eu-e-os-livros category image
Eu e Os Livros: Fernanda Assis
Friday 03/05/2013 às 08:30 1669 Views Arquivado em: Eu e os Livros

Olá bookaholics!
Tudo certo com vocês?

Então pessoal… estava meio sumido ultimamente, na correria do dia-a-dia, mas vamos ao que interessa!
A entrevistada da semana é a Fernanda Assis, que aturou as minhas diversas mensagens até conseguir mandar o arquivo com as perguntas corretas.
Mas eu fui trollado pelo Skoob, que me mostrava os livros que tínhamos em comum, mas com as minhas marcações hehehe.

Então é isso pessoal! Quem quiser participar é só dar um grito, ou mandar um e-mail, ou deixar um comentário abaixo.
Uma ótima leitura a todos!

fernanda-assisFernanda Assis é bibliotcária, apaixonada por livros desde criança. Ela mora em Belo Horizonte e trabalha no Conselho Regional de Biblioteconomia, e criou um site para incentivar a leitura e servir como referência para outros profissionais da área aumentarem seus acervos.
Blog: Viagem Literária | Twitter: @nandaassisbh | Skoob

eeol-fernanda-assis

[@mor] Uma mensagem de e-mail enviada por engano une dois estranhos que começam a trocar mensagens e desenvolvem uma relação que mudará a forma como eles veem suas vidas. Você acha que uma relação entre completos estranhos pode ser desenvolvida somente através de mensagens?

Sim, eu acredito que pode acontecer. Hoje em dia se faz tudo pela Internet, por que não arrumar um marido? rs. Há alguns anos atrás na época do início da faculdade – ok, há muitos e muitos anos atrás – eu conheci várias pessoas através de um chat, fiz amigos e depois fizemos uma turma que saia junto por um bom tempo. Então acho que é possível duas pessoas se conhecerem e se apaixonarem, já aconteceu também com alguns conhecidos. Porém é um pouco perigoso, você confiar em alguém só pelo que ela escreve, e, acho também estranho alguém se apaixonar pela chata da Emmi. :15

[A Guerra dos Tronos] Martin nos apresenta nas Crônicas de Gelo e Fogo o mundo de Westeros, uma terra onde a magia e o poder se misturam em uma batalha pelo Trono dos Sete Reinos. Das famílias de Westeros, qual você prestaria juramento e por quê?

Nossa, você acabou comigo agora. Eu já torci por tantos personagens durante a leitura, no final de A Tormenta de Espadas – o último da série que li até agora – mudei novamente de personagens preferidos. Meu primeiro pensamento é que prestaria juramento a casa Stark, por torcer tanto pelos filhos do Ned e por amar aqueles lobos gigantes. Mas confesso que um lado meu optaria pelos Lannister, pela inteligência de Tyrion e Jaime, acho que eles me garantem uma maior chance de sobrevivência.

[Destino] Cassia está prestes a descobrir com quem vai se casar, mas isso não depende dela, e sim da Sociedade que, além disso, irá decidir, onde ela vai trabalhar, o que ela deve vestir, ler e também quando ela deve morrer. Você acha que uma sociedade distópica, onde o governo tem o poder tão forte sobre as pessoas pode ser comparada com alguma sociedade atual?

Acredito que as sociedades distópicas criadas na literatura visam atingir o que os autores imaginam que será a nossa sociedade em um futuro não muito distante. Mas se paramos para pensar isso já acontece no mundo atual. Vejam Cuba, por exemplo, onde o cidadão não tem o direito de ir e vir entre outras coisas. Ou pensando em algo mais simples, vejam como algumas Igrejas usam da Bíblia para justificar a obediência total de seus fieis, criando regras rígidas e intolerantes.

[Numbers] Quando Jem conhece uma pessoa, ele vê uma data, essa data que é a morte da pessoa. Isso torna a vida dela muito ruim, até conhecer outro estranho, porém ela vê numa fila várias pessoas com a mesma data, a data do dia. Você acha que o “poder” que Jem tem é uma maldição, ou em algumas circunstâncias ele pode ser a única salvação da pessoa?

Sim, eu acho que é dos piores poderes que eu já vi em um juvenil do estilo. Não ajuda em nada a pobre coitada, e ela ainda fica com medo de se aproximar das pessoas, ninguém quer saber o dia da morte de um amigo, um familiar ou um namorado. A moça fica isolada e sofre muito com isso. E, bom, quem leu o livro sabe <spolier>que não serve como salvação de nada, ela nunca conseguiu impedir nenhuma morte</spoiler>. E eu já li o segundo livro também e, bem, ainda é o pior poder que já vi em um livro.

[O Guia do Mochileiro das Galáxias] Arthur Dent escapa por um tris da destruição da Terra e embarca em uma viagem pelo Universo e descobrir o verdadeiro sentido da vida. Qual a sua reação ao descobrir que não estamos sozinhos no Universo e o que você faria primeiro se pudesse viajar pelos planetas apresentados por Douglas Adams?

Sei que vai parecer estranho, mas eu acho mais fácil acreditar em vampiros e na leva sobrenatural toda do que em ET hehe. Não consigo nem imaginar a situação, inclusive desta série eu só li até hoje este primeiro livro e tem vários anos. Não lembro dos planetas que Douglas cita no primeiro livro, mas acho que se fosse para escolher eu iria para Saturno, tão bonitinhos aqueles anéis!

[Procura-se um Marido] As personagens de Procura-se um Marido são muito diferentes das mocinhas dos livros voltados para as mulheres. Elas são decididas, correm atrás do que querem, não tem medo da opinião alheia. Você acha que atualmente as mulheres tem corrido atrás do que querem, ou acha que elas ainda devem esperar pela iniciativa dos homens?

Eu não acho que a protagonista deste livro seja tão decidida assim, e sim muito mimada e acostumada a ter tudo o que precisar nas mãos; apesar disso adorei acompanhar a evolução da protagonista no decorrer do livro. Agora falando sobre as mulheres em geral, eu acho sim que este mito de depender do homem ou de esperar que ele tome sempre a iniciativa já era, e que muitas mulheres estão assumindo este papel. Por outro lado, acho que os relacionamentos em si vão ficando muito desvalorizados, começa muito fácil e termina mais fácil ainda… Confesso que em alguns momentos – bem poucos – tenho curiosidade de ter vivido em outra época, de usar espartilho e ficar em casa bordando ao invés de trabalhar fora, arrumar a casa, ficar linda e ainda rachar a conta hehe.




Sobre o autor do post:

Sou o Gustavo, um nerd assumido! Tenho 24 anos, formado em Sistemas de Informação, moro em Urussanga - SC, Capital do Bom Vinho e da Cultura Italiana. Quem me conhece sabe que eu estou sempre com um livro na mão, e já pensando o que vou ler na sequência. Curto muitas séries, baseadas ou não em livros, e também sou fissurado em filmes adaptados de livros... And may the odds be ever in your favor!
E-mail: gustavo.ronconis@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


3 Comentários em “Eu e Os Livros: Fernanda Assis”


#1 Nanda 04-05-2013 - 21:23 -
Google Chrome 26.0.1410.64 Windows 7

Ei Gustavo e Pri,

Adorei participar da coluna, obrigada!
Citei ela hoje lá no Viaje comigo ^^
Achei as perguntas tão diferentes, muito legal. :)
bjs

[Responder]

gustavo responde:

Google Chrome 26.0.1410.64 Windows 7

Olá Nanda :D

Foi um prazer fazer a coluna com você! Apesar das trolladas do Skoob hehee.

Vou curtir lá no seu blog sim.

Beijos

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Sumaya Lira Hermann 07-05-2013 - 16:14 -
Google Chrome 26.0.1410.64 Windows 7

Adoro o blog da Nanda e eu acredito que o trabalho dela é o melhor desse universo. Até eu queria passar o dia numa biblioteca…Não sei se trabalharia. Devia ter seguido meu teste vocacional e feito biblioteconomia.

[Responder]

Você já comentou 25 vezes.