literatura-e-bla-bla-bla category image
A Maldade está nos olhos de quem lê?
Wednesday 05/09/2012 às 07:01 2086 Views Arquivado em: Literatura e Blá Blá Blá

Pois é, “50 Tons de Cinza” vendeu centenas de milhares de livros em menos de um mês no Brasil, segundo a editora. E depois de resultados tão expressivos, é de nos perguntarmos: o que afinal o público está procurando?

Bom, anjos e vampiros parece que não é mais. Com 25 milhões de leitores em todo o mundo, a trilogia de E. L. James foi originalmente lançada por uma obscura editora australiana em e-book, mas foi descoberta pelo grande mercado depois. E deu no que deu. Como não li “Crepúsculo” – mas me parece que “50 tons de cinza” nasceu de uma fanfic dos vampiros cintilantes de Meyer – nem o próprio livro, fica difícil eu comentar da obra em si. Mas dá pra conversarmos de outra coisa: a sacanagem que rola no livro.

Ora, praticamente todo mundo gosta de sexo – do contrário, não seríamos 7 bilhões de seres humanos no planeta – e de tempos em tempos, a literatura é sacudida por um fenômeno erótico. Grandes clássicos da literatura têm cargas altas de erotismo, e servem de referência pra muita coisa até hoje. Não acho que “50 tons de cinza” vá ser um “Lolita” dos nossos tempos, não mesmo. Vivemos anos onde o sexo é mais acessível ao vivo e em várias mídias e portanto, mais banal do que nunca. Então fica complicado nascer um Nelson Rodrigues entre nós. Mas a questão da literatura despertar tanto interesse quando mete erotismo no meio, é sim algo relevante. Em especial, dentro dessa sociedade, como eu disse, já tão erotizada. É bom lembrar, livro não tem censura. Qualquer moleque podia chegar numa livraria dez anos atrás e comprar “100 escovadas antes de ir para a cama“. Foi assim com “O doce veneno do escorpião” tempos depois e está sendo, com certeza, semelhante, com “50 tons de cinza“. Então, será que o legado dessas obras é atrair novos leitores para a ficção? Tem muita gente boa do mercado que acha que sim.

Acho que atrair novos leitores, nesse caso específico, é mero efeito colateral – e de eficácia duvidosa. A ideia, pelo menos por parte dos investidores, é vender, e vender muito. Marketing bem feito – e originalmente a coluna de hoje seria sobre isso, mas mudei por sugestão da Priscila – e uma obra que atiça os sentidos é receita quase infalível. Não soa tão nobre quanto divulgar John Green – também belamente lançado pela Intrínseca por aqui – mas tem lá seus méritos. Uma coisa, inegável, é que todo mundo gosta de cenas picantes, eu mesmo reparo isso nos meus livros, que têm sido, pelo menos até aqui, bastante comedidos no quesito. Embora esparsas e comportadas, as cenas mais quentes dos meus livros sempre agradam. E claro, há que tomar-se cuidado extra, afinal, livro não tem censura.

E assim vamos, nas ficções eróticas assim como nos demais romances, vivendo no conforto e segurança dos livros, muitas das coisas que não podemos, não devemos, ou muitas vezes, nem queremos viver na vida real. Ou queremos?

Beijos e até a próxima!




Sobre o autor do post:

Enderson Rafael nasceu em Florianópolis, em 1980. Escreveu seu primeiro romance, aos 19 anos. Formou-se bacharel em Comunicação (Publicidade e Propaganda) pela ESPM-Rio, escola que em 2006 apoiou a publicação de seu segundo livro "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes". Neste meio tempo, escreveu dois roteiros de longa metragem para cinema, "Geribá" e "Mil Mares". Em 2010, lançou seu primeiro romance, "Todas as estrelas do céu" e agora trabalha como comissário de voo, profissão na qual já soma 5 mil horas de voo e que inspirou seu segundo romance, a ser lançado em 2012, "Três Céus" pela editora Gutenberg.
E-mail: endeblog@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


9 Comentários em “A Maldade está nos olhos de quem lê?”


#1 Maysa 05-09-2012 - 23:14 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

nunca vi tantas palavras bonitas(e dificeis) por aqui… desculpe meu vocabulário fraco! Mas realmente, livros com cenas eróticas já não são mais mais uma surpresa pra ninguém, claro que “50SOG” é coisa fraca, por que originalmente deve ter sido escrita com detalhes bem mais quentes do que a versão publicada. O que me faz questionar o novo “paladar” dos leitores é: até onde pode-se ir com livros eróticos? Vão criar uma regra: +18?
Vejo muito isso em Fanfics, pois quando as histórias contém conteúdos com cenas explicitas de sexo não é permitido a ausência do +18. Acho que seria necessário, pelo menos para as editoras, deixarem um aviso quanto ao conteúdo do livro! Mas as coisas ainda estão só começando!

[Responder]

Enderson Rafael responde:

Google Chrome 21.0.1180.89 Windows XP

Boa pergunta, Maysa, será que teremos livros tarja preta e vermelha mais pra frente? É de se pensar…

[Responder]

May responde:

Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

essa é a minha maior preocupação, já que uma criança de 12 (nem tão criança assim)pode muito bem comprar um livro com cenas explicitas de sexo! Ao mesmo tempo que um autor precisa cortar cenas por esses mesmo motivos.

[Responder]

Já comentou 89 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Thaís Aguiar 06-09-2012 - 13:49 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Sexo vende, e como vende.
Eu, particularmente, não vejo nada de especial nesse livro. Bom, se eu dissesse aqui que odeio ver cenas picantes nos livros, eu estaria mentindo, eu gosto, como a maioria das pessoas. Mas um livro SÓ de sexo?! Uma cena quente ali, outra lá, tudo bem, mas esse livro aí passou dos limites.
Quanto a questão de ser uma estratégia para atrair novos leitores, eu temo que seja verdade. E fico muito triste, eu não gostaria de ver minha irmã caçula se interessando por livros apenas depois de ler 50 Tons de Cinza.

[Responder]

Enderson Rafael responde:

Google Chrome 21.0.1180.89 Windows XP

Com certeza, não é num livro que eu as procuraria hahaha Mas pois é, talvez pelo advento da falta de censura, acabe sendo o que atrai primeiramente, e depois a pessoa pode sim acabar pegando o gosto pela literatura. Vai saber… Mas é um preço, senão alto, estranho a se pagar por mais leitores, né Thaís? bjo!

[Responder]

Você já comentou 8 vezes.

#3 Yara Prado 07-09-2012 - 09:35 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Nossa, que texto LINDO!!! Amei, de verdade!

Hum, eu tenho vontade de ler 50 tons de cinza… Não pela parte erótica, mas sim para saber um pouco mais sobre a história em si, já que toda resenha que eu leio do livro fica focando na parte erótica e não diz absolutamente nada sobre a história… Acabei concluindo que o foco do livro é o sexo, mas ele não deve ser SÓ isso, pelo amor de Deus! Deve ter alguma história, por mais que seja fraca ou sem graça, tem que ter história, e como ninguém me diz como ela realmente é, eu vou comprar o livro na primeira oportunidade…
Quando li a primeira resenha e fiquei sabendo mais ou menos do foco do livro, fiquei com um pouco de medo de ler, e falei para minha mãe, mas ela me disse que eu podia ler sim e me lembrou que quando eu tinha apenas 11 anos, minha tia (doida) me deu o livro ONZE MINUTOS, do Paulo Coelho… Eu, na inocência, li tudo e depois dei o livro, não queria que ele ficasse em casa de jeito nenhum…Foi ai que eu fi praticamente apresentada ao tema (de uma forma um pouco pesada, acredito)…
E agora, com 17 anos, minha mãe disse que não pode ser pior, e eu acabei concordando, mesmo sendo bem reservada com relação ao assunto…
E, como o marketing é de outro mundo, a curiosidade vai crescendo a cada segundo…rsrs
Bjs e parabéns pelo texto, ficou perfeito!

[Responder]

Enderson Rafael responde:

Google Chrome 21.0.1180.89 Windows XP

hahaha já vi meninos de 8 anos pedindo pra mão comprar o “Todas as estrelas do céu” achando que era livro de Astronomia! Bom, mal não de fazer, e se fizer, é só virar a página;-) beijão Yara!

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Nossa, pensar que Todas as estrelas do céu é livro de astronomia é bem engraçado…rsrsrs
Mas dá para relevar por ser criança, né?rsrsrs

Verdade, se fizer mal é só virar a página, né? Acabei comprando meu 50 tons de cinza essa semana, só falta chegar… Uma amiga leu e disse que é bom, e estou ansiosa para finalmente descobrir qual a história do livro…rsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Ariane 10-09-2012 - 08:33 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Parabéns pelo post!!!
Semana passada fui na Livraria Cultura o tempo que fiquei lá vi umas 4 pessoas comprando 50 tons de cinza… estou ficando curiosa pra ler essa triologia ehehehee realmente o Marketing está bem feito.

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!