resenhas category image
A Mocinha do Mercado Central
Thursday 07/07/2011 às 08:00 2209 Views Arquivado em: Resenhas

Não conhecia a autora e sinceramente me pergunto: COMO? COMO EU NÃO A CONHECI ANTES? Stella Maris me fez viajar através da história de Maria não apenas pelas diversas cidades retratadas no livro, mas para um mundo de sonhos, onde a realidade se confunde com a fantasia mas sem perder os pés do chão. O livro, belissimamente ilustrado me ganhou logo no prefácio, que alias, é feito pelo ator Selton Mello (que também é um personagem do livro!). Você já parou pra pesquisar o significado do seu nome? Eu descobri que sou Priscila, de “antiguidade”, “relíquia”. Não tenho certeza se meus pais sabiam disso quando escolheram meu nome, mas hoje, quando me perguntam se eu gostaria de ter outro nome imediatamente respondo que não; acho que já me acostumei demais com a idéia de ser Priscila para ser qualquer outra coisa… mas é exatamente isso que Maria fez, ela criou novos mundos, novas vidas e personalidades, ela foi quem seu coração pediu, ela provou o mundo sob diversos olhares, tudo isso, mudando apenas de nome. Maria é uma das personagens mais cativantes que já li em toda minha vida; e não me pergunte a faixa etária do livro pois seria obrigada a dizer-lhes de 10 a 100 anos! Afinal, todos nós temos um pouquinho dela, um pouquinho de Zoraida, Simone, Selma, Teresa …

A História

Maria Campos é uma mocinha não muito distante daquilo que chamamos “comum”, que se “esconde” numa cidadezinha bem pequena, rodeada por um universo quase particular. Ela não conheceu seu pai, na verdade, nasceu porque sua mãe foi estuprada dentro de um ônibus. É triste sim, e talvez ela tivesse todos os motivos do mundo para ser revoltada ou algo assim, mas está longe disso. Sua melhor amiga, se chama Valentina Vitória, a “forte vencedora”, e foi com ela que Maria aprendeu a importância de um nome. Até que ponto o nome influencia na vida de uma pessoa? Maria levou isso muito a sério e um belo dia resolveu que sairia de casa e viajaria pelo mundo sendo quem ela quisesse. Foi Selma, Gilda, Zoraida, Simone, Teresa… por todos os lugares que passou, se deu o direito de viver uma nova vida, sem passado (porque ela acabava inventando uma desculpa ou mentirinha pra justificar a falta de documentos)e sem futuro (porque ela sabia que não duraria muito naquele lugar e tão logo fosse trataria de ser outra pessoa…) Maria viajou pelo Brasil e aprendeu com cada lugar que passou, com cada pessoa que conheceu. Maria, “a escolhida”, nos conta através de sua história algo muito mais importante que nomes ou lugares, ela nos conta como acreditar e viver de sonhos, era exatamente isso que ela fazia, ela transformava sua dura realidade num sonho bonito, num filme perfeito onde ela era a protagonista e o Selton Melo provavelmente era o mocinho …

A Autora

Stella Maris Rezende além de escritora é mestra em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, professora, cantora, atriz, artista plástica e dramaturga.Tem dezenas de livros publicados entre romances, novelas, crônicas, contos, poemas e uma peça teatral, para o público adulto e o infanto-juvenil. Recebeu importantes prêmios da literatura nacional, sendo o mais recente o Prêmio Barco a Vapor/Fundação SM em 2010. Passou boa parte da infância em Belo Horizonte mas desde 2007 mora no Rio de Janeiro. Para saber mais sobre ela, visite o site da autora.

Etc …

Capa e Projeto Gráfico: ★★★★☆
História: ★★★★★
Narrativa: ★★★★★
Autora: Stella Maris Rezende
Skoob: A Mocinha do Mercado Central
Editora: Editora Globo




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


18 Comentários em “A Mocinha do Mercado Central”


#1 Thaís Varine 07-07-2011 - 12:53 -
Google Chrome 14.0.803.0 Windows XP

Esse livro me lembrou um outro antigo que tenho aqui casa, na me lembro o nome agora.
Selton Mello? Puxa eu preciso mesmo conferir esse livro.
O significado do meu nome é a que se admira, se completa ;D

Adorei a sua resenha e já coloquei este livro na minha listinha de desejos (que na verdade é uma listona!)

Beijos

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#2 Eduardo 07-07-2011 - 14:20 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Gostei e muito (muito mesmo) da sua resenha Pri :16
O meu nome significa Próspero Guardião e tbm Significa guarda das riquezas e indica uma pessoa talentosa e dinâmica, que se realiza em trabalhos que a estimulem a pensar, pesquisar e aprender mais. Quem tem esse nome é também muito comunicativo.

[Responder]

Filipe Machado responde:

Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

O meu nome significa “aquele que gosta de cavalos” :01
Tenho certeza de que minha mãe não sabia o que significava. Contudo, ela se baseou na história de Filipe da Bíblia.
Meu nome é legal. Original inclusive. Esse negócio felipe com “e” ser o oficial é mentira. Por acaso os imperadores antigos tinham nome de Filipe ou Filipe? (Lembre agora do Filipe da Macedônia, de A Pirâmide Vermelha, só sabe quem leu :28 )

[Responder]

Filipe Machado responde:

Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Corrigindo: Felipe ou Filipe?

[Responder]

Já comentou 86 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 rudynalva 07-07-2011 - 19:18 -
Mozilla Firefox 5.0 Windows XP

Pri!
É que são tantos livros e autores que nem sabemos qual escolher primeiro.
Bom saber que gostou da Stella e por sua resenha, o livro é fascinante.
cheirinhos
Rudy

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Mariana 08-07-2011 - 13:24 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Parabéns pela resenha Pri, o livro parece ser realmente encantador. Adorei o q vc escreveu sobre a personagem que tenta “transformar uma triste realidade em um sonho bonito”. Acredito q nós ás vezes tbm precisamos fazer isso…
Não conhecia esta autora ainda, mas é sempre bom descobrir novos escritores bons, né?
beijoss :16

[Responder]

Já comentou 166 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Filipe Machado 09-07-2011 - 00:00 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

E não tinha a mulher invisível nessa história aí, não? kkkkkkkk :12
Hehe,achei bem legal a história. Ótimo principalmente pra crianças, não é? São histórias assim que elas deveriam ler em vez de biografia do Justin Bieber (hoje eu estava na livraria com meus irmãos, a advinha qual foi o livro que logo viram e vibraram? Que vergonha.)…
É legal passar a mensagem de que devemos acreditar nos nossos sonhos. O mundo precisa disso: sonhar mais (todavia, com coisas importantes, claro, por exemplo, uma biblioteca cheia de livros de ficção em casa U.U).
Gostei. Bem interessante. Isso me faz lembrar um pouco de Monteiro Lobato… A história é semelhante com aquela da Emília e tal… Se não for ignore-me, eu não li o livro, só ouvi falar sobre, hauhauah… :11

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Larissa 09-07-2011 - 15:05 -
Internet Explorer 7.0 Windows XP

Gostei muito da sua resenha! A hisória me parece triste, mesmo eu não gostando de livros tristes, a propósito meu nome significa Cheia de Alegria (coincidência?! rs), esse eu acho q vou gostar! :28

[Responder]

Larissa responde:

Internet Explorer 7.0 Windows XP

Ops: * história

[Responder]

Já comentou 197 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Yara Prado 09-07-2011 - 15:50 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Nossa, seu entusiamos me interessou…
Já tinha visto esse livro antes, mas não dei muita atenção…
Dizem que não podemos julgar o livro pela capa, né?
Acho que é verdade…rsrsrs
Não gostei muito da capa… Achei meio sem graça…
Mas, agora tambem quero ler…rsrsrs…
Espero que seja realmente muito bom…
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#8 Yara Prado 09-07-2011 - 15:56 -
Google Chrome 12.0.742.112 Windows 7

Ah, achei o significado do meu nome…

Yara: Apesar de parecer submissa e quase sem iniciativa, tem muita garra para lutar por seus objetivos. Quando estabelece uma meta, é persistente até o fim. Usa de muita doçura até conquistar a pessoa amada. Do tupi “Senhora, dona das águas”

Ah, amei…
E é bem parecido comigo…
Mas, não sou submissa, hein?!

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#9 Fernanda Rocha 13-07-2011 - 18:26 -
Mozilla Firefox 5.0 Windows 7

Este livro é muitoo interessante…parece tão simples, mas ao mesmo tempo tão intenso… quero muito ler.

[Responder]

Já comentou 119 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#10 Tatiana Leite 15-07-2011 - 11:58 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Aaaah, eu fiquei morrendo de vontade de ler! :29 Eu também não conhecia essa autora e nem tinha ouvido falar do livro, que não sei se chamaria a minha atenção se tivesse visto só a capa ou lido o título. Ainda bem que nós lemos resenhas! :11
Eu já procurei o significado do meu nome e a única coisa da qual tenho certeza é de que sua origem é russa. Dos significados que já achei, o mais comum é “papa”, que eu não sei se eu deveria interpretar como papá (de pai) ou papa (de papinha). Acho que tinha que ser papa de papai. :16
Ano passado eu saí procurando mais sobre o meu nome e acabei descobrindo que antigamente tinha um clã com esse nome, mais ou menos, que adotava crianças abandonadas. Será que isso significa que eu sou aberta a todo o tipo de amor, independente de onde a pessoa seja?
E o mais curioso é que eu sempre quis adotar, independente do meu nome remeter a esse pessoal! :34
Minha mãe não sabia do significado dele e, segundo a minha avó, o escolheu por causa de uma bailarina que ela gostava. Achei muito legal!

Adorei a resenha!
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 Pedro Werneck 16-07-2011 - 15:32 -
Mozilla Firefox 3.6.18 Windows XP

Boa tarde Priscila meu nome é Pedro e sou um dos criadores do fã-clube da Stella Maris,queria te parabenizar pela sua resenha ficou maravilhosa!
Como descrever Stella Maris em poucas palavras. Bom acho que o significado do nome dela já diz quase tudo: OUSADIA,ESPÍRITO COMPETITIVO,INDEPENDÊNCIA,FORÇA DE VONTADE,ORIGINALIDADE.
São poucas palavras mais são as melhores que achei para resumi-la, eu como Artista tenho em Stella Maris um grande espelho uma mulher com garra e determinação que sabe aonde quer chegar e não para até que seu objetivo seja realizado. Em todo esse tempo de convivência com Stella posso dizer sem medo aprendi a ser um ser humano melhor.
Como Escritora, vamos ver: como disse em umas das gravações do fã-clube Stella Cativa com seu modo de escrever em seus livros nós leitores conseguimos voar para um universo diferente, luminoso sem trevas um universo perfeito sua escrita sem dúvida e umas das melhores que já vi, de longe!
A Mocinha do Mercado Central: Um dos Melhores livros que já vi na minha vida, este livro nos leva a um mundo de aventura e de descontração.
Acho que o que a personagem Maria Campos faz é o que todos nós queremos fazer mais não temos coragem. Sair pelo mundo, viver novas vidas, e ter em cada vida dessas uma grande e reveladora experiência. Um livro com um texto coerente o leitor consegue perceber que desde o início do livro até o seu fim tudo vai se interligando de uma maneira mágica, é como já diz o final do livro :É mágico imaginar como cada mistério será desvendado ou apenas lembrado para sempre.
Nunca irei me esquecer desta incrível história: A Mocinha do Mercado Central.
Pedro Werneck

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#12 Rafaela Loureiro 21-07-2011 - 18:16 -
Google Chrome 12.0.742.122 Windows XP

Adorei a resenha!

[Responder]

Stéphanie Maciel responde:

Google Chrome 12.0.742.122 Windows 7

Adorei muito a sua resenha e fico feliz pelos os comentários de todos abaixo.
Faço parte do fã-clube da escritora Stella Maris Rezende.Confesso que esse é um dos melhores livros que eu já li.É maravilhoso poder sentir tudo que Maria Campos, Selma, Gilda, Zoraida, Simone, Teresa… enfim. Todas essas maravilhosas personagens.
Deixo aqui todos os contatos da escritora:
http://www.facebook.com/profile.php?id=1208878205 – facebook
http://twitter.com/#!/stellamr – twitter e site da escritora : llamarisrezende.com.br. Beijos à todos.
Ah! Leiam o livro, valha a pena conferir.

[Responder]

Você já comentou 9 vezes.

#13 Franciele Costa Santana 13-08-2011 - 12:43 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Tbm não conheço essa autora e fiquei curiosa para ler o livro … gosto desse universo onde mostra as várias facetas de uma mesma pessoa :)

:*

[Responder]

Você já comentou 15 vezes.

#14 Gabie 26-08-2011 - 12:59 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

:23 Adorei!

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.