resenhas category image
A Ultima Princesa
Thursday 03/05/2012 às 21:13 1981 Views Arquivado em: Resenhas

A Ultima Princesa é um livro que só pela capa já merecia um lugar todo especial na estante. MA-RA-VI-LHO-SA. Alias, o livro todo é impecavelmente ilustrado e editado. Agora, falando um pouquinho sobre a trama, achei bem curiosa a forma que o autor conduziu a estória com tantos retalhos de história. Calma, eu explico. A Ultima Princesa para começar não tem nome. Nem ela, nem o rei, nem sua irmã e as demais pessoas ligadas a ela. Não entendi bem o porquê disso no começo e achei que o autor quisesse passar a ideia de que qualquer princesa poderia ser nossa protagonista; mas eu estava bem enganada. Na verdade o livro começa com ares de contos de fadas, de estória que se conta às crianças momentos antes de dormir; mas em certo momento, percebemos que este livro é na verdade uma maravilhosa fábula de personagens que todos nós conhecemos bem, só que por um angulo bem diferente do que fomos apresentados. Alias, digo desde já que gostei muito da narrativa do autor, apenas me decepcionei um pouco com o fim do livro, mas ainda assim valeu a leitura.
Certamente você estudou na escola sobre a Princesa Isabel, famosa por sua assinatura na Lei Aurea que colocou um fim na escravidão do Brasil; mas você a reconhece por um quadro sério e pomposo, pintado por um artista da época que foi impresso em preto e branco no seu livro de História. É difícil pra quem vê de fora imaginar que ela um dia foi uma criança, uma princesinha em um castelo cheio de servos e criados mas que desde cedo não se conformava com a condição de seu semelhante.
Imagina-la ainda como amiga de Santos Dumont, bem, foi um tanto peculiar. Principalmente porque a imagem que criei do personagem Alberto no livro, era uma especie de Professor Pardal, bem maluquinho, que também me fez visualizar além do bigode ajustado e terno impecável dos livros da sala de aula.
A verdade é que o autor, Fabio Yabu conseguiu a proeza de através de uma fábula me convencer do que eu já sabia de certa forma mas nunca havia experimentado de maneira tão viva: torcemos o nariz para aprender um pouco sobre nossa história e cultura mas batemos palmas para qualquer tipo de ficção. Ora, e quem foi que disse que uma caminha sem a outra? Talvez na época de Isabel falar no fim da escravidão fosse o assunto mais utópico que poderíamos imaginar, entretanto, ela foi lá e fez. Viu? É por isso que eu amo tanto os livros, através deles, reaprendemos a sonhar…

A História

A Ultima Princesa conta a história de uma princesa, filha de um rei muito sábio. Ela tinha uma irmã mais nova e era muito feliz vivendo em seu belo palácio. Seu lugar favorito no mundo era um jardim que foi feito especialmente para nossa princesa e sua irmã passarem o tempo. A princesa ainda tinha um amigo, que era responsável por cuidar desse jardim, seu nome era Gamba. Um certo dia, brincando com este amigo, ela foi surpreendida pelo cruel Barão que alem de proibi-la de se misturar com Gamba, ela percebeu depois que ele foi severamente castigado por esse simples gesto. Foi nesse dia que a princesa descobriu que Gamba não era um trabalhador do castelo mas sim um escravo e assim como ele muitos outros serviçais do castelo viviam na mesma condição. A princesa não se conformava com a escravidão e resolveu falar com seu pai, mas ele não pode fazer muita coisa também pois acabar com a escravidão no Reino não era algo tão simples assim pois mexeria com pessoas muito influentes que não tinham interesse algum com a libertação dos escravos. A princesa cresce e se casa com um ex-general, e como presente de casamento pede que seu pai liberte 10 escravos, entre eles seu amigo Gamba. A princesa lutou com todas as suas forças para conseguir a libertação dos escravos e isso mexeu com a ira de muitos poderosos avessos a ideia, a começar do Barão; então uma “maldição” cai sobre a princesa e sua família e ela é expulsa de seu próprio reino indo morar numa Palácio de Cristal tendo a ajuda de alguns amigos. Um de seus amigos mais próximos, é o aventureiro Alberto, que sonha em construir uma Ave de Rapina, uma máquina voadora que levaria a princesa de volta para seu reino, como deveria ser. Entre tantas alegrias e tristezas, a amizade de Alberto não deixa que ela desista em momento algum. Conseguirá nossa princesinha retornar ao seu reino? Seu povo a reconhecerá depois de tanto tempo? Será que o sonho de voar de Alberto será possível? Bom, aí só lendo A Ultima Princesa pra descobrir.

Book Trailer

O Autor

Fabio Yabu é ilustrador, roteirista de histórias em quadrinhos e autor de livros infantis, criador das séries Combo Rangers (vencedor do prêmio HQ Mix), Princesas do Mar (franquia de livros e desenho animado, exibido em 50 países) e Raimundo, Cidadão do Mundo (livro adotado por diversas escolas da rede pública e particular e pelo MEC – Ministério da Educação). Seus livros falam de cidadania, ética, meio ambiente e respeito ao próximo. São primordialmente para crianças, mas os adultos também podem se divertir bastante.

Etc …

Capa e Projeto Gráfico: ★★★★★
História: ★★★★☆
Narrativa: ★★★★☆
Skoob: A Ultima Princesa
Hotsite: A Ultima Princesa
Autor: Fábio Yabu
Editora: Galera Record




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


7 Comentários em “A Ultima Princesa”


#1 Anelise 04-05-2012 - 03:00 -
Google Chrome 15.0.874.54 Windows XP

Não curto muito esse gênero literário, mas nossa, que capa linda, hein? Ameeeeeeei! :)

Beijos

[Responder]

Já comentou 76 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Ariane 04-05-2012 - 07:22 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Gostei da resenha, achei interessante a estória mas não vou querer ler ehehehhe

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Yara Prado 05-05-2012 - 07:27 -
Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Nunca tinha visto esse livro, mas parece ser legal…
A capa é bonita mesmo… Ao vivo deve ser ainda mais linda!
Gostei da história, vou colocar ele na minha listinha de quero ler…rsrs
Só não é um dos mais urgentes…rsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Fernanda Rocha 05-05-2012 - 16:13 -
Mozilla Firefox 12.0 Windows 7

Também tenho um livro com o mesmo título mas da autora Cynthia Freeman. Este da resenha parece ser bem mais interessante…fora a capa que é belissimaaaaa. Amei essa resenha!

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#5 Filipe Machado 07-05-2012 - 12:56 -
Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Poooxa, que legaal! Eu quero. :31 :31 :31
Gostei muito da trama, da temática, da capa, da sinopse, de tudo, e quero ler esse livro. Sério, curti mesmo! :29

[Responder]

Já comentou 276 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Tatiana Leite 13-05-2012 - 12:17 -
Google Chrome 18.0.1025.168 Windows 7

Sabe que antes eu não tinha nenhuma vontade de ler esse livro? A sinopse não me chamava muito a atenção e eu pensava que era “só mais um livro”, mas agora fiquei bem curiosa! :31 Ele tem uma proposta bem diferente e, por estar bem longe do que eu costumo ler, pode ser que vire um queridinho da estante!
A capa é muito bonita pelo computador, mas quero mesmo é ver como é ao vivo! E a lombada também! #amorporlombadas

Adorei a resenha, Pri!
Beeijo! ;3

[Responder]

Já comentou 936 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#7 Jéssica 12-06-2012 - 13:19 -
Google Chrome 19.0.1084.56 Windows 7

Linda a resenha, amei!!
O Livro tá lindo, cheio de detalhes e fotografias, estou doidinha para ler :)

[Responder]

Você já comentou 35 vezes.