entrevistas category image
Bate Papo com Valéria Araujo
Wednesday 27/10/2010 às 20:28 1810 Views Arquivado em: Entrevistas

É com muito carinho que apresento a vocês um pouquinho mais da vida e da obra da Valéria Araujo! Se não leu ainda a resenha, se ainda não comprou seu livro, corra! E até o fim da semana tem surpresa por aqui ;) Senhoras e senhores, com vocês: Valéria Araujo!

1) “Meu Marido Foi embora, E agora?” É seu primeiro livro publicado. Como é a sensação de tê-lo em mãos? Fale-nos um pouquinho sobre a experiência de escrever um chick-lit.

Quando o caminhão chegou para a entrega dos livros, meu coração disparou. Tive uma sensação inexplicável. Meu filho disse que eu estava parecendo uma criança que está recebendo de presente sua primeira bicicleta. Eu estava muito ansiosa, e fiquei tão feliz. Em meu rosto estava estampada a felicidade. Meu livro seria um drama, mas gosto tanto de chick-lit que resolvi transformá-lo em um, colocando situações engraçadas, mas sem fugir do assunto sério que o livro aborda.

2) De onde surgiu a idéia para escrever “Meu Marido Foi Embora. E agora?” A Helena, o Rodrigo ou o Cadu são parecidos com alguém que você conheça?

A ideia surgiu com a minha separação.
Sempre tive dificuldade para me abrir com as pessoas. Então, desabafava com a caneta e o papel. Comecei escrevendo o meu drama, depois surgiu a ideia de transformar tudo aquilo em um livro e eu esqueci o meu drama pessoal e passei a observar as mulheres separadas e suas dificuldades, como: trabalhar, cuidar dos filhos, se relacionar com outro homem, seu medos e aflições. Quando uma grande amiga se separou e pensou em acabar com a própria vida, eu achei que a história de Helena a consolaria. Contei a história para ela. Depois de ouvi-la, ela viu que o problema dela era bem pequeno. Naquele momento percebi que a história de Helena precisava ser contada para o mundo. A história de Helena não é a minha história, embora sua personalidade seja muito parecida com a minha. Ela tem muito de mim. É professora, separada, guerreira, batalhadora e mãe. Conheço muitos Rodrigos…rsrs… Tirei um pedacinho de cada um para criar o Rodrigo, marido de Helena. Cadu é um sonho. Lindo, alto, romântico, companheiro, carinhoso, não tem filhos e sabe cozinhar…rsrs…

3) Qual sua maior semelhança e sua maior diferença com a Helena?

Minha maior semelhança com Helena é no quesito “ser mãe”. Sou mãe mesmoooo”. Gente, como mãe sofre pelos filhos. Já fui tão romântica quanto Helena, hoje não me vejo assim. Essa é nossa maior diferença.

4) Como é seu processo de escrita? Você é do tipo que senta e diz “agora vou trabalhar no meu livro” ou leva isso de forma mais despretensiosa esperando um dia de inspiração? Alias, pra você, um bom livro é fruto de uma boa idéia inicial ou de um árduo trabalho de lapidação das palavras e idéias até que se chegue num bom resultado?

Tenho um momento em que preciso ficar trancadinha e organizar as ideias. É o momento do “agora vou trabalhar no meu livro”. Escrever um livro é muito prazeroso, porém trabalhoso. Não é fácil. Mas não consigo acreditar que um árduo trabalho de lapidação das palavras vá gerar um bom livro. Um bom escritor tem que sentir prazer no que faz. Tem que deixar sua alma escrever, assim, as palavras certas vão surgindo naturalmente. É claro que nas inúmeras revisões lapidamos muitas palavras, mas sem tornar o exercício de escrever árduo. A arte de escrever tem que ser amena, branda e prazerosa.

5) Você se considera uma bookaholic? Prefere ler ou escrever? Que livro está lendo no momento?

Sempre achei que fosse uma bookaholic. Sempre andei com um livro na bolsa. Tenho três na cabeceira da cama, um no carro (caso eu troque de bolsa e esqueça de colocar um livro nela). Mas depois que conheci algumas blogueiras, percebi que não leio tanto assim…rsrs…Adoro ler e, o fato de ler muito, tornou-me escritora. Vivo fases. Ora escrevo, ora leio. Estou em falta com a leitura. Acho que tem mais de um mês que estou lendo dois livros: TUDO POR UM POP ESTAR e LUA NOVA. Não consegui terminar por conta da ansiedade do lançamento do meu livro. Foram tantas coisinhas para providenciar, muitos e-mails para responder, trabalho com a divulgação, que deixei um pouco de lado a leitura. Ufa… Agora passou, o lançamento foi ontem e eu estou aliviada e com a sensação de dever cumprido. Embora eu saiba que outros virão. Ontem pela manhã quando estava dando uma palestra no teatro da UniMSB foi convidada para fazer uma outra palestra na Semana de Letras. Sei que muitos convites surgirão. Agora, tenho que me organizar e arrumar um tempinho para ler e escrever mais.

6) Cite três autores nacionais e três internacionais que você admira.

Nossa que pergunta difícil, porque são tantos! Vou começar com os autores nacionais: gosto muito da escritora Lygia Bojunga Nunes. Li seu livro A Bolsa Amarela e fiquei apaixonada. Já recomendei muito para os meus alunos, pois desperta o escritor que existe dentro de nós. Não poderia deixar de mencioná-la. Clarice Lispector e Pedro Bandeira. Autores Internacionais são Marian Keyes, Shophie Kinsella e Nicholas Sparks.

7) Se tivesse que escolher um único livro para ler e reler pro resto da vida, que livro seria este?

A Cidade do Sol de Kaled Hosseini.

8) Temos algum novo projeto em vista? Está trabalhando em algum livro novo? Tem algo que possa nos adiantar a respeito?

Tenho sim. Já terminei um livro e estou na fase das revisões. Este livro é um livro voltado para adolescentes e é muito engraçado. Podemos classificá-lo como um Teen Chick-Lit . Ele conta a história de Camila, uma menina de 11 anos que odeia a Língua Portuguesa. Muitos adolescentes vão se identificar com Camila.

9) Fale-nos um pouquinho sobre a Campanha “Eu Me Divirto Lendo”.

Eu conheço pessoas viciadas em filmes, mas que nunca leram nenhum livro. Elas não sabem o quanto os livros são mais ricos em detalhes. A campanha foi criada para incentivar as pessoas a lerem mais e para mostrar que ler é tão divertido quanto a assistir um bom filme.

10) Que dicas você daria as pessoas que sonham em publicar um livro? Gostaria de deixar uma mensagem final aos leitores do Bookaholic?

Que não tenha medo. Se o seu sonho é publicar um livro, não o deixe trancado em um HD de computador ou em uma gaveta. Invista em tudo que você acredita! Para os leitores do Bookholic quero agradecer por estarem aqui, por lerem minha entrevista até o final e agradecer o carinho e apoio de todos. Gostaria também de convidá-los a esta leitura leve e divertida, mas ao mesmo tempo intrigante e tensa.




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


19 Comentários em “Bate Papo com Valéria Araujo”


#1 karlinha 27-10-2010 - 22:08 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Oi amiga! Poxa adorei o bate papo com a Váleria. Ainda não recebi o livro dela, mas eu tenho certeza absoluta que é maravilhoso amei mesmo!

P.s.: Machuquei a perna hoje na faculdade. ^^

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#2 NaiareCrastt 28-10-2010 - 00:38 -
Mozilla Firefox 3.6.8 Windows Vista

Aaah! Eu não achei intrigante e tensa nada, eu adorei a entrevista, está muito mais para “leve e divertida”. ~~Se o seu sonho é publicar um livro, não o deixe trancado em um HD de computador ou em uma gaveta~~ Isso me lembrou que eu tenho muitos.. projetos guardados aqui no meu computador. D: e eu nunca tive coragem de mostrar a ninguem ;// ai ai

Me identifiquei com 3 dos seus autores escolhidos aí: Clarice Lispector, amo deeeeeemais; Pedro Bandeira *-* e Nicholas Sparks. Três pessoas que admiro muito viu… s2

Eu ainda não tive o prazer de ler livro, mas eu vou tentar ler o mais rapido possivel.. Ainda não o vi em nenhuma livraria aqui na minha cidade :O /pena.. quero ler logo o/

[Responder]

Já comentou 77 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Raquel Arabelli 28-10-2010 - 10:51 -
Google Chrome 7.0.517.41 Windows XP

Engraçado perceber que cada vez que conhecemos a fundo a história de determinado autor(a), a visão sobre o livro muda profundamente.
Espero que a história da Valéria incentive os vários escritores anônimos ao redor do Brasil a publicarem suas histórias!

Beijos.

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#4 Fernanda Leite 28-10-2010 - 17:22 -
Google Chrome 7.0.517.41 Windows 7

Que bacana a Valéria! Adorei!
Deve ser uma sensação indescritível receber seu próprio livro. Deve dar aquela sensação de dever cumprido, mas ao mesmo tempo medo de alguma coisa dar errado, né?
Mas agora que o livro está lançado, deve dar mais tranquilidade!
Eu tenho tanta vontade de ler A Bolsa Amarela! Não conhecia alguém que tivesse lido e gostado, agora fiquei mais animada!

Tomara que seu próximo livro seja lançado em breve! =D

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 447 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Tatiana Leite 28-10-2010 - 20:18 -
Google Chrome 7.0.517.41 Windows XP

ADOREI ver a entrevista da Valéria! \o/
A sensação de ver um caminhão com os seus livros deve ser mesmo inexplicável. Eu já fico sem palavras quando tomo Coca-Cola em garrafa, imagina ver um trabalho meu assim?? =D
E separação é uma coisa complicada mesmo, né? Eu não tive que passar por isso em casa mas tenho muitas amigas que sofrem muito por causa da separação dos seus pais. Se as crianças, que estavam envolvidas de uma maneira bem diferente e até mesmo menor já sofrem, imagina o casal que está se separando? Deve ser MUITO difícil, não dá nem pra imaginar… Quer dizer: agora dá pra imaginar. Principalmente se eu comprar logo o livro! =D
Eu sou meio ingênua com muitas coisas e, quando vi que a Valéria conhecia vários Rodrigos é que me toquei como que tem homem que não presta por aí. De tanto que eu leio romances, eu acabo nem me lembrando que os príncipes encantados são muito difíceis de se encontrar e que não são todos perfeitos. Mas conhecer VÁRIOS Rodrigos? Nossa, que vontade de meter a mão na cara de cada um! (é, eu fiquei muito revoltada com o Rodrigo quando li o primeiro capítulo)
Acho que um bom livro nasce de uma boa idéia e de um trabalho muito bom em cima dele. Escrever é uma coisa tão prazerosa, tão… Não sei, é uma coisa que vem na pessoa e que tem que ser transmitida. Não consigo acreditar em livros que só nascem de um bom trabalho. Um bom livro tem que transmitir um sentimento muito bom pra quem está lendo, né? Senão vai ser uma decepção!
Eu detesto quando não tenho tempo pra ler. Lógico que de vez em quando surge aquela ressaca literária que vc acaba sem abrir um livro por dias, mas, querer ler e não poder? Isso sim é ruim! Já aconteceu várias vezes comigo, principalmente quando estava no ensino médio e estudava demais… A vida vai perdendo a graça se vc não tem um bom entretenimento.
Também gosto muito do Pedro Bandeira! Ele fez parte da minha infância (quer dizer, os seus livros)! \o/ E se eu tivesse que citar três autores internacionais, citaria a Meg-diva-Cator, Nora Roberts (a escrita dela é muito gostosa, não dá pra não ler) e o Nicholas Sparks… ^^

Apoio totalmente a campanha “Eu Me Divirto Lendo”. Tenho muito amigos que não lêem, que não gostam e que não entendem como que eu passo tanto tempo lendo. Eu até tento conversar com eles e dizer que a leitura é uma coisa super agradável, rica em detalhes e que pode ser tão boa e até melhor que um filme. É uma batalha que eu pretendo vencer com o tempo! ^^

Gostei mesmo da entrevista! Desejo todo o sucesso pra Valéria!
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Juh Oliveto 28-10-2010 - 21:57 -
Google Chrome 7.0.517.41 Windows Vista

Priii, adorei a entrevista! *o*
A Valéria parece ser uma super fofa MESMO! E, como já tinha dito no post anterior, tô doida pra ler o livro dela! Já li ótimos comentários que me deixaram com mais vontade ainda!

Arrasou na entrevista! ;D

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#7 kaahcullen_ 28-10-2010 - 23:15 -
Google Chrome 7.0.517.41 Windows XP

adoorei a entrevista
ella é uma fofa, já comprei o livro, agora só falta ler =D
bjokas

[Responder]

Já comentou 56 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Erica Marts 29-10-2010 - 05:37 -
Opera 9.80 Windows XP

Eu gostei muito de conhecer mais sobre a autora.

Fiquei muito feliz dela ter lançado seu livro aqui no no UniMSB na Zona Oeste do Rio de Janeiro (onde moro), porque a região fica esquecida em vários aspectos (só pra ter uma idéia, uma boa livraria está a 1:25h de ônibus de onde moro!!!!!!!).

E eu não odeio a língua portuguesa, apenas não lembro de todas as regras dela.

Bye

[Responder]

Você já comentou 28 vezes.

#9 Maysa gois 29-10-2010 - 10:46 -
Mozilla Firefox 3.5.15 Windows XP

eu li a sinopse desse livro e achei super legal!
e adorei os autores que ela sitou, tenho pelo menos um livro de cada aqui em casa *-*

[Responder]

Já comentou 89 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Beli 29-10-2010 - 14:15 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Muitooo legal! Adorei essa entrevista… já vi resenhas sobre o livro! Parece ser muito bom!

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#11 Thays 29-10-2010 - 19:20 -
Google Chrome 7.0.517.41 Windows 7

ai essas entrevistas com autores parecem que te deixam mais íntima e tal da pessoa, adoro isso
(mas ok, essa é a intenção ‘hihi!)
adorei a entrevista e sucesso pra Valéria com seu livro.

[Responder]

Já comentou 139 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#12 Luana 30-10-2010 - 23:08 -
Mozilla Firefox 3.6.10 Windows 7

Nossa adorei a entrevista ela parece muito simpatica. Gostei de verdade.

Bjs

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#13 Ellen 31-10-2010 - 18:38 -
Google Chrome 7.0.517.41 Windows XP

Adorei o Bate papo :D, estou mais louca ainda para ler “Meu marido foi embora. E agora?”, vou encher as paciências da minha mãe pra mim poder comprar !

[Responder]

Já comentou 50 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#14 Laryssa 01-11-2010 - 20:20 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

adorei a entrevista! ela é tão simpatica *-*
e a ideia para o livro.. a melhor parte. e a campanha *-*
gamei mesmo no livro! beijos :*

[Responder]

Já comentou 282 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#15 Meyre 12-11-2010 - 22:57 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

É existem muitos Rodrigos, por ai…adorei a entrevista. Gosto de gente com garra.Minha mãe tb foi guerreira assim e criou muito bem seus 3 filhos, sem o “Rodrigo” por perto, ou melhor de vez em quando aparecia para incomodar. Mas, realmente é uma historia a ser contada e pelo primeiro capitulo, muito bem contada. Bjksss

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#16 Barbara 13-11-2010 - 22:05 -
Internet Explorer 8.0 Windows Vista

AH, que lindo, deve ser realmente ótima a sensação dos livros prontinhos chegando *-* deve ser emocionante e eu espero um dia sentir isso :D Vendo todo esse trabalho dos editores nacionais, com certeza dá vontade de escrever meu próprio livro e um dia ver tantos blogs fazendo resenha deles hehe. Valéria parece ser um amor de pessoa, muita sorte pra ela!
Beijão :D

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#17 Carol Dias 17-11-2010 - 10:27 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

Muito fofa a Valéria, espero gostar bastante desse livro.
Gostei do que ela disse sobre publicar um livro, acho que tem muitos por ai que tem medo de expor sua historia.

Bjs

[Responder]

Você já comentou 12 vezes.

#18 RUDYNALVA SOARES 24-11-2010 - 01:50 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

Confesso que tinha um tanto de preconceito com os autores nacionais, mas tenho conhecido muitos e muito bons. Assim como a Valéria.
Acredito que mesmo um livro sendo de ‘ficção’, sempre se utiliza as experiências e alguns personagens baseados na história de vida.
Sucesso!
cheirinhos
Rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#19 Yara Prado 31-08-2011 - 22:28 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Acho que meu gosto combina um pouco com o da Valéria…
Só não escolheria a Clarice Lispector…
Não sei porque, mas não gosto dela..rsrsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!