literatura-e-bla-bla-bla category image
O que move a sua leitura?
Wednesday 18/04/2012 às 10:22 929 Views Arquivado em: Literatura e Blá Blá Blá

Olá queridos! Fico muito contente de estar inaugurando essa coluna no Bookaholic. Neste espaço poderemos trocar ideias sobre um dos assuntos que mais interessa a nós, bookaholics: os livros!

Quero contar sempre com o apoio e participação de todas vocês nos nossos debates. E peço também que sintam-se a vontade para enviar sugestões de temas para mim através do email lyciabarros@gmail.com. Agora vamos ao que interessa…

O tema de hoje é: O que move a sua leitura?

Todas sabemos que, em sua maioria, as mulheres (porque os homens têm uma quedinha por livros mais técnicos, mas por favor, não se sintam excluídos desse debate) usam o hábito da leitura para se transportar para um mundo imaginário.

Talvez como uma forma de esquecer os problemas, viver novas aventuras, experimentar sentimentos desconhecidos… Percebo isso claramente através dos emails que recebo de leitoras apaixonadas pelos meus romances. Em como se emocionaram e curtiram a viagem em que eu as conduzi através das entrelinhas…

Porém, fico muito, mas muito mais feliz quando recebo um email que, em vez de demonstrar fascinação por um de meus personagens masculinos (que, modéstia a parte, são de tirar o fôlego mesmo hehe), demonstram que ficaram profundamente impactadas pela “mensagem” que foi transmitida. Aliás, esse sempre é um de meus objetivos nos livros: deixar alguma coisa boa para o leitor. Algo em que possa refletir e que vá transformá-lo positivamente de alguma maneira. Mas, por mais que deseje tapar o sol com a peneira, como autora, devo confessar que preciso elaborar muito bem os personagens e torná-los atrativos se quiser que os leitores leiam a mensagem do meu livro até o fim. (E confesso que uso de alguns “momentos calafrios” para isso *__*) Afinal, não é isso que também me seduz nos livros que gosto de ler?

Portanto, eis uma pergunta que me sobrevêm com frequência: Será que é só isso que os leitores vorazes procuram nos livros: Fortes emoções? Será que estamos buscamos sensações superficiais acima de conhecimento e elevação do nosso caráter? Eu me recuso a acreditar nessa prerrogativa. Creio que nós, mesmo quando lemos um romance aparentemente despretencioso, no fundo, queremos tirar alguma lição dele, alguma coisa boa da experiência das personagens.

Mas e vocês, o que acham sobre isso? Em geral, lêem somente para se divertir ou buscam uma leitura onde acreditem haver mais conteúdo? Conto com a resposta de todos vocês. Beijocas e até a próxima.




Sobre o autor do post:

Nascida em 8 de junho, carioca, Lycia Barros cursou Letras na UFRj e lançou seu primeiro romance em Outubro de 2010. Hoje, com cinco livros publicados, a autora, que vive com os filhos e o marido em sua cidade natal, se destaca com uma das grandes promessas da literatura nacional para os apaixonados por romance. Atualmente, Lycia também mantêm uma canal no youtube onde entrevista autores nacionais e dá dicas para novos escritores. Fora isso, viaja pelo Brasil dando palestras e inaugurou recentemente o ARTE LITERÁRIA, curso de escrita para aspirantes à sua carreira.
E-mail: lyciabarros@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


28 Comentários em “O que move a sua leitura?”


#1 Dhyan Shanasa 18-04-2012 - 10:26 -
Safari 534.55.3 Mac OS X 10.7.3

Leitura é esclarecimento.

[Responder]

Lycia Barros responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Uau! Começamos com um homem! Adorei…

[Responder]

Já comentou 74 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Juliana Fraga 18-04-2012 - 11:54 -
Mozilla Firefox 11.0 Windows XP

Ambos,pois eu procuro um livro que me divirta/distraia e ao mesmo tempo me passe uma “lição” atraves do conteudo que ele apresenta.

[Responder]

Lycia Barros responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Exatamente como eu. Obrigada por participar, Ju. bjs

[Responder]

Você já comentou 14 vezes.

#3 Dana 18-04-2012 - 12:32 -
Google Chrome 17.0.963.79 Windows 7

Oi, Lycia!
Primeiramente, que delícia ter seus textos por aqui. Amei!

Quanto ao assunto, o move meu desejo por ler é o hobby mesmo. É o que me leva a gastar (eu diria melhor: investir) boas horas do meu dia em leitura. Quando alguém conta quantos livros eu já li esse ano, recebo olhares tortos, caras esquisitas e uns queixos caídos, como quem diz: credo, vc não tem vida? ÓH, WAIT! Talvez até mais do que essas mesmas pessoas, pq não significa que eu não faça mais nada na vida, mas enqto elas sentam no sofá e ficam vendo TV eu me sento e leio, vou p cama e leio.

Sem querer fugir do tema, indo mais para a reflexão que vc colocou no final, eu AMO qdo além de me entreter um livro consegue me passar lições, cultura, qualquer aprendizado. Eu prefiro pensar que a lição tá sempre ali, mas só acha quem quer, que procura, ou tá preparado para ler aquilo, naquele momento.
Para mim, não existe nada mais genial do que um livro que te envolve de tal forma que vc aprende e absorve sem que ele diga: agora, tenha isso em mente, aprendam comigo, passo X, passo Y e outras técnicas.

Acho que é só. ^^

Beijos!

[Responder]

Lycia Barros responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Muito bem colocado, Dana. As pessoas que passam horas ociosamente na frente da Tv ou fazendo nada na internet são as primeiras a ficarem chocadas achando que lemos demais. Contudo, é somente uma administração diferente do tempo, concorda? Adorei vê-la por aqui. Bjkas

[Responder]

Já comentou 258 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Filipe Machado 18-04-2012 - 13:07 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Eu tenho a leitura como divertimento. Mas não consigo ler só por ler, e me divertir, e achar legal. Já tentei, mas não dá. Por mais que seja uma leitura rápida, eu sempre procuro enxergar o que há por trás do que estou lendo. É por isso que livros são melhor do que filmes. Não é algo que a gente só vê. Se estivermos envolvidos com a história, é algo que a gente sente, e muitas vezes entende.
Eu observo cada vírgula, cada pontuação, pois é aí que identificamos o que o autor está sentindo ao escrever aquilo. Acho que até pelo fato de eu observar tanto, é que eu acho tanto erro de impressão nos livros, haha :20

[Responder]

Lycia Barros responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Rapaz, concordo com tudo que vc disse em número, gênero e grau. Não tem como sentir exatamente o que o autor quis passar assistindo à um filme. Já na leitura, compreendemos tudo com muito mais clareza. E acho que vc acertou em outra questão: muitas vezes a mensagem está ali, mas nem todos conseguem alcançar. Adorei suas colocações. Seja sempre bem vindo. bjs

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Kyanja Lee 18-04-2012 - 14:47 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Gosto de me identificar com os personagens, mas adoro textos bem escritos, em que sinto não apenas domínio narrativo por parte do autor, mas que este sabe trabalhar com a textura do texto, sabe me conduzir pelo universo das ideias. Um texto bem elaborado, com palavras bem escolhidas e encadeamento perfeito, sempre me faz suscitar aquela “inveja boa” de: “Ah, adoraria ter escrito isso!”

[Responder]

Lycia Barros responde:

Google Chrome 18.0.1025.151 Windows 7

Com certeza um texto bem escrito faz toda diferença na hora de degustar uma cena. Ainda mais se vc já é um leitor assíduo, portanto, mais exigente. Obrigada por participar Kyanja.

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#6 Fernanda Rocha 18-04-2012 - 23:25 -
Mozilla Firefox 11.0 Windows 7

O que me move é descansar a mente, sair do mundo cheio de correria, de extress e mergulhar num mundo paralelo onde a fantasia nos atinge quase como se fosse realidade…

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.163 Mac OS X 10.6.8

Pois é Fernandinha, e, na minha opnião, é uma forma de esquecer a correria do dia a dia muito melhor do que televisão, por exemplo. Eu verdadeiramente me transporto para outro mundo quando leio também. Obrigada por participar. bjs

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Yara Prado 19-04-2012 - 08:22 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Ah, que lindo, lindo, lindo!
Adorei a novidade! Muito legal mesmo!
Mas, enfim, vamos lá… Eu leio para me distrair dos meus problemas, para conhecer histórias novas, personagens novos, mundos diferentes… Mas sempre acabo “pegando” alguma coisinha de qualquer livro… Seja uma frase que fica na minha cabeça por muito tempo e não esqueço nunca (Como e o caso da frase: A verdade só tem significado quando é dificl de ser admitida, de A Ultima Musica) e acabou usando como um principio meu ou alguma caracteristica de algum personagem, que acho marcante… E claro, tem a questão do final da história, né? Na maioria das vezes os finais nos mostram alguma coisa, alguma lição..
Enfim, acho que é isso…rsrsrs
Bjs, adorei mesmo!

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.163 Mac OS X 10.6.8

Puxa Yara, realmente é como eu sempre digo: se você conseguir absorver qualquer coisa da leitura que some de alguma forma para a sua vida (nem que seja para trazer bom humor num momento de crise) a leitura já terá valido a pena. Mas é melhor ainda quando a leitura nos marca. Obrigada por passar por aqui. Bjkas

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Sim, foi isso que eu quis dizer, mas não tenho a maestria de uma autora dentro de mim, para poder traduzir tudo bonitinho assim…rsrs Ainda sou meio perdida com as palavras…rsrs
Tem livros que eu leio e adoro, e tem aqueles que marcam mesmo… No meu caso, tem um monte, porque cada um me marcou de uma maneira diferente. A ultima musica, Soul love, Questões do coração, Lua nova, O passaro, Nas trevas e na luz II, A cidade do sol e O caçador de pipas são os que mais me marcaram, mas claro que tem muitos outros…
Ah, sempre passo por aqui. *-*
Costumo ler os post pelo celular e depois correr no PC para comentar…rsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Priscila 19-04-2012 - 09:28 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Eu sou a típica leitora que podemos chamar de “chata” ou pelo menos de extremamente exigente rss… Não consigo admitir a hipótese de um livro simplesmente passar pela minha vida e ao termina-lo não ter ganhado nada com a leitura. É claro que queremos nos divertir e buscamos nos livros uma forma de entretenimento, mas eu acho que se não existe uma conexão entre o leitor e os personagens ou até mesmo com a trama, aquele livro pra mim passou em branco e está condenado a ficar esquecido em algum canto da estante. O que motiva minha leitura é quando o autor consegue mexer com meus sentimentos, me faz refletir, me joga pra dentro da história e me coloca como parte dela. Cada personagem se torna um amigo intimo e eu vivo aquela realidade junto com ele, alias, a capacidade de fazer isso que difere os bons dos maus autores… Ly, acho que nem preciso falar como estou feliz com sua participação aqui no Bookaholic, por vc ter aceitado nosso convite em fazer parte da equipe do blog mais fofinho do Brasil :16 Seja muito bem-vinda queirida! Um beijo! :07

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.163 Mac OS X 10.6.8

Minha flor, eu é que me sinto muito honrada com esse convite. São poucos os blogs que ganharam meu respeito por serem sérios e inovadores, por isso aceitei seu convite. E obrigada pela sua participação nesse post, sou uma leitora que pensa idêntico à você. Bjão.

[Responder]

Administradora do blog.

#9 Geisa 19-04-2012 - 17:44 -
Google Chrome 14.0.794.0 Windows 7

Leio por diversão e também por aprendizado; agora, os livros que me marcam pra valer são aqueles em que eu posso sentir que houve uma evolução, uma transformação, dos personagens. Acho que os personagens são 70% de um livro. Se os personagens forem carismáticos, você até perdoa algumas escorregadas na história, mas se não dô a mínima pra eles, não tem narrativa que dê jeito.

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.163 Mac OS X 10.6.8

Sem dúvida um personagem carismático é tudo num livro. Sem ele a leitura perde o gosto. Sou uma pessoa difícil de ser cativada por um protagonista, mas quando sou, me entrego totalmente à história. Obrigada por participar Geisa.Bjs.

[Responder]

Você já comentou 7 vezes.

#10 Amy 20-04-2012 - 00:59 -
Google Chrome 16.0.912.77 Windows 7

A leitura é um hobby que com o tempo vai se tornando um costume. Eu leio todos os dias e me encanto bastante com o que leio. ‘-‘ continua sendo um prazer.
beijos

Amy – Macchiato

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.163 Mac OS X 10.6.8

Oi Amy, fico feliz de ver que cada vez mais as pessoas estão incorporando o hábito da leitura no seu dia a dia. Uma vez descoberto o prazer de ler, dificilmente conseguimos abandoná-lo. Obrigada por participar. Bjkas.

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.

#11 Enderson Rafael 20-04-2012 - 17:18 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows XP

1,2,3 testando…

[Responder]

Enderson Rafael responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows XP

Funcionou! Então, eu gosto mesmo de ler mais não-ficção, mas o que mais me motiva a escrever ficção é convidar as pessoas a refletirem sobre certas situações, certos caminhos, certas possibilidades, às quais elas podem ou não virem a se expôr na vida. Bjo!

[Responder]

Lycia responde:

Google Chrome 18.0.1025.163 Mac OS X 10.6.8

Oi Ende, que bom vê-lo por aqui. Bem, eu acho que leio um pouco dos dois sabe, ficção e não ficção. Mas a minha motivação para escrita também é a mesma que a sua: levar as pessoas a refletirem sobre diversas situações cotidianas. Um grande beijo e aguardo pela seu próximo post. Bjs

[Responder]

Você já comentou 40 vezes.

#12 Joice A. Tiegs Lourenço 21-04-2012 - 11:38 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows XP

Olá Lycia!

Amo ler romances daqueles que faz a gente sentir como se estivesse na pele, mas também gosto muitos quando isso é completado com um aprendizado maior, então fica perfeito.

Um exemplo de livro que li e sinceramente me apaixonei e me marcou foi “Caminhando nas chamas”. Digamos que não seria um livro que eu iria comprar, mas por indicações acabei lendo e entrei no mundo da Jesse. Uma mulher forte, confiante em Deus, que passou por muitas coisas ruins mas sempre, sempre confiante em Deus. Nossa, só lendo para saber a sensação que ficamos tamanha a força dessa mulher. Sem contar o quando eu aprendi sobre a cultura dos índios Lakotas. Sério, me fascinei com o mundo deles.
Lembro que quando terminei de ler eu fiquei dias pensativa, como se estivesse lendo, ou vendo a história.

Te recomendo esse livro, caso não tenha lida. Muito bom mesmo.

Bjos
Joice

[Responder]

lycia responde:

Safari 533.21.1 Mac OS X 10.6.8

Nossa, amei a dica de livro. Faz tempo que não leio um livro assim sabe, que me emociona por dias e dias após lê-lo. Com certeza irei procurar esse. Bjão queridona.

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#13 Tatiana Leite 22-04-2012 - 19:27 -
Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Antes de mais nada: BEM-VINDA À EQUIPE, LYCIA! :29 Eu fiquei muuuito feliz quando a Pri nos contou sobre a novidade! Muito sucesso pra você, hoje e sempre!
Mas vamos ao assunto, né? :31 A leitura é e sempre foi uma parte muito importante da minha vida, estivesse ela uma bagunça ou não. Ler foi algo que já aprendi meio velha, se comparar com outras crianças que conheci (comecei só com 6 anos de idade), mas que desde o início era um fascínio pra mim – apesar de eu sempre gostar mais das partes que eu tinha que formar palavras com umas plaquetas, mas eu era pequena… :16 Enfim, eu me lembro que o primeiro livro que ganhei em um aniversário foi Vamos Salvar as Baleias!, do Thomas Brezina (se eu não me engano), e achei que aquele era um dos presentes mais legais de todos os tempos! Eu planejava ganhar um livro em todos os meus aniversários! :02
Uma das coisas que sempre me impulsionou a procurar novos livros era o fato de me imaginar na vida dos outros e de pensar se eu agiria ou não como os personagens. Minha vida nunca foi tãão agitada, mas não fiz da leitura como uam segunda-vida. Eu simplesmente gosto de imaginar coisas, de viajar nos meus pensamentos e de me divertir com meus devaneios. E os livros, além de me proporcionarem isso, ainda me ensinam muitas coisas!
Fico super chateada quando ouço alguém dizer que literatura tem que ser “culta”, que só os clássicos que prestam e mais aquele monte de abobrinhas que já estamos acostumadas a ouvir, porque apesar dos clássicos estarem nessa posição por moverem diversas gerações e por serem, de alguma forma, atemporais, livros contemporâneos de literatura despretensiosa também movem as pessoas! Quantas vezes nos emocionamos com dramas, nos perguntamos se aquelas atitudes são as melhores a tomar ou o que faríamos no lugar de algum personagem? Um livro pode até não mover toda uma comunidade, mas se move você e aquilo em que acredita, ele já é suficientemente bom. O autor conseguiu alcançar o objetivo dele de mudar uma perspectiva (ou reafirmar a que já tínhamos) e nós conseguimos crescer um pouco.
Ler é uma forma de aprendizado tão singela e tão poderosa, ao mesmo tempo, que simplesmente não consigo me imaginar sem meus livrinhos! Minha estante é a estrela do meu quarto e meu orgulho! E todos os livros que estão nela me fizeram crescer de alguma forma, me divertiram e fizeram de mim uma pessoa muito mais feliz!

Adorei sua estréia, Lycia! Que venham mais colunas assim! :18
Mil beijos!

[Responder]

Lycia Barros responde:

Google Chrome 18.0.1025.162 Windows 7

Nossa Tati, vou te convidar para escrever a próxima coluna. Seu post arrasou! hehe Adorei conhecer o seu ponto de vista e sua trajetória como leitora. E o importante não foi a idade em que você começou a ler, e sim a decisão de não mais parar. Obrigada por participar. Beijocas.

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!