entrevistas category image
Bate Papo Com Leandro Schulai
Thursday 20/10/2011 às 07:00 4167 Views Arquivado em: Entrevistas

Olá amigos do Bookaholic! Como estão? Voltei com a sessão de Bate Papo, que aliás, está devagar né? Mas é só por um tempinho curto, mês que vem, ela virá recheada de muitos outros bate papos interessantes. Mas hoje tem entrevista e é com o autor que escreveu o livro Vale dos Anjos (confiram aqui a resenha): Leandro Schulai.  Confiram e deixem seus comentários!!

1) Olá Leandro, para começarmos nossa entrevista nos conte quando começou seu amor pela literatura. Quais foram os primeiros livros que leu?

Olá Fernanda e leitores do Bookaholic. O meu amor pelos livros começou desde pequeno quando meu avô, que havia trabalhado a vida toda numa gráfica, me presentou com uma coleção de livros infantis com histórias da Disney com todas as páginas desenhadas. A cada dia eu lia uma e as que eu mais gostava era do Mogli e dos Irmãos Urso. Anos mais tarde comecei e ler a coleção vagalume e quando chegou o Harry Potter eu me apaixonei de vez.

2) Você escreveu a série Vale dos Anjos. Quando surgiu a idéia de escrever estes livros? Desde o início imaginou criar uma série?

A idéia da escrita do Vale dos Anjos surgiu em 2003 durante o Ensino Médio e sim, eu sempre o imaginei como uma série, na época uma trilogia. Hoje pretendo escrever a história em seis livros.

3) Vale dos Anjos é uma série certo? Mas nossos leitores querem saber: quantos livros a série terá? Quais já foram publicados?

Terão seis livros. Até agora só o primeiro foi publicado, pois estou no caminho de profissionalizar minha escrita. Fiz uma pausa nas produções para me aperfeiçoar para então voltar com fôlego total. Ano que vem é produção total.

4) Quais foram as inspirações para a criação da história sobre anjos, amor, morte…alguns temas presentes na série? Alguma experiência real lhe ajudou na construção da história ou tudo foi fruto da imaginação?

As inspirações foram filmes como Ghost e Matrix e desenhos japoneses (Animes) como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e principalmente Yu Yu Hakusho. Meu livro tem forte influência desse último desenho e tentei criar um anime literário unindo os elementos dessas duas plataformas.

5) Com qual dos personagens você, como leitor, mais se identifica? Qual dos personagens do seu livro, é mais parecido com você e porque?

Essa pergunta me deixa pensativo, pois quando comecei a escrever o livro eu muito me parecia com o Dimítris: sério, determinado, apaixonado, curioso. Tanto que muitas pessoas que me conheciam me enxergavam no Dimítris.
Atualmente com o amadurecimento e principalmente as aulas de teatro eu consegui desenvolver meu lado extrovertido e comecei a me ver parecido com o Obelisco. Acho que tenho uma mescla desses dois personagens.

Eu como leitor me identifico com o Obelisco e com a Anne. O Dimítris, como leitor, me irrita às vezes e confesso que fiz muito esforço para essa irritação existir.

6) Conforme você recebe o retorno dos leitores, você costuma querer mudar algum fato na história já escrita? Ou ao escrever você costuma levar em consideração comentários ou conversas que teve com os leitores?

Costumo. Acho fundamental para o autor saber identificar o que é crítica construtiva e o que é gosto literário. Não há como você, escritor, mudar seu gênero e seu estilo, porém técnicas de escrita, descrição e construção de personagens podem ser aprendidos com as opiniões dos teus leitores e o autor tem de ser humilde e reconhecer quando ele precisa melhorar.
Eu cheguei a um patamar onde identifiquei um potencial gigantesco de me tornar um autor capaz de sobreviver da literatura, mas não no grau de maturidade que eu estava. Agora, com meu tutor, cresci muito como escritor e pretendo mostrar isso aos meus leitores.

7) Autores…algum ou alguns favoritos? Cite livros que você leu e adorou a história.

J.K. Rowling e todos os Harry Potters, principalmente o prisioneiro de Azkaban
André Vianco com o Bento
Philip Pullman com a trilogia Fronteiras do Universo, em especial A Bússola de Ouro
Pedro Bandeira com a série Os Caras, em especial a Droga da Obediência

8) Após a publicação do primeiro livro, qual a análise que você faz sobre o mundo literário no ponto de vista de autor? Quais são os pontos positivos e negativos que, para você, existam?

Excelente pergunta!
Eu como autor enxergo o mundo literário em expansão no Brasil. Eu vejo que o número de autores é muito elevado, mas são poucos os que quebram a barreira da autosuficiência. Eu, por exemplo, ainda tenho um trabalho paralelo que me garante certos investimentos em cima do meu livro.
Os leitores brasileiros tem começado a aceitar o produto caseiro e começa a tirar o preconceito que existia, mas há muito o que melhorar ainda.
O ponto negativo eu acho que é a falta de preparo que o autor iniciante tem. São raros os casos de escritores que já conheciam o mercado, os leitores, as editoras e as armadilhas que esse mundo pode lhe proporcionar e muitos, mas muito talentos acabam se frustrando por ter conhecido pessoas erradas e optado por caminhos errados.
Eu me preparei muito para publicar o meu livro, mas mesmo assim ainda sofri com algumas pedras pelo caminho.

9) Além dessa série, algum outro projeto literário? Se sim, poderia nos adiantar um pouquinho?

Tenho 2 projetos. O primeiro é a criação de livros infantis, os quais comecei a elaborar a primeira história nessa semana.
O segundo é um romance que pretendo trabalhar assim que terminar O Vale dos Anjos 2.  Pretendo chocar e fazer meus leitores chorarem com esta história rs.

10) Agradecemos a entrevista e deixamos este espaço para seu recado aos nossos leitores.

Eu agradeço o espaço dado por esse blog, o qual tenho muito carinho. Vocês são competentes e fazem um trabalho exemplar no que diz respeito ao respeito à literatura.
Eu peço aos meus leitores que continuem me acompanhando e torcendo por mim, enquanto isso garanto que 2012 será um ano com muitas surpresas para eles.
Abraços!




Sobre o autor do post:

Olá, meu nome é Fernanda, moro no RS, tenho 30 anos e sou bacharel em Sistemas de Informação. Além da tecnologia outras paixões fazem parte de minha vida: filmes, livros, músicas, fotografia. Sempre amei ler e procuro sempre estar lendo algum livro. Escrever é uma de minhas manias, além de escutar música e fotografar (de forma amadora) objetos e paisagens quando sobra tempo livre. Aqui no Bookaholic sou responsável pela seção “Bate Papo Com…”, conto com vocês para prestigiar a coluna!
E-mail: rl.nanda@yahoo.com.br



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


6 Comentários em “Bate Papo Com Leandro Schulai”


#1 Natália 21-10-2011 - 21:17 -
Google Chrome 14.0.835.202 Windows 7

Eu adoooooro o Leandro, acho muito engraçado! Vendo agora, ninguém diz que ele foi, um dia, “sério”. E concordo plenamente com as suas palavras: o público brasileiro está quebrando preconceitos. Mas acho que esse preconceito vinha, principalmente, das editoras. Mas não trabalho no meio, então…

Boa sorte nos teus novos projetos e no Vale dos Anjos 21 =)
http://alegria-que-transborda.blogspot.com/

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#2 Natália 21-10-2011 - 21:24 -
Google Chrome 14.0.835.202 Windows 7

Vi um vídeo do Schulai na Bienal e achei COMÉDIA! Olhando daquele jeito, não dá pra imaginar que um dia ele foi “sério”. E concordo plenamente com as suas palavras: estamos quebrando preconceitos. Principalmente as editoras, que estão abrindo espaço aos autores brasileiros. Quer dizer, pelo menos essa é a impressão que eu tive, mas como não sou do meio (não trabalho, não escrevo), melhor não confiar no que digo.

Boa sorte no Vale dos Anjos 2 e nos teus novos projetos! =)

[Responder]

Você já comentou 11 vezes.

#3 Óticas 22-10-2011 - 10:10 -
Google Chrome 14.0.835.202 Windows 7

post muito bom! Parabéns. ^^

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Amanda Faustino 22-10-2011 - 14:20 -
Google Chrome 14.0.835.202 Windows Vista

Eu quero muito ler esse livro dele, mas ainda não deu. Que pena. Espero logo poder lê-lo.

Beijos, Book and Cupcake

[Responder]

Já comentou 120 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Yara Prado 23-10-2011 - 10:51 -
Google Chrome 14.0.835.202 Windows 7

Ah, que legal!!!
O Leandro lia OS KARAS!!!rsrsrs Eu adoro…rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Tatiana Leite 01-11-2011 - 11:34 -
Google Chrome 15.0.874.106 Windows 7

Que legal que foi essa entrevista! Como assim o Leandro era “sério”? Depois que você começa a assistir aos vídeos no Youtube, isso nunca passaria pela cabeça! hahahaha
É uma pena que tantos talentos no Brasil acabem se frustrando e deixando de lado o sonho de publicar um livro, um escape pra tanta gente… Essa indústria, por mais avançada que esteja, ainda tem que melhorar e muito, ainda mais no quesito autores nacionais… Ainda bem que isso está mudando, né? :16
Meu Deus, O vale dos Anjos terá 6 livros e eu ainda não li nem o primeiro! CORREEEE!

Adorei a entrevista!
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!