coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #92 – Distopias #1
Sunday 16/09/2012 às 08:00 953 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Bom dia, pessoal! Como estão todos? Nossa semana foi bem cheia de coisas para estudar, quase sem tempo para descansar, e menos ainda para ler. Aliás, esse ano provavelmente não vamos atingir a nossa meta de 36 livros, porque se continuarmos no ritmo que estamos… O que é uma pena, porque tem muitos livros legais no mercado! :17
Por falar me mercado, já perceberam como as distopias estão tomando conta do universo literário? Toda hora vemos livros desse gênero sendo lançados! Alguns parecem muito bons, e outros um pouco viajados, mas o que realmente importa é que eles mexem muito com a nossa imaginação, e começamos a pensar: “será que algum dia, em um futuro muito distante, o mundo pode ficar desse jeito?”. Só sendo imortal para saber.
Já que não somos (ainda :04 ), podemos apenas curtir os livros, não é mesmo? Como são MUITOS livros que encontramos, decidimos dividir o assunto em três colunas, então até o final do mês vocês terão distopias a rodo para escolher! Espero que gostem, e até semana que vem, com a segunda parte!

Feios – Scott Westerfeld

Eu vivi uma novela com a minha indecisão sobre acrescentar esse livro à minha lista de desejados ou não. Passei quase um ano nessa lenga-lenga, até que o vi numa promoção na Leitura de Campo Grande por apenas R$9,90 (e Perfeitos estava R$19,90!) e pensei que esta era a forma no universo me dizer que eu poderia sim dar uma chance a uma distopia que dividia comentários na internet. Demorou alguns meses até que eu o escolhesse como leitura (na verdade, isso só aconteceu porque o escolheram como minha leitura para esse mês de Fevereiro no Clube das Chocólatras) e mais alguns até que eu terminasse sua leitura (mas isso só aconteceu porque eu simplesmente não consigo arrumar tempo durante a época de aulas!), mas a minha opinião sobre a história não poderia ser a mais favorável possível! O livre é realmente MUITO bom!
Tally é uma garota que, desde pequena, sabe que seu corpo, rosto, cabelo e todo o resto exterior não é bonito (na verdade, é quase abominável), mas que tudo pode ser corrigido. Com uma cirurgia obrigatória aos 16 anos, todos os habitantes passam a serem bonitos de verdade e a viverem em Nova Perfeição, uma cidade com a mais avançada tecnologia e que é sinônimo de diversão em seu significado mais literal possível. Agora que está a algumas semanas de finalmente reencontrar seu melhor amigo, que já foi para de encontro com sua nova vida, Tally conhece Shay, uma garota que adora explorar as ruínas da antiga civilização (também conhecida como NOSSA vida) e que não quer, de jeito nenhum, fazer a tal cirurgia. Para Tally, é muito difícil compreender a repulsa por este tipo de procedimento, mas com o desaparecimento de Shay, a garota é obrigada a encarar uma nova realidade – e, com esta descoberta, ela terá então que decidir o que é mais importante para si: sua amizade com Shay ou a cirurgia?
A única reclamação que posso fazer deste livro é a vagarosidade com que alguns fatos ocorrem e as esporádicas atitudes adolescentes estranha que a Tally costuma tomar, mas em geral, foi uma leitura extremamente inovadora e empolgante! Leiam!

A Seleção – Kiera Cass

Imagine ser convidada a participar de uma espécie de Big Brother (mas sem a parte das câmeras e o prêmio em dinheiro), você não estava nem um pouco a fim de se inscrever, mas que acaba tendo que participar: essa é a situação de America Singer. Ela vive em Iléa, um país onde sua população é dividida em castas e, mesmo sendo parte de uma casta não muito bem classificada, ela vive bem e é feliz ao lado de seu namorado, Aspen, que é de uma casta ainda menor que a sua. Neste país, uma espécie de concurso será feito para eleger a moça que se casará com o príncipe local – algo mais bem elaborado e duradouro que o baile da Cinderela, vejam bem – e, das selecionadas, trinta e cinco competirão entre si para verem quem conquistará o coração do solteirão da jogada. É quase como sua grande chance para sair do limbo e mudar sua vida, e será encarado como muita seriedade por todas elas. O problema é que America não queria isso para si – ela só queria estar com seu namorado e viver uma vida normal. Ostentação, vestidos glamurosos, joias e, principalmente, a Coroa, não estavam nos seus planos. Mas então ela conhece o príncipe Maxon e… Seus planos começam a mudar. Ele é completamente diferente daquilo que imaginava: é um rapaz bom, gentil, educado, engraçado e LINDO! Agora, America precisa se responder se aquele futuro que queria para si é realmente o se desejo, ou se ela pode dar uma chance ao destino e tentar descobrir, aos poucos, o que exatamente é o seu sonho…
Eu. Quero. Esse. Livro. Loucamente. Desesperadamente. Pra início de conversa, essa capa é linda. Em segundo, se este livro faz parte do selo Seguinte da editora Companhia das Letras, é bem provável que sua revisão será impecável e seu trabalho será, no mínimo, minucioso e bem feito. E em terceiro, eu quero descobrir como será o desenrolar da história! É complicado imaginar uma garota sendo forçada a participar deste tipo de realidade, ainda mais com a liberdade de escolha que temos em nossa sociedade, mas é com esse tipo de situação que nós começamos a questionar em até que ponto podemos cometer uma loucura e deixar nosso destino nos guiar. Mas de uma coisa eu sei: quero que meu destino me leve a esse livro, com URGÊNCIA!

Através do Universo – Beth Revis

Este é mais um livro que pertence àquela novela típica do “será que o livro virá para o Brasil?”, que só acaba quando seu lançamento é anunciado por alguma editora, mas que você simplesmente adora assistir. E quando eu soube que este livro FINALMENTE ia sair aqui (e com a capa linda, maravilhosa e original que tem), eu não poderia ter ficado mais feliz.
Amy, seus pais e algumas pessoas fizeram o que muitas nunca teriam coragem o suficiente para fazer: serem criogenicamente congelados e largar toda suas vidas para trás e para começar um novo capítulo: uma viagem a um planeta chamado Terra-Centauri. Com o congelamento, todos chegariam ao novo local com a mesma aparência e condições físicas de que dispõem no momento da viagem, mas Amy acaba por acordar cinquenta anos antes do fim da viagem. E isso só poderia significar uma coisa: estavam tentando matá-la!
Pior do que estar presa em um avião por muitas hora, é estar numa nave espacial, indo para outro planeta, com todo o resto as pessoas congeladas, uma possível ameaça vivendo naquele mesmo local limitado (que MEDO!) e um comandante tirânico por perto! Seu único conforto é Elder, o rebelde sucessor de Eldest, mas que apesar de ser um rapaz muito interessado nela e por ser seu cúmplice na briga por desvendar os mistérios do local, não conhece outra forma de vida que não a da nave espacial. O que ela deve fazer, afinal de contas? Ficar longe do garoto ou tentar descobrir mais sobre o possível assassino?
Que coisa mais doida, não é mesmo? É quase tão angustiante quanto aqueles episódios de Tom & Jerry em que os dois ficavam em uma nave espacial – fico me sentindo sufocada só de me imaginar num lugar destes! Mas este livro, que já possui continuação, promete ser muito bacana! Estou doida para conferir!

Starters – Lissa Price

Não poderia começar a falar desse livro sem comentar antes: essa capa é, ao mesmo tempo, assustadora e MUITO legal! :02 A primeira vez que eu vi, fiquei arrepiada! Mas gente, sério: ela pode ser creepy, mas que chama a atenção de todo mundo que vê, chama! Sem contar que é toda brilhosa, com a luz das livrarias fica muito linda! :23
Mas então, sobre a história: A vida de Callie não poderia estar mais terrível – ela perdeu seus pais por causa de uma guerra que matou todas as pessoas entre 20 e 60 anos, ela e seu irmão mais novo estão desabrigados junto com seu amigo Michael, e eles estão lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. Você pensaria: “Mas e existe alguma luz no fim do túnel?” Sim, e o nome da luz é Prime Destinations, um lugar em Beverly Hills que abriga o Old Man, um senhor que aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais, que são idosos que desejam ser jovens novamente (!!!) :34 . O dinheiro que ela receberia com certeza a ajudaria a sobreviver, então ela concorda em ser uma doadora, mas ela só não contava que o neurochip implantado nela estaria com defeito e, um dia, acorda na vida de sua locadora, vivendo no bom e no melhor. Porém, tem um problema: sua locatária pretende fazer muito mais do que só se divertir, e Callie não podia imaginar que os planos de Prime Destinations poderiam ser tão diabólicos.
Medo define o meu sentimento sobre esse livro. :38 Sério, que coisa mais assustadora essa de alugar seu corpo para uma pessoa! Ainda mais nessas condições, que você nem sabe o que podem querer fazer! Tipo, a pessoa pode acabar com você! Será que isso valeria o dinheiro que o Old Man pagaria? Eu acho que não, mas para saber o que a Callie acha, só lendo para descobrir, e não decidi se um dia eu ainda vou ler ou não.

Divergente – Veronica Roth

Falamos desse livro na primeira coluna do ano! Ainda não sabíamos quando iria lançar, só quem iria. A história é sobre Beatrice Prior, uma garota de 16 anos que está prestes a vivenciar a Cerimônia da Escolha. Explico: ela vive numa Chicago do futuro, onde as pessoas são colocadas em uma das cinco facções existentes – Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição ou Franqueza. Dependendo de qual facção ela pertença, ela poderá continuar com sua família ou nunca mais vê-la – e todos os adolescentes precisam enfrentar essa situação. Acontece que seu resultado foi inesperado: ela faz parte do grupo Divergente, que são aqueles que apresentam inclinações para mais de uma facção. Ser desse grupo é perigoso, porque além de fugir do padrão, os líderes ficam muito interessados em você, que pode representar uma ameaça. Ela decide não contar a verdade sobre sua real situação e se junta ao grupo da Audácia, com um novo nome, Tris, mas isso não significa que os problemas acabaram. Agora ela precisa sobreviver.
Esse livro parece ser muito bom! :12 Quer dizer, tirando essa parte que você pode acabar em uma facção diferente da dos seus pais, porque esse negócio de nunca mais vê-los é simplesmente triste demais!
Ele é o primeiro de uma série que, por enquanto, são três livros (o terceiro a autora está escrevendo, e não consegui descobrir se é uma trilogia ou se terão mais livros). Se você quiser, pode entrar no site da autora ou seguir o Tumblr dela para mais informações, inclusive sobre a adaptação!

E a vencedora do sorteio de marcadores é… A Maysa! Parabéns, querida! Mande seus dados para que possamos mandar seus prêmios! :29 E fiquem ligados que, logo logo, chegaremos à coluna 100 com uma promoção especial! Mil beijos!




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados