entrevistas category image
Bate Papo Com Talita Camargo
Thursday 30/06/2011 às 08:00 1769 Views Arquivado em: Entrevistas

Olá pessoal! Como estão nesse frio gostoso? Várias novidades aqui no Bookaholic nas últimas semanas, estão gostando? Que tal mais uma novidade? E novidade aqui no Bate Papo Com … Como vocês estão acostumados a conferir, as entrevistas sempre são com autores (as) certo? Mas tem tantos outros profissionais do mundo literário que com certeza, merecem ser ouvidos, que possuem uma bagagem de informações interessantes. Por isso que hoje, nosso bate papo não será com autores, mas sim com a Analista de Mídias Sociais da Universo dos Livros: Talita Camargo. A Talita nos concedeu uma entrevista super interessante, além de, carinhosamente ter respondido rapidamente. Aproveito e agradeço a ela pela atenção e retorno rápido aos meus e-mails… Ah, ela também é blogueira então não deixem de visitar o No Mundo Editorial! Mas chega de papo, pois sei que vocês querem saber é da entrevista, hehehe. Confiram, opinem, comentem.

1) Qual sua função na Universo dos Livros? Nos fale um pouquinho de seu trabalho.

Eu sou Social Media Manager, ou Analista de Mídias Sociais. Minha função é atualizar o nosso site oficial (o que ainda não tive oportunidade de fazer, como vocês podem perceber, rs!), cuidar de todas as redes sociais da editora (Twitter, Facebook, orkut, blogs etc), cuidar das parcerias com os blogs (analisar os parceiros novos e antigos, mandar ou não exemplares solicitados etc), além de responder ás reclamações de leitores e encaminhá-las aos editores responsáveis, como um atendimento ao cliente mesmo.

2) Você sempre desejou trabalhar nessa área ou foi algo que aconteceu espontaneamente?

Sempre. Eu tenho um blog, não sei se vcs sabem. E ano passado fiz um post bem legal falando sobre isso, acho legal vcs darem uma olhada.
. De qualquer maneira, sim: eu sempre quis trabalhar com isso. Meu pai trabalha no mercado editorial, na área de vendas, há uns 35 anos. Então, como vcs podem imaginar, eu cresci nesse meio. Foi quando ele trabalhou na Companhia das Letras que eu me apaixonei pelos livros, afinal, como conto no post, “Uma Letra Puxa a Outra” é o primeiro livro de que tenho memória. Eu adorava ficar no depósito com meu pai, entre aqueles livros todos e pensando que, um dia, eu conseguiria ler tudo aquilo. Ler se tornou uma paixao, foi inevitável. Daí, na escola, o destaque para as matérias de humanas, em especial Língua Portuguesa, foi natural. Fiquei perdida ao escolher a profissão, mas ao saber de Produção Editorial, sabia que era o que eu queria. Mesmo assim, cursei jornalismo tb e costumo dizer que foi um excelente casamento esses dois cursos. Hoje, sou uma jornalista do meio editorial! Um sonho pra mim rs!!

3) Cite um momento marcante que ocorreu no seu dia-a-dia profissional (ou mais de um se preferir).

Ah, a primeira vez a gente nunca esquece, né? rs! Momento marcante foi ver meu primeiro livro impresso e em minhas mãos: “O Mundo das Copas”, da Lua de Papel. E melhor que isso: ver o sucesso na mídia e de vendas! Fomos pra lista e foi um belo início de trabalho!
Mas eu aprendo com erros tb! E um momento marcante foi quando ESQUECI de colocar o nome do ilustrador de “Dieta dos passos”, tb da Lua de Papel, nos créditos do livro!! Gente, eu queria morrer! 10 mil exemplares impressos e eu esqueci o nome do ilustra! hahaha! Meu chefe super compreendeu, mas eu em senti mal comigo mesma. De qq maneira, hoje eu confiro o expediente umas 30 vezes, rs!!
Outro momento bacana foi dar início às redes sociais da Lua de Papel, que não existiam. eu acho que fiz um bom trabalho e cirei boas relações por lá, que com certeza me abriram muitas portas para chegar aqui! Devo muito aos blogueiros, que tiveram paciência e me ajudaram a entender como funcionava esse processo!

4) Quais livros você mais aprecia? Qual estilo literário mais combina com a Talita?

Romance, sem dúvida. eu adoro um bom romance, atual ou de época. E curto uma boa biografia tb.

5) Quais seus livros favoritos?

“A sangue frio”, Trumam Capote lidera a lista. Aliás, eu recomendo muito! E vamos à lista, apesar de saber que vou esquecer vários, rsrs!!
“Dom Casmurro”, Machado de Assis, “O Primo Basílio”, Eça de Queiroz, “Capitães da Areia”, Jorge Amado, “A comédia da vida privada”, Nelson Rodrigues, “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago, “Adeus às armas”, Ernest Hemingway, “Harry potter e a Pedra Filosofal” (sou fã da série, mas o primeiro ganhou meu coração, rs), “Twilight Saga – Lua Nova” (sou team edward, mas pra mim, a autora se supera na capacidade de descrição dos sentimentos de Bella nesse livro, qdo ela se vê sem ele e descobre Jacob…), “Comer, Rezar, Amar” – Elizabeth Gilbert…

6) Algum autor preferido?

Vários! hehe! Mas fico aqui com Truman Capote e Machado de Assis.

7) A Universo dos Livros trabalha com quais gêneros de livros? Como é a escolha dos novos livros que poderão fazer parte do grupo?

A UL trabalha com livros comerciais. Basicamente, literatura fantástica e auto-ajuda. Aqui, dividimos os livros que serão publicados para livrarias e os que irão para as bancas. Estes últimos são bem menores, com formatos mais simples e sem grandes acabamentos, para que a tiragem seja mais alta e o preço, menor (média de R$ 19,90).
A escolha é simples: avaliamos a capacidade de venda do mesmo. Por isso que a IAN faz tanto sucesso, por exemplo: o público curte vampiros amantes. A gente vai atrás das tendências.

8) Quais livros do Universo dos Livros estão no topo das vendas? E quais os novos lançamentos?

No topo está Deixe os homens aos seus pés, livro o qual estamos fazendo muitas ações para mantê-lo em evidência.
Mas Amante Liberto, da IAN, tb está vendendo mto bem. Em breve saberemos de Amante Consagrado e Gimmerglass, apostas grandes.
Fora isso, “Ipad – O manual que faltava” e “O fascinante império de Steve jobs” são grandes surpresas na área de negócios e informática. Vende muito bem e nos faz feliz, para sair um pouco do âmbito fantástico, rs!

Novos lançamentos temos a continuação de todas as séries de sucesso, além dos livros da Christine Feehan (http://www.christinefeehan.com).
Acho que vai ser bem legal, mas só ano que vem!!

9) Eu Fernanda, como usuária do twitter, percebo como está crescendo o número de editoras, autores, e outras empresas relacionadas a literatura que estão usando o twitter para se comunicar com os leitores. Como está sendo esse retorno para o Universo dos Livros? Quais estão sendo os prós e contras?

Bom, eu sou suspeita! Sou uma twittera de primeira e acho que é um meio de comunicação eficiente, prático e objetivo. Facilita muito e tento responder a todas as questões solicitadas. Mas, por outro lado, sempre que alguma reclamação ou solicitação tem de ser feita, eu exijo um e-mail e não aceito Twitters. Acho que pro dia a dia, é uma facilidade única. Mas quando o assunto é sério, precisa de formalizações que, por segurança de ambos os lados, o e-mail é melhor. Além disso, para ser sincera, o excesso de seguidores só interessados em promoções e afins, me cansa um pouco. Sigo muitas pessoas no Twitter, mas pq sempre estou interessada ou acho divertido oq elas têm para dizer a respeito de tudo. Mas qto profissional, sei que o meio exige esse tipo de promoção e tudo mais…

10) Quais outros meios que os leitores podem se comunicar com a Universo dos Livros?

Dúvidas em geral são recebidas pelo e-mail editor@universodoslivros.com.br Mas meu e-mail está à disposição tb: tcamargo@universodoslivros.com.br
Podem curtir nossa Página no Facebook: Universo dos Livros e nos seguirem no Twitter: @univdoslivros

11) Agradecemos muito sua atenção Talita. Deixamos este espaço para você deixar seu recadinho final para os leitores do Bookaholic.

Eu que agradeço o convite. Fiquei bastante honrada em saber do interesse de vcs! Meu recado para os leitores do blog é que vcs LEIAM sempre e LEIAM MUITO!  :)



Sobre o autor do post:

Olá, meu nome é Fernanda, moro no RS, tenho 30 anos e sou bacharel em Sistemas de Informação. Além da tecnologia outras paixões fazem parte de minha vida: filmes, livros, músicas, fotografia. Sempre amei ler e procuro sempre estar lendo algum livro. Escrever é uma de minhas manias, além de escutar música e fotografar (de forma amadora) objetos e paisagens quando sobra tempo livre. Aqui no Bookaholic sou responsável pela seção “Bate Papo Com…”, conto com vocês para prestigiar a coluna!
E-mail: rl.nanda@yahoo.com.br



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


7 Comentários em “Bate Papo Com Talita Camargo”


#1 Óticas 30-06-2011 - 10:03 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Adorei o post. =)

[Responder]

Já comentou 104 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Leitoras Anônimas 30-06-2011 - 13:42 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Gostei muito desse bate-papo com a Talita! É bem legal saber um pouco mais sobre os bastidores de uma editora ^^

Abraços,
http://leitorasanonimas.blogspot.com

[Responder]

Já comentou 97 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Tatiana Leite 30-06-2011 - 20:38 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Eu adorei essa entrevista! Que simpatia a Talita, hein? Muito interessante!
Se tem uma coisa que sempre me deixa super curiosa é saber como algumas pessoas já têm seus sonhos desde pequenas. Claro que ela já tinha o pai no meio editorial, mas para um trabalho específico, achei o máximo ela sempre ter esse sonho! Quando eu era pequena, sempre me imaginava no meio de muitos livros, dentro de bibliotecas e tal, mas trabalhar com isso acho que nunca passou – se bem que eu já quis ser bibliotecária, só pra arrumar os livros nas estantes (me tira do sério as pessoas que desorganizam tudo! :34 ) e manter tudo em ordem – além de ficar muito tempo em volta deles.
E acho que, nesse mundo tão digitalizado, acaba que o seu trabalho é o melhor dos dois mundos, porque você está sempre na internet e sempre em contato com o meio literário, ainda que não toque nos livros ou coisa assim.

E que tenso isso de esquecer o nome do ilustrador! Nossa, eu acho que teria surtado completamente, porque eu sempre fico louca com as coisas que esqueço! Pelo menos o seu chefe compreendeu, né? :28

Lua Nova não é o meu favorito da saga Crepúsculo, mas concordo que a Stephenie descreve bem as emoções da Bella… Nossa, eu me lembro que quando estava lendo, me sentia vazia da mesma forma, como se eu fosse a própria Bella! E, por incrível que pareça, o Jacob foi me preenchendo e se tornando uma alternativa, ainda que não a melhor de todas. :17

Eu fui ao site da Christine Feehan e tem tantos livros! :30 Mal posso esperar pra ver quais serão os lançados aqui!
E tenho que parabenizar pelo trabalho com a capa de Glimmerglass, que é linda demais!

Desejo todo o sucesso do mundo pra você, Talita! Tudo de bom!
Ótima entrevista, Nanda!
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Filipe Machado 01-07-2011 - 12:46 -
Mozilla Firefox 5.0 Windows Vista

Muito simpática, a Talita. Gostei bastante do seu trabalho…
Gostei muito do seu blog também. É bem legal ver que seu pai a influenciou também a gostar de livros, e posteriormente a trabalhar com os mesmos. É ótimo quando fazemos algo no qual gostamos desde criança (por exemplo, eu sempre fui bom e matemática e gostava de desenhar, hoje — na verdade, faz um tempinho já; acho que desde a sexta série — meu foco é fazer Arquitetura e/ou Engenharia Civil. Mas isso não importa). :20
Dos livros que a social media manager prefere, pra mim, só Harry Potter mesmo. Clássicos Brasileiros e Filipe não se simpatizam. Todavia, O Prisioneiro de Azkaban pra mim foi o melhor. Eu sei, o primeiro tem todo aquele lance de descoberta e tal… mas cara, o terceiro é incrível e cheio de emoções.
Enfim, estou querendo ler também o Fascinante imperio de Steve Jobs >< , parece ser muuuuitcho bom.
Certo. Gostei bastante da entrevista. Sucesso pra Talita, pra Fernanda com a sua coluna também né… E é isso.
Beijinhosss ;*

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Amanda Ariela Bustos de Souza 01-07-2011 - 13:05 -
Internet Explorer 9.0 Windows 7

Sigo a Talita no twitter e acho ela muito diva! É de longe minha editora favorita! heheheheh

Beijoos, adorei a entrevista, diferente daquela que só ve autor, vc nos explicou um pouco mais do mercado editorial! :)

[Responder]

Você já comentou 4 vezes.

#6 Yara Prado 01-07-2011 - 20:59 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Adorei o Post…
Ah, eu sempre quis trabalhar com algo relacionado a edição de livros, acho que seria super fascinante… (Eu amaria…)
Quem sabe, né? Pode ser que um dia aconteça… (Vou torcer muuuito…)
E concordo com a Talita, Lua Nova é um dos meus livros favoritos… Mesmo sendo team Edward… É o livro que mais contem sentimentos… (Mesmo que sejam tristes…)
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Kamila Michel Raupp 01-07-2011 - 22:46 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Oi!
Poxa que bacana essa entrevista, deu para conhecer melhor a Talita que é uma fofa e está sempre nos atualizando com novidades e atende prontamente nossas dúvidas!
Parabéns pela entrevista!

Beijos, Kamila.

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.