literatura-e-bla-bla-bla category image
O Lado Bom do Cinema
Wednesday 06/02/2013 às 09:19 932 Views Arquivado em: Literatura e Blá Blá Blá

literaturablablalba

Primeira quarta-feira de fevereiro e cá estou eu pra conversar com vocês sobre Literatura e Blá Blá Blá, hoje bem mais blá blá blá. Mas com um quê de literatura.

O_LADO_BOM_DA_VIDA_1357576650PPois então, eu vi, finalmente, “Silver Linings Playbook“, que no Brasil estreou essa semana com o título “O lado bom da vida“. Bom, o filme é baseado num livro – escrito em primeira pessoa, mas para nossa alegria – lembrei do vídeo famoso, sorry – o filme funcionou muito bem em terceira. Não li o livro de Matthew Quick, mas vi o filme de David O. Russell e portanto, é dele que posso dizer algo.

Quando eu fazia faculdade, tive o privilégio de frequentar por anos o circuito alternativo de cinema do Rio de Janeiro, e cinema alternativo é como vinho bom. Uma vez que você acostuma com ele, fica difícil tomar vinho suave de novo. Como, infelizmente, minha rotina em São Paulo não me permitia, acabei deixando de descobrir as pérolas do cinema argentino ou francês, e hoje em dia só respingam em mim filmes que chegam a fazer algum sucesso, como é o caso de “Silver Linings Playbook“. E mais uma vez, temos um filme com atores conhecidos do grande público num filme americano que nada tem a ver com filme americano, ou pelo menos, com a ideia geral de filme americano exaustivamente explorada nos cinemas – e no caso do Brasil, excessivamente dublados.

O enredo, pra quem ainda não sabe, fala de um cara que surtou depois de pegar a mulher com outro e foi parar num hospital psiquiátrico. Ele volta pra casa dos pais e tenta reconstruir sua vida para, quem sabe, reconquistar a ex-mulher. Mas… e no mas está toda a graça, aparece essa garota no meio do caminho que vai mudar tudo. Ok, ok… parece formulinha, e é. Não tem muito mais o que inventar, pensem no tanto que já foi escrito e dito em séculos de cultura escrita. Mas o que muda é a forma, os detalhes, os diálogos. Caso contrário, nem Quick, nem eu, nem ninguém poderia continuar escrevendo. E foi assim, nos detalhes, que “Silver Linings Playbook” me ganhou. No ritmo, nos diálogos, e no caso específico do filme, nas primorosas interpretações de todos os atores sem exceção. Eu, que não conhecia o trabalho de Jennifer Lawrence – shame on me, não vi “The Hunger Games” – fiquei encantado. O Cooper se saiu muito bem, e De Niro, ah, De Niro, né… Fiquei um pouco assustado de ver Julia Stiles fazendo ponta no núcleo coadjuvante – na minha época de cinéfilo ela era protagonista – mas tudo bem, não dá pra ganhar todas.

Enfim, vale muito! Uma história romântica, mas construída com drama e humor na medida exata para prender o espectador do início ao fim. Amei! E leiam o livro, que deve ser melhor que o filme. Até mês que vem!




Sobre o autor do post:

Enderson Rafael nasceu em Florianópolis, em 1980. Escreveu seu primeiro romance, aos 19 anos. Formou-se bacharel em Comunicação (Publicidade e Propaganda) pela ESPM-Rio, escola que em 2006 apoiou a publicação de seu segundo livro "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes". Neste meio tempo, escreveu dois roteiros de longa metragem para cinema, "Geribá" e "Mil Mares". Em 2010, lançou seu primeiro romance, "Todas as estrelas do céu" e agora trabalha como comissário de voo, profissão na qual já soma 5 mil horas de voo e que inspirou seu segundo romance, a ser lançado em 2012, "Três Céus" pela editora Gutenberg.
E-mail: endeblog@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


3 Comentários em “O Lado Bom do Cinema”


#1 Thaila Gabriela 13-02-2013 - 10:02 -
Mozilla Firefox 18.0 Windows 7

Quando assisti a esse filme eu não sabia nada sobre ele, mas me encantei logo no começo. Amei o filme e os atores me ganharam também. Eu também não conhecia o trabalho da Jennifer Lawrence, pois não quis assistir Jogos Vorazes em meio a tanto burburinho. Porém depois que acabei de ver O lado bom da vida, amei tanto a interpretação da atriz que tive que ver Jogos Vorazes.
Agora eu quero ler O lado bom da vida.

Bjos.

[Responder]

Você já comentou 10 vezes.

#2 Luis Gustavo Salmazo 15-02-2013 - 11:08 -
Mozilla Firefox 17.0 Windows 7

Já li varias resenhas sobre essa história e estou louco para ler e ver o filme.
Parece aquelas histórias simples mas que cativa o publico.
Emfim quero ver logo pelo menos o filme, aposto que vou curti muito

[Responder]

Você já comentou 29 vezes.

#3 Ariane 15-02-2013 - 14:00 -
Google Chrome 24.0.1312.57 Windows 7

Querooo muito assistir o filme… mas só depois que ler o livro :15

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!