entrevistas category image
Bate Papo com Jones Gonçalves
Tuesday 09/11/2010 às 19:56 1206 Views Arquivado em: Entrevistas

1) D.E.I.S. é um livro que surgiu a partir de uma série de contos que você escreveu. Quando você começou a tecer a idéia já imaginava que viraria um livro ou no inicio pensava neles apenas como contos mesmo?

Bom a idéia do D.E.I.S. nasceu em 2008 quando eu escrevi o primeiro conto para a União do Vapor, ali fiquei vamos dizer impressionado com aquela coisa de E-Zine e tudo mais, ai resolver criar uma e-zine de contos sobre um departamento da policia que cuidasse de casos sobrenaturais, a principio na primeira edição seriam três contos meus e ali eu chamaria outros autores para escrever histórias do D.E.I.S. em suas cidades e Estados, ninguém quis participar quando fiz o convite, ai a primeira edição nunca saiu. Um ano depois fiz a mesma proposta pro pessoal do Nerd Escritor, e depois que eles leram os primeiros contos alguns entraram de cabeça na brincadeira, mas desta vez nada de e-zine, apenas um projeto no site mesmo, ai surgiu o D.E.I.S. São Paulo do Felipe Ferraz, o D.E.I.S. Brasília do Vitor Vitali e também o D.E.I.S. Portugal do Atmard, nestes dias eu já tinha traçado a linha principal dos contos, aquela espinha dorsal que torna este livro de contos em uma espécie de romance, pois se você ler ele pegando do primeiro conto ao ultimo todos estão conectados por uma história linear que vai seguindo como em uma série de TV, ai neste momento vi que o projeto poderia virar um livro.

2) Se tivesse que passar um dia na pele de algum de seus personagens, quem escolheria e por que?

Meu personagem preferido é o Francisco, mas acho que não me adequaria ao estilo dele, e sim ao Matheus, sou muito ativo e faço as coisas sem pensar muito, não sou de planejar nada e ele é assim, já o Francis é mais metódico, então acho que seria o Matheus por ser mais parecido comigo no ponto de fazer as coisas sem pensar muito.

3) Você tem algum dos contos que considera seu favorito? Qual seu assunto fantástico favorito (anjos, vampiros, bruxos, etc)?

Meu favorito sem sombra de duvidas é os Cães da Senhora Adelaide. Ele esta virando Game e também por que é o primeiro que escrevi do grupo de policiais. Depois viria o ultimo conto, só não vou falar o nome por que para quem leu as historias postadas no Nerd Escritor geraria Spoilers. Eu sou fã de zumbis, antes mesmo de toda esta onda que vem vindo agora eu já gostava de zumbis.

4) Você tem alguma influencia na hora de escrever, sejam elas outros livros, filmes ou até mesmo músicas? Na sua opinião, o que faz um bom livro: uma idéia incrível ou a habilidade do autor em transformar uma tema qualquer em uma história atraente aos olhos do leitor?

É claro que autores dos quais gosto influenciam na minha escrita, não há como escrever sem ser influenciado por eles, mas para o D.E.I.S. duas séries de TV me influenciaram bastante, CSI e Supernatural. E se você ler bem os contos verá influencias de musicas das bandas Angra, Matanza e Iron Maiden, as letras de algumas musicas me deram idéias em alguns contos, o Marido é um exemplo de que a idéia original veio de uma musica.
Respondendo a segunda parte da pergunta, eu acho que é um misto de ambos, o tema pode ser batido, mas se você conseguir renová-lo com uma boa idéia a coisa fica bem legal, porém se não souber como escrever esta idéia não valerá de nada, já vi boas idéias serem perdidas por falta de habilidade do escritor e escritores habilidosos se focarem em idéias ruins, se não souber como mesclar os dois a coisa não anda.

5) Como você vê a aceitação da fantasia aqui no Brasil? Acha que de um tempo pra cá por conta dessas “febres mundiais” de anjos e vampiros etc isso tem influenciado de alguma forma (negativa ou positivamente) a nova geração de leitores que começou a se interessar pelo gênero?

Antes da febres mundiais poucos se interessavam por fantasia no Brasil, não sei de índices, mas sei do boca a boca, o gênero de fantasia sempre foi considerado como algo de baixa importância, como coisa que não vende, acho que depois do filme do Sr dos Anéis algo despertou, por que a partir dali muitas editoras grandes passaram a trazer coisas de fantasia para nós, então veio Harry Potter e depois o Crepúsculo, não vou falar mal deste ultimo, mesmo sendo eu um defensor do vampiro sanguinário, maquina de matar, por que ele fez com que muitas pessoas lessem, e isso já é bom, e quem termina de ler um livro destes quer mais, então procura por outros autores, por outros títulos e é isso que importa, se irão ler o meu livro ou o livro de outro autor brasileiro não importa, importa é que leiam!

6) O Projeto D.E.I.S. inova dentro do seu gênero uma vez que é o primeiro livro nacional que dará origem a um game. Gostaria de saber quais as expectativas sobre isso e se você acha que o game possa ser uma fonte de interesse para jovens que não tenham por exemplo o habito de ler mas que interessados por ele venham a conhecer e se interessar pelo livro.

Essa é a ideia, o projeto é para ser multimidia, ou seja livro, jogo, RPG, HQ, e o que mais vir, o jogo complementa o livro e dá ao jogador a chance de mudar a história, assim a vamos dizer que você leu o livro e vai jogar o game, você pode fazer com que a história que você leu tenha um final diferente, verá linhas de diálogos que não foram ao livro, fará as investigações e poderá descobrir ou não o que esta acontecendo. Agora vamos a um exemplo contrário, você não leu o livro e jogou o game, isso deve despertar uma curiosidade de saber se a história é assim mesmo, se você fez o que está escrito, ou se algo mudou. Esta é a proposta do game, ou melhor dos game, pois serão uma serie de jogos, cada um para um conto e é claro alguns de investigações que não foram ao miolo do primeiro livro. Vamos ver no que isso vai dar.

7) Tem algum novo projeto em andamento, algo que possa nos adiantar a respeito?

Na verdade são três projetos, um esta indo a oar no Paragons, quando comecei a escrever lá em 2002, meu gênero era fantasia medieval, e este projeto é um romance grande de fantasia medieval, chama-se Kzak o senhor dos mortos e falta apenas terminar de digitar o ultimo capitulo. Vou tentar publicar, ainda não sei ao certo. O segundo é a continuação do D.E.I.S., o primeiro conto foi ao ar no Sobre Livros, nele trago tudo que consegui de feedBack dos leitores, usei muito do que eles me disseram neste conto, os outros contos estão saindo aos poucos, o ultimo projeto chama-se Morte Negra e trata da criatura de fantasia que mais gosto, Zumbis.

8) Cite três escritores nacionais e três internacionais que você admira. Que livro e autor você acha que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida?

Só três nacionais!!!! Certo, vou fazer assim falar daqueles que mais admiro e incentivaram para que eu publicasse, depois falar de dois que admiro como pessoas, por que conheci eles pessoalmente na Bienal de São Paulo. Primeiro Leonel Caldela, quando li o Inimigo do Mundo e soube da história do autor, eu já escrevia, mas nunca tive a pretensão de publicar, e ler a obra do Leonel me fez ter esta pretensão. André Vianco, bom não preciso falar muito né, foi por causa deste cara que ingressei no terror, nunca havia escrito nada de terror antes de ler Vianco. Eduardo Spohr, quando eu estava desistindo de tentar Eduardo Spohr, quando eu estava desistindo de tentar ser escritor aparece este cara do nada em um Nerdcast e muda completamente a minha visão das coisas. Estes foram os três que mudaram minha percepção das coisas. Agora quanto ao pessoal que admiro como pessoas, e que escrevem muito bem, se eu chegar a escrever algo de ficção cientifica posso dizer que foi por influencia destes dois, são o Ricardo March (Autor do Nano) e o Marcelo Santana (Autor do T.E.C.) dois ótimos escritores que admiro muito. Agora vou aos amadores huahuahuahuahau estou abusando, mas gosto muito deste pessoal: Samila Lajes, Vitor Vitaly, Andrey Ximenez, Vinny Machado e o próprio Jaime Gabriel(O Nerd Escritor) São ótimos escritores e muito gente boa!
Ta, agora os internacionais, vou listar uma galera, desculpe, é que não consigo escolher apenas três, mas serei breve huhauahuah. H.P. Lovecraft, um gênio do terror que influencia até hoje muita gente importante. Edgar Alan Poe, se você quer escrever devore os textos do Poe, são cânones!! Stephen King, a maquina de escrever. Tolkien, não preciso falar nada né, R.A. Salvatore, você gosta de RPG, quer escrever uma historia baseada em RPG, então leia Salvatore e veja como se faz isso, o cara é muito bom.

9) Você se considera um Bookaholic? Prefere ler ou escrever? Qual foi o ultimo livro que você leu e qual o último que comprou?

Me considero Bookaholic, os livros ocupam um lugar na minha vida desde que aprendi a ler, ficava lendo no quarto enquanto meu irmão e primos jogavam bola na rua. Dizem que depois que você começa a escrever o hábito da leitura não é mais a mesma coisa, bom eu gosto de criar, mas também gosto muito de ler o que os outros criaram. É meio difícil dizer o que prefiro. O ultimo livro que comprei foi na bienal, A Batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr, só terminei de ler há alguns dias, meus horários estão corridos ai só consigo ler no Ônibus. O ultimo livro que li foi T.E.C. do Marcelo Santana, uma ficção cientifica que adquiri na bienal também, mas antes do livro do Spohr, é um livro muito bom, eu recomendo para quem gosta de ficção interplanetária!

10) Super obrigada pela entrevista Jones! Gostaria de deixar um recado para os leitores do Bookaholic?

O mais batido de todos: Não desistam de seus sonhos! Eu cheguei a pensar em desistir uma vez, fui salvo, não cheguem a este ponto, nem cogitem em desistir. Um abraço a todos e Pri, muito obrigado por tudo. Beijão menina!




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


15 Comentários em “Bate Papo com Jones Gonçalves”


#1 Fernanda França 09-11-2010 - 23:03 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows Vista

Que show, adoro a Pri e adorei ver a entrevista do Jones aqui, um cara muito gente boa!!! Sucesso, colega!! Beijos para os dois. Fê.

[Responder]

Você já comentou 16 vezes.

#2 NaiareCrastt 09-11-2010 - 23:17 -
Mozilla Firefox 3.6.8 Windows Vista

D.E.I.S. é um livro que surgiu a partir de uma série de contos que você escreveu. Quando você começou a tecer a idéia já imaginava que viraria um livro ou no inicio pensava neles apenas como contos mesmo?

Fiz essa mesma pergunta, ta, parecida para a Bianca Briones na entrevista que eu postei ontem lá no blog, rs… Eu e a Pri pensamos iguais *-* Aww!

Adorei a entrevista. Gostei muito de saber que Supernatural inspirou s2s2 amo muito aquele seriado.

[Responder]

Já comentou 77 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Yule Karoline 10-11-2010 - 23:08 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Eu li a resenha do livro aqui no blog, até fiquei curiosa, mas ainda não me empolguei para de fato ler.
Estou com receio de comprar e depois não gostar.

[Responder]

Jones responde:

Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

Olá Yule, no seu outro comentário, lá na resenha deixei um link que tem alguns dos contos disponiveis, para você ler e ver se gosta ou não, que tal! Dá uma olhada lá. Bjs menina.

[Responder]

Já comentou 62 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Alba 11-11-2010 - 00:57 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Priiii,
Adorei a entrevista! Que sacada legal juntar livros e games!! *______________*

Quero ler!! \o/

[Responder]

Você já comentou 17 vezes.

#5 Barbara 11-11-2010 - 12:43 -
Internet Explorer 8.0 Windows Vista

Vou concordar com a Yule, fiquei curiosa mas não estou pronta pra comprar ainda… vamos ver!

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#6 Barbara 11-11-2010 - 13:19 -
Internet Explorer 8.0 Windows Vista

Ok, eu precisei voltar. Ia vir aqui pra perguntar se era só eu que achava a fonte tão pequenininha, daí descobri ali no cantinho o A+ A- KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK então me ignore haha
o lay desse blog é um dos meus preferidos, é muito fofinho *-*

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#7 kaahcullen_ 11-11-2010 - 13:28 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows XP

adorei a entrevista
nao conhecia esse livro
bjoaks

[Responder]

Já comentou 56 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Tatiana Leite 11-11-2010 - 18:45 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

Que bacana a entrevista com o Jones! Como eu já havia comentado na resenha de D.E.I.S., esse nãoé um gênero que eu leia muito, nem que me chame muito a atenção, mas eu fiquei curiosa pra ler os contos!
O Jones foi super simpático! É ótimo ver mais um exemplo de que não dá pra desistir dos nossos sonhos, né? Por mais que as pessoas sempre digam que não podemos desistir daquilo que acreditamos, é ótimo ver uma pessoa que seguiu esse conselho, porque ela está mostrando que é realmente possível alcançar os nossos objetivos.

Adorei esse negócio do game ter finais diferentes conforme o que vc faz… Pra quem conhecer os jogos antes dos livros, acho que a curiosidade será despertada! =D

Adorei a entrevista, Priscila!
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Thays 18-11-2010 - 17:46 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

há. quase todo autor é bookaholic HUASUHAUHSUHASUHAS
e com livros os homens são até piores que as mulheres #fikdik

adorei a entrevista!

[Responder]

Já comentou 139 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Laryssa 20-11-2010 - 01:34 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

ain.. fiquei curiosa e tudo.. mas realmente na posso comprar agora x-x tipo, nao é meu genero e tudo mais.. mas acho que vou dar de natal para meu primo que nao ler muto.. e de quebra vou ler, e tentar nao ter medo -q

[Responder]

Já comentou 282 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 The Coolture 21-11-2010 - 21:22 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

Muito legal a entrevista do Jones, não tinha visto nenhuma com ele ainda. Adorei!
O fato dele ser fã de Supernatural, assim como eu, e ter citado Eduardo Spohr como escritor nacional (pois pra mim ele é o melhor escritor nacional do momento), me fez gostar ainda mais dele e querer, muito mais, ler seu livro.
Toda a história, mesmo que tendo sido narrada de forma breve, sobre sua trajetória para publicar D.E.I.S me fez pensar mais seriamente em meus sonhos e desejos de, um dia quem sabe, poder integrar o mundo literário de outra forma além de blogueira!

Parabéns pela entrevista, gostei muito!

Eduarda,
Equipe The Coolture.

[Responder]

Você já comentou 4 vezes.

#12 RUDYNALVA SOARES 24-11-2010 - 01:41 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

Acho muito importante sabermos um pouco mais de um autor e de como surgiu a idéia de escrever um livro.
O Jones é tão novo e tem idéias brilhantes, só posso parabenizá-lo!!
Sucesso sempre!!
cheirinhos
Rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#13 Vitor Mendes 03-12-2010 - 16:10 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

Excelente a ideia, estou doido para ler! Muito sucesso a ele!

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.

#14 Sheylla 31-03-2011 - 17:00 -
Mozilla Firefox 3.6.16 Windows XP

Amo sobrenatural.
Coisas medievais – fiquei curiosa pra saber mais desse projeto.rs!! *-*

A Samila Lajes escreveu : A lenda de Fausto (ganhei ele numa promo essa semana!! *-* – Ela escreve muuito bem).

Falando em zumbis quero ler Morgan: O unico (Douglas Eralldo)to louca pra ler esse livro!! Ta prometendo ser muuuuito bom ! *-*

Sem falar no seriado The Walking Dead!

Alan Poe é fantástico!!

Comprei o livro do Spohr.

Qro muito ler Vianco.

Agora que conheci o autor, os gostos dele deu vontade de ler o livro.rsrs Nao tinha me interessando taanto.

Otima entrevista.

Beeijos

[Responder]

Já comentou 114 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!