entrevistas category image
Bate Papo Com Osvaldo Júnior
Thursday 21/04/2011 às 09:00 1119 Views Arquivado em: Entrevistas

Olá leitores do Bookaholic! Como estão?
Hoje, o nosso bate papo é com o autor Osvaldo Júnior. Osvaldo é gaúcho da cidade de Erechim e autor do livro de poemas A Luz do Sul – Poemas e Pensamentos de Amor, já resenhado aqui no Bookaholic. Confiram as respostas super interessantes desta entrevista!

01) Para iniciar nossa entrevista, quem é Osvaldo Júnior?

Por ter tantas definições do que possa ser minha pessoa acho que a mais simples e que poderia ser facilmente compreendida e visível seria que sou um homem simples com eterno coração de menino.

02) Como iniciou na literatura?

Bom iniciar quando se têm um dom seria nascer com está habilidade e transparência de fazer qualquer sentimento ou pensamento humano se tornar uma poesia, digamos que aos poucos as pessoas foram me encorajando que eu escrevia bem e assim os meus poemas foram ofuscando todo o resto das minhas atividades e o que poderia ser na vida como uma estrela de brilho próprio revelando que o meu propósito aqui seria viver como escritor.

03) Poemas, poesias: qual significado deles em sua vida?

São a razão de minha existência neste plano passageiro que é a vida.

04) Quais suas principais inspirações para escrever?

As minhas principais inspirações são a vida e todos seus grandes e pequenos detalhes, observar tudo que tenha vivido e dar total liberdade a imaginação para sentir e desvendar aquilo que nem em meu tempo tenha sofrido ou sentido, sem me deter a tempo, razão, lógica ou a dimensão apenas desvendando e me aprofundando cada vez mais em um estágio que as outras pessoas não costumam perceber, ver, sentir ou estar.

05) Seu livro A Luz do Sul fala de amor, um sentimento que as pessoas de certa forma estão esquecendo. Quais você acredita serem os caminhos que as pessoas devem seguir para encontrar novamente esse sentimento tão importante para todos?

Eu sei dos desafios que estou pagando e enfrentando por estes tempos modernos o sentimento amor ser retratado como uma piada e as pessoas românticas serem de certa forma hostilizadas, mas uma pergunta eu faço, quem que não gostaria de viver uma inesquecível história de amor? ou então ser feliz e a cada novo dia reeventar formar de ver sentir e saber viver a vida com alegria e se sentindo completo em todos aspectos?
A minha poesia é sentimento puro tirado da mais límpida vertente por não seguir outros estilos literários vejo sinto e retratando tudo que seja ou não parte compreendida da natureza humana e isso faz meu trabalho ser grande por aos poucos resgatar os encantos da vida pelas minhas poesias que fazem a vida não ser fazia e os sentimentos algo que devemos tomar cuidado, pois a nossa existência só têm sentido pelo que carregamos além da carne ou da alma nos sentimentos que vamos revelando e deixando transparecer fazendo a emoção humana a arma mais feroz que qualquer um possa conter.

06) Ainda sobre seu livro A Luz do Sul, ele é um livro de poemas, tipo de livro que não vemos muito entre as listas de mais vendidos. Porque esse é um tipo de leitura que não é muito popular?

Faço uma pergunta pra ti ou pra todos, alguém que surge do nada e começa a viver como escritor no Brasil, sem padrinhos editora de parentes e não sendo famoso como que do nada seria um dos mais bem sucedidos se o Brasil não da importância e o valor merecido aos seus escritores? o meu livro faço a um preço que estou até trabalhando de graça pra democratizar a cultura em nosso país se não é o mais vendido é por que aos poucos estou crescendo e construindo meu castelo de pedras com minhas próprias mãos sem ter a ajuda de ninguém além da minha fé em acreditar no potencial que tenho e pelo dom que Deus me deu de em menos de 2 anos guardando o que escrevo ser ler nenhum outro livro de poesia ser o segundo maior criador de poesias no mundo, ninguém cresce do nada e faz seus frutos serem comestíveis, tudo precisa um tempo certo para ter seu valor, formato e gosto certo para ser totalmente aproveitado e seu sabor e importância reconhecidos.

07) Nosso país é imenso e com isso existe uma grande quantidade de culturas locais que são preservadas mantidas por várias gerações. Mas essa cultura mantida por tanto tempo está a “disposição” da interferência da globalização. Quais fatores, em sua opinião, serem essenciais para a preservação da cultura de um local?

Tudo para ser preservado precisa-se de incentivo, devem ter pessoas par dar mais palestras aos pais não deixarem suas raízes se perderem pelo cansaço da vida e as tendências e modernidades que vivemos neste mundo globalizado, captar recursos para tanto a tradição quanto artesanato quanto literatura toda e qualquer tipo de forma cultural seja preservado em nosso país, por que ele só é grande e de proporções continentais por ter esta riqueza que tanto se fala na TV mas pouco se faz para que ela seja fortalecida.

08) Nosso país é um lugar que necessita de incentivo cultural, as pessoas de muitos lugares do território brasileiro são carentes de cultura. Mas sabemos também, que existem muitas iniciativas culturais, por muitas vezes desconhecidos pela grande maioria. Quais projetos culturais poderia citar que você conhece e/ou apóia?

O nosso país têm infinita riqueza tanto cultural como nos cofres do governo, basta os políticos fazerem a política valer e ser para atender as nessecidades da população que seremos uma das maiores potências que este mundo já viu, antes de tratar em projetos culturais deveríamos priorizar a educação em nosso país o incentivo ao meio didático e ao profissionalismo na parte do magistério que esta defasado a anos e quem da motivação necessária para que possa ter um andamento digno de aulas e para que estes mesmo profissionais se capacitem e reciclem seus conhecimentos e sua maneira didática para obter mais êxito no aprendizado e nas notas dos alunos tendo por base escolas com infraestrutura dignas de um ensino que capacitarão estes novos cidadãos que serão o futuro e o reflexo tanto dos investimentos quanto dos descasos da política nacional e junto a tudo isso incentivar a cultura, aos novos escritores trabalharem em conjuntos beneficiando a educação e o futuro da cultura em nossa nação.

09) Quais são seus próximos projetos? Quando poderemos apreciar mais um lançamento seu?

Bom de projeto eu tenho um Sócio Cultural Ler é Viver no qual sou fundador, onde dou palestras pelas escolas do Brasil incentivando a leitura ao universo da cultura abordando vários temas e valores de suma importância na vida destas crianças e jovens estudantes, motivando elas para acreditarem em seus potenciais para que possam construir um futuro melhor em suas vidas independentemente da classe social de suas famílias melhorando e interagindo com a relação professor aluno para que ambos possam crescer e se ajudarem para que o desempenho e andamento das aula sejam  o mais proveitoso possível e assim ajudar as novas gerações com meu trabalho sem ver estrelismos ou ficar apenas lançando meu livro nos diferentes lugares do país, mas fazendo algo pra mudar a realidade do nosso povo e do futuro do meu país.

10) Quem quiser entrar em contato com você pode fazer por onde?

TWITTERORKUTFACEBOOK SKOOBSKOOB DO LIVROBLOG

ONDE COMPRAR

Mercado LivreLivraria CULTURA - Agbook

11) Agradecemos sua atenção e pedimos que deixe um recado para os leitores do Bookaholic.

Agradeço pelo espaço concedido para expor meus pensamentos e você poderem conhecer melhor meu trabalho e minha pessoa, reflexão que faço é nunca deixarem de acreditar em seus sonhos, pois você é aquilo que acredita imagina e luta para no momento certo e merecido conquistar então não deixem de sonhar e seja qual for a idade de vocês lutem com todas as forças para este dia chegar e vocês terem suas glórias alcançadas em vida e não deixar par ser reconhecidos o dia que partirem.

Beijos e abraços

.: Osvaldo Junior




Sobre o autor do post:

Olá, meu nome é Fernanda, moro no RS, tenho 30 anos e sou bacharel em Sistemas de Informação. Além da tecnologia outras paixões fazem parte de minha vida: filmes, livros, músicas, fotografia. Sempre amei ler e procuro sempre estar lendo algum livro. Escrever é uma de minhas manias, além de escutar música e fotografar (de forma amadora) objetos e paisagens quando sobra tempo livre. Aqui no Bookaholic sou responsável pela seção “Bate Papo Com…”, conto com vocês para prestigiar a coluna!
E-mail: rl.nanda@yahoo.com.br



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


4 Comentários em “Bate Papo Com Osvaldo Júnior”


#1 Lis 22-04-2011 - 02:14 -
Google Chrome 10.0.648.204 Windows 7

Adorei a entrevista, tantos as perguntas que foram muito bem elaboradas, como as respostas.
O autor passa a imagem de ser super simpático, é sempre bom conhecer mais do autor né

beijo

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 RUDYNALVA SOARES 23-04-2011 - 23:05 -
Mozilla Firefox 3.6.16 Windows XP

Tive o imenso prazer de ganhar um livro A Luz do Sul do Osvaldo em uma das promoções que participei e fiquei encantada.
É que adoro escrever poemas, embora escute por aí que é uma escrita quase obsoleta.
Acredito que as pessoas perderam o romantismo, tornaram-se indivudualizadas, esqueceram de olhar nos olhos, ofertar um sorriso, um bom dia! Custa nada?!…
É como a poesia… as pessoas simplesmente esqueceram da essência da delicadeza e deixaram de lê-la…

Adorei as perguntas da entrevista, muito bem elaboradas! Parabéns!

E ao Osvaldo desejo sucesso! E saiba que sou admiradora de sua obra.

cheirinhos
Rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Filipe Machado 26-04-2011 - 23:18 -
Mozilla Firefox 4.0 Windows XP

Só não vejo o amor como algo que seja um sentimento, mas sim escolha (porque, tipo, a gente escolhe que ama, e não simplesmente ama e não sabe porque. Pense nisso, tem meio que lógica), contudo gostei da entrevistas, apesar de não gostar muito de livros de poemas (já gostei, mas minha praia agora é outra).

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Kamila Michel Raupp 06-05-2011 - 00:27 -
Google Chrome 11.0.696.60 Windows 7

Mais um autor gaúcho, que honra! JDKLASLKD
Não gosto muito de poesias, mas sempre fico SUPER feliz com autores brasileiros e quando são gaúchos ainda… bah me farto né!

Bjs, Kah!

[Responder]

Você já comentou 34 vezes.