projetos category image
Nova Letras
Tuesday 17/08/2010 às 13:48 1797 Views Arquivado em: Projetos

Como prometido, to aqui pra falar de um projeto muito bacana mas que talvez vocês só tenham ouvido falar de longe e não saibam bem o que é, eu to falando do Projeto Novas Letras. Com o intuito de divulgar a literatura no país, um grupo de jovens autores se reuniram (através da internet!) e criaram esse projeto unindo forças para ganhar espaço no cenário nacional.  Afinal, já reparou como você entra nas livrarias e os livros em destaque são apenas estrangeiros? Os poucos que tem lugar de destaque nas vitrines são aqueles que já são bastante abordados pela midia e na verdade nem precisariam estar lá pra vender… Tem TANTO autor nacional bom e que o pessoal simplesmente desconhece e não valoriza! Algumas editoras nacionais também só publicam autores estrangeiros.  E não me entendam mal, não tenho nada contra os estrangeiros! Pelo contrario, acho que a maioria dos livros que ja li até aqui são de autores gringos… Mas quanto mais eu leio dos NOSSOS autores, mas eu me pergunto, por que não comecei a le-los antes? Gente, sério! Tem coisa tão boa, que só me faz ter raiva de mim mesma por ter demorado tanto tempo para descobri-los! E também não estou falando de Machado de Assis e José de Alencar que todo mundo leu na escola quase que por obrigação (eu gosto de todos eles… no meu caso não foi obrigação rss) mas eles tem seu valor como literatura clássica e neste caso não contam rss Eu to falando de literatura contemporânea! Literatura que acontece no nosso dia a dia, com cenários que eu e você conhecemos… Quer um exemplo? Vou contar uma histórinha que aconteceu comigo um dia desses. Estava indo no fim do mês passado para o encontro de Chick Lit na Saraiva e enquanto esperava a Leila na rodoviária onde encontraria com ela tinha uma placa lá “LOUVEIRA“.

PS: Desculpa a foto horrivel, tirei com o celular ><

Eu comecei a rir sozinha da associação… cidade de Louveira… Gente! Mariana Louveira! A protagonista de Pobre Não Tem Sorte! Que máximo! Descobri de onde veio a inspiração da Leila haha Ela me encontrou rindo feito boba com a associação recem descoberta…  Todas As Estrelas do Céu também… ainda não tive a oportunidade de conhecer aqueles cenários tão maravilhosamente descritos pelo Ende, mas tenho certeza que se eu for pra Teresópolis ou pra Florianópolis, será inevitável uma associação com a história de Carol e Leandro… E a Mila de Sou Toda errada então? Me diz que você não conhece uma da sua faculdade, trabalho, uma ex do seu melhor amigo talvez … Ta vendo?  O gostoso do livro nacional é exatamente isso. Eles acabam fazendo parte da sua vida! São lugares por onde você já passou, pessoas que conheceu, situações que querendo ou não já são momentos da SUA história…

A idéia do Novas Letras na verdade surgiu com a criação do Desafio Nacional, que ainda se mantem e uma das idealizadoras é a querida Bianca Briones do Redoma de Cristal junto é claro com outras queridas.  O fato é que o projeto ganhou força, espaço e apoio da blogosfera. Cresceu tanto, que um grupo de autores idealizou o projeto e entrou em contato com algumas livrarias apresentando, e a Livraria Saraiva abraçou a idéia e agora promove mensalmente eventos em SP e no RJ.  No Novas letras só tem gente querida:

Enderson Rafael , Fernanda França, Kamila Denlescki, Leila Rego, Patrícia Barboza, Roberta PolitoTammy Luciano.

Roubei a foto do twitter de alguém mas não lembro quem foi rss Me avisem para dar os créditos?

O lançamento do Projeto, aconteceu no ultimo dia 7, em São Paulo com um coquetel na Saraiva do Shopping Pátio Paulista e contou com a presença do Ende, da Tammy, Fer e Kamila. Eu queria muito ter ido, snifs… :33 mas morar no interior e ter aula de sábado é um mero detalhe que eu tenho que lidar ¬¬ Mas terão muitos outros e sempre que possivel quero fazer parte desse projeto tão maravilhoso e dividir com vocês também é claro! Como forma de apoio ao projeto a outros autores brasileiros queridos, essa semana deve chegar por aqui a nova versão do marcador do Bookaholic.  A primeira coisa que eu pedi pra gráfica fazer foi acrescentar essa mensagem:


É um gesto muito pequeno, mas registra o apoio do Bookaholic não só aos autores do Novas Letras mas outros muito talentosos que merecem mais e mais destaque no cenário literário nacional! O post ficou grande, mas espero que vocês gostem, conheçam e divulguem o Novas Letras! E é claro: LEIAM autores nacionais :16

PS1: No post do Evento de Chick Lit tem um vídeo bacanésimo das autoras falando sobre o projeto, se ainda não viu corre lá :04

PS2: Fui atualizada pela querida Fernanda França que a Paula Pimenta não está mais fazendo parte do projeto, ela comparecerá em apenas alguns eventos como convidada :28




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio entre outras paixões que compõe o meu mundo. Fã de séries, filmes e outras coisinhas do universo nerd, publico aqui também um pouco do meu dia-a-dia. Designer por formação, corretora por profissão, sou evangélica, fã de super heróis, e de Contos de Fadas, de Friends e Gilmore Girls, para sempre uma apaixonada por literatura, girly stuffs, viagens, filmes, séries e boa música. Mãe de três peludos lindos: Summer, Bridget Jones e Ártemis.
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados








23 Comentários em “Nova Letras”