livros-em-cartaz category image
Livros em Cartaz #8 : O Doador de Memórias
Friday 17/10/2014 às 12:30 1166 Views Arquivado em: Livros em Cartaz

E ai, bookaholics? No LEC de hoje vou falar um pouco da distopia que me impressionou muito mais que eu imaginava.

Livro

o-doador(1)Título:O Doador (The Giver)
Editora: Sextante
Número de páginas: 192 páginas
Ano de lançamento: 2009
Autora: Lois Lowry
Skoob

Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora – o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Filme

The-Giver-Official-Poster-Banner-PROMO-XXLG-21JULHO2014
O Doador de Memórias (The Giver)
Diretor: Phillip Noyce
Ano: 2014
Elenco: Brenton Thwaites, Jeff Bridges, Meryl Streep.

Fui ver O Doador de Memórias na maior ingenuidade achando que seria um filme legalzinho e nada mais que isso. Mas, eu não esperava uma história tão focada na humanidade e no fato de que são as coisas ruins da vida que nos fazem quem somos e de que algo assim, por mais ruim que seja, não deveria ser tirado de nossas vidas, seria algo tão importante para a trama. É interessante ver uma distopia que seja levada mais para a reflexão da humanidade e menos para a coisa toda de rebelião, guerra, etc.
E o curioso disso tudo é que eu não tinha me interessado tanto em ler o livro (ou pelo menos não tinha colocado ele no topo da minha wishlist) até eu vir fazer esse post. Não sei o que deu na minha cabeça que me fez imaginar que seria somente aquele filme e que só existia um livro (mesmo com o final aberto) e eu só fui descobrir que era uma série de quatro livros quando eu fui procurar informações para esse post. E agora eu estou curioso. Curioso para que tipo de história que vai render mais três livros. Se tornou meu filme distópico favorito e eu preciso muito que os outros três livros sejam lançados aqui no Brasil. *-*

Trailer

Curiosidades:

>> O Livro foi lançado no Brasil como nome de O Doador e com o lançamento do filme a editora lançou uma edição com a capa do poster do filme mudando o título para O Doador de Memórias.
>> O livro faz parte de uma série de quatro livros chamada Quarteto O Doador (The Giver Quartet), porém apenas o primeiro livro foi lançado no Brasil.
>> O livro foi publicado originalmente em 1993.
>> Jeff Bridges vem tentando fazer com que esse filme acontecesse há mais de 20 anos e chegou a dirigir uma versão caseira com a própria família.
>> No livro os personagens principais tem 12 anos e não 16 como no filme.




Sobre o autor do post:

Tem 20 anos, mora em Uberlândia - MG, não vê a hora de estar formado e sair por ai dizendo que é um engenheiro e construindo pontes. Escreve por paixão, mas ser publicado seria uma incrível consequência disso. Quase não tem vida social, tudo culpa das séries, livros e filmes que insiste em acompanhar, mesmo não tendo tanto tempo para isso. Adora passar vergonha em público e já aprendeu que sempre vai ser mais desastrado do que pensava. Ele também sempre fica perdido quando tem que escrever uma Bio.
E-mail: dudusferreira@hotmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


2 Comentários em “Livros em Cartaz #8 : O Doador de Memórias”


#1 Laplace Cavalcanti 20-10-2014 - 22:45 -
Mozilla Firefox 33.0 Windows 7

Eu não sabia dessas curiosidades. Esse livro já está na minha estante do Skoob, quero muito lê-lo. E, apesar disso, só hoje – nessa postagem – foi que vi o trailer do filme pela primeira vez.

Autor de Mestre de Marionetes
http://www.laplacecavalcanti.com

[Responder]

Eduardo responde:

Google Chrome 38.0.2125.104 Windows NT

Eu fiquei muito impressionado que o Jeff Bridges tá tentando fazer o filme há 20 anos! Acho muito interessante que um ator goste tanto de uma história a ponto de fazer de tudo para ela ser adaptada. A história é incrível! Vale muito a pena ver o filme ;)

[Responder]

Você já comentou 11 vezes.