coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #93 – Distopias #2
Sunday 23/09/2012 às 08:00 6124 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Oi, gente! :07 Como vocês estão? Passaram uma semana de muito calor? Já começou a chover por aí? Aqui só ventou e ventou, e chuva que é bom… Quase nada! Ontem, durante umas conversas na aula de inglês, falamos rápido sobre o ambiente essas mudanças de clima, e eu realmente acho que estamos passando por alguma fase diferente – e não, não quero dizer que, necessariamente, esse calorão é causado por causa da poluição ou porque o mundo está, sei lá, acabando (coisa que eu não acredito e acho uma besteirada sem tamanho, porque da mesma forma que os maias preveram isso, não preveram que os espanhóis acabariam com a civilização deles :01 ). É normal a Terra passar por mudanças de anos em anos, e provavelmente é isso que está acontecendo.
Agora já pensaram no que acontece nesses mundos das distopias? Não tem ninguém pra deixar as coisas “no lugar”, pra colocar todo mundo em paz e na naturalidade, da forma como vivemos hoje (basicamente). Então aqui estão mais alguns livros do nosso especial de Distopias para distrairmos a cabeça e repensarmos em como estamos cuidando do nosso mundo! :16

Estilhaça-Me – Tahereh Mafi

Uma das coisas que eu mais gosto nos seres humanos é que, apesar das formalidades, nós somos capazes de expressar carinho através do contato humano: seja um aperto de mão ou um abraço, conseguimos passar um pouquinho de força ao outro sem precisarmos abrir a boca! Mas no caso de Juliette, a vida não lhe foi muito generosa: se ela encostar em alguém, essa pessoa morre. A primeira coisa que me veio à cabeça quando li a sinopse do livro pela primeira vez foi Pushing Daisies, uma série que uma amiga minha ama e que eu nunca vi um episódio sequer – e não sei se era pelo fato do cara ressuscitar a mulher que amava e depois não poder mais tocar nela, que me dava (e ainda dá) um aperto no coração enorme por tamanha injustiça :33 . Mas o livro não segue a mesma linha da série. No caso, a Juliette está presa a 264 dias, por ter encostado em alguém sem querer e acabar sendo acusada de assassinato, e por mais que ela seja só uma garota e que nem saiba o motivo desse dom, as pessoas não estão muito interessadas nela – a não ser em que ela toque em alguém.
No mundo dela, para piorar, as coisas não estão lá às mil maravilhas: “Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada” – quer dizer, se eu estivesse no lugar da Juliette, já estaria depressiva! Sem contar que, agora, um grupo chamado Restabelecimento é o único que oferece esperanças de um mundo melhor, e digamos que esse grupo está longe de ser uma solução.
Eu não quero falar mais nada desse livro para não acabar contando coisas que ficariam mais interessantes se vocês lerem o livro, mas eu só posso dizer que estou MORRENDO de vontade de lê-lo! :05 Muita muita muita muita! Já vi muita gente falando super bem da história, da narrativa (mesmo com algumas as críticas das frases riscadas) e, principalmente, da simpatia da autora! Sério se vocês lerem esse post sobre o evento no Rio no Leituras e Fofuras, não tem como não ficar com vontade de ter estado lá com a Andresa e a Érica! Este livro faz parte de uma trilogia e, até agora, só o primeiro (que é este) foi lançado no Brasil!

Nas Sombras – Jeri Smith-Ready

Confesso que esse livro nunca esteve na minha lista de desejados e, por um bom tempo, ele nem estava na minha lista de curiosidade. A capa é bonita, mas nunca me chamou a atenção, e a sinopse veio justamente numa época que eu já estava cansada de livros nesse estilo. Mas as coisas mudaram um pouco de lá pra cá, desde que eu li a sinopse novamente (pra fazer a coluna).
Após a Passagem, as pessoas nascem com a capacidade de ver e conversar com os mortos (CREDOOO! Eu já rezo todos os dias pra nenhum aparecer pra mim, imagina não ter como fugir disso? :10 ). Esse é o caso de Aura, uma garota que, além de ter que conviver com esse dom, ainda vê seu namorado partir para o mundo dos mortos por overdose… Quer dizer, NINGUÉM MERECE! :34 Como que a vida pode seguir normalmente depois de um acontecimento desses?
Agora eu fiquei com vontade de ler esse livro, não só porque eu quero saber como será a vida da Aura, como será que funcionou essa Passagem (que provavelmente só será mais explicada ao longo da trilogia) e se isso pode se reverter – o fato dela ver e falar com mortos. Sem contar que, com a sinopse bem limitada, é bem provável que algo mais bombástico pode acontecer durante a passagem da história, não é mesmo? E se vocês se interessaram pela história, eu recomendo a resenha que li da Camila, do Leitora compulsiva, que me deixou bem empolgada!
Ah! E não é que, depois de ter me interessado mais pelo livro, achei a capa bem instigante? :31

Delírio – Lauren Oliver

Já imaginou se o amor fosse uma doença que pudesse ser combatida pela ciência, e todas as pessoas com 18 anos deveriam ser curados? :38 Esse é o mundo que Lena Haloway vive, e ela espera ansiosamente por esse dia, porque viver sem amor é sinônimo de viver sem dor, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, o governo ainda a encaminha para uma faculdade e lhe escolhe um marido. Mesmo que ela saiba que existem medidas para proteger a sociedade, como toque de recolher e intervenções cirúrgicas, ela confia no governo. Mas tudo muda quando, algumas semanas antes desse tratamento todo, ela se apaixona, e agora ela não sabe se ainda escolheria o caminho da cura.
Que mundo mais estranho esse sem amor! :22 Tudo bem que você não sofreria também, mas será que vale a pena viver uma vida sem nenhum desses sentimentos? Será que ela seria completa?
Mudando de assunto: Desde a primeira vez que vi esse livro em inglês, simplesmente me apaixonei pela capa. É linda! E a versão em português não deixou a desejar, né?
A continuação, Pandemônio, ainda não foi lançada no país mas a previsão é de que seja no final desse ano ou começo do ano que vem, pelo o que andei lendo no Skoob. Parece muito bom, mas não saberia dizer se a sinopse é um spoiler mesmo ou não… O terceiro livro, Requiem, será lançado nos Estados Unidos somente em março do ano que vem.
Ah! E não deixem de conferir a resenha que a Pri fez do livro aqui no Bookaholic!

Destino – Ally Condie

Pelo visto todos desejam uma vida tranquila, não é verdade? :31 Cassia, por exemplo, acredita nas escolhas da Sociedade e acha que o mínimo que podemos fazer para termos isso é ter o destino deferido pelo sistema. Ela acabou de completar 17 anos, e é nesse momento que acontece o Banquete do Par, um jantar que anuncia o nome do seu companheiro. Na tela, aparece o nome de seu melhor amigo, Xander, e parece bom demais para ser verdade. Realmente, porque logo em seguida a tela se apaga e aparece o nome de outro menino, Ky. Agora, ela deverá escolher entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão, qual dos dois deverá ser seu companheiro.
Já vi muitas resenhas não tão positivas sobre o livro (aliás, você pode ler a resenha que a Pri fez do livro aqui!). As críticas são principalmente voltadas à maneira que a autora escreve, mas mesmo assim, ainda quero muito ler! Que coisa mais estranha você ir a um jantar onde vão anunciar seu futuro companheiro! Cadê seu poder de escolha? Desde quando o que o governo acha que é bom pra você realmente é? #barraco
A continuação, Travessia, já foi lançado e o terceiro livro, Reached, ainda não se sabe quando chegará às lojas.

Maze Runner – Correr ou Morrer – James Dashner

Ok, aí está um livro que não tenho tanta vontade de ler, mas conheço muitas pessoas que leram e simplesmente amaram o livro! Ele conta a história de Thomas, um garoto que teve sua memória apagada, e a única coisa que sabe é que acabou de acordar dentro de um elevador escuro e em movimento que, quando para, abre as portas a um mundo desconhecido. :10 Thomas se vê rodeado de garotos que o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros. Ninguém ali realmente sabe como foi parar nesse lugar, e a única coisa que sabem é que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto são abertas e se fecham à noite. Além disso, a cada trinta dias, mais um garoto aparece pelo elevador. Tudo muda quando, pela primeira vez, aparece uma garota pelo elevador, e ela ainda traz uma mensagem! Thomas não poderia imaginar que era tão importante, e agora ele precisa descobrir segredos guardados em sua mente e correr, mas correr muito! :34
Tudo bem, eu confesso: depois de ler a sinopse, fiquei um pouco mais animada para ler. Deve ser extremamente agonizante de repente acordar e estar dentro de um elevador que vai te levar para um lugar estranho, com garotos que também não sabem nada sobre si. Fiquei preocupada com a garota, porque sério mesmo, coitada! Ela é a única menina do grupo e ainda traz uma mensagem, que a gente não sabe se é bom ou não (provavelmente não é algum aviso que eles vão embora para suas casas), e precisa lutar contra sabe-se lá o que! É muita coisa para uma pessoa só!
Esse é o primeiro de uma trilogia, que já foi lançada no Brasil: Prova de Fogo é o segundo e A Cura Mortal é o terceiro. Existe também outro livro da série, The Kill Order, que seria a história antes da que acontece na trilogia, mas ainda não há previsão de lançamento no país. Aliás, ele foi lançado nos Estados Unidos em agosto.




Sobre o autor do post:

Ei, você! Sou Tatiana, mineira de coração e com 23 anos nas costas. Sou uma geminiana que está bem próxima daquela descrita pelo signo - ou seja, não consigo ficar presa a uma coisa só por muito tempo e estou sempre pensando em tudo. Sou fangirl em tempo integral e me envolvo com muita facilidade nas histórias das minhas novelas mexicanas. Estudo RI (ESTÁ ACABANDO! O QUE SERÁ DA MINHA VIDA?), mas quero fazer milhares de coisas na minha vida, desde ser designer de interiores até pesquisadora sobre cultura. Ouço muita música velha, leio muitos livros (quando posso) e amo quase tudo que envolva algodão doce. Também não ligo se você preferir me chamar de Fernanda - acontece muito, veja bem.
E-mail: tatitaleite@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


20 Comentários em “Coluna das Gêmeas #93 – Distopias #2”


#1 Eduardo 23-09-2012 - 18:34 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Tipo. Eu sou um MANIACO por distopias. :05 Desses livros eu tenho vontade de ler TODOS. Só “Nas Sombras” que não me chamou muita atenção. E Destino eu li esses dias atrás e até que ele superou minhas expectativa.

Agora: Maze Runner, Delírio e Estilhaça-me eu quero muito muito muito ler D:
E só eu me lembrei da Vampira de X-men quando leu a sinopse de Estilhaça-me? uahsuahsua

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Eu até tenho vontade de ler mais distopias, mas eu fico super agoniada com o fato de que, na maioria das vezes, o pessoal tem que lutar sozinho pra mudar a situação do mundo! Gente, é muita responsabilidade pra meros jovens adultos! :33
Você não é o primeiro que fala da vampira de X-Men com Estilhaça-Me! Vi muitas resenhas do pessoal dizendo que o livro lembra bastante, principalmente no final, mas que mesmo assim é muito empolgante! EU QUERO TAMBÉM! :23

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 86 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Ariane 24-09-2012 - 14:41 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Eu quero ler Estilhaça-Me!!! Fiquei triste que mudaram a capa!!

Da lista somente li Delírio e ameiiiii!!!!

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Eu também não gostei da capa nova! Essa é tão bonita! Tomara que a continuação pelo menos tenha alguma versão parecida com essa “original”, né?
Eu quero ler Delírio! Aliás, esse é outro que não ficou tão legal quando mudaram a capa, né? Mas eu já vi que tem a continuação com o mesmo padrão e é laranja! Ficou linda linda linda!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Fernanda Rocha 25-09-2012 - 14:01 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Oie manassss!!!!
Aaaaa ESTILHAÇA-ME , amei esse livro, li , fiz resenha e não vejo a hora de ser lançada a continuação dele. Foi um livro que no início eu detestei mas depois acabei me apaixonando pela história. DELÍRIO e DESTINO são dois livros que tenho muitaaa vontade de ter, quem sabe eu compre depois de estar trabalhando…. :)

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Eu li muitas resenhas contraditórias de Estilhaça-Me e me parece um caso de ou ame-o ou deixe-o! hahahahaha E independente dessas reações, eu ainda quero muito muito muito ler!
Quando você estiver trabalhando, tenho certeza de que vai dar uma atenção especial pra sua estante e ela ficará cheia rapidinho! :18

Beeijo enorme!

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Maysa Gois 26-09-2012 - 12:01 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Eu li Delírio e não gostei! Quero ler Estilhaça-me pelas boas resenhas que li dele! Eu meio que peguei trauma de livros de Distopia, espero passar disso logo pois quero ler a serie Feios e A Seleção! \o

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

OMG, Maysa! COMO ASSIM você também não gostou de Delírio! Eu tenho taaanta vontade de ler! Já li algumas resenhas meio negativas, mas na maioria das vezes, o pessoal gostou! Sem contar que a capa é muito linda! :23
Feios é muito bacana! Eu achei um pouquinho enrolado, sabe, mas eu me empolguei bastante com a história! O problema é que, com o meu tempo extremamente reduzido ao ponto que está, é impossível ler a continuação logo! :24
E A Seleção eu nem preciso dizer que estou MORRENDO LOUCAMENTE de vontade de ler! :20 A capa é linda e a história parece ser super empolgante!

Beeijo, Maysa!

[Responder]

Maysa Gois responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Tatiii hUHAUHAUHAUHAUHA eu sei que sou muito exigente, mas é verdade! Os pensamentos da Lana me davam agonia, até o incidente com as vacas (acho que fica no cap. 5) eu ainda aguento, mas demora demais pra acontecer alguma coisa! To chorando pra ler A Seleção *———–*

[Responder]

Já comentou 89 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Thaís Aguiar 02-10-2012 - 10:24 -
Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

ESTILHAÇA-ME \o/ Nossa quero muuuuuuuito ler esse livro *suspira*

[Responder]

Fernanda responde:

Google Chrome 22.0.1229.94 Windows 7

Então somos duas, Thaís! :20 Estou desesperada por ele!

[Responder]

Você já comentou 8 vezes.

#6 Aline Zanardo 17-10-2012 - 19:22 -
Google Chrome 22.0.1229.94 Windows Vista

Já falei em algum comentário por aqui que adoro as distopias e da lista desse post estou louca para ler ESTILHAÇA-ME, DELÍRIO, DESTINO … AMOOOO !!
Bejuuu

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.94 Windows 7

Eu compartilho contigo esse desespero pra ler esses livros, Aline! E sabe o que é pior? Destino está na minha lista há séculos e até hoje eu não comprei! O que há de errado comigo?? :32

Beeijo! ;3

[Responder]

Aline Zanardo responde:

Google Chrome 22.0.1229.94 Windows Vista

kaka, acho que não tem nada de errado … kakaka
o problema é que agente fica louca quando entra em uma livraria que nem sabe qual pegar … se desse para pegar todos né? hehe
]Bejuuu

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 22.0.1229.94 Windows 7

Eu queria que entrar numa livraria fosse como aquele programa antigo, Supermarket, que as pessoas tinham um tempo determinado pra entrar na loja e pegarem tudo o que puderem, sem pagar nada! :23 Seria lindo!

[Responder]

Aline Zanardo responde:

Google Chrome 22.0.1229.94 Windows Vista

Nossa, eu já assisti … seria tudo né?
e é fácil é só chegar na espartilheira e derrubar tudo para dentro do carinho … hehhe … nossa vamos dar essa sugestão para alguma livraria? kakaka

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 22.0.1229.94 Windows 7

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Ia ser maravilhoso, apesar de que me dá um pouquinho de medo de amassar algum deles no meio dessa correria!
Mas acho que seria meio difícil de uma livraria aceitar, né? =P O que é uma PENA, né?

Beeijo! ;3

[Responder]

Aline Zanardo responde:

Google Chrome 22.0.1229.94 Windows Vista

Tb acho super difícil … é um baita prejuízo né?
Vou tentar … não custa nada jogar essa ideia para eles … kakaka
Bejuu

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#7 Yara Prado 18-10-2012 - 16:50 -
Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

Hum, no geral não sou muito fã de Distopias, mas gostei bastante de Estilhaça-me, e amei as frases riscadas…rsrs
Mas, tenho muita vontade de ler Destino, Nas Sombras e Delírio…
Bjs.

[Responder]

Tatiana responde:

Google Chrome 22.0.1229.94 Windows 7

Sabe que eu estou bem curiosa pra saber como é esse negócio das frases riscadas? As opiniões ficaram bem diferente nas resenhas que eu li, mas acho que, por mais que de vez em quando pareça meio cansativo, esse ritmo de raciocínio segue mais ou menos o funcionamento da minha cabeça – então acho que vai ser meio difícil de eu não gostar, já que provavelmente vou me identificar! hahahaha

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!