entrelinhas category image
Entrelinhas #4 – Capas: o desvirtuamento da literatura?
Wednesday 16/03/2011 às 17:16 806 Views Arquivado em: Entrelinhas


Muito me apraz passar de fronte uma livraria e olhar as capas cheias de penduricalhos que lá se encontram. Contudo, meu prazer é meramente momentâneo, posto que estas capas raramente cobrem um bom livro.
Um aspecto curioso de nosso tempo literário – refiro-me, obviamente, aos séculos XX e XXI -, é o fato de os livros conterem mais substrato em suas capas do que em seus interiores. Duplo contra-senso, pois a inversão disso é que deveria ser aplicada severamente pelos escritores.
Certa vez cruzei com um livro numa estante de livraria. Fiquei absolutamente interessado na obra, mas todo este interesse fora movido pela ilustração assombrosa que ele carregava em sua face. Passei um bom tempo namorando o tal livro de uma série de sete volumes e todos eles com magníficas ilustrações de capa. Então comprei-o para meu desgosto. O autor, um americano incapacitado de senso auto-crítico, construiu um circo invejável de macaquices horríveis que se estendem por longos volumes palavrosos e sem sentido. Um conversa fiada absurda assolou minha percepção ao ler semelhante coisa e percebi que havia caído no truque mais antigo do mundo: comprar a aparência de uma coisa sem saber de seu interior.
Observemos o que digo: quantos livros vocês, leitores, conhecem ou leram em suas vidas que possuem capas neutras ou capa alguma? Até mesmo as novas traduções dos clássicos literários – medonhas, diga-se de passagem -, foram colocadas com ótimas e suntuosas capas. Entretanto, em literatura moderna, se lermos atentos as obras de belas faces, são em geral um insulto a arte que se dizem pertencer.
Um sujeito, certa vez, disse-me que não adquiria ou lia obras que não trouxessem uma capa interessante. Olhei-o espantado, pois como diabos alguém pode simplesmente obter determinada obra simplesmente por aparência? Obviamente, como toda regra – fora a morte -, existem algumas exceções neste aspecto ao qual apontamos com tanta veemência, mas estas exceções por si só se sustentam e não precisamos sita-las aqui. Já no outro extremo, temos miríades destas obras em series que costumam ter capas lindas.
O lado bom desta bestial forma de livro, é que os ilustradores são valorizados e trabalham com gosto, mostrando todo o seu potencial. Por este lado, ergo-me e aplaudo, mas pelo lado importante, chuto. Tenho muitos livros em minha estante que sequer possuem capas, mas em seus interiores são obras primas. Outros têm capas maravilhosas, mas só servem para peso de papel. Que querem que eu diga? Apenas constato um fato, e que os fãs fervorosos dessa horrível nova literatura baseada em estética me perdoem.
Não há muito mais o que dizer sobre isso, mas o que importa não é a extensão do que é dito e sim sua natureza. Não culpo as capas pelos livros ruins que carregam, apenas constato que elas enganam o leitor e o condiciona a usar este discernimento para avaliar o que lê. Um livro não é feito pela capa, e sim pelo talento e labuta daquele que escreve. Muitas vezes a capa pode matar uma obra ou elevá-la ao topo sem que ela tenha mérito para tal; e como de costume, cabe ao leitor permitir que isso ocorra.
Assim, o velho jargão “não julgueis um livro pela capa” pode e deve ser aplicado em duplo sentido: capa boa não é sinônimo de livro bom e vice-versa. Se conseguirmos chegar ao ponto de uma obra conter uma ilustração do nível das de Ted Nashmith com o conteúdo de Sthendal, estaremos então no Éden literário, mas até lá teremos de desmontar a raça humana e sua medíocre mania de prezar a estética acima de tudo.



Sobre o autor do post:

Sou Dhyan Shanasa, autor de O Livro de Tunes (A Trilogia de Tunes), que teve sua segunda edição lançada em 2010 pela Editora Lexia. Tenho cá meus 26 anos de labuta, sendo 15 destes empregados já à escrita. Sou natural de Goiânia, mas confesso que não me recordo de ter morado lá. Atualmente moro em Pirenópolis, uma simpática cidadezinha no interior de Goiás e onde trabalho no terceiro e último volume do Livro de Tunes. Dentre outras coisas que não citarei, a poesia é a que mais me apetece, deixando-me mais brando com esse mundo vão. Twitter: @DhyanShanasa
E-mail: dhyan.shanasa@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


22 Comentários em “Entrelinhas #4 – Capas: o desvirtuamento da literatura?”


#1 Lari 16-03-2011 - 17:38 -
Mozilla Firefox 3.6.15 Windows 7

Concordo em muitos pontos. Tem uma serie por ai, que a capa é o que eu chamo de maginifica, mais a historia deixa muiiiito a desejar. Acho que as capas devem melhorar porque estamos no seculo XXI, e temos otimos ilustradores. O ser humano é levado facilmente pela parência, se a gente podesse ver o interior das coisas e pessoas, ficariamos tão assustados que mal dormiriamos a noite.

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.

#2 Tarsila 16-03-2011 - 17:58 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Nunca comprei o livro só pela capa, a história precisa me interessar. Uma capa pode me atrair sim, mas não leio o livro apenas por causa disso.

[Responder]

Você já comentou 11 vezes.

#3 Amanda Cristina 16-03-2011 - 18:14 -
Google Chrome 10.0.648.133 Windows 7

Concordo! Comprei um livro, certa vez, mais pela capa do que pelo conteúdo (o mesmo, cujo eu nem conhecia) e depois me arrependi de ter feito a compra. A capa, não ilustrava a história. Era uma capa linda. Porém, não tinha nada a ver com a história! Depois deste dia, procuro saber -pela internet (blogs e sites, principalmente)- antes de adquirir um livro!Concordo, como sempre, com você! Adoro seus textos! Parabéns!

Amanda – Primeiro Livro :D

[Responder]

Já comentou 120 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Lady 16-03-2011 - 19:26 -
Google Chrome 10.0.648.134 Windows 7

capa é um problema sério, pq às vezes pode ser exatamente isso: uma cobertura pra amaciar um recheio muito ruim! já comprei vários livros por ter gostado de uma capa bem feita ou de uma sinopse bem escrita e me arrependi, do mesmo jeito como já ignorei alguns livros por terem capas desanimadoras, e, depois que os li, mordi a língua. a verdade é que a capa pode mudar muito na hora da compra, mas não muda nada no conteúdo. e isso só lendo pra sdaber.

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#5 Bruna Campos 16-03-2011 - 20:46 -
Google Chrome 10.0.648.133 Windows Vista

Tem meme e/ou selinho pra você no blog: http://tinyurl.com/4evzo6b

Bru
So just Smile

[Responder]

Você já comentou 3 vezes.

#6 Evellyn 16-03-2011 - 21:38 -
Google Chrome 10.0.648.133 Windows Vista

interessante Dhyan!!!
Eu realmente fico mt propensa a comprar um livro se a capa dele for muito boa!!! As vezes a historia decepciona mas quando a capa é boa a gente tem vontade de comprar :/
Fiquei curiosa para saber que livro é esse que vc se decepcionou…

bjs

[Responder]

Dhyan Shanasa responde:

Safari 533.20.27 Mac OS X 10.6.6

Não direi o nome do livro, mas confesso que não me decepcionei com ele, e sim impressionado com a incapacidade do autor.

[Responder]

Já comentou 69 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Li Um Livro 17-03-2011 - 00:16 -
Google Chrome 9.0.597.107 Windows 7

Concordo com tudo que você disse.
Entretanto, mesmo que inconscientemente, a capa é responsável por nossa primeira impressão pelo livro.
Admito que muitas vezes não me animo tanto com um livro que tem uma capa que não me chamou a atenção…da mesma forma que acontece o contrário.
As resenhas são ótimas para tirar uma má (ou boa) impressão pré concebida sobre determinada obra. =)

[Responder]

Dhyan Shanasa responde:

Safari 533.20.27 Mac OS X 10.6.6

Eis então um ponto interessante: o inconsciente. Pessoas conscientes de si não se deixam levar pela simples aparência refletida no lago. Falo por experiência própria, já que eu mesmo me deixei levar inconscientemente. Contudo, não creio que uma resenha seja uma forma interessante de se saber sobre um livro, até por quê, a capacidade daqueles que fazem semelhante coisa é, em muitos casos, patética.

[Responder]

Você já comentou 16 vezes.

#8 RUDYNALVA SOARES 17-03-2011 - 01:41 -
Mozilla Firefox 3.6.15 Windows XP

Jargão adaptado: Quem vê capa, não vê conteúdo.
Concordo: “…estaremos então no Éden literário, mas até lá teremos de desmontar a raça humana e sua medíocre mania de prezar a estética acima de tudo.”
Sucesso!
cheirinhos
Rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Lis 17-03-2011 - 01:54 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Oi Dhyan!!
Ótimo post.
Acho que todo mundo já cometeu um erro comprando um livro pela capa, só pelo prazer de ter aquela capa perfeitinha lá na estante, porém por outro lado deixamos de ler livros ótimos por não chamarem a atenção na ivraria né.
Fiquei curiosa também pra saber com qual livro se decepcionou rs
Parabéns pelo texto, muitissimo bom
Beijo

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Fernanda Leite 17-03-2011 - 11:52 -
Google Chrome 10.0.648.133 Windows 7

Oi Dyan!
Concordo com você, não dá pra julgar o livro pela capa, porque por mais que ela seja muito bonita, às vezes o livro é só isso mesmo: uma capa bonita.
Tem muitos livros que li que a capa nem era lá essas coisas e as histórias eram excelentes, da mesma forma que tiveram alguns que nossa, a capa era maravilhosa, mas a história…
Não tem como acabar não julgando o livro pela capa, elas acabam nos atraindo e queremos saber do que se trata. Mas chegar ao ponto de só comprar o livro pela capa mesma, nunca me aconteceu.
O legal das capas super trabalhadas e que chamam a atenção mesmo é que as pessoas que as criaram mostram pra todo mundo que sabem fazer bem o seu dever de casa…

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 447 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 Matheus Goulart 17-03-2011 - 21:08 -
Google Chrome 10.0.648.151 Windows 7

Concordo *______________* Caramba, pior que é mesmo. Mas também a estética boa não quer dizer que o livro não seja bom também. Claro, nada é perfeito e em uma obra sempre terão alguns erros.

Abraço =D
Matheus.
# Bobagens e Livros

[Responder]

Você já comentou 29 vezes.

#12 Hiro 19-03-2011 - 16:01 -
Google Chrome 10.0.648.151 Windows 7

7 livros…. autor americano? (séria Inglês??)…. uhmmmmm

xD

[Responder]

Dhyan Shanasa responde:

Safari 533.20.27 Mac OS X 10.6.6

não, é americano mesmo. =]

[Responder]

Hiro responde:

Google Chrome 10.0.648.151 Windows 7

do inglês, nem da capa né?

[Responder]

Dhyan Shanasa responde:

Safari 533.20.27 Mac OS X 10.6.6

do inglês nem a capa salva.

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#13 Filipe Machado 20-03-2011 - 14:20 -
Mozilla Firefox 3.6.3 Windows 7

Concordo demais contigo, Dhyan…
Certo livro, que tem uma capa linda de uma cabana em meio a neve na frente sabe, mas não vou dizer o nome dele… Pois é, me impressionei com a capa e quis lê-lo, mas tipo, não gostei nem um pouco do livro. Aqueles conceitos ali tão… sei lá, nada a ver ¬¬
Enquanto outros livros tem a história impressionante e a capa nem é essas coisas (algumas são até feinhas, rsrs :16)

A parte que eu mais gostei do artigo foi a seguinte: Não culpo as capas pelos livros ruins que carregam, apenas constato que elas enganam o leitor e o condiciona a usar este discernimento para avaliar o que lê. Um livro não é feito pela capa, e sim pelo talento e labuta daquele que escreve. Muitas vezes a capa pode matar uma obra ou elevá-la ao topo sem que ela tenha mérito para tal; e como de costume, cabe ao leitor permitir que isso ocorra.
Disse tudo, apoiado! :20

[Responder]

Dhyan Shanasa responde:

Safari 533.20.27 Mac OS X 10.6.6

Valeu, Filipe, e eu sei a que livro de refere, mas não entremos em detalhes #euri

abs!

[Responder]

Filipe Machado responde:

Mozilla Firefox 3.6.3 Windows 7

Como você descubriu? :38 haha
Pois é, mas é melhor deixar assim no sigilo né, vai que mais alguem descobre…
abraço! :25

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#14 Mariana 02-04-2011 - 16:43 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Concordo plenamente com você!!se nos deixamos levar apenas pela aparência não fazemos boas escolhas. Corremos o risco de rejeitar uma história fantástica simplesmente por não ter uma capa vistosa. E ainda, de comprar um livro por sua aparência e ele ser simplesmente sem conteúdo e fraco. Por isso, precisamos ser bem críticos quanto este aspecto.
Parabéns pela matéria!!
Beijo

[Responder]

Já comentou 166 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#15 Yara Prado 05-07-2011 - 21:20 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Eu não compro livros só por causa da capa…
A capa influencia, mas não a esse ponto…
Se eu gostei da capa eu pesquiso a historia do livro, o autor…
Leio resenhas, para saber a opinião dos outros…
E, sei eu me interesso…
Ai sim eu compro…

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!