resenhas category image
Por Isso A Gente Acabou
Friday 03/08/2012 às 22:30 4819 Views Arquivado em: Resenhas

Todo o burburinho que ouvi na internet sobre esse livro só tem uma explicação: todo mundo já sofreu por amor. A estória de Min e Ed é a estória de tantas outras pessoas, e o que Daniel Handler fez, foi reunir isso nas páginas de um livro. Min viveu de memórias por muito tempo, se apegou a pequenos detalhes da vida que teve ao lado de Ed e fez disso seu mundo. Talvez seja isso que torne o livro tão… intenso. Eu confesso que não tenho muita paciência pra doses cavalares de sofrimento e lamentação, mas isso não tira o mérito do livro de cumprir muito bem o papel a que veio. A narrativa segue num tom quase sarcastico que na minha opinião, é seu melhor traço. Min… bom, é irritante. O Ed? Me limito a chama-lo de canalha. Duas pessoas tão diferentes que por arte do destino se viram juntas. A começar pelo titulo, já sabemos o rumo que tomará a história, então muito mais que se preocupar com o desenrolar de uma trama e com grandes acontecimentos, vamos participando das memórias de Min enquanto ela escreve a carta derradeira de seu relacionamento. Uma caixa cheia de estórias. Uma carta coberta de lembranças. Um livro bem diferente do que vemos por aí. Simples assim.

PS: a Companhia das Letras enviou junto com o livro uma caixa com alguns dos itens mencionados no livro, simplesmente maravilhosa! Parabéns a Diana e equipe que organizaram isso com tanto carinho e cuidado!

A História

Min e Ed pertencem a mundos diferentes. Ela, “a garota das artes”. Ele, o campeão do futebol. Por obra do acaso ou do destino (quem sabe?) eles ficam juntos apesar de tantas diferenças. Em algum ponto do relacionamento (que só descobrimos no finzinho do livro) algo dá errado e eles terminam, e o livro nada mais é do que uma ultima carta que a Min escreve para o Ed e ela deixa na porta da casa dele, junto com uma caixa cheia de “memórias”. Nesta caixa tem um pouco de tudo que ela guardou do tempo que ficaram juntos; de tampinhas de garrafas a um brinco horrível. O livro é ricamente ilustrado com cada um desses itens pela artista Maira Kalman, e enquanto ela recorda cada uma das histórias e dos momentos do relacionamento, nós embarcamos junto nesse drama que apesar de pra lá de melancólico, é também bem envolvente e apaixonante. Eu criei uma expectativa bem grande com ele devido a todo o burburinho que ouvi na blogosfera e na mídia de uma forma geral. Não cheguei a me decepcionar com o livro e o reconheço como “muito bem escrito”. Apenas não é meu tipo favorito de leitura. Bom, há quem goste rss…

Daniel Handler entrevista pessoas na rua

O Autor

Daniel Handler nasceu em São Francisco, em 28 de fevereiro de 1970. É escritor e cineasta e escreveu os romances The Basic Eight e Watch your Mouth. Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava. Atualmente há treze livros lançados da série, junto com sua Autobiografia Não Autorizada e The Beatrice Letters. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade.

Etc …

Capa e Projeto Gráfico: [rating:3/5]
História: [rating:3/5]
Narrativa: [rating:3/5]
Skoob: Por Isso a Gente Acabou
Autor: Daniel Handler
Editora: Cia das Letras




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio entre outras paixões que compõe o meu mundo. Fã de séries, filmes e outras coisinhas do universo nerd, publico aqui também um pouco do meu dia-a-dia. Designer por formação, corretora por profissão, sou evangélica, fã de super heróis, e de Contos de Fadas, de Friends e Gilmore Girls, para sempre uma apaixonada por literatura, girly stuffs, viagens, filmes, séries e boa música. Mãe de três peludos lindos: Summer, Bridget Jones e Ártemis.
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados








5 Comentários em “Por Isso A Gente Acabou”