projetos category image
Oportunidade para Autores Nacionais
Monday 31/01/2011 às 14:03 1311 Views Arquivado em: Projetos

Estou aqui hoje para falar especificamente para os autores nacionais que procuram por uma oportunidade para publicar seus livros! A Tamires estuda na USP no curso de Editoração e participa do Com Art Lab – A editora laboratório da USP. A idéia é conseguir originais que serão trabalhados por ela desde a revisão e concepção do projeto como um todo e depois terão uma tiragem feita pela USP sem custo nenhum para o autor que fica com 10% da tiragem total (os demais livros são vendidos pelo site da EDUSP). Para quem está começando é uma ótima oportunidade pois com um livro na mão as chances de reconhecimento e divulgação são bem maiores com certeza :02 . Quem se interessar pelo projeto pode entrar em contato com ela pelo e-mail: tamires.gomes@uol.com.br. No textinho abaixo ela explica um pouco como funciona:

Com Art Lab – A editora laboratório da USP

Dentro do curso de editoração da USP, na Escola de Comunicação e Artes, nasceu a Com-art.
Como editora-laboratório, associada a um curso universitário, a Com-Arte não tem um proprietário. Quem se dedica à produção de livros e revistas são os próprios alunos, que, supervisionados por professores, escolhem o que será publicado. Enquanto projetos são desenvolvidos, os futuros editores têm seus primeiros contatos com todas as etapas da edição e produção de um livro – desde o contato com o autor e com outros profissionais envolvidos, até as etapas finais de divulgação e comercialização do produto, passando pelo desenvolvimento do projeto gráfico, pela edição do texto e pela negociação com gráficas e birôs.
A criação da Editora Com-Arte remonta ao início dos anos 1970, a partir da Editoria de Textos da ECA. Esse órgão tinha um curioso encargo – facilitar o acesso dos alunos da Escola aos textos científicos e literários, adotados para uso em sala de aula. Isso era efetuado por meio da reprodução – ainda por meio de limitados recursos mimeográficos – de trechos de livros, artesanalmente organizados em apostilas.As atribuições da Editoria de Textos foram reavaliadas em 1972, no mesmo ano em que a USP assistiu ao estabelecimento de seu curso de Editoração. Ao final daquele ano, já operava a Editora Com-Arte, órgão laboratorial de apoio e prática do ensino.

Linha Editorial

O catálogo da Com-Arte reúne uma ampla diversidade de livros, revistas e periódicos, que buscam tanto suprir as necessidades de aprendizado dos alunos, enquanto editores em formação, quanto produzir produtos culturais de alta qualidade.

Principais Coleções

» Série Primeira Impressão: grande diversidade de gêneros e estilos, em obras de autores exclusivamente estreantes e ilustradas por jovens artistas plásticos.
» Artigo Definido: projeto de um veículo crítico de análise, tanto da produção acadêmica quanto da profissional, procurando estabelecer um diálogo entre prática e teoria. Destina-se a profissionais, aficcionados, estudantes e catedráticos da área editorial.
» Série Editando o Editor: série de entrevistas enfocando editores de reconhecido valor e prestígio no mercado brasileiro, com a finalidade de reunir dados concretos e sugestões que tracem um panorama da trajetória do ofício no país.
» Quadreca: a revista de quadrinhos, em quadrinhos e sobre quadrinhos. O projeto, que publicou Laerte em início de carreira, retorna com novo projeto gráfico e periodicidade regular, após alguns anos na gaveta.

A Ju e a Lari já publicaram sobre o projeto também e vocês podem dar uma conferidinha lá para descobrir mais detalhes sobre o assunto! Ah, a Tamires logo mais fará parte de uma novidade aqui no Bookaholic mas sobre isso eu conto durante a semana para vocês em um outro post! :04




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio entre outras paixões que compõe o meu mundo. Fã de séries, filmes e outras coisinhas do universo nerd, publico aqui também um pouco do meu dia-a-dia. Designer por formação, corretora por profissão, sou evangélica, fã de super heróis, e de Contos de Fadas, de Friends e Gilmore Girls, para sempre uma apaixonada por literatura, girly stuffs, viagens, filmes, séries e boa música. Mãe de três peludos lindos: Summer, Bridget Jones e Ártemis.
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados








12 Comentários em “Oportunidade para Autores Nacionais”