off-topic category image
Sobre Liberdade
Tuesday 16/11/2010 às 18:58 1362 Views Arquivado em: Off Topic

Eu faço de tudo para não me envolver em certas situações mais polêmicas, mas chega um ponto em que eu não aguento mais ver certas coisas acontecendo e simplesmente cruzar o braço e fingir que não é comigo. De certa forma é e não é. Vocês entenderão logo mais porque digo isso… Dessa vez, eu falo como blogueira e nada mais. Falo pela liberdade de opinião, de gostar ou não de um livro e ter autonomia para dizer o que penso, sem medo de magoar ninguém.

EU NÃO TENHO OBRIGAÇÃO NENHUMA DE GOSTAR DESSE OU DAQUELE LIVRO. Tem gente que gosta de vermelho e tem gente que gosta de azul, tem gente que gosta de rock e tem gente que só ouve música clássica, há quem goste de vatapá e há quem goste de creme brulée. As pessoas são diferentes e tem gostos diferentes, certo? Então me explica, por que certos autores acham que TODOS tem obrigação de gostar e falar bem de um certo livro? Eu costumo dizer que desconfio de livros que todo mundo gosta e só vejo criticas 100% positivas sobre ele; alguém não esta sendo sincero porque é IMPOSSÍVEL um livro agradar a todos os gostos. Como blogueira, eu não gosto de “falar mal” de um livro e nada é tão ruim pra mim do que fazer uma resenha negativa sobre um livro que não tenha me agradado, o que não quer dizer que eu não o faça simplesmente para não magoar a alguém. Mas me diga, qual o sentido de uma resenha que não fala o que o blogueiro pensa realmente? A função da resenha não é ser critica?

Estou escrevendo este post porque semanas atras me decepcionei muito com uma autora que gosto muito mas teve uma atitude absurdamente errada com uma leitora que abandonou seu livro no Skoob. Como se não bastasse, há tempos atrás venho reparando em certos autores que tiram satisfação dos leitores que avaliaram seus livros com estrelinhas de menos no Skoob. E hoje, chega aos meus ouvidos uma historia de um autor que além de criar perfis fakes no Skoob para super avaliar seu livro e denegrir outros do gênero, ele entra em contato com a blogueira que resenhou o livro e diz que a resenha dela não esta “correta”,que ela deveria ter lido o livro por um outro “ângulo” e que a resenha dela deveria ser de outro jeito. Sr. Autor, me desculpe, mas você tem autonomia total sobre o SEU LIVRO, mas de modo algum você pode interferir no que eu falo sobre ele! A resenha critica é MINHA e a opinião também então você não tem controle. Ja aconteceu de eu resolver mudar a avaliação no Skoob de um certo livro que ja tinha resenhado aqui no blog e o autor me mandar um e-mail perguntando o porque de eu ter feito aquilo, querendo satisfações do porque de eu ter dado menos estrelinhas do que antes pro livro dele. Já vi autores e autoras fazendo isso no Twitter e no próprio Skoob e acho uma tremenda sacanagem! Cadê a liberdade e a imparcialidade? Se você tem certa intimidade com o autor, ele pode é claro te perguntar sobre o livro, o que ele poderia ter melhorado e tudo mais; mas fazer isso publicamente ou ainda criticar a resenha do livro eu acho uma tremenda sacanagem! Isso envolve também as parcerias é claro… não é porque um autor te mandou um livro dele para análise que você tem que cobrir o livro de elogios mesmo não tendo gostado! Alias, os bons autores não esperam que você faça isso… Se ele quisesse alguém pra falar bem do livro dele, ele contratava uma agencia de publicidade, um marketeiro ou qualquer coisa do gênero. Uma vez que ele escolheu o blog como fonte de divulgação, ele escolheu ter uma opinião verdadeira e critica da pessoa por tras do blog; ele está disposto a ouvir seja lá qual for a avaliação, seja ela positiva ou negativa e aceita-la como um feedback daquilo que ele escreveu.

Essa história toda, não aconteceu comigo de forma direta, mas chegou aos meus ouvidos e me comoveu quando ouvi que as meninas estavam revoltadas com a idéia de que o autor dos perfis fakes se virasse contra elas e tentasse denegrir a imagem do blog e das garotas por trás dele. Me desculpe mais uma vez Sr. Autor, mas se isso chegar mesmo a acontecer, só vai provar que sua falta de maturidade para lidar com criticas é muito maior que que pensávamos.

Meu blog existe antes de mais nada para incentivar e promover livros e autores em especial os nacionais, mas eu sinto vergonha em ver casos como este acontecendo por ai. Este post não tem necessidade de promover ninguém e nem de fazer fofoquinha e por isso que não citei nome nenhum pois não é essa a finalidade dele; mas escrevo como um desabafo, pela liberdade e imparcialidade das resenhas críticas, pela liberdade de usar minhas estrelinhas do Skoob como eu quiser! Eu não tenho obrigação nenhuma de gostar deste ou daquele livro, e ler pra mim ainda é um dos maiores prazeres da vida, algo que faço simplesmente porque gosto, ou melhor, AMO. Este blog, se reserva ao direito se ser verdadeiro hoje e sempre, e não fazer média para agradar sicrano ou beltrano! Eu, Priscila, procuro ser assim e meu blog não será diferente. Quanto a você, Sr. Autor, no seu lugar eu me preocuparia em melhorar a escrita e a história do livro. Um livro bom se auto-promove e dispensa qualquer tipo de artimanha para vender. Coloque suas energias em melhorar sua escrita; o resto, vem naturalmente…



Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


39 Comentários em “Sobre Liberdade”


#1 Larissa 16-11-2010 - 19:06 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows XP

meeeeeeeeu
não sei nem o que falar, porque isso é tipo o fim da picada total!
como autora, acho que a obrigação de todo escritor é escutar o que o leitor tem a dizer, aceitar e melhorar a partir disso. como leitora, acho que todos temos direito a nossa opinião! tenso um autor não ter maturidade pra aceitar isso!
fala sériooooo!

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#2 Mariana Paixão 16-11-2010 - 19:19 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows XP

Concordo plenamente, Pri!
Nada pior do que a censura – eis a palavra! – de uma opinião! Esta opinião que foi pedida pelo próprio autor!!

Atitude totalmente terrível da parte do autor que faz isso! =(

[Responder]

Já comentou 50 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Hérida Ruyz 16-11-2010 - 19:22 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

Olá!
Um bela bofetada com luvas de pelica no Sr. Autor.
Para quem sabe ler pingo é letra!
Faço minhas as suas palavras. Parabéns pelo post.
Bjs

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#4 Fernanda 16-11-2010 - 19:22 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows XP

Oi Priscila,

É realmente absurdo que algo assim esteja acontecendo, depois alguns autores reclamam que tem blog que não resenha livro nacional. Infelizmente, isso evita este tipo de situação.

Eu leio e resenho autores nacionais, conheci ótimo livros este ano mas também quero e tenho liberdade de falar minha opinião sincera sobre o livro, independente dele ser ou não de parceria.

Espero que isso aconteça apenas com a minoria dos autores, além de ser um desrepeito ao blogueiro é um absurdo que este tipo de atitude aconteça no skoob.

Ótimo post.

bjo

Nanda.

[Responder]

Já comentou 53 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Bianca Briones 16-11-2010 - 19:23 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

É triste o que tem acontecido.
Ontem soube de um caso muito semelhante e me questiono se não estamos falando do mesmo autor. =/
Agora me surpreendi um pouco também, porque isso de criar perfis fakes eu não sabia. Que absurdo.
O autor tem quantos anos?
É… A situação está tensa.
Sobre a escritora e a menina no skoob tomou proporções tão grandes que ela nem pode imaginar, porque até num evento que fui na Primavera dos Livros isso foi citado.

Sabe o que eu acho que acontece?
Muitos autores se deixam levar pelas resenhas derretidas e tendenciosas. Convenhamos que há muitas na blogosfera. Aí quando alguém dá a sua opinião sincera que é contrária a dos bajuladores, essa pessoa será atacada. =/
Parece que virou regra já.
Um autor que não entende que nem todos vão amar a sua obra para mim não é autor, é criança mimada.
É impossível um livro agradar a todos. Sem contar que nem todos gostam do mesmo estilo. Então, ainda que o livro seja bem falado pelos leitores de um determinado estilo, outros podem não gostar.

Ah… Estou bem triste.
Mas, sabe, há o outro lado da história. Estou descobrindo como autora agora. Recebi emails de “blogueiros” pedindo o meu livro para resenha e sorteio e a proposta seria uma resenha linda e maravilhosa que ajudasse a vender meu livro.

Acho que a maoria que me conhece sabe bem o que respondi…

[Responder]

Você já comentou 21 vezes.

#6 Fernanda Leite 16-11-2010 - 19:42 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows XP

Concordo plenamente! Nós leitores vamos aos blogs primeiramente para descobrir novos livros, e é fundamental saber da opinião verdadeira, para nós analisarmos e vermos se vale ou não a pena comprar e ler. Não ia gostar nem um pouco de ver uma resenha elogiando muito um livro e quando lesse, descobrisse que ele nem é bom.
Acho que esse Sr. Autor deveria ficar contente em ver as críticas do seu livro, mesmo sendo negativas, afinal de contas, é com essas críticas que você cresce e escreve melhor. É uma oportunidade de aprender mais e fazer ainda melhor em um próximo projeto!

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 447 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Carol D 16-11-2010 - 19:42 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

Oii, seu blog é lindo viu? E eu apoio o que você disse. Ninguem é obrigada a gostar de um determinado livro e falar bem só para agradar o autor, e muita falta de senso ficar perseguindo as blogueiras que derão sua opinião sincera. Com certeza, além de maturidade falta respeito da parte dele. Resenhas nem sempre são positivas, e os autores não vão receber somente uma crítica na vida, pois existem gostos e opiniões diferentes! Ainda bem! E tá na hora de pegar as críticas e melhorar né? não achar que é um perfeito escritor… Acho que deviamos até fazer um banner pra uma campanha literária mostrando isso da liberdade de expressão na resenha, para não dar margem pra esse tipo de coisa acontecer.
Beijos

[Responder]

Núbia Esther responde:

Google Chrome 7.0.517.44 Windows Vista

Eu apóio a campanha literária pelo direito de se expressar com sinceridade.

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#8 Iris 16-11-2010 - 19:44 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Ubuntu Linux

Com autor nunca aconteceu – já aconteceu de eu falar que não gostei tanto quanto esperava ou dizer que tal coisa poderia ser melhor formulada e o autor vir falar comigo que era uma pena eu não ter gostado tanto, mas que gostava da minha postura. Eu acho isso errado. Muito errado. Cada um tem direito de achar o que bem entende. Mas eu já vi alguns leitores me xingarem até porque eu disse que não gostei de determinado livro… Mas né, paciência. Mas que é chato, é.

[Responder]

Você já comentou 19 vezes.

#9 Bruna Britti 16-11-2010 - 19:45 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows Vista

Pois é Priscilia, eu sou uma dessas revoltadas com isso, pois um dos perfils fakes veio falar comigo por eu ter comentado numa das resenhas negativas desse livro desse tal autor, dizendo que eu não deveria prestar atenção em resenhas como aquela. Oi? Eu ri na hora, achei ridículo, esse cara está obcecado em só receber elogios. Não sei até que ponto você está sabendo da história, mas o negócio está beeeeem lá embaixo, pode ter certeza.

Quanto a autora do skoob, me lembro que fui criticada no twitter por ter chamado atenção sobre isso, falaram que estava querendo botar lenha na fogueira, mas você ficaria quieta vendo uma autora cometer bullying contra uma menina para mais de 1000 seguidores?

Sei que existe muitos autores nacionais que são PROFISSIONAIS mesmo, não precisam disso, eu mesmo tenho amizade com vários… mas realmente, estou ficando muito decepcionada em geral. É uma pena.

[Responder]

Você já comentou 3 vezes.

#10 Marcelo Paschoalin 16-11-2010 - 19:49 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

Parece-me que algumas pessoas esquecem que, ao escrever algo, o texto deixa de ser delas.
Permita-me explicar. Quando escrevemos, não o fazemos para nós mesmos – fazemos para o leitor (mesmo que nós formos o único a ler). É o leitor que se torna dono do texto.
Como? A partir das interpretações individuais, o texto deixa o papel e se torna único. Ele transcende a definição e o significado originais e passa a ser uma mescla daquilo que o autor “queria” dizer com o que o leitor “interpreta”.
Isso vale para tudo. Para os livros que escrevemos, para os blogs que lemos, até mesmo para as bulas de remédio (deve ter algum “criador” de bulas de remédio que quer se tornar romancista, com certeza). E sabe o que ocorre?
Algo maravilhoso. O escritor (original) deveria se sentir lisonjeado quando um de seus textos passa por essa transformação (do leitor). É como o Fênix que renasce, desta vez a cada momento em que o livro é aberto.
E – é preciso que entendamos – esse Fênix pode renascer mirrado e raquítico às vezes. Não é o que o autor queria, mas é o que foi transformado. E é fundamental que isso seja aceito.
Afinal, como podemos desejar que o Fênix sempre renasça como a ave majestosa que o autor queria que fosse? Em alguns casos, é na transformação (leitura) que um texto ruim pode se tornar um épico (dependendo da interpretação do leitor).
Portanto, minha cara, ignore as críticas e vá em frente. Continue fazendo com que os textos renasçam diante de si. Leia muito, escreva sobre o que leu, e deixe que as críticas daqueles que desconhecem a magia da transformação e do renascimento das cinzas jamais a afetem.
Você é a Bookaholic. Você tem direito de ter a sua opinião, e ninguém pode dizer o contrário.
Boas leituras sempre!

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#11 vivianne fair 16-11-2010 - 19:56 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

To chocada!! Como autora também…se todo mundo elogiar o livro, onde a gente vai saber onde melhorar? Concordo- quer elogios, contrate um marketeiro. Sempre que eu recebo uma crítica eu pondero sobre ela – concordo ou não concordo? É muito chato o que os autores estão achando, que a gente deve colocá-los no pedestal. Fala sério.

[Responder]

Você já comentou 3 vezes.

#12 Núbia Esther 16-11-2010 - 20:01 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows Vista

Como assim? O Sr. Autor não sabe que gosto é igual a * e cada um tem o seu? Que toda unanimidade é burra? E isso só para citar alguns provérbios que ele deveria conhecer. Assim como um autor tem toda a liberdade do mundo para abordar em seu texto os assuntos que melhor lhe aprouverem, um resenhista tem toda a liberdade do mundo para colocar na resenha aquilo que ele deveras achou do livro, suas emoções, etc. Querer meter o bedelho aí é extirpar o direito à liberdade de expressão. Cresça sr. Autor, saber receber críticas no mundo literário é uma virtude que todos deveriam cultivar.

[Responder]

Você já comentou 4 vezes.

#13 Alba Milena 16-11-2010 - 20:08 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Pior que eu sei quem é o autor e o livro dele tá aqui na pilha do “Pra ler” =/

Se eu soubesse dessas coisas, não tinha nem aceitado a parceria…

Mas é isso aí, tem que falar o q pensa do livro. Mas veja bem, tem diferença entre dar a OPINIÃO sincera, e esculachar o livro. Acho que se você não gostou, tem que expor a opinião de forma educada e incisiva. E às vezes é legal levar pro lado do bom-humor, eu faço isso com a Daniele Steel, não suporto livros dela, mas sei q tem gente que gosta, então crítico de uma forma leve. ;)

Ótimo post (como sempre S2)

Beijos Pri

[Responder]

Você já comentou 17 vezes.

#14 Juh 16-11-2010 - 20:08 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

Eu não sei quem é o Sr Autor, mas amei o seu post, e faço minha as suas palavras.
É o cumulo do absurdo o Autor querer reclamar quando a resenha não é do jeito que ele queria. Palhaçada neh.
Amo seu blog
beijooos

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#15 karlinha 16-11-2010 - 20:40 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Amiga, concordo com tudo que você disse parece que esses “autores”( não todos) acham que todos devem gostar dos livros deles. que saco!

[Responder]

Você já comentou 32 vezes.

#16 Vincent Law 16-11-2010 - 20:49 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

Bom, os autores deviam perceber que críticas são para o seu próprio progresso de escritor, e não para acabar com ele.

Um exemplo disse é que: Não são todos que gostam de filosofia, mas existem outros que amam.”

Então concordo com tudo que dissera.
Continue a receber obras, sem receios, Priscila.

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#17 Kari 16-11-2010 - 20:55 -
Mozilla Firefox 3.6.10 Windows 7

Concordo com tudo o que você disse, Pri. Eu acho isso um absurdo, e diferentemente de vc, como já deve ter percebido, não fico quieta perante certas sutuação – sou da linha “quem cala concorda”. Muito bom o post, concordo e é por isso que criei uma política lá pro blog: se gostei, resenho. Se não gostei, nem chego perto do Word. Acho meio inútil perder tempo e espaço com livro que não vale a pena.Adorei os comentários, mas…

Posso falar uma coisinha? Tira nossa briguinha de lado. Só quero citar uma coisinha que você disse:
“Falo pela liberdade de opinião, de gostar ou não de um livro e ter autonomia para o que penso, sem medo de magoar ninguém. ”
Sério, Priscila. Eu adorava você, de coração. Seu blog é um dos mais fofos. Mas você me deu unfollow pelo simples fato de eu não ir com a cara de um amigo seu! Você não vê? Você cometeu um erro muito parecido com o dele. Não de me dar unfollow: isso dá quem quiser. Mas ser uma pessoa que eu considerava chegada e querida e, só por causa de uma OPINIÃO MINHA, você simplesmente parou de falar comigo etc etc.

Não quero que isso aqui vire uma briguinha, só queria falar isso. Quando ler, apaga, tá? É melhor pra não dar auê. Beijos.

[Responder]

Você já comentou 3 vezes.

#18 yzaalves 16-11-2010 - 21:18 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Bom, qd um texto sai do ambito privado p/ o publico ele está sujeito a sofrer interferencias de diversas ordens. Alias, penso que um texto somente é finalizado qd chega ao leitor. cada leitor o finaliza a sua maneira, e o autor nada pode fazer em relação a isso…as pessoas são atingidas de maneiras diferentes por uma leitura, td depende de sua vivencia pessoal, suas experiencias, sua idade ou ate msm o objetivo da leitura.

mas fico pensando no caso dos blogs q fazem parcerias formais c/ editoras, vc se sente realemnte livre p/ compor a resenha??não somente a resenha, mas tbm p/ criticar determinadas ações editoriais como as politicas de preços praticadas por determinadas editoras ou trabalhos de tradução feitos porcamente….não há uma liberdade restritiva?

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#19 NaiareCrastt 16-11-2010 - 21:35 -
Mozilla Firefox 3.6.8 Windows Vista

Putz! Não tenho palavras pra naaaada.
Você simplesmente falou tudo, não precisa nem adicionar NADA ou tirar alguma coisa. Porque, meu Deus. Hein ><

[Responder]

Já comentou 77 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#20 Barbara 16-11-2010 - 22:51 -
Internet Explorer 8.0 Windows Vista

MEU DEUS! Eu não sabia dessa história e nem acredito que autores nacionais, quem nós apoiamos TANTO estão fazendo isso! Pelo amor, perfis fake? Qual é o ponto? De que vale uma opinião falsa, não é? Fiquei muito descontente com esses acontecimentos, e gostaria de saber quem é o Sr. Autor para pensar duas vezes antes de ler seu livro. Acho essa “falsidade” uma falta de respeito com os leitores. Triste saber disso. Mas é a vida, o jeito é continuar do mesmo jeito, não devemos nunca deixar nosso jeito de interpretar o livro ser mudado :)

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#21 Dijavan Luis Santos de Brito 16-11-2010 - 23:01 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

Nossa… que atitude ridícula a da autora em questão. E a dos outros que também fazem isso. Espero que eu não faça isso um dia e morra pela boca depois de publicar o meu. Tenho fé que não saio do caminho certo. E mandarei um pra você, pra saber sua sincera opinião sobre o livro. Se não te agradar, é por que não te agradou, gosto é inteiramente pessoal ué. Desabafos são ótimos. Desabafe quando preciso e viva feliz, isso dá tema pra um livro que pode não agradar todos, mas vai agradar muita gente. Mas não acho que seja minha área, kkkkkk

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#22 Yule Karoline 16-11-2010 - 23:44 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Já vi algumas blogueiras abordarem este fator em seus blogs, e confesso que alem de achar desnecesário, acho baixo da parte dos autores querer ver só as criticas boas.

Porem vamos concordar que tem um povo criando blogs só afim de ganhar livros e estes não estão nem ai com o que vão dizer, muitas vezes acabam fazendo comentário que acaba por sua você também chateando os autores.

O ruim de tudo isto é que tem a parte podre da maça em todos os lados, não seria diferene neste meio, não é mesmo?

É triste, lamento muito por você em principal, pois é um blog que acompanho e gosto, nem sempre posso comentar todos os dias, mas procuro sempre tirar o atraso e o que de fato me atrae no BOOKAHOLIC é o fato de sempre ler coisas que de fato não me mostra mentira o comodidade e pra ser verdadeira são poucos os blogs que tem este cuidado.

Fica aqui minha chateação com tudo isto, e votos de que as pessoas sejam mais seletivas.

Bjks

[Responder]

Já comentou 62 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#23 Raquel Arabelli 17-11-2010 - 10:07 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows XP

Poxa, acho que qualquer autor digno e decente, ao ler uma crítica a algum livro seu deve tentar melhorar o conjunto da sua obra. E aperfeiçoar-se mais em outros livros.
Depois alguns autores brasileiros reclamam da falta de interesse do público em suas obras. Mas se você leu e não gostou só falta ser apedrejado.
Que horror!!

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#24 Luana 17-11-2010 - 10:56 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

Caramba to chocada nem acredito nisso, se o cara escreve ele tem que ter noção de que pode ter gente que não vai gostar, e concordo em saber porque a pessoa não gostou, porque assim pode -se melhorar, mas fazer isso é de mais pra mim.

Que horror.

Bjs, belo post

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#25 Julianna Steffens 17-11-2010 - 13:23 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

Pri do céu, concordo contigo em cada virgula.
É meio absurdo querer cobrar alguém porque ele não gostou do livro, sendo que (pelo menos eu) aviso que a resenha vai ser completamente sincera.
Dá mesma forma que a literatura brasileira está crescendo, os autores precisam amadurecer, os blogs literários não são ferramentas de marketing em que só se expõe os pontos positivos. Alias eu fico longe de blogs que tem essa cara, que nunca falam mal de livro nenhum..

Isso é absurdo e triste.

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.

#26 Juh Oliveto 17-11-2010 - 14:17 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows Vista

ASSINO NOS COMENTÁRIOS TUDO O QUE VOCÊ DISSE AÍ EM CIMA. :)

Acompanhei, depois, os “barracos” dos autores… Por que, né? Foram BARRACOS, desnecessários e deprimentes. Uma pena ver pessoas ligadas à cultura nacional tão mesquinhas. Deveriam se ocupar em melhorar o que fazem e não em TENTAR humilhar os outros.

FALA SÉRIO, BRASIL! :P

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#27 Tatiana Leite 17-11-2010 - 16:34 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

Que coisa mais A-B-S-U-R-D-A essa do Sr. Autor!! Gente, como que um escritor, uma pessoa que deveria ser esclarecida o suficiente pra saber que existem OPINIÕES, e não a venda de tais, pode sair por aí criando fakes pra avaliar bem o seu livro e ainda por cima falar com blogueiros e dizer que a resenha dele está errada ou que o “ângulo” da leitura não era o correto???
Eu estou morrendo de raiva aqui! =D #revoltei

Como você mesma disse, se ele queria boa publicidade, ele tinha que contratar uma equipe de marketing pra fazer isso por ele, e não querer que resenhas SINCERAS façam o que não pode ser feito! Não dá pra sair mentindo a sua opinião sobre um livro em um blog que foi criado pra colocar aquilo que você PENSA, da maneira como vê as coisas!
Se você tem uma certa intimidade com o autor, tudo bem conversar sobre o livro dele e expor aquilo que não gosta e tentar ajudá-lo a ver as coisas da sua maneira, sei lá.

E também é pedir demais pra que todos os seus leitores gostem dos seus livros. Tem livros que eu adoro mesmo, que estão na minha lista de tops, e mesmo assim tem partes desses livros que me desagradam. É muito difícil você agradar alguém 100%. Nem a J.K. Rowling consegue me agradar os 100%. Tem partes que são cansativas mesmo. E olha que a mulher vende horrores e é dona de um dos livros mais lidos do mundo!

O que eu também estava pensando é que, bom, a literatura nacional deu um boom e tal. Às vezes, alguns autores ainda não estão preparados pra todas as críticas boas e as ruis. Pode ser que o Sr. Autor não estivesse preparado pra tudo isso e, na hora que as coisas começaram a andar pro lado que ele não queria, ele não soube como agir da melhor forma.

Acho que o negócio é esperar que, depois desse desabafo, as pessoas comecem a ver que, pra você publicar um livro, independente de estar preparado pra receber críticas ruins e boas ou não, você tem que ter consciência de que opinião é uma coisa individual e que não tem como agradar todo mundo. O que vc tem que fazer é buscar um meio-termo. Pode ser que aquilo que vc acha que está tão bom não seja tudo isso que vc pensa. E é aí que você pode fazer mudanças.

Gostei muito do seu desabafo. Eu não sabia dessa história dos fakes e agora vou procurar prestar mais atenção nisso. =D
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#28 Maeva 17-11-2010 - 18:05 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows Vista

Estou CHOCADA de saber que tem gente que chega a esse nível, Pri!!

[Responder]

Você já comentou 2 vezes.

#29 Raquel Arabelli 18-11-2010 - 11:12 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows XP

Pri, sumiu?

To sentindo falta dos seus posts!!!

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#30 Cíntia Mara 18-11-2010 - 23:44 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows Vista

Ótimo post, Pri!

O caso desse autor aí chega a ser cômico. O livro dele não faz mesmo o estilo, ainda bem. Aquela autora que deu problema há pouco tempo, eu queria ler o livro dela, mas desisti. Depois uma amiga minha – que nada sabia do acontecido – veio me falar que leu e não gostou. E já passei por uma situação muito chata com uma pessoa com quem eu tinha contato há bastante tempo pelo blog e que me bloqueou e fica jogando indiretas só porque, em meio há vários elogios, eu fiz UMA crítica ao livro dela. E nem era livro de parceria, eu paguei e caro por ele!

Sinceramente? Eu li vários autores nacionais este ano, dei minha opinião sincera a todos e até então não tivera nenhum problema. Agora tô ficando com os dois pés atrás. O ego dessas pessoas parece não ter limite! Começo a ficar com receio de ler, não gostar e sofrer represálias por ter opinião própria.

Acho que os blogueiros têm mesmo é que se unir pra combater esse tipo de atitude. Eu sei que há aqueles que vendem sua opinião em troca de parceria. Mas o leitor não é burro e aprende em quem deve confiar. Então quem é sério não pode aceitar isso calado, não!

[Responder]

Você já comentou 40 vezes.

#31 Aline Leal 20-11-2010 - 01:15 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

Caraca! Concordo mais do que totalmente com vc. Eu nao sei direito como foi que isso aconteceu, mas ja tinha lido um post sobre o assunto no blog Nem um pouco épico. A opinião da blogueira (nao me recordo qual delas, desculpe) foi idêntica a sua.
Se nao tivermos a liberdade pra expressar opiniões sobre os livros que a gente lê, o que mais vão querer impedir?
É uma atitude muito infantil! :06

[Responder]

Você já comentou 12 vezes.

#32 Laryssa 20-11-2010 - 02:39 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

Deus, oque foi isso? Cara, falou bonito Pri! Voce tem a total razao!
é tao triste isso, quer dizer, de ficar sabendo que essas coisas realmente existem…
ps: fiquei realmente, realmente curiosa :s

[Responder]

Já comentou 282 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#33 Laryssa 20-11-2010 - 02:42 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

As vezes tenho vergonha do Brasil, serio.

Absurdo.

[Responder]

Já comentou 282 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#34 Lucia 20-11-2010 - 15:46 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

Que coisa mais ridícula! É o mesmo que um dono de restaurante querer que vc coma de todos os pratos no cardápio. Oras, ou você gosta ou não. Autor querendo se autopromover e ainda reclamar com quem leu e não gostou…que mané!

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#35 Thays 30-11-2010 - 10:56 -
Google Chrome 7.0.517.44 Windows 7

acho muito ruim quando nos enviam um livro pra ler e resenhar, e a resenha não é muito positiva, mas realmente, ninguém tem obrigação nenhuma de gostar de tal livro, por ser de tal autor, nada disso. cada um tem seu gosto, sua opinião, e as resenhas são justamente para isso, para mostrar de vários ângulos e pontos de vista diversas opiniões sobre a história
esse sr. autor ai, se queria que a blogueira fizesse a resenha de tal ângulo, porque não fez pra ela? os livros são enviados pra que tenhamos liberdade de expressar o que achamos e pensamos da história, a intenção é abordar diversos ângulos, não um único para agradar o autor.
pena que tem gente que não sabe disso “/

[Responder]

Já comentou 139 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#36 Anastácia 16-12-2010 - 11:28 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Mac OS X 10

Nossa, que horror! Como autor, ele devia ouvir as críticas já que são construtivas, podem melhorar o livro. Mas ficar “tirando satisfação” em perfil fake é o fim. Espero que isso nunca aconteça porque até desestimula o autor do blog.

Beijos ;*

[Responder]

Já comentou 60 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#37 Juiana 20-01-2011 - 17:23 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Oi Pri,

Eu fiquei sabendo desses boatos… Fiquei muito triste por ver tanta imaturidade… E sinceramente, concordo com você, pois resenha = crítica e não está escrito em nunhum lugar que a critica tem que ser boa ou ruim… Tudo vai depender do gosto do leitor…

E acredito que também as criticas ruins não são dadas para denegrir ou autor, mas para que ele feflita no que pode melhorar para agradar um pouquinho mais de troianos, pois como já dizia os ditado popular “Não se pode agradar a gregos e toianos”, não é… Mas se pode ganhar a simpatia!

Vi criticas em que a leitora deu estrelinhas a menos por não gostar do gênero do livro, no caso romance… E dai?! Se ela gosta de terror, suspense ou outra coisa é problema dela não. E nesse caso vi tbm a gentileza da autora em retribuir os elogios e dizer em pensar em escrever um livro de outro gênero!

Criticas devem trazer reflexão, principalmente para os autores…

E nós leitores temos que separar o nosso gosto do do resenhista, pode ser que vc goste de um livro e eu não!

É como vc disse: Quer elogios , contrate um Marketeiro… um Publicitário… um Puxa Saco, sei lá!

Vivemos numa democracia e temos liberdade de expressão!

Tô contigo e não abro, Pri

=]

[Responder]

Já comentou 95 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#38 Filipe Machado 23-02-2011 - 12:02 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Wow! :10
Concordo plenamente contigo… Nossa, quase choro de emoção com essas palavras (tá, mentira).
Enfim, eu já tinha mandado esse autor ir pra m… mamãezinha dele, chorar. Se o livro (seja qual for) fosse realmente bom, ele não estaria nesse desespero todo.
Não estava sabendo dessa história, e agora fiquei com raiva do Sr. Autor… SÉRIO! :01 #PUTAFALTADESACANAGEM
Como é que pode uma coisa dessas? Ah, se isso acontecesse comigo…

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!