coluna-das-gemeas category image
Coluna das Gêmeas #01 – Natal
Sunday 12/12/2010 às 08:00 2286 Views Arquivado em: Coluna das Gêmeas

No dia 25 de novembro desse ano, pra nossa incrível surpresa, a Priscila nos convidou para fazer parte da equipe do Bookaholic! Nem preciso dizer o QUANTO ficamos completamente lisonjeadas em fazer parte de um blog que não só é muito admirado por nós duas, mas como é super acolhedor com seus visitantes, com um conteúdo excepcional, repleto de boas resenhas e dicas de livros, além de ser muito lindo e organizado! :31 .

Mas agora, sem mais delongas, sobre a nossa coluna: toda semana faremos algumas listas, bem abrangentes (sobre livros, personagens, situações,autores, etc.), de indicações para vocês. Estamos completamente abertas à sugestões e à participação de vocês nos comentários! :18 .

A dessa semana será especial sobre o Natal, que está quase aí! Já fizeram a lista pro Papai Noel? Já arrumaram suas árvores de Natal (a nossa ficou pronta no dia 15 de novembro. Segundo a mamãe, foi meio cedo. Mas cedo mesmo seria arrumar antes do Halloween, que era o nosso objetivo inicial… :23 Nem somos fanáticas pelo Natal, né?) e penduraram as meias? Aliás, se comportaram direitinho durante o ano?? Olha que o Papai Noel vê tudo!

Esperamos mesmo que vocês gostem! Pra nós, está sendo maravilhoso fazer parte de algo que adoramos! E também não se esqueçam de dar uma olhada no Tagged para conhecer um pouquinho mais sobre a gente!

Série Harry Potter – J.K. Rowling

Harry Potter não é um livro de Natal mas, em todos os seus volumes, a data é sempre lembrada e sempre transmite aquele clima, espírito natalino.

Desde seu primeiro volume, o Natal é retratado como a tradição realmente é: pessoas que se importam umas com as outras, a ceia de Natal, os presentes, tudo. Para Harry, aquilo tudo era novo. Foi a primeira vez que ele recebe presentes, por exemplo, como um suéter da Sra. Weasley (quem nunca quis um suéter feito à mão por ela, com a inicial do seu nome estampada? Sempre quisemos! o/), doces de seus amigos e a Capa da Invisibilidade do seu pai.

Um dos Natais mais marcantes, pra nós, foi o do Cálice de Fogo, com o Baile de Inverno. Pra quem não se lembra, o Baile de Inverno é uma tradição do Torneio Tribruxo, que começa no dia 24 de dezembro e termina à meia-noite de Natal. E baile que é baile sempre tem alguém que não é um pé-de-valsa, alguma garota com o coração partido (coitada da Hermione), um bonitão pra mulherada ficar suspirando (ai, Cedrico…)…

Enfim, vale à pena ler os capítulos que retratam o Natal em todos os livros.

A Garota dos Meus Sonhos – Cheryl Zach

Esse livro faz parte da Coleção Primeiro Amor, da Editora Ática, com 19 livros publicados (todos com histórias independentes) no Brasil. Começamos a ler esses livros ainda bem novas e, graças à muita procura (tanto em livrarias como na Estante Virtual), temos todos eles. São os tesouros da Fernanda, digamos assim. Um dos motivos de gostarmos de ler tanto.

A história já começa na época do Natal, quando Jake, que acabou de perder a namorada, defende Caroline de uma briga com seu namorado, fazendo com que ela também entre para o time dos solteiros. Sentindo-se culpado, Jake se encarrega de encontrar um novo namorado para a garota.

Um dos aspectos que mais chama a atenção na história é a questão da solidariedade. Caroline está engajada em um projeto de “apadrinhamento” de crianças carentes, onde uma pessoa escolhe a carta de uma criança e lhe dá um brinquedo e uma muda de roupas. Aqui no Brasil, os Correios também têm um projeto parecido, chamado Papai Noel dos Correios (link). Ainda dá tempo de participar! =D

Uma História de Natal – Charles Dickens

Sabem aquela adaptação da Disney do ano retrasado, Os Fantasmas de Scrooge? É baseada nessa obra de Charles Dickens, um dos maiores escritores ingleses de todos os tempos.

Como vocês já devem conhecer (ou não), Ebenezer Scrooge é um senhor muito sovina, que não dá importância à generosidade, ao amor e à alegria e, ainda por cima, detesta o Natal. A única coisa que lhe importa é o dinheiro.

Porém, em uma véspera de Natal, Scrooge recebe a visita de três fantasmas (Passado, Presente e Futuro) que poderão (ou não) mudar toda a sua percepção de vida.

O livro é bem curto, mas tem uma mensagem muito bonita. Com certeza ajuda a reforçar o espírito de Natal e nos faz pensar se todo esse consumo faz mesmo parte do espírito natalino.

Papai Noel: Uma Biografia – Gerry Bowler

Não sei vocês, mas a primeira coisa que me vem à mente quando penso em Natal é o Papai Noel (pelo menos na minha, Fernanda). Quem nunca escreveu uma carta e ele? Foi meio traumático quando descobrimos que eram nossos pais quem compravam os presentes – nós estávamos arrumando nossas coisas pra nos mudar para Belo Horizonte quando encontramos rolos de papel de presente que o Papai Noel tinha usado no ano anterior. Eles tentaram nos dizer que aquilo era tudo coincidência, mas vejam bem: nós somos espertas. Não caímos nessa.

Enfim, nada mais gostoso do que ler sobre um dos personagens mais populares do mundo, desde sua descendência de São Nicolau até hoje, como o bom velhinho, e sobre sua influência na criação e educação de milhares de crianças.

Dom de Natal – Nora Roberts

Ah, o romance… Tem como não gostar desse gênero? Nesse livro, de uma das nossas autoras preferidas, são apresentadas duas histórias que se passam nessa época festiva em que estamos.

Em “De Volta, No Natal”, a primeira, conhecemos Jason, um jornalista que resolve voltar à sua cidade natal e reencontra Faith, seu amor de anos atrás. É uma história bem ao estilo “Sessão da Tarde”, que nos dá aquela vontade de passar o Natal em uma cidade do interior, com neve caindo no quintal e você sentada em uma poltrona bem confortável, tomando chocolate quente e lendo um bom livro.

Já a segunda história, “Nosso pedido de Natal”, os gêmeos mega fofos Zach e Zeke queriam muito A mãe de presente (e eles deixam isso bem claro. Não querem apensa uma mãe, mas querem a melhor). Assim, ao conhecerem a professora de música Nell, sabiam que ela seria a escolhida e, agora, só faltavam fazer o pai enxergar isso! Essa história traz a mesma sensação de querer ir ao interior mas, acrescente a todo o clima da história anterior um coro natalino! \o/

No Brasil não vemos muito disso, mas NADA que o improviso não resolva! Por isso, cante Noite Feliz bem alto no chuveiro, reúnam seus amigos e cantem juntos! De preferência na piscina, porque com esse calor… =)




Sobre o autor do post:

Helloooo! Meu nome é Fernanda, tenho 23 anos, daqui a um ano posso me chamar de administradora, mas depois quero fazer Jornalismo! Moro em Belo Horizonte há três anos, tenho uma irmã gêmea - com quem divido os livros, a estante, o quarto, o amor por novelas mexicanas e por baseball. Além disso, amo ler romances e sou uma viciada no Tumblr! Sou uma das responsáveis pela seção "Coluna das Gêmeas" (que agora é "Book: A Talk", que vai ao ar quase todos os domingos!
E-mail: fernanda3005@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


30 Comentários em “Coluna das Gêmeas #01 – Natal”


#1 Anastácia 12-12-2010 - 10:49 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Mac OS X 10

Dos que vocês falaram eu só li Harry Potter e Uma história de Natal. Adorei esses dois. Mas além disso, eu sou uma big fan de Natal, além de ganhar presentes, comer comida boa e montar a árvore é a data que Jesus nasceu, então temos que comemorar mesmo. Enfim, FELIZ NATAL :)

[Responder]

Já comentou 60 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 karlinha 12-12-2010 - 11:07 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

Nossa adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

Amo uma história de natal do Charles.

Sentindo falta de vocês no Coffie and Movies. Bjokas

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.215 Windows XP

Pois é, Karlinha! Estamos em falta contigo! As coisas têm sido meio corridas aqui, mas eu prometo que vou voltar à ativa! \o/

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 32 vezes.

#3 A. Déborah 12-12-2010 - 12:16 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Adorei a coluna!! Vou acompanhar :D

[Responder]

Você já comentou 37 vezes.

#4 Germana Teixeira 12-12-2010 - 13:12 -
Google Chrome 6.0.422.0 Windows 7

Adorei esse post, são ótimas dicas para presentearmos pessoas queridas! E PESSOAS QUERIDAS NOS PRESENTEAREM TAMBÉM! haha
masi uma vez digo, pra mim esse é o blog mais lindo da blogosfera!
beeijos

[Responder]

Você já comentou 8 vezes.

#5 Mário Maciel 12-12-2010 - 14:52 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Legal o post, em clima natalino!
Não li nenhum dos livros que vc citou ainda.

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#6 Rebs 12-12-2010 - 17:23 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

Quero MUITO ler Dom de Natal. Amo a Nora!

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#7 Isa Pina 12-12-2010 - 19:36 -
Google Chrome 8.0.552.215 Windows XP

Ahh, adorei essa nova coluna! É realmente maravilhosa!
Essa edição de Natal foi completamente fofa! Eu nunca tive muito vontade de ler os livros da coleção da Ática, mas depois desse post, acho que vou dar uma chance para eles sim! :D
Feliz Natal e bjs,
Isa.
~Portal dos Livros

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.215 Windows XP

Esses livros são meio antigos mesmo, mas têm aquele clima de high school que muita gente gosta, sabe? Tem uns livros da coleção que eu não gostei, mas talvez porque eu os li recentemente e já não estava mais em sintonia com os pensamentos das personagens. Mas tem livros muito gostosos mesmo de ler, que nos transportam pra fase da escola com muita facilidade. Aposto que você vai gostar!

Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 27 vezes.

#8 Duachais Seneschais 13-12-2010 - 00:36 -
Google Chrome 8.0.552.215 Windows Vista

Adoooorroo!
Gostei muito da coluna das duas ^~
Bem vindas :P
Sempre via as fotinhos duas na net, mas nunca me liguei que eram duas xDD Hahsuah Tudo bem, leseira tem limites, mas a minha parece passar de todos…

Dos livros que vcs falaram li apenas Harry Potter (shame on me) e vi as adaptações de A Christmas Carol, de Dickens, são fantásticas ^^

A Garota dos Meus Sonhos parece ser bem divertido e tem cara de ser livro antigo, lançado há alguns anos. Me faz lembrar dos tempos de colégio hahaha

A biografia de Papai Noel deve ser muito divertida, além de todas as lendas. ^^

Devo confessar que não gosto muito de Nora Roberts, mas fiquei interessada no livro de Zach e Zeke. Parece ser bem diferente e divertido, vale a pena ler!
Espero a próxima coluna das gêmeas ^^

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.215 Windows XP

Ah, os livros da Coleção Primeiro Amor são ótimos pra te levarem à época da escola! Tem uns que fazem você pedir aos céus por mais uma chance! :02
Eu ainda não vi a adaptação de A Christmas Carol e desde o lançamento eu estou muito empolgada (eu sou meio lenta pra ver lançamentos)!

Obrigada pelo carinho! Beeijo! ;3

[Responder]

Você já comentou 11 vezes.

#9 Girlane Mota 13-12-2010 - 00:37 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows Vista

Oie,

uma perguntinha Priscila:
Como vc consegue ler 2 livrs ao mesmo tempo??
historias mto diferentes, temas diferentes..

eu, sinceramente, axo q me perderia, talvez acabasse misturando os dois. :37

Bjinho

[Responder]

Wendy responde:

Internet Explorer 8.0 Windows 7

Ain, eu também não consigo ler dois livros ao mesmo tempo. Eu misturo tudo na minha cabeça. Tem que ser um de cada vez mesmo. Queria ter esse ”dom” de conseguir ler vários ao mesmo tempo.

[Responder]

Você já comentou 28 vezes.

#10 Lis 13-12-2010 - 09:04 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Adorei o post *-*

Confesso que não li quase nehum da lista, afiquei com dó de vcs de como descobriram que papai npel não existe, mas dei uma risadinha inocente rs

Beijo :02

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.215 Windows XP

Pois é, foi meio triste quando a verdade caiu no nosso colo. Até hoje a gente não fala com os meus pais sobre isso… :36 Mas eu ainda tenho uma fé de que ele existe, só que só não vem mais pra mim porque eu cresci e têm muitas crianças no mundo pra ele dar atenção… :11 Eu gosto de pensar assim.
Acho que ando assistindo O Expresso Polar demais… Mas é viciante!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 Carol 13-12-2010 - 18:11 -
Google Chrome 8.0.552.215 Windows XP

Coleção Primeiro Amor *-*

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.215 Windows 7

Essa coleção é tão legal, né? Toda a minha adolescência eu li os livros, é um clima de escola tão gostoso!
Qual é o seu favorito?

Beeijo!

[Responder]

Carol responde:

Google Chrome 8.0.552.215 Windows XP

Eu não lembro o nome >.< Mas é aquele que a menina vai fazer intercâmbio na França e volta se achando! UHAUHA
Putz, eu queria comprar todos eles no Estante Virtual o.o

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.215 Windows XP

É O Amor Chegou de Surpresa!
Eu AMO esse livro, é um dos meus preferidos também!
Foi o primeiro que li da série, é um verdadeiro xodó pra mim!

Beeijo!

[Responder]

Você já comentou 27 vezes.

#12 Thiago de Andrade 14-12-2010 - 02:52 -
Mozilla Firefox 2.0.0.14 Windows XP

Nossa, dos livros citados eu só li Harry Potter
:02

[Responder]

Você já comentou 24 vezes.

#13 Laryssa 15-12-2010 - 01:13 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

nao li nenhum dai g-g
nao sabia HP a relação dele com o natal.. #desinformada
aah, mas adorei o jeito, a simpatia, e a escrita de voces! adorei muito!
vou aconpanhar todas as suas colunas!
E, ah, feliz natal! <3

[Responder]

Tatiana Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.224 Windows 7

Own, obrigada pelo carinho! :13

Feliz Natal pra você também!

[Responder]

Fernanda Leite responde:

Google Chrome 8.0.552.224 Windows 7

Feliz Natal pra você também! =D
Estamos bem empolgadas com as colunas, acho que você vai gostar muito!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 282 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#14 Dana 16-12-2010 - 11:36 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

Ai meninas! Que felicidade poder ler o texto de vcs! Amei d+!
Mto bom saber das passagens de Natal nos livros, e gostei mto do relato das ocasiões em Harry Potter (nunca ia imaginar que tem em todos os livros a data =O) e fiquei MTO curiosa com a coleção “Meu Primeiro Amor”, principalmente o livro “O Amor chegou de surpresa” q vi vcs comentando com a Carol =P
Enfim, meninas, vcs estão de parabéns! O post inaugural da coluna ficou delicioso ^^ Acho q eu nunca acreditei mto em papai noel, mas coelhinho da Páscoa eu lembro que foi AQUELA decepção *_* hahahahaha
Bem, esse ano eu me comportei super bem, tava merecendo um presentão, mas acho q uma viagem pro Nordeste se encaixa na descrição, né? ihihi
Beijão, bem-vindas!

[Responder]

Já comentou 258 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#15 Evellyn 05-01-2011 - 12:22 -
Google Chrome 8.0.552.224 Windows Vista

Hm,
pelo visto vcs gostam mesmo de NR!
Eu tb adoro um romance e estou gostando bastante do livro del que estou lendo!
A mulher tem mais de 100 livros, como escreve!

[Responder]

Já comentou 69 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#16 Wendy 05-02-2011 - 17:56 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Não li nenhum desses. Acho que sou a menos Bookaholic de todas aqui DDDDD:
Mas eu tô tentando..

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#17 Amanda Cristina 19-02-2011 - 18:03 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows XP

Amei a coluna! Muito legal e variadíssima! :09

[Responder]

Já comentou 120 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#18 Daniela 24-02-2011 - 11:58 -
Google Chrome 9.0.597.94 Ubuntu Linux

UMA HISTÓRIA DE NATAL – CHARLES DICKENS é o cla?sico maior de todas as histórias de Natal, já foi revisitado inúmeras vezes (mais recentemente na série inglesa Doctor Who. – amor eterno)

E infelizmente eu ainda não pude ler :(

Mas esse mal será sanado em breve! Quem sabe no próximo Natal ;)

[Responder]

Você já comentou 14 vezes.

#19 Amanda 20-05-2011 - 01:15 -
Google Chrome 13.0.767.1 Windows 7

Harry Potter como sempre um livro , uma saga linda! E realmente eles sempre comemoram o Natal. Não sei se foi a Pedra Filosofal que eles ficam jogando Xadrez, enquanto decidem para onde vão, é lindo.
O livro que eu mais gostei dentre os que você citou foi DOM DE NATAL – NORA ROBERTS. Primeiro porque é um romance, e literalmente romances me encantam! E Segundo porque em Nosso pedido de Natal tem um clima todo Americano, daqueles que você vê em filmes !

[Responder]

Você já comentou 27 vezes.

#20 Adrielly 27-12-2011 - 23:27 -
Google Chrome 16.0.912.63 Windows XP

Harry Potter acreditem ou não, eu nunca li. Comprei a coleção toda pelo Submarino mas ainda não chegou, quero muito ler. AMEI ‘A Garota dos Meus Sonhos’, a capa é linda e parece ser muito interessante! As escolhas de vocês são, como sempre, muito boas, weeee, amei!

[Responder]

Você já comentou 38 vezes.