literatura-e-bla-bla-bla category image
Impresso X Digital
Wednesday 02/05/2012 às 09:04 1343 Views Arquivado em: Literatura e Blá Blá Blá

O amigo que levamos para cama durante anos estará com seus dias contados?

“Na era da comunicação eletrônica o livro não morrerá, mas sua alma se libertará do seu corpo”.
(MACLUHAN, 1977)

Oi pessoal, voltei para levanter com vocês um debate que vem causando muito burburinho no meio editorial: o livro eletrônico. Sabemos que o acesso à informação e a tecnologia são alguns privilégios que a humanidade já conquistou. Por meio delas, as pessoas agora têm acesso a informações que podem transformar e agilizar suas vidas. E neste contexto, como não poderia deixar de ser, gerou-se uma discussão acerca da evolução das bibliotecas eletrônicas. Temos assistido de camarote à evolução dos suportes de informação, partindo do papiro até o livro eletrônico (e-book). Em nosso bate papo de hoje, enfocaremos a polêmica da questão do livro impresso versus o livro digital.

Para Juliano Niederauer, autor de livros para desenvolvimento de websites, a tendência é que essa transição do hábito da leitura do livro impresso para o livro digital seja gradativa, aproximando-se definitivamente de seu fim quando se extinguirem as gerações que foram alfabetizadas com o uso de meios impressos, daqui a muitas décadas. Porém eu não acredito que os livros, no futuro, sejam apenas eletrônicos. Afinal, levar um livro para a cama é muito mais confortável do que levar um computador ou seus similares. Existe o cheiro, o calor da folha, o tranquilizador ato de virar a página, dobrar, manusear… No entanto ler um e-book, por ser uma novidade, de fato faz com que algumas pessoas achem mais atraente essa nova forma de interagir, que tem também como vantagem o tamanho e o peso em comparação com o livro impresso. Outra vantagem desse tipo de livro é a venda sobre demanda, que, se adotada como única fonte de venda, evitaria um quantidade absurda de livros que ficam encalhados em nossos estoques todos os anos. Além, de claro, o preço, já que os livros eletrônicos são bem mais baratos que os impressos. Porém, as vantagens e desvantagens são infinitas. Para nós autores, por exemplo, em um ambiente cibernético, nem sempre a questão dos direitos autorais é respeitada, uma vez que, estando os livros em formato digital, torna-se fácil copiá-los e passá-los adiante. Em vez de receber direitos autorais pelas obras vendidas, o autor assistiria à reprodução e disseminação de suas obras pela Internet, sem receber nada por isso, correndo risco à falsificação, como acontece frequentemente com seriados e filmes.

A verdade é que só poderemos fazer um balanço correto e melhor dimensionado sobre a permanência do e-book com o passar dos anos, na medida em que houver uma maior democratização e barateamento do acesso às novas tecnologias, bem como o sucesso ou fracasso de tantas invenções e atualizações ligadas ao meio eletrônico.

Eu, no entanto, em minha humilde opinião, sustento que uma mídia que surge não necessariamente acaba com outra já existente, mas sim a complementa. E você, o que acha dessa polêmica? Você já têm o hábito de ler livros digitais? Acha que substitui bem o livro impresso? Deixe sua opinião. Até a próxima pessoal.




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


17 Comentários em “Impresso X Digital”


#1 Taise 02-05-2012 - 10:20 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Acho muito legal o livro digital,facilita a quem prefere ficar em casa a ter que ir em alguma biblioteca.

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Mac OS X 10.6.8

Com certeza, mas para mim nada substitui o cheirinho do livro hehe obrigada por participar.

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#2 Enderson Rafael 02-05-2012 - 12:25 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows XP

Oi, Lycia! Olha, eu já leio metade dos meus livros atualmente em formato digital (tenho um kindle, que pra mim é o melhor leitor eletrônico pela tecnologia que usa da matriz de tinta eletrônica – semelhante a uma calculadora, que não emite luz e portanto, não cansa a vista). Aqui no Brasil a coisa ainda vai devagar, pois o ebook é caro, e ereader mto caro. Mas nos EUA, por exemplo, os ereaders são mto comuns entre todos os tipos de leitores, inclusive idosos. Concordo com o autor que vc citou: à medida que as gerações alfabetizadas pelo livro impresso sumirem, os livros impressos sumirão tb. Claro que sempre haverão bibliotecas e museus, mas na vida prática, dentro de cem anos, acho bastante plausível que os livros sejam todos eletrônicos. Não viveremos pra ver isso tudo, mas tomara que vivamos o suficiente pra ver a tecnologia e a política de direitos autorais acompanharem essa mudança, senão, com nosso já parco dinheirinho se esvaindo em pirataria ou coisa parecida, quem vai morrer antes do livro impresso será a própria literatura. Beijo enorme!

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Mac OS X 10.6.8

Oi Ende, sempre bom te ver por aqui. É verdade o que vc disse, não será ruim se as futuras gerações se adaptarem aos livros eletrônicos, desde que continuemos recebendo os direitos autorais sobre nossas obras. Quer dizer, nós não, os nossos netos rsrsrrs bjs

[Responder]

Você já comentou 40 vezes.

#3 Filipe Machado 02-05-2012 - 14:03 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

“O amigo que levamos para cama durante anos estará com seus dias contados?” Humpf! Absolutamente que não. Quem achar que sim, não conte comigo.
Amo computadores, tecnologia, informática, códigos, celulares, sistemas operacionais e internet. Podemos dizer que sou meio geek. Mas se existe algo que eu não abro mão, é de um livro impresso. Existe todo o prazer e a magia… E estes não se acabarão, pode crer. Eu trocaria um iPad ou um Kindle, por uma coleção de livros impressos que valessem o mesmo preço. De verdade. Não há coisa melhor do que sentar numa poltrona confortável, ou deitar na cama/rede e começar a manusear páginas e sonhar em meio àquela história impressa no papel. Não cansa a vista, não enjoa de ficar apertando botões, etc.
A minha opinião irrevogável é que os e-books não vão substituir os nossos maravilhosos livros de papel :03

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Mac OS X 10.6.8

UHUL! Amém para tudo que vc disse. Pelo menos comigo não rola. Livro Impresso, que me perdoem as árvores, continuarão para sempre na minha estante. bjs

[Responder]

Filipe Machado responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Podem até me chamar pra reciclar papel, pra plantar mais árvores… mas não vou abrir mão dos meus livrinhos impressos :04

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Eduardo 02-05-2012 - 14:54 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Diferente da evolução do VHS para o DVD e, posteriormente, para o Blu-ray, não vejo o ebook como uma evolução do livro impresso, mas apenas uma outra forma para leitura.
Atualmente todos os livros já existem eletronicamente, apenas alguns são vendidos como tal e outros apenas disponibilizados no papel.
Particularmente não abro mão do impresso, sou fissurado por papel desde muito pequeno e escolhi trabalhar na área gráfica por paixão. Já tive um Kindle nas mãos e gostei bastante da tecnologia, pois não cansa os olhos. Talvez compre um no fim do ano, após a chegada da Amazon em nosso país.
Mas nada substitui o prazer de escolher um livro nas prateleiras de uma livraria ou um sebo. É uma sensação indesctritível ter nas mãos um objeto que pode trazer a história que pode mudar sua vida para sempre. Não daria esse gostinho a alguns bytes.

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#5 Yara Prado 02-05-2012 - 16:37 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Ai, me dá até um aperto no coração IMAGINAR que o livro impresso pode acabar sendo substituído assim…
Credo.
Já li alguns livros pelo PC, mas detesto.
É tudo muito superficial, não tem aquela mágica de tocar as páginas, sentir o cheirinho bom de livro novo (ou velho, tmabém…. hehe), sentir a textura da capa, sei lá. É muito estranho, não gosto nem um pouquinho…
É mais pratico para levar para todos os lados? Sim, mas isso não quer dizer que é melhor…rsrs Prefiro andar com a mochila pesando 5kg (e isso acontece) do que andar com um livro em PDF…rsrs
Minha mochila é enorme pelos livros da escola, mas sempre dou um jeitinho de enfiar outro no meio, para ler em qualquer oportunidade…rsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Amanda Faustino 02-05-2012 - 21:08 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows Vista

Eu li alguns contos e um ou dois livros pelo computador… Porque não tenho outro mecanismo para ler livros digitais. Mas não tenho muita vontade. Adoro os meus lindos livros impressos e nunca vou substituí-los. Um dia quem sabe eu começe a ler os livros digitais, mas nunca vou esquecer os impressos.

Beijos,
Mandi – Book and Cupcake.

[Responder]

Já comentou 120 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Malu 03-05-2012 - 13:28 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows XP

Olá pessoal,

Qria deixar aqui minha opinião pois, além de ser viciada em livros, desde pequena sonhava em ter minha própria biblioteca particular. Ainda tenho esse sonho, mas me rendi aos livros digitais por uma simples razão: falta de espaço. Mesmo relendo muitos dos livros que já tinha na minha estante, me vi parando de comprar livros por falta de espaço para armazená-los, comprei um kindle e não me arrependo. Além de portátil é mais barato que comprar um livro impresso. Claro que nada substitui o cheiro de livro novo. Não vou parar de comprar livros. Mas vou comprar em papel apenas os mais especiais, e com os livros digitais, vou acabar lendo mais ainda!
Bjas

[Responder]

Anelise responde:

Google Chrome 15.0.874.54 Windows XP

Oi Malu! Você aconselha comprar um Kindle? Estou querendo um faz tempo… Você comprou por onde? Ah, e você baixa os e-books de graça ou você paga por eles? Desculpa te encher de perguntas, hahahaha. :37

[Responder]

Malu responde:

Google Chrome 18.0.1025.168 Windows XP

Olá Anelise,
Sim claro que aconselho, pedi a uma amiga trazer um de Londres, mas ele está custando 99 dólares no site da Amazon (e ainda tem uma versão mais barata). Mesmo com todos os impostos do mundo vc não pagaria o que cobram por ele aqui no Brasil. Os e-books eu compro nos ite da Amazon, Precisa ter cartão internacional mas são mais baratos que as versões impressas. A sim, e a Amazon virá para o Brasil ainda esse ano segundo que está rolando por ai então acho que tudo ficará ainda mais acessível. Já há uma versão em português para o Kindle, mas custa o olho da cara. Não vale a pena mesmooo. Espero ter ajudado. Não se acanhe de perguntar. heuhuehuheueh

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#8 Anelise 04-05-2012 - 03:08 -
Google Chrome 15.0.874.54 Windows XP

Oi gente! Bom vamos lá… Eu acho que o livro impresso é insubstituível. Acredito que todos aqui, como bons bookaholics, apreciam o cheirinho do livro novo, ou terminar de lê-lo e ficar folheando, ou aquela diagramação perfeita… Ah, incomparável, né? Mas os e-books também tem as suas vantagens. Eu já li vários! (E pra quem possui o kindle, melhor ainda!)
Por exemplo, já viram o terceiro livro de A Guerra dos Tronos? IMPOSSÍVEL levar na bolsa. O único jeito que eu leria seria por e-book. Aí já é um ponto positivo, né? Fora a ótima vantagem de não pagar nada…
Enfim, os dois são bons! :)

[Responder]

Já comentou 76 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Fernanda Rocha 05-05-2012 - 16:10 -
Mozilla Firefox 12.0 Windows 7

Eu por mais que trabalhe na área de tecnologia e afins…para mim nada substitui o livro impresso…não consigo me acostumar com livro digital.

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Camila Bezerra 08-05-2012 - 11:14 -
Mozilla Firefox 4.0 Windows 7

O tema foi muito bem colocado. O e-book é de fato um facilitador, mas o prazer de manusear um livro, não tem preço.
Muito bom o post, parabéns!

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#11 Tatiana Leite 13-05-2012 - 12:54 -
Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Oi, Lycia! :29 Adorei o tema dessa coluna! Eu compartilho a sua opinião de que os livros físicos não acabarão, mas confesso que o estou vendo é que muita gente está trocando o livro físico pelo digital.
Claro que, em primeiro lugar, sou favorável a todos terem o hábito da leitura, mas a vida ficaria triste demais se os livros físicos acabassem, né? Até mesmo quem não gosta de ler consegue ver utilidade neles – para a decoração! Nada substitui o cheirinho de livro novo (e velho!) e o conforto que ele trás quando nos transporta a um lugar desconhecido! Um livro físico parece materializar as nossas viagens literárias, nos faz ter a certeza de que parte daquilo que estamos imaginando é real por algum tempo – coisa que o e-book não consegue fazer. Não sei se todos têm a mesma mania que eu, mas quando eu estou lendo um livro e paro pra pensar sobre o que está acontecendo, fico sempre olhando para a capa dele e mergulhando num mundo de devaneios que deixam a minha leitura ainda mais prazerosa.
Se formos pensar no lado mais prático da leitura e comprarmos o peso de um livro da Marian keyes, por exemplo, com o peso de um tablet, ler pelo tablet é muito mais fácil, né? :31 Mas isso torna a leitura melhor? Não! Vamos ler do mesmo jeito e nada substituirá a sensação de uma viagem que acaba, mas ainda assim sou muito mais o time dos livros físicos que os digitais!

Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!