pessoal category image
Minha Estante
Sunday 24/10/2010 às 16:49 7455 Views Arquivado em: Pessoal

Tem sempre alguem no Twitter ou nos comentários pedindo pra eu mostrar minha estante, meus livros, perguntando como eu classifico e organizo … Resolvi então fazer um post pois assim alem de mostrar pra vocês como eu os organizo dou algumas dicas que pra mim funcionam bem. Eu nunca sei quantos livros eu tenho, não sou de ficar contando muito não… mas calculo que seja em torno de 250 (contei uma prateleira e aproximei o valor pras demais pra fazer o calculo haha) Bom vamos lá:

Vista Geral da Estante 🙂

Bom, nesta foto vocês vêem uma vista geral das prateleiras. Essa estante foi feita há uns 10 anos atrás aqui no meu quarto e como meu sonho sempre foi ter uma biblioteca em casa desde aquela época pedi prateleiras bem grandes e espaçosas. A ultima prateleira segue contornando o teto do quarto e ocupa 2 paredes. Por hora, ocupo apenas metade desta ultima, o resto ainda tem enfeitinhos e porta-retratos (no lado que não aparece na foto) mas espero que em breve todos esses itens tenham que sumir daí pra dar lugar a novos livros haha! De uma forma geral, minha organização segue este critério: gênero >> autor >> titulo. Mas existem algumas exceções, por exemplo: Meg Cabot. A série “A Mediadora” deixo junto com os os outros livros da Meg que estão na prateleira de chick-lits/romance/drama e afins. Na verdade é pq eu tenho MUITO livro de fantasia/ficção, então to sempre tentando arrumar uma desculpa pra passar algum da primeira prateleira para uma das outras haha… Então fica assim, primeira: (de baixo pra cima) os de fantasia/ficção, segunda: chick-lits/romance/drama, terceira: classicos, infanto-juvenis, livros de arte, livros das faculs, técnicos, dicionários, enfim, todo o resto!

Livros de Fantasia/Ficção

Dentro das prateleiras ainda divido em sub-generos como no caso desta: vampiros, anjos, bruxos, alta fantasia (elfos, dragões, etc) e depois por autor (ex: Stephenie Meyer: Crepúsculo e A Mediadora) e título, agrupando as séries (ex: Harry Potter, House of Night, Percy Jackson, etc).

Chick-Lits, Romance, Drama…

Certamente a prateleira mais cor de rosa! \o/ haha Neste espaço as divas Meg, Sophie, Marian dominam! Não só elas é claro… aqui também encontramos Drica Pinotti, Leila Rego, Fernanda França, Paula Pimenta … Literatura leve, mulherzinha com uma pitada de lagrimas e uma boa dose de romance. É nesta prateleira também que fica meu divo Nicholas Sparks, o Todas as Estrelas do Céu do querido Ende, enfim… já deu pra perceber que é uma prateleira muito especial pra mim né? :03 Ah, naquela caneca linda que ganhei da Leila Rego guardo os marcadores repetidos que mantenho pra troca/promoções do blog!

Clássicos, Arte, Tecnologia, Infanto-Juvenil, Conhecimento Geral …

E por último mas certamente não menos importante, nesta ultima prateleira reúno tudo que não se encaixou nos outros dois grupos. Eu amo livros clássicos. Quando eu estava no ensino médio, meus amigos reclamavam horrores por terem que ler meia duzia de livros pro vestibular. Eu obviamente era a exceção daquela regra. Literatura era minha matéria favorita e eu devorava não só os Machado de Assis e Graciliano Ramos que faziam parte da grade, mas me inscrevia em concursos (na época tinha um projeto chamado “Vagem Nestlé pela Literatura”) onde eu tinha que ler mais uns 10 livros de autores nacionais e no final faziamos uma redação para concorrer a um premio. Ironico que meu colégio participava todo ano, mas só ganharam no ano seguinte depois que eu saí de lá haha… Mas eu certamente não estava lá pelo premio… Esses livros, que eu carinhosamente apelidei de “livros vegetais” sempre fizeram parte da minha vida e dedicar esse espacinho para eles é fundamental para dizer que minha estante esta completa! Eu também reuni durante esse período de mil faculdades alguns livros de história da arte, livros técnicos de informática e web e eles ocupam esta mesma prateleira junto com os que trouxe da minha infância também. Meu precioso “A Marca de uma Lágrima” do Pedro Bandeira está aqui. Nunca reli tantas vezes um livro como este que tanto marcou minha pré-adolescência. Livros de poesia como “Ou Isto Ou Aquilo” da Cecília Meireles, livros de fotos e mensagens bonitas que ganhei de pessoas especiais, livros que nasceram a partir de monografias de amigos… Ta vendo quando eu digo que aí tem um pouco de tudo? Seria difícil definir um rótulo pra essa prateleira rss

Próximos na fila de leitura

Nesta “pequena” pilha, ficam os livros que recebo a partir de parceria de autores e editoras e portanto são minhas próximas leituras pro blog… Estou bem atrazadinha com ela :X Mas não gosto de ler correndo pra postar resenhas mal feitas depois! Então ela vai diminuindo aos poucos, bem lentamente, porque prefiro demorar a postar a resenha mas ter a certeza de que o livro foi lido com o carinho que ele merece e desta forma minha resenha reflete todas as minhas impressões sobre ele!

Reserve um espaço para seus amigos 🙂

E pra finalizar, uma foto que mostra alguns dos enfeitinhos que tenho espalhados pela estante. Além dos porta retratos com amigos queridos (e da Summer claro!), guardo pequenos objetos que eu gosto ou que foram presentes de amigos especiais. A bolinha de golf por exemplo, um amigo meu que é chef de cozinha me trouxe dos Estados Unidos; ele estava trabalhando num resort lá e me trouxe a bolinha que ele achou esquecida por alguém no meio da grama. Agora ele está na Espanha, o que será que vou ganhar vindo de lá? haha O peso pra papel de vidro, me foi dado por uma amiga que hoje praticamente não tenho mais contato, mas na época, foi num dia que eu estava muito triste por ter deixado de trabalhar num lugar que eu adorava e ela me deu essa bolinha numa tentatica de me animar. Guardo com muito carinho também… Reserve um espacinho entre seus livros para guardar esses “pequenos tesouros”… São coisas que se alguém fosse colocar um preço, não valeriam nada, mas que pra mim valem o mundo!

Eu não tenho nenhum ritual de super proteção para com eles, não tenho o costume de encapar nem nada do tipo, só procuro manter eles bem limpinhos e livre de poeira. Minha unica frescurinha é este pequeno carimbinho que mandei fazer pra identificar meus livros… Melhor do que ficar escrevendo com caneta o nome, certo? Mesmo porque no caso de um eventual empréstimo (coisa que não gosto de fazer, mas vez ou outra acabo cedendo se souber que a pessoa vai cuidar direitinho dele!) eles já ficam devidamente identificados para pessoa nunca se esquecer de quem é o livro haha!

Biblioteca Particular =)

Espero que tenham gostado da minha estante e das pequenas dicas que dei aqui. Talvez não tenha nada que vocês já não tenham ouvido por ai, mas deixo registrado o “meu jeito”, o meu mundo, a minha estante e mais do que tudo a importância dos livros na minha vida. Ufa! Esse ficou grande rsss E vcs, contem pra mim aí nos comentários como guardam os seus livros, como os classificam e tudo mais! Beijo grande e até o próximo post! :16



Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio entre outras paixões que compõe o meu mundo. Fã de séries, filmes e outras coisinhas do universo nerd, publico aqui também um pouco do meu dia-a-dia. Designer por formação, corretora por profissão, sou evangélica, fã de super heróis, e de Contos de Fadas, de Friends e Gilmore Girls, para sempre uma apaixonada por literatura, girly stuffs, viagens, filmes, séries e boa música. Mãe de três peludos lindos: Summer, Bridget Jones e Ártemis.
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados








56 Comentários em “Minha Estante”