entrevistas category image
Bate Papo Com Roberta Polito
Thursday 28/04/2011 às 08:00 1063 Views Arquivado em: Entrevistas

Oie pessoal!

Hoje nosso Bate Papo será com a autora Roberta Polito, autora do livro Amores Incertos, já resenhado aqui.  Roberta, muito simpática, nos concedeu uma entrevista que todos vão adorar ler. Ficaram curiosos? Então…vamos conferir!

01)  Antes de escrever o livro Amores Incertos você escrevia contos. Qual era a temática deles? Tem algum publicado?

Olá Fernanda! Nos contos que eu escrevi apareciam os mesmos personagens do livro, com a mesma temática. Tudo foi reunido no romance que foi publicado como Amores Incertos.

02) Você é formada em arquitetura, uma profissão que difere em vários pontos da literatura. De qual forma as áreas da arquitetura e da literatura podem contribuir entre si?

A Iris, do blog Literalmente Falando, me perguntou isso uma vez e eu respondi a ela que estas áreas têm em comum o desafio de criar numa página em branco. É a criatividade e a vontade de mexer com os sentimentos das pessoas que aproximam a Arquitetura da Literatura, na minha opinião.

03)  Após a publicação do seu primeiro livro, quais conclusões chegou a respeito dos melhores e piores momentos da elaboração de uma história?

Os melhores momentos foram os de pura ficção e inventividade. Viajei, me coloquei em outros papéis, pude ver outros lados da história, pensei diferente. Foi muito divertido.

Os piores momentos foram os de selecionar a parte de pesquisa que fiz e os horários em que eu escrevia. Dormi e comi mal. Quando terminei o livro, fiquei muito cansada e demorou para eu me recuperar.

04)  Amores incertos tem como tema principal o amor, sentimento presente na vida de todos. Quais, na sua opinião, são os maiores acertos e erros que as pessoas cometem com mais frequência quando o assunto é o amor?

Esse assunto é muito pessoal, mas eu acho que se a pessoa deixa esse sentimento interferir em sua vida de forma prejudicial, ou que mude seu jeito de ser, parece um erro. Amar alguém antes de amar a si mesmo não leva a bons resultados.

Acertar no amor deve ser quando as pessoas formam uma parceria e cada um faz sua parte no relacionamento para que ele dure. Acho que amar deve nos fazer bem e não nos trazer sofrimento.

05)  A mulher, com o passar dos tempos, alcançou um patamar de igualdade com os homens. Porém, algumas vezes, o excesso de tarefas e oportunidades a serem seguidas acabam causando extress ou depresão na vida das mulheres. Qual deve ser o próximo passo para o equilibrio desta “nova vida” de igualdades para as mulheres?

Nossa, esse assunto anda sendo muito discutido! Acho que agora as mulheres estão repensando tudo de novo. A gente quer ter sucesso profissional, mas também quer ver nossos filhos crescerem. Quanto mais nos afastamos ao longo do tempo das coisas mais simples e importantes da vida, mais infelizes ficamos.

Vejo a mulher do presente/futuro como uma mulher independente financeiramente e emocionalmente, presente em sua família porque quer, não porque querem isso dela.

06)  A personagem Marina de Amores Incertos é arteterapeuta, profissão pouco conhecida. Porque a idéia de atribuir essa profissão à personagem? Nos fale um pouquinho sobre a arteterapia.

A Marina era apenas psicóloga, nas primeiras versões, mas como não tenho muita intimidade com a área, preferi transformá-la em arteterapeuta, que abrange a arte, assunto que me interessa. Pesquisei bastante e gostei muito. É uma terapia que consegue tirar de dentro o que está preso no paciente, por meio de atividades artísticas, inclusive música.

07)  A história de Amores Incertos mostra um pouco da Itália, pois a personagem Marina viaja para lá afim de fazer um curso. Você Roberta, conhece a Itália? Quais dicas você dá para quem pretende conhecer este país?

Eu amo a Itália! Já visitei o país e me encantei. O cenário, a cultura, é tudo muito rico.
Se eu pudesse dar alguma dica, seria para conhecer a Toscana, um lugar maravilhoso!

08)  Assim como a personagem Marina, você já passou por desafios profissionais? Quais lições tirou deles?

Já passei por vários desafios profissionais. Meu objetivo nunca foi me realizar em primeiro lugar como profissional, mas sim na vida pessoal. Foi uma escolha consciente que fiz quando a minha filha nasceu. Eu tinha 23 anos e minha prioridade passou a ser a família. Por isso, não me firmei muito no mercado da Arquitetura e pude passar por várias áreas, inclusive essa, da Literatura.

09)  Quais são seus próximos projetos literários? Podemos esperar um novo livro para breve?

Estou quase terminando de escrever o segundo livro. Ainda não tem título certo. Em breve eu dou notícias sobre ele.

10)  Agradecemos pela entrevista e sinta-se à vontade para deixar uma mensagem aos nossos leitores.

Muito obrigada pela entrevista e pela oportunidade de falar mais uma vez sobre meu livro. Agradeço também aos leitores, meus amigos virtuais (apesar de muitos eu já conhecer pessoalmente!). Beijos a todos!




Sobre o autor do post:

Olá, meu nome é Fernanda, moro no RS, tenho 30 anos e sou bacharel em Sistemas de Informação. Além da tecnologia outras paixões fazem parte de minha vida: filmes, livros, músicas, fotografia. Sempre amei ler e procuro sempre estar lendo algum livro. Escrever é uma de minhas manias, além de escutar música e fotografar (de forma amadora) objetos e paisagens quando sobra tempo livre. Aqui no Bookaholic sou responsável pela seção “Bate Papo Com…”, conto com vocês para prestigiar a coluna!
E-mail: rl.nanda@yahoo.com.br



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


4 Comentários em “Bate Papo Com Roberta Polito”


#1 Roberta Polito 02-05-2011 - 17:42 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Oi Fe! Obrigada pela entrevista! Beijos!

[Responder]

Você já comentou 4 vezes.

#2 Lis 03-05-2011 - 19:31 -
Google Chrome 11.0.696.60 Windows 7

Adorei a entrevista, faz tempinho que quero ler esse livro, me parece tão bom, e a Roberta além de linda é super simpática :16

Flor parabéns pelas entrevista, perguntas super bem elaboradas

beijo

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Kamila Michel Raupp 03-05-2011 - 22:13 -
Google Chrome 11.0.696.60 Windows 7

Adorei a entrevista, ainda não conhecia a Roberta e nem suas obras. Vou pesquisar mais sobre o livro dela.

Beijos, http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

[Responder]

Você já comentou 34 vezes.

#4 RUDYNALVA SOARES 06-05-2011 - 00:46 -
Mozilla Firefox 3.6.17 Windows XP

Que sorriso sincero da Roberta!
Adorei!
A entrevista foi muito bem conduzida e gostei muito da idéia de reunir os contos e tranformá-los em romance.

Fernandinha!
Arrasou mulher!
Cada vez melhor!
obrigada!
cheirinhos
rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!