entrevistas category image
Bate Papo com Patricia Barboza
Tuesday 27/07/2010 às 10:33 1683 Views Arquivado em: Entrevistas

A Pat é uma simpatia e aceitou o meu convite para responder algumas perguntinhas aqui pro blog :) Ela é autora do livro “A Primeira Vez A Gente Nunca Esquece” e outros dois infantojuvenis. Sem mais, eu vos apresento, Patricia Barboza :)

1) Patricia, você já publicou 3 livros na área infantojuvenil. Pretende algum dia publicar algum que seja voltado para um publico mais adulto ou acha que os adolescentes definitivamente são sua maior afinidade?

Eu adoro escrever livros para adolescentes, pois acho muito divertido. Tanto que fiz uma pós em literatura infantojuvenil. Fico feliz quando os leitores me escrevem contando que se identificaram com as personagens e que passaram por situações parecidas. Mas, um dia, meus leitores vão crescer, não é mesmo? Nunca tinha pensado em escrever livros para adultos. Porém, na semana passada, acordei com uma história na cabeça. Sentei diante do computador e escrevi dois capítulos de uma personagem de 23 anos. Eu ria demais com as confusões dela. Vi, quase que sem querer, que poderia escrever para jovens adultos. Darei prosseguimento nessa história, mas sem cobranças nem prazos. Quem sabe? O tempo vai dizer.

2) No livro “A Primeira Vez A Gente Nunca Esquece” você conta na forma de pequenas histórias, experiências muito comuns na adolescência. Como surgiu a idéia do livro?

A vida é cheia de oportunidades. Ainda bem! Já pensou viver a vida toda fazendo as mesmas coisas sempre? Seria um completo tédio. A gente sempre vai fazer algo pela primeira vez e, independentemente de sermos adultos, vamos ter os mesmos efeitos colaterais: tremedeira nas pernas, suor frio nas mãos, nervosismo, gagueira.

A adolescência é a fase mais rica dessas primeiras vezes. Achei que seria um bom tema para abordar. E como uma parte dos adolescentes adora falar que detesta ler, afirmação que causa total desgosto nos escritores (risos), criei histórias curtas. O leitor pode começar do meio, do fim, do início do livro, não importa. Quando ele se dá conta, já acabou de ler.

3) Qual das histórinhas do livro é a sua favorita? Da pra escolher uma só rss?

Acho que a do primeiro amor platônico. Eu tive vários! Vizinhos, garotos da escola, vocalistas de banda, atores. Acredito que isso é bem típico das meninas! Não vê a “guerrinha” do time Edward e Jacob da saga Crepúsculo? Acho divertido.

4) Você se considera uma Bookaholic? Prefere ler ou escrever?

Eu achava que era uma bookaholic, mas depois de conhecer as meninas blogueiras precisei mudar de opinião (risos). Eu gosto muito de ler, mas vocês ganham de mim facilmente. Eu tenho épocas, seriam as fases da Lua? Uma hora prefiro ler, outra escrever. Não tenho a rotina de escrever todos os dias. Todas as vezes que forcei a barra para escrever, sem estar totalmente inspirada, produzi textos que não não usei depois. Prefiro ficar no campo das ideias, pesquisar, fazer anotações em um caderno e só depois partir para a escrita definitiva.

5) Teve algum personagem das histórias infantis que marcou sua vida? Se pudesse ser qualquer um deles por um dia, quem vc seria?

Com certeza a Emília do Sítio do Picapau Amarelo. Quando era criança tinha um vestido de saia rodada e cismava que era igual ao da Emília. E a minha mãe que era obrigada a fazer os tais bolinhos de chuva da Tia Anastácia? Bons tempos.

6) Tem algum outro livro em andamento? Quando teremos novidades?

Tenho vários livros prontinhos! Todos voltados para o público infantojuvenil. Mas eu tenho uma característica pessoal de só divulgar os trabalhos quando já estão com todas as fases concluídas. Adoro fazer surpresas… Agora, a maior novidade pra mim será a minha primeira Bienal do Livro de São Paulo! Vou fazer plantão no stand da Ciranda Cultural de 19 a 22 de agosto. Aguardo com bastante alegria conhecer meus leitores paulistas.

7) Qual seu autor favorito? (um nacional e um estrangeiro)

Do Brasil, quero enfatizar as minhas amigas Fernanda França e Tammy Luciano. Batalhadoras e merecedoras de tudo o que conquistaram e ainda vão conquistar. Um estrangeiro, por que não a J.K. Rowling? Ela foi uma lutadora antes de obter esse sucesso todo. Sua biografia mostra o quanto ela precisou batalhar, passou por muitas dificuldades. Foi minha inspiração por muito tempo. Não pelas histórias dos bruxos, que são fantásticas, mas pela sua vida pessoal.

8) E em termos de livros, teve algum em especial que marcou sua vida?

Em 2006, trabalhava em uma empresa e estava muito insatisfeita. Durante uma reunião, o chefe disse que estava lendo “Nunca desista dos seus sonhos”, do Augusto Cury. Do nada ele mandou comprar um exemplar para cada um dos presentes. Achei aquilo meio sem noção, pois mandou comprar 15 livros! Dois dias depois recebi meu exemplar pelas mãos do gerente administrativo. Concluindo a leitura, resolvi investir na publicação do livro “Sai da internet, Clarice!”. Muita gente achou que eu estava doida. Investir do próprio bolso? Sim! Ainda bem… Por causa dessa atitude realizei muitos sonhos. E logo em seguida, pedi demissão.

9) Sobre o projeto Leitura Nota 10, poderia falar um pouquinho mais sobre ele? Rendeu alguma experiência legal que você poderia compartilhar com a gente?

O projeto começou com a publicação do livro “Sai da internet, Clarice!”. Nunca tinha pensado até então em escrever para adoção escolar. Eu fui adotada pelas escolas naturalmente. E com isso, começaram os convites para palestras. O projeto existe desde 2007, mas em abril desse ano ganhou força com a parceria com a Editora Carrossel (www.editoracarrossel.com.br), que promove a feira do livro nas escolas. A Ciranda Cultural, que publicou o livro “A primeira vez a gente nunca esquece” também apoia o projeto. Falei para centenas de adolescentes no primeiro semestre desse ano. Algumas vezes, dei de quatro a seis palestras em um único dia. Chegava em casa muito cansada, rouca, mas muito feliz. É um trabalho que adoro realizar. Para conhecer mais, existe um blog especial do projeto: www.leituranota10.com

10) Muito obrigada pela entrevista, gostaria de deixar algum recado para os leitores do Bookaholic?

Gostaria de agradecer pela chance de compartilhar um pouquinho a minha história. A cada dia que passa aprendo mais e sou grata pelas oportunidades. E continuem assim, tão apaixonados pela leitura! É contagiante!




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


9 Comentários em “Bate Papo com Patricia Barboza”


#1 Luana 27-07-2010 - 12:50 -
Mozilla Firefox 3.5.11 Windows 7

Nossa que legal, parabens pela entrevista.

bjs

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Tainara Kohlrausch 27-07-2010 - 13:38 -
Mozilla Firefox 3.6.8 Windows XP

adorei a entrevista, ela é uma fofa! *-* compartilhamos o gosto pela jk rowling =)

[Responder]

Já comentou 57 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Camila 27-07-2010 - 13:40 -
Mozilla Firefox 3.1b3 Windows XP

Adorei as perguntas e a Patrícia tão simpática em suas respostas. Muito bacana!

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#4 Lanna 27-07-2010 - 14:47 -
Mozilla Firefox 3.6.6 Windows Vista

primeiro eu vou comentar que eu recebi o marcador e o adesivo, tudo tão fofo que eu fiz vários oins na hora que chegou *.*

mais tarde eu volto e comento mais =)

[Responder]

Já comentou 59 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Tathy 27-07-2010 - 15:50 -
Mozilla Firefox 3.6.8 Windows XP

Ownnnn a Pat é MUITO fofa né?

Tô ansiosa pra conhecê-la :)

[Responder]

Já comentou 73 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Fernanda Leite 27-07-2010 - 16:30 -
Google Chrome 5.0.375.99 Windows 7

Que fofa ela! Tomara que um dia ela publique essa história da moça de 23 anos!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 447 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Dana 27-07-2010 - 22:06 -
Mozilla Firefox 3.6.6 Windows XP

Admiro a Pat por querer escrever p adolescentes, eu msma mal consigo conversar com eles =S
Admiro mto a ideia do incentivo à leitura pra essa galera, pq conselho e ideias eles não aceitam mto, assim pelo menos se lerem coisas bacanas e se identificarem as coisas ficam + tranquilas, hehe
Bjo, Pri! (essa sessão é mto gostosa de ler, adoro)

[Responder]

Já comentou 54 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 gabi 22-08-2010 - 09:56 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

:02 :07 :01 :18 :20 como este site foi feito?
queria fazeu um premim!

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#9 Thays 20-11-2010 - 10:50 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

Eu achava que era uma bookaholic, mas depois de conhecer as meninas blogueiras precisei mudar de opinião – rialto
acho que no fundo todo escritor é um bookaholic!
e toda garota já teve váááááários amores platônicos, você não foi a única Pat!

[Responder]

Já comentou 139 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!