tempo quanto aconteceu com a McLean, eu quero saber como ela se virou – ainda mais ela sendo pessoas diferentes nessas cidades, coisa que nunca fizemos! Será uma visão totalmente diferente sobre o que eu vivi!

As Mais – Patricia Barboza

Mari, Aninha, Ingrid e Susana são minhas novas melhores amigas! :23 Sério, quando eu li esse livro, tive a sensação de voltar à minha sétima/oitava série, uma época que eu amava, e assim que eu terminei, fiquei com aquela sensação gostosa de nostalgia, e uma vontade imensa de falar pra todo mundo: “LEIAAA!” – foi o que eu fiz com a Tatiana, e não sosseguei até ela ler e ficar com a mesma sensação! :29
O livro é contado pelas quatro amigas, tão diferentes e tão unidas, e suas vidas durante um ano. A ideia de escrever um livro veio de uma professora de redação, e como elas acharam um máximo, resolvem colocar em prática, sendo que cada uma vai narrar os acontecimentos por vez.
Mari é a pagadora de micos. Sério, eu achava que era desastrada, mas então conheci a Mari e percebi que o que eu já passei nem se compara. Ela é muito engraçada! Já a Aninha é a intelectual da turma e uma verdadeira líder, daquelas que lutam pelos seus direitos e pelo o que acredita (aliás, eu fiz o teste para saber qual das personagens que eu era, e deu a Aninha! Amei!). Ingrid é a romântica da turma, adora rosa e ama filmes românticos eu também. Já Susana é a atleta, joga vôlei pelo time do colégio e sabe tudo sobre pele, cabelo, maquiagem…
Não preciso nem dizer que AMEI saber que vai ter uma continuação, que vocês podem acompanhar pelo blog da Patrícia (beeijo pra você!) ou pelo blog das meninas! Estou doida para ver o que vai acontecer!

Sábado Sem Noção – Luisa Plaja

Esse é um daqueles livros que eu quero loucamente, mas que quando aparece uma oportunidade de abastecer a minha estante, ele está sempre caro demais e fica deixado de lado – o que é uma pena, porque parece realmente ser o típico livro adolescente que eu vou gostar de ler! Toda vez que leio a sinopse, penso num dos primeiros DVDs que compramos na vida, há alguns muitos anos: Dormindo Fora Fora de Casa. Eu posso ter 21 anos agora e já estar em outra fase, mas é impossível a nostalgia não bater na minha porta toda vez que eu vejo esse filme! :11 Eu ainda dou risadas (nostálgicas, o que torna tudo um pouco estranho :38 ), sei algumas muitas falas dos personagens e ainda termino o filme sem ficar criticando a coincidência de algumas coisas, ou a forma como elas acontecem. Essa é uma das belezas da adolescência: nós nos permitimos sonhar, sem colocar empecilhos na nossa frente. E é basicamente assim que as coisas acontecem nessa história.
Carlota e Bethany são garotas completamente diferente e que, mesmo assim, são melhores amigas: Bethany é a certinha, a estudiosa, a filha-exemplo; Carlota é aquela com o espírito livre, rebelde, sempre pronta para se divertir. E qual é uma das afinidades que as une? A crença nos conselhos da revista Teen Spice. É por causa de um desses conselhos que as duas vão se envolver numa grande aventura que só mesmo um sábado em Londres pode proporcionar e, de quebra, ainda vão descobrir alguns segredinhos que poderão mudar a forma como essa amizade funciona…
A premissa pode parecer boba e até mesmo muito juvenil, mas não é bacana ler diversos tipos de relacionamentos? Eu imagino que, com duas garotas tão diferente, alguns problemas existem com a convivência dessas duas, até mesmo se levarmos em consideração o fato de que elas ainda são novas e que, muito provavelmente, ainda não viveram todos os “tipos de amizade” – mas só lendo é que eu descobrirei!
Se você se empolga com livros que se passam em tão pouco tempo, podem dar uma conferida em Nick e Norah, que apesar de estar longe de ser um dos meus favoritos, é um livro muito querido por muita gente!




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


13 Comentários em “Coluna das Gêmeas #89 – Amizade na adolescência”


#1 Yara Prado 26-08-2012 - 14:01 -
Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Hum, Fer, eu já li Conselho de amiga, e achei bem fraquinho… Principalmente porque já li Não sou este tipo de garota, da mesma autora, e gostei bastante… Achei a narrativa de Conselho de amiga meio lenta e a história, sem graça…rsrs

Ah, adoro AS MAIS!!! E também fiz o teste e deu ANINHA!rsrsrs Estou doida pelo segundo livro!rsrs

Sou maluca para comprar O QUE ACONTECEU COM O ADEUS e devorar, mas ainda não deu…rsrs

Sábado sem noção tem uma capa e sinopse bem lega, pretendo ler em breve…

Bjs.

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Confesso que eu quero muito mais Não Sou Este Tipo de Garota do que Conselhos de Amiga, mas ainda assim quero conhecer sua história! :28
Eu fiz o teste no blog das As Mais e eu sou mais parecida com a Mari! A Aninha ficou muito perto de ter sido a escolhida (e as outras duas terminaram empatadas), mas eu fiquei SUPER feliz com o resultado! Eu morria de rir com as situações da Mari e estou esperando pela continuação como uma louca! :30

Beeijo! Bom final de semana, Yarinha!

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Hum, eu recomendo muito mais Não sou este tipo de garota do que Conselho de amiga… O primeiro é muito mais interessante, divertido e cativante… Não gostei muito do segundo não…rsrsrs
Ah, no meu teste foi o contrário… A Mari ficou quase sendo a escolhida…rsrsrs
Bjs.

PS: ESTAMOS esperando a continuação como loucas…rsrsrs

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Nanda 27-08-2012 - 09:55 -
Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Ei Fer,

Ah que tema fofo, eu adoro estes livrinhos. Eu li para o clube este mês o Karma Club e acho fofos estes livrinhos.
Da lista eu quero muitooo comprar O que aconteceu com o adeus, todo mundo fala muito bem mesmo. As mais eu também não tenho ainda, que bom que vocês gostaram.

beijos

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Nanda, como eu queria ter ido ao encontro do clube nessa semana! Mas a Fernanda acabou passando muito mal durante o dia e eu até tive que levá-la pro hospital na madrugada pra ela tomar remédio e soro! Esses três últimos dias foram mega corridos e até perdi a minha prova! :24 Mas ela está melhorando, graças a Deus e não perderemos o próximo! :18
Eu li a sua resenha de Karma Club e fiquei com ainda mais vontade de ler! Já tinha lido muitas resenhas dizendo que o livro era bobo e etc, mas eu o quero mesmo por ser uma história leve, despretensiosa! Sua resenha me deixou muito empolgada!
Quando você ler As Mais, tenho CERTEZA de que vai bater uma nostalgia da sua adolescência – não tem como isso NÃO acontecer! É um livro muito fofinho e virou um “queridinho nostálgico”! :23

Beeijo!
Saudade de você!

[Responder]

Nanda responde:

Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Ei Tati,

Ah melhores então para a Fê, espero que vocês possam ir no mês que vem mesmo. Estamos até pensando em fazer algo diferente, porque será o encontro de 1 ano do clube.
Vou dar um jeito de pegar As mais então, minha lista está mais caótica do que nunca hehe.
Hoje começam as promoções culturais de niver do blog, passem lá depois e participem. xD
beijos

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Nossa, não sabia que já ia fazer um ano de encontros! :23 Que emoção fazer parte disso! :29
Acho que nós temos que fazer uma comemoração em grande estilo, num encontro que dure mais tempo e com direito a Parabéns Pra Você, só que pra todas nós! :02 Quem sabe até não conseguimos um descontinho no Benzadeus, né? hahahahaha Do jeito que é aquela gerente, ela vai até nos mandar falar mais baixo e trazer pedidos errados!

Eu ainda tenho que comentar no Viaje Comigo de ontem e dar meus votos de felicidade, mas desde já eu já desejo um grande PARABÉNS a você e ao Viagem Literária! :18 Que venham ainda muitos anos de resenhas maravilhosas e muito sucesso!

Beijos!

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Claudia 31-08-2012 - 15:29 -
Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Nossa,
to meio por fora, ainda não li nenhum desse livros, hahahaha acho que é a idade.
Bjks

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 21.0.1180.83 Windows 7

Livros adolescentes são ÓTIMOS pra vivermos aquela nostalgia daqueles anos que não precisávamos nos preocupar com quase nada! :23 Eu amo pegar um livro desses e fazer uma viagem ao passado!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 19 vezes.

#4 Ariane 06-09-2012 - 09:46 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

ahh eu ainda não li nenhum livro da Sarah Dessen :24
Adorei a capa de Minha Vizinha Alice

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Nem me fale em Sarah Dessen que eu ficou DOIDA só de pensar que eu também não li nenhum! Apesar de ter o Just Listen, ainda não tive tempo de finalmente conhecer o porquê de todos os elogios que eu não me canso de ver! Quero todos na minha estante pra ONTEM! :23
E essa capa de Minha Vizinha Alice é realmente bonita, né? Tem capas que não precisam de muito para ficarem bacanas, já reparou? Simplicidade pode ser tudo!

Beeijo! ;3

[Responder]

Ariane responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

Eu não tenho nenhum, também quero todos na minha estante!!! Realemente simplicidade pode ser tudo! A capa de A Culpa é das estrelas é simples e também adoro eehhehe

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Aline Zanardo 17-10-2012 - 19:38 -
Google Chrome 22.0.1229.94 Windows Vista

Eu não gostava muito dos livros desse estilo, mas depois que comecei a trabalhar com adolescentes fui obrigada a ler alguns e não é que gostei? Agora eles tem um espaço especial em minha estante … hehe … Bejuuu

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.