coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #06 – Li na escola e gostei!
Sunday 16/01/2011 às 00:01 1241 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

Oi gente! Como estão todos? Esses dias, enquanto arrumávamos nossa estante, olhei alguns livros que li durante a escola e pensei: “poxa, se todo mundo pudesse ler alguns desses livros, com certeza daria uma chance aos livros da escola!”. Enquanto uns dessa lista são clássicos, outros são contemporâneos, e com certeza mostram que dá sim para se divertir lendo um livro de escola!
Esses em particular foram uns “achados”, porque olha, tinha um ou outro que só lia porque cairia em prova! Um deles (que não vou citar o nome, mas já digo que é clássico) era tão maçante que, em plena 7ª série, nós e mais algumas amigas nos juntamos para reclamar com o cara que escolhiam quais seriam as nossas metas de leitura (revolucionárias desde cedo!). Ele falou que não podia trocar porque clássicos caem nos vestibulares e não é culpa da escola em si, mas de toda a estrutura da educação, e é verdade!
Não vamos desmerecer os clássicos porque eles são importantes SIM na nossa aprendizagem, mas se todos na escola fossem estimulados a descobrir a leitura que mais lhe agrada, com certeza teríamos mais leitores no país! Exemplo: nossos pais. Depois de vários livros lidos ao longo dos últimos três anos, cada um já sabe qual gênero mais gosta!
Agora, com vocês, a coluna dessa semana!

A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo

É um dos nossos preferidos! Não só pela história em si, mas porque na época que lemos (7º série), a nossa professora de português, Vângela, pediu que nos dividíssemos em grupos de quatro ou cinco pessoas e cada um teria que encenar uma parte! Foi tão divertido! Nós ficamos em grupos separados e cada uma foi a Moreninha! Esse livro é o primeiro romance em prosa do país, e conta a história de um estudante chamado Augusto que aposta entre seus amigos que consegue ficar sem se apaixonar por uma mulher por 15 dias, e, caso perca a aposta, escreveria um romance. Acontece que ele se apaixona por Carolina (a Moreninha), irmã de Felipe, um dos amigos dele. Tem mais, mas não vou contar para não estragar a surpresa!

Ana Terra – Érico Veríssimo

Nós AMAMOS esse livro! É o primeiro volume da trilogia O tempo e o Vento, que é dividida em três partes: O Continente, O Retrato e O Arquipélago. Nós conhecemos a família Terra, composta por Ana, seus dois irmãos e seus pais. Ela conhece Pedro Missioneiro, um índio que estava ferido e que se recupera nas terras da família. Com o passar do tempo, ela acaba se entregando ao desejo e fica com ele, engravidando logo em seguida. O pai, com ódio, mata o índio com a ajuda de seus outros filhos, e Ana passa a ser ignorada em sua própria casa.
Uma das características marcantes no livro é que a passagem do tempo se dá pela mudança de estações e a forte relação entre a protagonista e o vento. Além disso, você consegue aprender bastante sobre a história da região do Rio Grande do Sul. Se você ler o livro, não deixe de conferir depois Um Certo Capitão Rodrigo, que é o segundo volume e também é muito bom!

Dois Irmãos – Milton Hatoum

Esse livro é bem diferente de todos os outros que já lemos, pelo fato de se passar em um local que quase nunca vemos retratado na literatura nacional: Manaus. Alguém conhece a cidade? Sempre ouvimos coisas tão boas de lá! Mas então: conta a história de dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, que são filhos de imigrantes libaneses e completamente opostos. Ela é narrada por Nair, filho da empregada da família, Domingas, e vemos muita vingança, paixões e relações arriscadas na história. Além disso, Nair tenta descobrir qual dos dois irmãos é seu pai.
Foi uma verdadeira surpresa esse livro, porque tem um determinado momento que você não quer largar e quer saber quem é o pai do Nair. Dois Irmãos ganhou o Prêmio Jabuti 2001 de melhor romance.

Capitães da Areia – Jorge Amado

Esse livro foi publicado em 1937, logo quando foi implantado o Estado Novo. Foi censurado, recolhido e queimado em praça pública. Parece coisa de antigamente, né? Mas foi o que aconteceu. Nele, as autoridades e o clero são vistas como os “maus”, o comunismo como algo bom, a liberdade da religião como algo que deveria acontecer imediatamente… Sem contar que retrata muitos problemas sociais. Pode ser um livro do século passado, mas garanto que se você pegar para ler hoje, vai perceber que muitas coisas ainda acontecem e vai ficar com aquela sensação de que o livro é atemporal.
Lemos na 7ª série também (já perceberam que esse foi um ano bem movimentado, né?), e é um dos nossos preferidos! Conta a história de um grupo de meninos de rua, os Capitães da Areia, que tentam sobreviver como podem, geralmente roubando dos ricos – seriam heróis ao estilo Robin Hood.

O Menino no Espelho – Fernando Sabino

Esse livro é muito gostoso de ler! Não é um clássico que você sabe que provavelmente vai cair em um dos milhares de vestibulares do país, e sim um que você poderia muito bem ler a sinopse durante um passeio a uma livraria, gostar e levar para ver o que acha. Conta a história da infância do Fernando Sabino, em Belo Horizonte. Muitas passagens são um tanto fantasiosas, como geralmente histórias de crianças são. A linguagem é bem mineira e leve, simples mesmo, então você lê e nem vê! Ele conta vários “causos” de criança, suas aventuras, inclusive a vez que salvou sua galinha, por um acaso chamada Fernanda (!), de ser degolada. E o mais legal é que enquanto ele descrevia os locais que passava, nós reconhecíamos os nomes e sabíamos as mudanças que tinham sofrido! Se você mora em BH, vai sentir a mesma coisa!




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


44 Comentários em “Coluna das Gêmeas #06 – Li na escola e gostei!”


#1 Débora M. 16-01-2011 - 00:23 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Eu nunca leio nada na escola que eu goste O.O
Mas enfim,adorei a coluna.

Beijos,
Débora M. ~
Give Poison

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Às vezes essa lista pode abrir as suas opções! \o/
Tenho certeza que você pode se surpreender! :04

Beeijo! ;3

[Responder]

Débora M. responde:

Internet Explorer 8.0 Windows 7

Quem dera meu colégio escolhesse esses paradidaticos,mas ele nao escolhe O.O

Mas se um dia ele escolher um desses,concerteza,vou ler (:

Beijos,
Débora M .~
Give Poison

[Responder]

Você já comentou 7 vezes.

#2 This 16-01-2011 - 00:34 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Aii…
Confesso que nunca li A Moreninha (amei a sinopse, morta de vergonha agora por ser talvez a única brasileira que nunca leu…)

Ana Terra, ainda não, mas “Um certo capitão Rodrigo” eu li. Virou febre na minha escola, mais entre as meninas, que de tanto nos ouvir falar do charme que ele era, começaram a pegar emprestado com minha turma, pegar na biblioteca, de todo jeito pra conhecê-lo ^^)

Ih, não conheço “Dois Irmãos”, mas fiquei curiosa, agora |o|

“Capitães” é bem comentado aqui em casa – minha irmã se derrete sempre que reconta a história. Quero ler =)

Aaah, Fernando Sabino é um dos meus brasileiros favoritos. Não li “O menino no espelho”, mas não posso deixar de recomendar a vocês “O Grane Mentecapto”. A história é uma lição, linda, e você ri página sim, página não =)
Sabino é um mestre nos trocadilhos e só espero o melhor das obras dele. Postei a resenha la no blog: http://coracaoalheio-terraqueninguemhabita.blogspot.com/2010/10/resenha-o-grande-mentecapto-fernando.html

Amo este livro de paixão e recomendo! *.*

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Você não é a única brasileira que não leu! :28 Conheço MUITA gente que não leu, muita gente que não quer nem ver e muita gente que tem curiosidade!
Um Certo Capitão Rodrigo também virou a minha turma de cabeça para baixo! Todo mundo queria ler, até mesmo os meninos!
E, na época, podíamos escolher um livro entre duas opções (ou era esse ou era A Rosa do Povo, se eu não me engano) e, na nossa sala, só duas pessoas escolheram o outro! :10

Dois Irmãos não é uma obra muito conhecida mesmo… A nossa professora de literatura estava falando disso conosco, na época, e também falou que é ainda mais raro encontrar obras que se passam no norte do país. Acho que é até por isso que a obra é tão aclamada, porque fugiu um pouco dos cenários mais comuns… Sem contar que a história é muito bem escrita e montada.

Eu acabei de ir no seu blog, pra ver a resenha de O Grande Mentecapto e eu ADOREI! Ela está tão bem escrita! Me deixou super curiosa pra saber como vai terminar! E quero saber do baile do governador! :04

Beeijo! ;3

[Responder]

This responde:

Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Hehe, eu sou um pouquinho detalhista… demais!Mas todas as palavras belas do mundo não fariam jus àquele livro. Tenho paixão por ele ^^

Não posso negar, o Capitão Rodrigo, apesar de certas coisas, foi uma paixonite literária minha. Ponto. Ele e aquele violão, então…Acho o maximus homem tocando violão.

[Responder]

Já comentou 51 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 A. Déborah 16-01-2011 - 00:55 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Meus antigos colégios só obrigaram a leitura até a 4ª série (5º ano?) então só eram livros infantis mesmo.
A Moreninha eu li por interesse próprio e adorei. Foi um dos primeiros clássicos brasileiros que eu li.
Capitães de Areia eu comecei a ler mas parei. Achei triste demais.
Já os outros eu nem sabia da existência (deplorável isso).

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Verdade, Capitães da Areia é meio triste… Tem uma parte do final que é de partir o coração, e eu chorei muito! :13 Mas, no final das contas, é uma história muito bacana e, por mais que seja de muitos anos atrás, é atemporal, porque tem muita coisa ali que acontece hoje e que, infelizmente, acho que ainda vai acontecer por alguns anos! :33

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 37 vezes.

#4 Pri, a bookaholic 16-01-2011 - 10:36 -
Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Meninas, como fã incondicional dos “clássicos” eu ADOREI o tema que vocês escolheram pra essa semana! Na escola eu era aquele tipo que “BEBIA” a aula de literatura, participava as aulas extras pro vestibular desde o primeiro ano e era tão nerd que recitava alguns trechos dos livros junto com o professor :05 Não preciso nem contar que eu era a queridinha dele né? kkkk Cheguei até a cogitar fazer letras ó por causa de literatura (prestei e passei, mas resolvi que não tava a fim de me entender com a gramática afinal haha XD)Participei de um concurso da Nestlé durante os 3 anos do ensino médio que era uma delicinha… Enqto meus colegas reclamavam por ter que ler os “obrigatórios” para o vestibular a Priscila lia 15 mais para um concurso de literatura haha Dos livros acima acho que não li Dois Irmãos nem Ana Terra, com ainda quero ler com certeza! Parabéns pela coluna como sempre queridas! Orgulhinho da minha equipe que é simplesmente FANTASTICA :07

[Responder]

This responde:

Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Eu participei de um concurso da Nestlé no ensino Médio, também, Priscila. Agora, faz tempo, viu… No ano 2000. As obras eram:

Libertinagem e Estrela da Manhã (Manuel Bandeira)
O Quinze (Rachel de Queiroz)
Um certo capitão Rodrigo (E. Veríssimo)
O grande mentecapto (F. Sabino)
A morte e a morte de Quincas Berro D’água (J. Amado)

Passei bem, neste ano. Os 5 livros são fantásticos!

[Responder]

Priscila responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Foram esses mesmo que li em um dos anos haha Viagem Nestlé Pela Literatura né? Mto bom! Meu colégio ganhou um ano depois que me formei >< Mas ainda assim vale a pena só por ter participado! :12

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

AAH! Eu sempre quis ser a nerd que recitava junto com o professor! :11 Nós sempre fomos as mais diferentes da turma por lermos mais que os outros alunos, mas eu nunca consegui falar ao mesmo tempo que um professor! A não ser em outras matérias, tipo Geografia – eu adorava aquelas aulas! \o/

Pois é, os clássicos nunca foram os meus preferidos, mas eu não era tão contra assim como todo mundo normalmente é na escola. Esses livros têm o seu valor e são prazerosos sim! Apesar da linguagem meio complicada, às vezes, nada que uma força de vontade pra procurar saber do que estão falando! :28

Acredita que eu nunca ouvi falar desse concurso da Nestlé? :10 tapas em mim Devia ser mesmo muito legal! *-*

Nossa, Érico Veríssimo deveria ser obrigatório para todas as pessoas. Ana Terra e Um Certo capitão Rodrigo são maravilhosos! A linguagem é muito tranqüila e tem aquele ritmo que, quando você vê, já andou muito na leitura! E eu pretendo ler o resto da série ainda esse ano… :04

Adorei o seu comentário! \o/
É um prazer fazer parte da melhor equipe do mundo! :12
Beeijo! ;3

[Responder]

Lis responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

Eu participei também di projeto da nestle… eu adorava, foi um ano que eles só pegaram obras do Machado de Assis, acho que em 2005 =)

[Responder]

Já comentou 617 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Babi Lorentz 16-01-2011 - 10:41 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

Olá!
Érico Veríssimo e Fernando Sabino são clássicos que, na minha opinião, todos devem ler. Não são livros cansativos como a maioria (tá, como Machado de Assis, haha). Dessa lista, ainda não li nenhum, mas já li outros clássicos que gostei também.
Adorei a ideia da coluna.
Beijão

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Ah, eu também acho Machado de Assis meio cansativo.. :35 Eu não consigo avançar muito e sempre acabo frustrada!
Um clássico que eu gostei bastante foi Iracema! Eu li numa sentada e achei tão bonito!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 52 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Carolina 16-01-2011 - 11:34 -
Mozilla Firefox 3.5.16 Windows XP

Tem uns livros que li na época do colégio que ainda tenho guardadinhos e amo. Morro de vontade de reler alguns deles e pretendo fazer isso ao longo desse ano.
O 3º ano, incrivelmente, foi o ano que eu menos li haha Odiava os livros que tinha que ler pro vestibular. D:

xx

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Esses livros e mais alguns também estão guardadinhos, com muito carinho! Eu fico me lembrando da época da escola, de quando ia à biblioteca e ficava andando pelos corredores, vendo livros e mais livros (eu tive a sorte de estudar em uma escola que a biblioteca tinha um acesso livre aos livros, ao contrário de outras que você só pega um livro nas mãos da bibliotecária)…

Beeijo1 ;3

[Responder]

Você já comentou 17 vezes.

#7 Rafaelle Vieira 16-01-2011 - 11:41 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Olá! Eu acho os clássicos super importantes; o problema é que na escola a leitura se torna uma obrigação para o vestibular esse é o erro, fazer as coisas por obrigação não é legal. A pessoa precisa se sentir livre para escolher o que gosta de ler, depois que descobrir o seu gosto ler os clássicos vai ser super fácil e divertido.
Beijoss!!
Rafa { fascinada por Histórias} :29

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

O tema da redação do vestibular que fiz no ano passado foi sobre a leitura no Brasil e era, na verdade, se o brasileiro gostava de ler. Eu falei sobre isso, que nós não éramos instigados, desde o início, a descobrirmos o tipo de leitura que era prazeroso pra nós. Se você se acostuma a ler o que gosta, acho que a leitura de um clássico se torna muito mais fácil, principalmente para entender a linguagem, que é uma das coisas que mais “afastam” novos leitores… :15

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 6 vezes.

#8 Tatiana Leite 16-01-2011 - 16:27 -
Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Então que a fernanda foi montando a coluna dessa semana e eu só pude ler agora – acho que ela me enrolou! Dizia: “Vem ver a coluna, Tatiana” e, quando eu aparecia, cadê a coluna? Ou ela tinha desligado o computador, ou me mostrava outra coisa e ambas esquecíamos do propósito de estarmos reunidas… :35
Enfim, eu ADORO mesmo A Moreninha! \o/ Eu me lembro que ficava toda nervosa durante a leitura e, quando fizemos o teatro (aliás, muito obrigada, Fernanda, por me deixar usar aquela saia comprida e rodada da nossa época do teatro), acho que eu esqueci uma das falas e foi bem… Triste. Eu não gosto de esquecer as falas! :13

Eu chorei muito em Ana Terra, naquela parte que voc~e sabe qual é, né Fernanda? Achava aquilo tão injusto (e ainda acho!) e depois fiquei ainda mais triste pensando que aquele tipo de coisa COM CERTEZA aconteceu com muitas pessoas naquela época, em todos os lugares do Brasil…
E engraçado como Um Certo Capitão Rodrigo conquistou TODOS da nossa sala! Nós podíamos escolher entre esse e um outro livro que eu não lembro agora (será que era A Rosa do Povo?) e só duas pessoas em mais de quarenta escolheram esse! :10

Dois Irmãos foi mesmo surpreendente! Eu ficava muito nervosa durante a leitura porque queria saber quem era o pai do Nair! E o mais legal é que a história vai alternando entre passado e presente, não é? Ou eu estou confundindo? … … … Não, acho que estou certa sim! :11

Nunca vou me esquecer da época que li Capitães da Areia. Eu demorei um pouco a engrenar e, quando eu vi, faltava uma semana para a prova (ou uns 4 ou 3 dias) e eu não consegui dormir uma noite, porque estava nervosa demais pensando o que aconteceria se eu não terminasse de ler – eu sou meio paranóica, às vezes. Daí, eu faltei no dia seguinte e terminei de ler aquela manhã mesmo. Foi um alívio ENORME.
Tudo bem que depois sobrou um monte de tarefas e matéria daquele dia pra pegar, mas o peso que eu tirei da minha consciência não tem preço! :28

A galinha Fernanda! hauhauahauhauahua Todo mundo ficava brincando com a sua cara! Eu lembro que a gente falava que, se tivéssemos que fazer um teatro, você seria a galinha! :12
Eu gosto muito desse livro… Naquela parte que ele fala de voar, só hoje que eu me toquei que tenho a mesma sensação quando fico olhando os lugares pelo Google Earth! :04 Tah, não é a mesma, mas eu sempre me lembro do livro!

Eu gostei dessa coluna! :29
Beeijo! ;3

[Responder]

Lis responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

Ah até imagino a saia… comprida e rodada, eu bem pegava umas assim qdo criança pra brincar rs

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Luana 16-01-2011 - 21:00 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

Bah já li bastante livro na escola mas nunca vi esses acredita? Na minha escola tem livros super atuais, tipo house of night, a Última música. Entre outros.

Bjs

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Juliana 17-01-2011 - 00:58 -
Internet Explorer 8.0 Windows Vista

Poxa meninas que coincidência né! Essa semana eu estava fuçando nos meus e pensando no que eu poderia reler!

Alguns eu adorava, como os do Pedro Bandeira, Fernando Sabino, Clarisse Lispector.

E eu encenei Dom Casmurro no 3 ano do colégio, nossa foi bem legal e nos ajudou a ver o livro de outra forma!

As escolas podiam explorar mais a literatura, além de apresentar apenas os clássicos, pois quando eles são lidos em outras fases da vida se tornam mais interessantes!

[Responder]

Lis responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

Ah eu demorei tanto pra ler Dom Casmurro, a linguagem meio que cansa né. Acho legal qdo os professores reinvenam uma maneira de chamar a atenção dos alunos com peças teatrais por exemplo, é bom que nunca esquece =)

A propósito o blog ta cheio de atrizes amadoras rs

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Está mesmo cheio de atrizes amadoras! HAHAHAHAHAHAHA
Mas quando você faz uma peça de um livro, é impressionante como você entende mais a história, né? Porque você é forçada a se colocar no lugar do personagem e acaba depois pensando na situação dele, o que poderia ser diferente… #divagações

Beeijo!

[Responder]

Lis responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

É realmente bem melhor encenar, vc relamente, entende mais o que se passa no livro, sem contar que nunca vai esquecer, nunca encenei nada dos clássicos, mas já fui uma Caipora em tempos de folclore kkkkk coisa linda a peruca, precisava de ver

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Que coincidência mesmo!
Pedro Bandeira é ótimo! Nossa, eu AMAVA os Karas!
Já Clarisse Lispector, eu li A Hora da Estrela e não gostei! =(
É impressionante como quando você encena alguma coisa, fica mais fácil de entender a história, né?
E concordo com você que a escola deveria explorar mais a literatura, porque hoje basicamente nós só vemos livros que vão cair nos vestibulares, mas e os outros?

Beeijo!

[Responder]

Juliana responde:

Internet Explorer 8.0 Windows Vista

Pois é né, além dos mais os classicos tem uma leitura muito densa e cansativa…. O que afasta muitos jovens dos livros… E temos muitos livros excelentes, como os do Pedro Bandeira já citados aqui, que podem ser trabalhado de uma forma mais significativa e possui uma linguagem mais simples!

Os professores tinham que se preocupar em formar leitores e não formar para os vestibulares! =]

[Responder]

Já comentou 95 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 Lis 17-01-2011 - 11:00 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Eu adoro Capitães de Areia, é daqueles livros antigos que sempre serão atuais.
Dos outros só li a Moreninha, mas faz um tempinho já, então não lembro do livro tão bem assim

(queria ter visto vcs duas de moreninha kkk)

Beijo

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

HAHAHAHAHA Provavelmente você ia rir muito… As nossas “roupas de época” consistiam em: saia preta comprida (acho que as mocinhas da época nem usavam saias, eram só vestidos longos), UNIFORME (hahahahahahahaha) e, no meu caso, um vestido na altura do JOELHO! Se fosse naquela época, não seria considerada uma moça decente! AHAHAHAHAHA
Sem contar que a atuação de atrizes aspirantes não é lá essas coisas… Embora, sem querer me gabar, eu sempre fui uma boa atriz quando fazia teatro, tanto é que só pegava os papéis com mais falas e, geralmente, do mal – é mais difícil fazer uma malvada que boazinha, porque a boazinha pode virar songa-monga muito rápido! HAHAHAHAHAHA

Beeijo!

[Responder]

Lis responde:

Internet Explorer 8.0 Windows XP

Sem querer me gabar (ah seiii sem querer né kkkkk)
Ai já tem uma segunda profissão ^^
E olha vc querendo mudar os trajes do pessoal da época, desde qdo era permitido trajes no joelho menina?!?!, vou ter que ir falar com a diretora do colégio em que vc estudava kkkkkkkkkkkk, onde já se viu isso rs

[Responder]

Juliana Costa responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

SAUDHAUSHD adoraria ver vocês duas apresentando, deve ser hilário :02 quem sabe um dia, né kk

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#12 Nathalia Souza Cabral 03-02-2011 - 23:54 -
Google Chrome 9.0.597.84 Windows Vista

Eu adoro A morenina. Peguei do meu pai [tava guardado faz séculos] acho que era primeira edição, ou edição especial de comemoraçao de n sei qts anos… bem velho já… mas eu simplesmetne adorei..li várias vezes. Eu só tenho a agradecer aos livros da escola. Li muitos livros bons e fiz amizades inesquecíveis dentro e fora da biblioteca.

[Responder]

Já comentou 121 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#13 Wendy 05-02-2011 - 17:51 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Ah Capitães de Areia.. do mestre Jorge Amado. Eu amo esse livro, amo muito! E agora que o filme tá pra ser lançado… Recomendo a todos! Beijos :*

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#14 Caroline Vieira 09-02-2011 - 12:25 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Quando eu estava na escola li um livro que falava de uma garota que escreveu um diário na segunda guerra e sofreu com o holocausto, mas não me lembro do nome do livro, só sei que não é o Diário da Anne Frank
Bjos!

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#15 Daniela 24-02-2011 - 12:05 -
Google Chrome 9.0.597.94 Ubuntu Linux

Entramos em um terreno de meu interesse! Erico Veríssimo.

Na verdade Ana Terra é um capítulo do primeiro volume de O Continente, que por sua vez é a primeira parte da saga O Tempo e o Vento. Ana Terra e Um Certo Capitão Rodrigo (outro capítulo do primeiro livro) foram lançados posteriomente como livros quase independentes, pois contam duas histórias magníficas e que podem ser lidas sem prejuízo de conteúdo ou qualidade, fora da trama completa.

Eu amo Erico e para mim ele é o melhor escritos brasileiro (Machado de Assis que me perdoe).

[Responder]

Você já comentou 14 vezes.

#16 Filipe Machado 27-02-2011 - 18:59 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Não li nenhum desses livros (nem na escola), e o unico que li na escola e gostei — na verdade, amei — foi As Aventuras de David Copperfield… :D

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#17 Pablita 13-03-2011 - 11:25 -
Mozilla Firefox 3.6.15 Windows XP

Dos meus livros de escola tenho excelentes lembranças. Claro, reconheço que houve uns maçantes mesmo, mas foram minoria no meu caso.

Do Érico Veríssimo, citado por vocês, amo Olhai os Lírios do Campo. É lindo!

Assisti a uma palestra do Milton Hatoum no ano passado… eu já tinha lido A cidade ilhada, um de seus livros de contos (gênero que adoro. Tem contos belíssimos… Fiquei com muita vontade de ler Dois Irmãos depois da palestra.

Mas nem só de clássicos vive a leitura na escola. Houve momentos de pura diversão… A Série Vaga-Lume (ainda existe! :10 ) reunia desde clásicos absolutos como Feijão e o Sonho (de Orígenes Lessa) e Éramos Seis, de Maria José Dupré, ambos premiados em sua época (li na década de 80 mas são da década de 30 e 40 respectivamante) até diversão pura como Um Cadáver ouve rádio, de Marcos Rey.

Gostei da lista de vocês.

[Responder]

Você já comentou 9 vezes.

#18 Mariana 03-04-2011 - 13:49 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

já li a Moreninha e é muito lindo!!
Mas não posso deixar de falar q também amo os livros de josé de Alencar que é meu autor brasileiro preferido. Destaco principalmente Senhora que mostra o perfil de uma mulher intrigante, de personalidade e de muita atitude. Enfim, para os que amam romance, é um livro fantástico!!

[Responder]

Já comentou 166 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#19 Amanda 26-05-2011 - 05:35 -
Google Chrome 13.0.772.0 Windows 7

Nossa, sério eu vi essas resenhas e fiquei assim: :34
Eu não esconde de ninguém que eu ODEIO os livros nacionais, odeio mesmo! Acho que por serem clássicos e eu nunca entendia a leitura, sempre tem palavras difíceis. Mas quando vim aqui e vi isso eu simplesmente amei, parece que a leitura desses livros é fácil e parece gostoso todos eles, eu me impressionei quando vi, porque logo quando eu abri a página eu pensei: “Livros nacionais, odeio!” E eu gostei muito. Sério vocês são demais, não tem uma coluna de vocês que eu não goste do livros, sério! É a minha coluna preferida <3

[Responder]

Você já comentou 27 vezes.

#20 Yara Prado 31-07-2011 - 11:59 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Desta coluna só li A Moreninha…
E valeu a pena…
Muito bom, mesmo.
Não sou muito fã dos livros que me mandam ler na escola, mas este eu adorei e recomendo…
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#21 Juliana Costa 31-07-2011 - 14:22 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

aaaah, O Menino no Espelho! Gostei tanto desse livro que é difícil expressar! Também li na escola Dom Casmurro e adorei :20

[Responder]

Já comentou 202 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#22 Larissa 23-08-2011 - 16:04 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Desses livros, eu não li nenhum, mas A Moreninha parece ser legal!
Na escola a maioria dos livros que os professores dão pra gente fazer trabalho, são os da série vagalume, que particularmente eu adoro! :28

[Responder]

Já comentou 197 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#23 Julia 20-11-2011 - 18:57 -
Google Chrome 15.0.874.121 Windows XP

A já tentei lera Moreninha só que não curti como disse pra minha professora parece que esses livros num tem enredo apesar de serem cobrados em vestibular,mas esse Menino do Espelho me chamou atenção

[Responder]

Você já comentou 36 vezes.