entrevistas category image
Bate Papo Com Lycia Barros
Tuesday 01/02/2011 às 16:18 1821 Views Arquivado em: Entrevistas

A autora Lycia Barros é uma simpatia e respondeu algumas perguntas sobre sua vida, carreira e seu livro (já resenhado aqui no Bookaholic) A Bandeja – Qual pecado te seduz? Bora conferir e conhecer um pouquinho mais sobre ela? :04

01) Qual é a melhor coisa do seu livro e a pior? Se pudesse citar um ponto positivo e um negativo, qual seriam?

A melhor coisa do meu livro, no meu ponto de vista, é que ele foi escrito com amor. Pois eu o escrevi, prioritariamente, para minhas irmãs e filha. Quando soube que ele ia ser lançado, fiquei feliz justamente por, de certa forma, ter passado esse carinho adiante para outras meninas. E tenho recebido muito em troca. O pior, é por que justamente por que foi meu primeiro livro não me preocupei muito com a lapidação do texto. Poderia ter estendido mais algumas cenas, pois minhas leitoras reclamam que o livro ficou muito curto, deixou gostinho de quero mais. Mas foi o primeiro né, o segundo já vai vir um pouquinho maior.

02) Existe alguma diferença na hora de escrever um romance cristão de um romance secular? Algo que você atente mais que o normal ou algum cuidado extra na hora de compor algum personagem?

Com certeza. Me meti numa sinuca de bico..rsrsrs. Apesar da minha intenção foi passar uma mensagem que creio, tentei manter o livro aberto de forma que todos pudessem curti-lo. E na verdade o que prende é a trama. Poréeeemm, como acabou sendo entitulado de romance gospel, acabei tendo dois problemas:
1 – Pessoas que não conhecem o livro acham que estou tentando impor uma religião, o que não é verdade. E perdem a oportunidade de conhecer o enredo.
2 – Pessoas que são cristãs, não querem ser “chocadas” com umas cenas mais fortes. Mesmo assim, todas amam.
Tive sim, um cuidado especial em alguns trechos que gostaria de ter apimentado mais. Mas acabei deixando tudo bem real, bem próximo do que acontece na realidade. Os personagens sairam exatamente como eu queria.

03) É possivel destacar algum personagem como favorito? Qual seria e por que?

Meu personagem favorito é o Dante, por que me casei com um homem muito parecido.

04) Me identifiquei muito com Angelina e acho que todas as pessoas se enxergam um pouco nela no sentido de se sentirem indestrutíveis e inatingíveis e até que percebem estão cometendo os mesmos erros que antes apontavam nas pessoas a sua volta. A Bandeja é um livro que fala sobre lições de vida, sobre aprender com os erros e não julgar pois todos nós estamos sujeitos a errar. De tudo isso, qual é a principal mensagem que você deseja passar com o livro? O que você gostaria que ficasse no coração de cada leitor ao terminar de ler a história de Angelina?

A principal mensagem desse livro para mim foi: Não deixe sua vida ser sucumbida pela vida de ninguém. Ame sim, mas se ame em primeiro lugar. Essas paixões avassaladoras dificilmente se tornam relacionamentos sadios.

05) Seu livro fala especificamente sobre mudanças e transformações. O fato de ter lançado seu primeiro livro, mudou algo na sua rotina ou na sua vida?

Sim. Como a editora quis fechar uma coleção, passei a escrever todos os dias. O primeiro livro eu escrevia quando dava..rsrsrs. Mas eu amo isso, não tenho do que reclamar.

06) Se pudesse ser um personagem de um livro por um dia, quem você seria? Por quê?

Queria ser qualquer pessoa do livro Segredos, só para conhecer Brian Macvoy. rsrsrs

07) Cite três escritores nacionais e três internacionais que você admira. Que livro e autor você acha que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida?

Nacionais posso citar: Augusto Cury, Ana Maria Almeida e Mario Quintana. Internacionais Richard Matheson, Norah Roberts e Helen Field. Nenhuma pessoa poderia deixar de ler ” Em algum lugar do passado”. É meu livro favorito.

08) Tem algum novo projeto em andamento, algo que possa nos adiantar a respeito?

Bem, na verdade já tenho mais dois livros prontos e um em andamento. Só estamos decidindo em que ordem lançá-los. Provavelmente, o segundo livro deve ser o da Desire. Uma personagem secundária do livro A Bandeja. Ela é muito diferente da Angelina e muitas pessoas se identificarão mais com ela. Não teve a mesma vida calma e regrada que Angelina teve. Também não é tão ingênua. Acho que a estória dela vai ser bem mais profunda, pois vai tratar de problemas familiares. Mas vai ser muito envolvente também, com um romance daqueles de roer as unhas.

09) Você se considera uma “Bookaholic”? Prefere ler ou escrever? Qual foi o último livro que você leu e o último que comprou?

Totalmente Bookaholic. E prefiro ler. O último livro que comprei e já li foi A Pousada do fim do Rio.

10) Muito obrigada pela participação Lycia! Gostaria de deixar uma mensagem final aos leitores do Bookaholic?

Abram mais as suas mentes para autores nacionais, tem muita gente boa chegando por aí. É uma vergonha ver tantos estrangeiros dominando nossas livrarias. A culpa é das Editoras mas muito dos leitores também. Tenho certeza de que podem ter gratas surpresas. Um grande beijo para todos.




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


27 Comentários em “Bate Papo Com Lycia Barros”


#1 Luiza C 01-02-2011 - 18:52 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Adoreii a entrevista dela. Ela pareceu super querida, e eu ainda não tinha ouvido falar do livro dela, mas pesquisarei sobre ele. E isso de não termos a mente aberta para livros nacionais não é verdade! Pelo menos eu adoro autores nacionais, e sempre procuro ler. Mas de qualquer forma é verdade que as editoras fazem bem mais livros estrangeiros.

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#2 Luiza C 01-02-2011 - 18:53 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Ahhh, esqueci de avisar. Já coloquei seu link lá no blog e vou responder o e-mail agora. Obrigada por aceitar a parceria! :31

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#3 Andrey 01-02-2011 - 20:04 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Entrevista incrível, parabéns!
A Lycia é uma pessoa muito gentil e simpática pelo que percebe-se na entrevista.
O livro dela parece ser bem legal, afinal ela o fez com muito amor e deve-se ter um resultado maravilhoso.
Assim como ela disse, precisamos abrir espaços em nossas estantes para autores nacionais!
Beijos!

@DreyDonizete

[Responder]

Você já comentou 16 vezes.

#4 Andrey 01-02-2011 - 20:12 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Oie!
AAAAh estou looooouco para ler Guardians – Volume 1.
Vi esses dias a sinopse e achei maravilhosa a estória, AHAHHA ainda mais pela protagonista ser canceriana como eu ahhaha aff ok parei.
Parabéns pelo meme, ótimas respostas ;]
Beijos !!

[Responder]

Andrey responde:

Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

AFF, esse comentário não deveria estar aqui! Mil perdões hahaha não sei o que houve o.O
deculpe !!!!!

[Responder]

Você já comentou 16 vezes.

#5 Carolina 01-02-2011 - 22:17 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Até ler essa entrevista, não tinha tido vontade de ler o livro, agora já to indo marcar no Skoob haha

xx

[Responder]

Você já comentou 17 vezes.

#6 Eliane Gomes Fernandes 02-02-2011 - 09:40 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

Pri, vc fez uma entrevista muito bacana. Gostei de conhecer sobre a autora e como foi escrever o livro. Até então não me havia chamado a atençao esse livro, mas agora mudei de idéia. Parabéns pelo excelente trabalho.

Beijo

Eliane (Leituras de Eliane)

[Responder]

Priscila responde:

Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Muito obrigada querida, fico muito feliz que você tenha gostado =)

[Responder]

Você já comentou 12 vezes.

#7 Raquel 02-02-2011 - 10:26 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

Oi,
Então realmente a primeira impressão do livro realmente é ser algo voltada a religião
mas parece que existe uma história por trás e um recado legal. Não sei se seria um livro que eu leria particularmente, mas achei a autora bem simpática e desejo muito sucesso para ela e concordo no apoio a autores nacionais. Nosso país tem tantos talentos afinal porque só o que vemd e fora é bom ne? Bjks

[Responder]

Já comentou 61 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Camila Candomil 02-02-2011 - 10:53 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Poxa, que legal essa entrevista!! :) Adorei conhecer um pouquinho mais sobre a autora, principalmente porque quero muito ler o livro dela!
Nunca li “Em algum lugar do Passado”… mas pelo que ela disse, parece ser muito bom!

Beijos
Camila Candomil
Seleção Literária
http://selecaoliteraria.blogspot.com/

[Responder]

Você já comentou 38 vezes.

#9 Wendy 02-02-2011 - 11:50 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Muito legal a entrevista com a Lycia Barros!
Também acho que os leitores deviam abrir mais as mentes para livros nacionais. Beijos :*

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Nat Puga 02-02-2011 - 13:08 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows Vista

adorei conhecer mais a Lycia. Ela é muito bonita, nunca tinha visto uma foto dela. A bandeja parece ser um livro muito legal, gostaria de ler algum dia.

[Responder]

Você já comentou 11 vezes.

#11 karlinha 02-02-2011 - 14:22 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Nossa, eu amei a entrevista.A Lycia é um amor de pessoa mesmo. Tenho orgulho de ter lido o livro dela.
Karlinha
http://www.coffieandmovies.com.br
Não deixe de acessar!

[Responder]

Você já comentou 32 vezes.

#12 Isabela 02-02-2011 - 14:23 -
Google Chrome 8.0.552.237 Windows XP

ameeei esse bate papo, to super afim de ler esse livro!
só que to meio sem rendahttp://bookaholic.com.br/wp-includes/images/smilies/confused.gif. quem sabe mais pra frente!

beeeijos passa no ‘coisas minhas’

[Responder]

Você já comentou 16 vezes.

#13 Tatiana Leite 02-02-2011 - 17:04 -
Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Ah, quantas coisas em comum com a Lycia! Eu também adoro Nora Roberts! Muita gente diz que romances daquela fomra não acontecem, que as coisas são diferentes hoje e tal, mas no fundo em acredito mesmo que aconteça. Por que não aconteceria? :11
Também concordo que para um relacionamento ser saudável, você tem que gostar de si mesma. Não adianta nada não ter apreço por si e só tentar agradar os outros, porque acaba deixando a sua vida de lado e começa a viver em função dos desejos dos outros. Daí, se um dia você aprender que aquilo era errado, com certeza já não haverá tempo pra modificar tudo… :36

Adorei a entrevista! \o/
Desejo todo o sucesso do mundo a você!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#14 Fernanda Leite 02-02-2011 - 19:11 -
Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Adorei a entrevista!
Eu amo a Nora Roberts também!
Acho que Segredos se adiantou na minha lista de desejados, quero muito saber como é o Brian Macvoy! :23

Não vejo a hora de ler o livro da Lycia!
E não vejo a hora também de saber mais sobre os próximos lançamentos! :28

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 447 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#15 Dana 02-02-2011 - 20:55 -
Google Chrome 8.0.552.237 Windows 7

Sabe qdo vc não leu ainda um livro, mas já tem certeza que vai gostar pq só a ideia em si já é maravilhosa??? É assim que me sinto sobre este livro… (ok, Dana, queria falar do livro pq não vai comentar na resenha, hein?!). Continuando, antes que meu outro “eu” – metido – se manifeste.
Amei a entrevista da Lycia e concordo mto com ela no trecho em que ela fala do desafio que é escrever sobre o assunto, principalmente para q ele não tivesse um “rótulo”, digamos assim, e as pessoas acabasse preterindo-o por achar que ele ficaria falando de religião. Mas, devo confessar, que isso me interessa mto, estou doida para saber como a autora abordou este assunto.
Mas, deixa eu surtar com o que eu + amei ler nesta entrevista: VEM + POR AÍ!!! OBAAAA! *_*
E não vejo a hora de pegar este menino da estante! =)

[Responder]

Já comentou 258 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#16 RUDYNALVA SOARES 03-02-2011 - 00:46 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Acho tão bom poder conhecer um pouco mais sobre um escritor e sua obra…
Fazer tudo com amor só pode dar certo, concordam? O livro deve ser fenomenal, só por esse fato e a autora… sem comentários, é demais!
Essa nova safra de escritores nacionais é fantática!
cheirinhos
Ruddy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#17 Lis 03-02-2011 - 11:15 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Eu adorei a entrevista, muito bem feita, ela parece super simpática. Só pelo que vc tinha falado do livro antes já estava curiosa, conhecendo a Lycia, fiquei com mais vontade de ler o livro.
As perguntas ficaram ótimas

Beijo

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#18 Juliana 03-02-2011 - 13:25 -
Internet Explorer 8.0 Windows Vista

Hummmm que delícia essa entrevista ein… Tbm acredito que acima de tudo, menos de Deus, temos que amar a nós mesmos…

Se antes queria ler, agora quero muito mais!

E Pri, vc tem umas sacada ein… Muito bem elaboradas suas perguntas

Amei

[Responder]

Já comentou 95 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#19 Gisele Cirolini 04-02-2011 - 13:45 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Mac OS X 10

Adorei a entrevista com a Lycia. Eu já li o livro A Bandeja, e não vejo a hora de ler os próximos (assim que forem lançados).

Bjus
Gisele

[Responder]

Você já comentou 33 vezes.

#20 Sanzinha 06-02-2011 - 09:03 -
Google Chrome 8.0.552.237 Windows XP

Muito boa essa entrevista!
Eu também tenho muita vontade de ler esse livro. Achei legal a autora ter falado sobre a divisão de opiniões sobre seus livros: alguns não querem ler pq acham que é um livro que tenta impor a religião evangélica… outros, cristãos, não querem se sentir chocados… e garanto que há até os q a criticam por escrever um romance assim. Falo isso pq tb sou protestante e já fui muito criticada por ler livros “seculares, que em nada edificam”. Quando comecei a ler Crepúsculo, então, nem queiram saber… imaginaaaaa…. ler livros de vampiros, onde já se viu? Aff…. rs. Não gosto de mente pequena… não mesmo.

Parabéns pela entrevista, Pri!
Beijo grande!

[Responder]

Já comentou 84 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#21 Caroline Vieira 09-02-2011 - 11:28 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Já ouvi falar muito bem desse livro
Bjos!!!

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#22 Luana 10-02-2011 - 14:45 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows 7

É dificil mesmo os autores acertarem na primeira mão eu sei como e, mas acho que depois acostuma.

Bjs

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#23 Amanda Cristina 22-02-2011 - 06:24 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows XP

A entrevista fico muito boa! Adorei! Quero ver mais dessas aqui no Bookaholic! ^^
Beijinhos,

Amanda {primeiro-livro.com}

[Responder]

Já comentou 120 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#24 Nathalia Souza Cabral 24-02-2011 - 12:02 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows Vista

Nossa, adorei o recado dela no final. Concordo 100% e tenho feito o que posso pra divulgar isso.

[Responder]

Já comentou 121 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#25 Sheylla 24-03-2011 - 17:06 -
Mozilla Firefox 3.6.16 Windows XP

Gostei da entrevista! A autora é linda!
Bem que eu tinha percebido algo de religioso na historia!! Huumm.
Gostei ! Me surpreendeu. Quero mais ainda ler esse livro.

Concordo que devemos valorizar os autores brasileiros!! Ultimamente, devido as redes sociais o numero de leitores de livros nacionais tem crescido bastante!! Isso é Otimo!!

[Responder]

Já comentou 114 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!