coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #91 – Superação
Sunday 09/09/2012 às 08:00 1392 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Olá, pessoal! Como foi a semana de vocês? Corrida? As provas já estão começando a aparecer? Se não fosse por esse feriado, acho que estaríamos ainda mais atoladas de material para estudar – se é que há um jeito de ficar pior! :21 Mas apesar de todo o conteúdo e do tempo estar praticamente voando, estamos nos virando bem até agora!
E por falar em tempo voando, ontem fez 1 ano que voltamos para Belo Horizonte! :29 Se pudéssemos, não voltaríamos aquele dia (por causa do susto com o estado da casa e a rotina de faxina exaustiva que se seguiu), mas ao pensar em tudo o que passamos depois da nossa volta, é impressionante parar e pensar em como as coisas podem mudar em apenas um ano! Mas infelizmente, essa sensação de crescimento e de nostalgia não é a mesma para aqueles que não estão em uma boa fase da vida, onde o tempo parece durar uma eternidade e não adiantar de nada… No caso de quem sofre uma perda, por exemplo, ele se torna um dos principais rivais da rotina, porque além de demorar a passar, não parece curar nada.
Já faz um tempo que eu quero fazer uma coluna sobre superações, que é um tema que percebi ser bem comum na literatura e que, por mais que o leitor nunca tenha passado por algo parecido, consegue se solidarizar com os personagens como se elas fossem pessoas do seu convívio – quer dizer, eu fico desse jeito, e vocês? :28 Então eis que deixamos vocês com uma pequena, mas muito bem avaliada, seleção de livros desse tipo!

O Presente do Amor – Diane Schwemm

Charlotte e Jared eram o casal mais popular do colégio, todo mundo queria ter um relacionamento como o dos dois, eram praticamente perfeitos um para o outro. Mas Charlotte não está segura se ela sente mesmo tudo isso por Jared como as pessoas pensam que sim. Aliás, já tem um tempinho que ela pensa em terminar o namoro. Quando decide que terminar é a coisa certa a fazer, Jared sofre um grave acidente e agora precisa mais do que nunca de seu apoio, por causa das longas sessões de fisioterapia. Sem contar que, nesse meio tempo, ele está sendo cada vez mais carinhoso, compreensível e sensível. Agora Charlotte se pergunta se é possível se apaixonar novamente pelo mesmo rapaz! :22
Esse não é o meu livro preferido da coleção, mas gostei bastante da história. No início do livro, até eu queria terminar com o Jared! Se bem que a Charlotte não parecia a menina mais legal do mundo, mas com o passar do tempo fui vendo o tanto que ele estava mudando, e a própria Charlotte também muda. Esse negócio de quase perder a vida mexe mesmo com as pessoas, elas passam a ver todo o mundo diferente. :38 Não conheço ninguém que tenha passado por essa experiência, e vocês?

O Céu Está em Todo Lugar – Jandy Nelson

Eu tenho uma história de “amor” por esse livro antes de tê-lo e até mesmo antes do seu próprio lançamento no Brasil. A ânsia que me consumia para comprá-lo todas as vezes que eu o via numa livraria era tão grande que quase fiz loucuras, mas eis que me controlei e o dia dele vir parar na minha estante finalmente chegou! Mas acreditem ou não, eu ainda não tive tempo de ler! :21 Sim, senhoras e senhores, eu não me orgulho em dizer isso, mas não pude atropelar a minha rotina porque sei que este é o tipo de leitura que provavelmente vai me consumir a ponto de não dar conta de fazer mais nada além de lê-lo – isso sem contar que acredito que sua carga emocional é forte o bastante a ponto de me deixar numa ressaca literária capaz de atrapalhar a leituras até dos textos da faculdade.
E toda essa comoção seria por causa de quê? Bom, é uma história que envolve a morte da irmã de Lennie, uma garota completamente dependente desta irmã, Bailey, e que, por causa disso, sofre um baque extremamente pesado em sua vida. Essas histórias que envolvem desgraças entre irmãos sempre me deixam muito balançada (e acho que vocês devem saber o porquê) e normalmente eu nem coloco esse tipo de leitura nas minhas metas, mas, por algum motivo, eu quero MUITO saber o que vai acontecer! Sofrendo com a dor da perda, Lennie precisa não só superar essa tragédia como passar a contar apenas com ela mesma – o que é muito difícil, não só porque ela ainda não tinha essa auto-imagem de si e agora tem que aprender a se conhecer, mas porque sua vida toma um rumo que lhe é completamente novo: a presença de garotos em sua vida. Ela nunca foi muito ligada aos garotos e toda essa interação que a maioria das garotas de sua idade estão acostumadas, mas de repente ela se vê entre duas pessoas que mexem muito com os seus sentimentos. Um deles é Joe, um menino novo na cidade e que, com todo seu mistério, a instiga a descobrir mais sobre ele e sobre as coisas que começa a sentir. O outro é Toby, o então namorado de Bailey, aquele com quem ela consegue se identificar por sentir a mesma dor pela perda de Bailey e com quem ela começa a se envolver…
Na própria sinopse do livro podemos ver que a Lennie sofre para lidar com essa fase em sua vida (“Eu deveria estar de luto, não me apaixonando…”), mas ainda sabendo que eu vou sofrer com ela, eu pre-ci-so saber com quem ela vai ficar o que vai acontecer! Será que, até o final do livro, veremos uma Bailey menos triste e mais consciente de quem é?
Se você ficou interessado pelo livro, pode dar uma lida na resenha que a Priscila já postou aqui! E eu não posso terminar de falar desse livro sem expressar o QUANTO eu amei o carinho e o capricho da sua edição! As letras são azuis, temos várias ilustrações de bilhetes, a textura da capa é muito bonita e o livro todo, em si, parece um caderno de recordações! Mesmo que esta não fosse uma história me interessasse, eu com certeza o compraria só para enfeitar a minha estante! #BeckyBloomcompulsiva

PS Eu Te Amo – Cecelia Ahern

 Bom, acho que todo mortal conhece essa história, não é verdade? :11 Se você não esteve no planeta nos últimos dez anos, é o seguinte: Gerry e Holly são namorados desde a infância, são completamente apaixonados um pelo outro e, literalmente, vivem juntos até que a morte os separou: Gerry morre, e devastada é pouco para explicar o estado em que Holly se encontra. Porém, conforme seu aniversário de 30 anos vai se aproximando, Holly descobre um pacote de cartas que Gerry deixou para ela, como uma forma de guia para viver sem ele. :21 Aos poucos, e com a ajuda de seus amigos e sua família, ela consegue ir superando a morte e até se vê mais corajosa do que nunca!
Eu CHORO toda vez que vejo o filme. Sério, fico emotiva pra caramba, e nem preciso dizer que a Tatiana fica mil vezes pior. Nós mostramos a nossa versão em inglês no vídeo do nosso tour pela estante, certo? Pois é, até agora não conseguimos ler, e acho que agora que lançou a versão em português, vamos demorar ainda mais… Mas uma hora eu leio, prometo! :04
Ah! Quanto à capa, que todo mundo queria que fosse igual a do filme… Bom, eu também queria, mas tenho que dizer que essa é uma gracinha também! Tão fofa quanto!

Como Salvar Uma Vida – Sarah Zarr

Nesta semana, a iD anunciou que Como Salvar Uma Vida será um de seus próximos lançamentos! Não é demais? A capa ficou super linda e o livro já entrou para minha lista de desejados! :23
Uma das coisas que eu nunca me esqueci das aulas de Direito Civil foi o meu professor dizendo que nós, seres humanos, nos apegamos demais à carne e deixamos de lado o espírito, e que se déssemos mais valor ao espírito das pessoas, não sofreríamos tanto com a morte. Aquilo já me chocou na época, mas até hoje eu me pego pensando nessas palavras e no quanto elas são verdadeiras – sim, ainda sou muito apegada à carne e acho que nunca deixarei de ser, mas isso não me impediu de prestar mais atenção naquilo que as pessoas me ensinam e no quanto suas lembranças me fazem uma pessoa melhor. No caso deste livro, temos duas vidas que são abaldas por choques: Jill MacSweeney é uma garota que se afasta de suas amigas e de seu namorado quando seu pai morre e que, não fosse sua mãe resolver adotar um bebê, estaria sozinha em sua fossa por um bom tempo. Já Mandy Madison recebe a notícia de que está esperando um bebê, o que é algo completamente revolucionária em sua vida, uma vez que sempre soube que, assim como seu bebê, ela fora uma vida não planejada.
Superação nem sempre tem a ver com a morte e, neste caso, acho que a história tem muito mais a ver com a superação de momentos difíceis do que com a perda em si. Talvez possamos até falar em perda de rumo, de dúvidas e de medo, mas com certeza, a história deste livro é mais focada nos caminhos que seguimos e nas escolhas que fazemos e em como isso pode influenciar na nossa vida. É um livro que estou doida pra ler! :20

A Garota de Papel – Guillaume Musso

Tom Boyd é o escritor do momento. Ele está lançando a Trilogia dos Anjos, e os dois primeiros exemplares são um sucesso mundial, ele conquistou milhares de fãs, que estão enlouquecidas esperando o último volume da série. Acontece que Tom acaba de perder seu grande amor, e cai em uma profunda crise de inspiração: nem uma única linha ele consegue escrever. Tudo muda quando uma garota misteriosa aparece, afirmando ser Billie, personagem de seus romances. Ela diz que caiu da página do livro por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia e, se ele não voltar a escrever, ela morrerá. :10 Eles então saem em uma jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. Mas o que ele não pensava é que o destino pode ser muito caprichoso, e nem sempre as coisas são como nós queremos.
Acho que sair de uma crise de inspiração deve ser uma das coisas mais difíceis que existem e, quando você consegue, acaba superando obstáculos que a mente impõe que você nem imaginava que existia. Quer dizer, em um momento você está com todas as ideias na cabeça, e elas fluem como que por mágica. No outro, nada parece fazer sentido, como se sua ideia inicial nunca tivesse existido! :15 Que difícil ter que conviver com isso!

Na semana passada, nós acabamos nos esquecendo de anunciar o sorteio especial de marcadores para a Coluna #90! #shame Então o sorteio será realizado nessa coluna e, na próxima, sai o resultado! Para participar, basta responder qual é o livro de superações que mais te emocionou ou qual o livro desde tipo que você mais quer ler! Boa sorte para todos!




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


11 Comentários em “Coluna das Gêmeas #91 – Superação”


#1 Ariane 10-09-2012 - 08:13 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Já li O Céu Está em Todo Lugar e PS Eu te amo, são livros maravilhosos mas o que emocionou mais foi PS Eu te Amo!!!
Tenho vontade de ler A Garota de Papel ;D

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

AI, nem me fale em PS EU Te Amo, porque só de pensar no filme, já fico com muita vontade de chorar – a parte que ela lê a carta que ele conta como eles se conheceram é muito linda! :21 Sem contar que a vontade de ir pra Irlanda fica incontrolável! :23
Mas eu imagino que essa parte nem deve ter no livro, né? Eu quero leeer!

Beeijo, Ariane!

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Fernanda Rocha 10-09-2012 - 14:02 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Oie dupla de manas lindas que eu adoroo. Capaz que eu ia perder a coluna de vocês…. Gostei do tema! O livro O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR já li tantas resenhas boas dele que só falta o dimdim pra comprá-lo. PS EU TE AMO eu comecei a ler ontem e pensei em ler uns 2 capítulos antes de dormir porque já estava bemm tarde, resultado: li 6! Muito bom o livro, mês que vem certo que tem resenha. COMO SALVAR UMA VIDA, eu adoreiii o comentário sobre ele e já add na lista do Skoob. Vocês estão sabendo que o aumento na minha lista de livros desejados á graças a coluna de vocês né? Sempre citando ótimos livros, hehehehe. Bjocas carinhosas.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Own, Nanda, sua linda! Eu estou morrendo de saudade de conversar contigo! As coisas aqui têm andado bem corridas e eu passo o tempo todo estudando, mas assim que der um tempinho, eu tenho que te contar como estão as coisas! E também vou querer notícias suas, viu mocinha? :31
E eu estou doida pra ler sua resenha de PS Eu te Amo! :23 Eu mooorro de vontade de ler!

Beijos!

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Maysa 10-09-2012 - 22:42 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Eu ia comprar Garota de Papel, mas dai tinha O Herói perdido e não comprei. Ia Comprar Ps eu te amo, comprei A Ultima musica… tento comprar os outros!? hahahaha
O Céu esta em todo lugar eu até já pensei em ler, mas comecei o primeiro e o segundo capitulo e não gostei, dai deixei de lado!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

O melhor seria comprar todos eles, né? :31 Eu sempre fico com o coração na mão quando deixo de comprar um livro por outro e depois vejo um comentário sobre o que eu deixei pra trás e fico me remoendo de vontade de comprar tudo de uma vez!
Sério que você deixou O Céu Está em Todo Lugar de lado?? Eu acho que nunca tinha visto alguém abandonar esse livro! :34 Mas o que te incomodou na leitura dele?

Essa semana enviaremos seu prêmio, viu?
Beeijo! ;3

[Responder]

Maysa Gois responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Não me “instigou” a continuar lendo, acho que na época que li ainda não estava “preparada” pra ler, mas vou tentar de novo! \o
Sem problemas, estou esperando \o

[Responder]

Já comentou 89 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Nanda 11-09-2012 - 09:29 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Oi girls,

Da lista eu só não conhecia O presente do amor. Como salvar uma vida eu ainda não li, claro, mas já tinha visto sobre o lançamento e fiquei louca para ler.
Os outros 3 eu já li, amei O céu está em todo lugar e gostei de A garota de papel. P.S. eu te amo é um dos poucos livros que eu achei o filme melhor, mas vou reler agora nesta edição nova da NC e vê se minha opinião mudou rs.
Adorei o tema da semana, acho que já li vários outros neste estilo, mas quando vc tenta lembrar os nomes somem hehe.

beijos

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Oi, Nanda! \o/ Eu quero muuuito ler PS Eu te Amo, não só porque uma amiga minha leu e amou de paixão, mas porque eu sei que é diferente do filme e eu quero ver o quão diferente é! Eu amo o filme e vou tentar criar duas histórias diferentes na minha cabeça, pra depois não ficar decepcionada com um ou com o outro! Mas convenhamos: o filme é lindo DEMAIS! :07

Pois é, nem me fale em sumir os nomes dos livros, porque eu também já muitos com esse mesmo tema e, na hora de procurar, nem olhando pras capas no skoob me ajudou a clarear a cabeça! :31

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Aline Zanardo 17-10-2012 - 19:24 -
Google Chrome 22.0.1229.94 Windows Vista

Acho legal os livros com esse estilo, mas confesso que chorei muito com P.S. Eu te Amo … tudo bem que a história é bem positiva, mas dá uma dor no peito né? Ou será que eu é que sou romântica demais … kakaka ..
Adorei ..
Bejuu

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#6 Yara Prado 18-10-2012 - 16:42 -
Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Ah, eu já li O PRESENTE DO AMOR e amor de verdade… Super fofo, torci muito pela superação do Jared, apesar de detestá-lo antes do acidente… =(
E Tati ou Fer, por favor, leia O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR… É lindo demais… A história é super leve, apesar de ter um tema pesado, e a edição é uma coisa de outro mundo também, então super recomendo… E, hum, eu não fiquei tão abalada emocionalmente quando li ele… Quer dizer, é muito bonito, e triste, mas nada desesperador…rsrsrs
Acredita que eu nunca assisti PS EU TE AMO? Tá, pode me xingar até o último, mas nunca tive vontade… Quer dizer, conheço a história, já que todo mundo já assistiu e me falou, mas nunca tive interesse de pegar o filme, então não estou muito ansiosa pelo livro também…rsrsrs

Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!