resenhas category image
O Marido Perfeito Mora Ao Lado
Thursday 15/07/2010 às 20:12 1654 Views Arquivado em: Resenhas

Fiquei com vontade de ler esse livro depois que vi o vídeo que coloquei aí embaixo no blog da Tathy. Confesso que o título, a capa, e o próprio video, me deram a ideia de um enredo totalmente diferente. Não que a descoberta de algo diferente tenha sido algo ruim, pelo contrario, achei que estava iniciando a leitura de “mais um romance” sobre casamentos infelizes e na verdade fui surpreendida por uma trama adulta, bem feita, com personagens pra lá de complexos e uma narrativa que me lembrou bastante o querido Mario Prata. Achei legal a citação de Nelson Rodrigues na orelha do livro, muito bem colocada: “Eles não sabem como é dificil escrever fácil“. E de tudo no livro, foi o que mais marcou pra mim. Fico imaginando a complexidade que deve ser para um psicólogo com várias graduações como o Felipe Pena, escrever no palavreado da Rocinha, do funk, da boca de fumo… No inicio, fiquei um pouco perdida com tantas personagens e pela narrativa volatil que hora estava no morro, hora estava na clinica ou em qualquer outro lugar do Rio de Janeiro… mas conforme a história vai passando, isso se torna mais fácil de acompanhar. Minha parte favorita com certeza é a mesma abordada no video: as consultas de Olga e Carlinho. Me peguei rindo sozinha em diversas páginas… alias, adorei o “destino” digamos assim (não posso falar muito senão entrego a história rss) que estes personagens tiveram na trama. Livro super indicado!

A História

Logo no inicio, Marcus, um estudante de psicologia é seqüestrado dentro do próprio campus, filho de pai rico e influente, toda a atenção da policia e da mídia é voltada para a solução do caso. Na clínica da faculdade onde ele trabalhava para cumprir as horas exigidas na graduação, os professores e colegas vão se envolvendo na história, em especial, Nicole a atual namorada, Raquel, a ex de Marcus, Jurema e Bibiano, um casal de professores que parece ter mais culpa no cartório do que aparentam… No decorrer da história, vamos conhecendo melhor estes professores, alunos e pacientes da clinica, e é claro, Antonio Pastoriza, o protagonista da trama que é o diretor da faculdade de psicologia. O mandante do seqüestro, só conhecemos no finalzinho do livro, Felipe Pena é extremamente hábil nas palavras e durante a trama me vi desconfiando de tudo e todos e foi bem difícil chegar a um culpado. Alias, isso acontece de uma forma geral com todos os personagens… me vi em alguns momentos odiando alguns personagens e depois morrendo de pena deles poucos capítulos depois… e vice e versa.

O Vídeo

O Autor

Felipe Pena é psicólogo, jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Literatura pela PUC-
Rio, com pós-doutorado pela Sorbonne, é autor de dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, além de oito livros acadêmicos e do romance O analfabeto que passou no vestibular. Foi sub-reitor da UNESA, repórter e apresentador da TV Manchete e comentarista da TVE-Brasil. Assina uma coluna mensal no Jornal do Brasil e no site www.felipepena.com

Etc…

Capa e Projeto Gráfico: [rating:4/5]
História: [rating:5/5]
Narrativa: [rating:4/5]
Site Oficial: O Marido Perfeito Mora Ao Lado (Ed. Record)
Skoob: O Marido Perfeito Mora Ao Lado
Autor: Felipe Pena
Editora: Record

Nota de Agradecimento

Este livro foi gentilmente enviado pela Editora Record para ser resenhado aqui no Bookaholic, agradeço a editora e em especial a Luiza que prontamente me atendeu. Um beijo grande também ao autor Felipe Pena que foi muito atencioso nos e-mails que trocamos.



Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio entre outras paixões que compõe o meu mundo. Fã de séries, filmes e outras coisinhas do universo nerd, publico aqui também um pouco do meu dia-a-dia. Designer por formação, corretora por profissão, sou evangélica, fã de super heróis, e de Contos de Fadas, de Friends e Gilmore Girls, para sempre uma apaixonada por literatura, girly stuffs, viagens, filmes, séries e boa música. Mãe de três peludos lindos: Summer, Bridget Jones e Ártemis.
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados








30 Comentários em “O Marido Perfeito Mora Ao Lado”